• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Esoterismo, misticismo, magia, metafísica...

patrah disse:
Fiquei um ano estudando parapsicologia num inst. que existia aqui no Rio
(...)
meu prof. de parapsicologia (...) E ele disse que (...)

Será que você poderia dar algum tipo de contato com a instituição ? :obiggraz:
 
Acho que a energia age sobre a matéria ,os pensamentos são energia ,pessoas que tem o sexto sentido dizem que pensamentos ruins formam tipo uma nuvem preta.O pensamento é algo que você não destrói depois que você pensou ,pode tranforma-lo.
Sobre doença psicológica vi um caso no jornal(nem lembro a data)de uma mulher que achava que tava grávida ,o corpo ficou igual de uma grávida ,na hora do parto não tinha bebê.
Tenho um amigo que é cego(fisicamente)só que consegue ver as auras das pessoas.Faz tempo que não o vejo ,interessante que ele me reconhecia pela aura ,quando eu ia me aproximando dele ele já falava meu nome.
Telepatia já aconteceu levemente comigo ,quando eu penso em uma pessoa e o telefone toca e é ela e a pessoa diz que tava pensando em mim ,com certeza já aconteceu com todos.
Acho que é a ´´glândula pineal´´ que tá relacionada com a espiritualidade ,ela comanda todas as outras glândulas do corpo.
 
Rousoku disse:
patrah disse:
Fiquei um ano estudando parapsicologia num inst. que existia aqui no Rio
(...)
meu prof. de parapsicologia (...) E ele disse que (...)

Será que você poderia dar algum tipo de contato com a instituição ? :obiggraz:

Esse ins. se chamava Inst. Brasileiro de Pesquisas Parapsicológicas, era dirigido pelo prof. Augusto Gomes de Mattos. Ele foi um dos pioneiros. Ele morreu e acredito que o inst. foi embora c/ele. Ele deixou uma filha que atualmente (psicologa) têm um escritório de psicolgia, ela trabalha c/hipnose tb. Eu vou tentar verificar se ficou algum inst. no lugar desse e c/mesma proposta, contactando c/ela. :D
 
Avenger disse:
Pq Astrologia?? Eu entendo que a matéria é regida pela matéria, pois os átomos que formam nosso corpo, depois da dissolução pela morte física, formarão outra coisas, e a matéria sofre muitas influências do magnetismo dos planetas e etc....etc... sem esticar, somente se alguém se interessar pelo assunto!

Isso não é Astrologia, é Astrofísica.

Northstar disse:
Eu acredito em energia. Energia positiva e negativa. Alguns chamam a energia positiva de Deus (até eu) e chamam a energia negativa de Diabo (eu já não faço isso). Pra mim tudo é energia. O universo é energia. E o ideal seria o equilibrio das duas. Acho que não há nada tão bom que não tenha maldade e vice-versa.

O pouco que li de Nietzche me mostra a dar descrédito à esse dualismo de bem/mal, que é um conceito puramente humano. Querer extender isso ao cosmos é antropocêntico.

Vela disse:
A energia supracitada é chamada Ki ("energia vital"), que circula pelos seus chakras. Quando você medita, principalmente controlando os movimentos da respiração, vc interfere na forma com que ela circula em você. Ela é de natureza parecida com a eletricidade estática, e energia magnética, e portanto se dissipa das mesmas maneiras. Nada de anéis ou coisas metálicas para meditar.

Como você pode identificar como a mesma se comporta se não há nenhum experimento capaz de averiguar sua existência?

Vela disse:
De manhã a energia é mais pura ? Sim, e mais abundante. Pq ? Pq de manhã você está descansada. Toda a energia do seu corpo é produzida dos mesmos jeitos, nos mesmos períodos e condições. AQssim, de manhã, você recuperou suas energias, e está com elas "a ponto de bala" pra trabalhar numa meditação.

Quando você está dormindo, o seu metabolismo está funcionando entre 10 a 15% abaixo do normal, mesmo assim todas as funções básicas do corpo continuam se mantendo ( e demais, como a produção de alguns hormônios se acentuam durante o sono ).

Em suma, você perde calorias ( Kcal ), porém em uma razão menor do que quando ativo. Assim, você abre espaço para que suas reservas de energia imediata sejam reabastecidas.

O que você chama de "Ki" e "energia vital" nesse caso eu chamo de glicogênio.

Vela disse:
É normal um formigamento nas palmas das mãos e nas plantas dos pés quando trabalhamos nossa energia vital, pois são as partes do corpo que melhor captam e emanam energia. Principalmente por serem extremidades, e desprovidas de pêlos.

Com frio intenso, a necrose tende a atacar as extremidades pois o sangue se dirige para as áreas vitais, há a vasoconstrição. Como explicar isso, já que a "energia vital" é mais presente nos dedos?

Vela disse:
E sobre a carne e a bebida, é o seguinte: Toda energia do seu copro é produzida no mesmo lugar. Assim, se vc gasta energia com alguma coisa, qualquer tipo de energia que seja, vai reduzir a sua energia como um todo, incluindo a vital. Comendo carne vermelha, gasta-se muito com digestão, e portanto perde-se energia. O melhor momento para meditar é quando se está de estômago vazio.

Mesmo lugar, células?

patrah disse:
Eu vi um documentário em que cientistas estão pesquisando os fenomenos da mente usando computadores e alguns outros aparatos.
Descobriram por ex. que os chamados "sensitivos" ou tb. pessoas que dizem se comunicar ou ver espiritos, tem uma area do cerebro (uma glandula) mais desenvolvida.
Os hindus me parece, já falavam s/esse lance de ligação entre as glândulas c/desenvolvimento de pontenciais "escondidos" da mente. Pineal parece ser o "botão" q. liga esse dom...

Não confie em tudo que aparece na televisão, porque beira a pseudociência. Não existe nenhuma evidência que comprove desenvolvimento cefálico anormal entre "sensitivos" e "não-sensitivos".

Fiz uma pesquisa. A glândula pineal produz melatonina, que induz em movimentos rítmicos do corpo em resposta à luz. À noite, o nível de melatonina aumenta deixando-nos sonolentos. Ambientes adversos do planeta estimulam a produção da melatonina. Dias longos ( luz solar constante ) inibem a produção melatonina enquanto dias curtos estimulam a produção desta.

A Medicina moderna não tem interesse nenhum em excluir uma informação tal do público. "Estudos" pseudociêntíficos não merecem credibilidade.

Avenger disse:
Eu vi um documentário parecido q passou no Globo Reporter a alguns anos, eles realmente afirmaram q quem tem a glandula pineal mais desenvolvida (maior) é realmente mais sensitivo. Essa glandula se não me engano fica no meio do cérebro e olhando-se uma pessoa de frente ficaria no lugar do '3o olho'. Mas não houve nenhuma explicação conclusiva sobre isso, como sempre.

Eu comprovo que a população brasileira tem um interesse gigantesco por assuntos relacionados ao misticismo, motivo pelo qual sempre se encontram na Rede Globo...

Amiguinha Wood disse:
Fé-P/ mim ter fé é acredtar que nada é por acaso ,que existe algum motivo pra tudo mesmo que não saibamos e entendemos ,que existe uma força superior ,é preciso as vezes se entregar a ela ,só que quem tem fé primeiro tem fé em si mesmo.A fé pode curar ,e com certeza quem tem fé vive melhor ,porque não é um pessoa pessimista ,a pessoa tem esperança.

Fé é crença e convicção em algo cuja existência ainda não foi comprovada.

A Fé pode curar enfermidades em inúmeros casos. Isso se chama efeito placebo.

Amiguinha Wood disse:
Sobre o que o Rousoku falou ,acho que essa energia´´Ki´´ é a Qui ou Chi .Sobre a carne a energia é negativa porque é um animal morto ,então essa energia não é positiva ,e já em um livro ,que você morre um pouco ,não o corpo ,mas a energia que densifica.

Energia não tem carga. Energia é tudo aquilo capaz de provocar movimento. Carga é a fonte do campo eletromagnético.

Amiguinha Wood disse:
A pienal liga mesmo com outra dimensão ,precisa ser desenvolvida.Uma mulher de metafísica que me disse.

Ônus da prova é dela.

Já salientei suscintamente a real função da glândula pineal.

Vela disse:
É que existem pessoas que acham que Deus é coisa pra alienar um povo, e plano espiritual é coisa de boiola. Quando não exercitamos uma área de nossa mente, ela atrofia. Pode perfeitamente ser que vc conheça algum médico que já não consegue fatorar uma raiz quadrada complicada. Ele não nasceu com capacidades inferiores, mas como ele não a exercita, por ter interesses somente em outra area, essa capacidade atrofia. Outros médicos gostam de matemática e a exercitam, mesmo não sendo a área específica dele, e portanto, além de conseguirem fatorar raízes quadradas, sabem limite, derivada, e são bons em cálculo diferencial integral. Assim também são as habilidades mais "incomuns", citadas neste tópico: é habilidoso quem se interessa e se exercita.

Você está partindo do princípio de que todos os seres humanos nascem iguais e de acordo com o tipos de atividades que estes forem praticando, eles se excederão nas áreas tal e acolá.

Eu posso citar inúmeras atividades que portadores da Trissomia do Cromossomo 21 são incapazes de exercer. E quanto à autistas que sabem fazer raízes quadradas de números com 10 algarismos porém não são capazes de se relacionar com outras pessoas?

Depois, Fé em gnomos do jardim, Fé em Jeová, Fé no Capeta, Fé em marcianos e Fé na homeopatia é puramente o mesmo conceito: crença e convicção em algo cuja existência ( no caso da homeopatia, a "memória da água" ) ainda não foi comprovada.

Exatamente o quê você estariam "aprimorando" acreditando em coisas fantásticos? ( É tudo Fé )

Avenger disse:
Qto ao lance de expirimentos ocorre algo curioso. Se uma experiencia mistica/paranormal é feita em algum lugar ou por pessoas q acreditam q ela possa ter sucesso, os resultados ficam bem além da coincidencia, pode-se até provar q funciona de forma previsivel. Porem basta q haja alguem q não acredite (um cetico por exemplo) para a coisa toda voltar a ser mera coincidencia. Creio q para esses tipos de experiemento vale o mesmo pressuposto da fisica quantica: o observador afeta o resultado da experiencia.

Com Fé ao invés de senso crítico, resultados podem ser distorcidos. O que diferencia um charlatão de um verdadeiro cientista.

Avenger disse:
Ou seja, o Chi existe e dá pra fazer várias coisas com ele, transforma em calor, projetar para fora do corpo, usar essa energia pra 'endurecer' o corpo....

Glicogênio não faz isso. Ônus da prova é seu.

Tik disse:
Mas será mesmo que existem energia positiva e negativa?

Eu não sei que diabos de energia é essa que vocês tanto falam que se comporta como a força eletromagnética...

Vela disse:
Vou chamar, por conveniência, de energia mental. Então, energia positiva é o nome da energia mental quando usada normalmente, e energia negativa é o nome que damos à energia mental usada negativamente.

Ah, então pelo que compreendo, "positivo" e "negativo" se refere à ética como esta é manipulada...

Vela disse:
Já reparou que todas as pessoas que são pessimistas com relação a doenças, e sempre acham que vão ficar doentes, estão SEMPRE doentes ?

Não se pode generalizar. Hipocondríacos muitas vezes querem estar doentes mas se encontram em perfeita saúde.

E depois... Várias doenças são psicossomáticas. Você pode influenciar na ação desta psicologicamente.

patrah disse:
Eu tb. pego chuva, bebo cocacola supergelada e nunca pego gripe. mas tb. como em tudo tem seus porens, né? isso naum quer dizer q. se eu estiver desnutrida naum vou pegar uma gripe?

Lenda urbana. Tem uma variação com sorvete. Isso não influencia para adquirir o Influenza.

Vela disse:
Não só desenvolvimento físico, evitando a gripe, como o desenvolvimento psíquico/espiritual, tornando a pessoa mais forte às energias, quaisquer que sejam.

O Influenza representa uma "energia má"? E lombrigas?

Vela disse:
E matéria é também uma forma de energia.

Exatamente o contrário.

Vela disse:
Segundo uma linha de pensamento (que recebeu amplas influências de físicos e sábios como Faraday), tudo é constituído de energia. O seu monitor, os elétrons que ele projeta internamente, a luz que ele emite, o teclado, o seu dedo, e o seu pensamento também.

Matéria, não energia. ( E massa e energia são manifestações diferentes da mesma coisa; matéria ).

Vela disse:
Da mesma forma que o magma pode ser transformado em pedra naturalmente, mas não conhecemos processos naturais para o inverso - possivelmente a energia pode dar origem à matéria, mas processos naturais para o inverso não são conhecidos.

Solidificação?

Vela disse:
Seu pensamento é também energia. Assim, ele poderia sim influenciar a matéria, se vc for habilidoso o suficiente para moldá-lo em influências corretas - mas obviamente, é muito mais fácil influenciar outras energias do que a matéria em si, considerando a natureza supracitada do pensamento.

"Pensamento" são pulsos elétricos pelas sinapses nos neurônios no cérebro. Portanto, concordo com você.

Valente disse:
Todos somos sensíveis à essa energia, uns mais, outros menos. Então estamos sempre sendo influenciados e influenciando outras pessoas através dos nossos pensamentos. Você já se sentiu mal quando uma pessoa se aproximou de você? Ou quando você chega a um lugar e não se sente bem? Ou o contrário, como se sentir bem com alguma pessoa ou em algum lugar? Isso tudo é a troca de energia que está acontecendo.

Seu post começou outstanding até que parei aqui. Sentimentos são efeito de reações químicas; hormônios e feromônios.

Valente disse:
Além de atuar sobre o nosso corpo, a energia do nosso pensamento pode muito bem ser canalizada para atuar em qualquer coisa, como por exemplo mover objetos, entrar em contato mental com outras pessoas(telepatia) (claro, à custa de muito treinamento e instrução).

Êpa, de que maneira você vai queimar ATP e fazer um objeto se mover?

Ônus da prova é seu.

Valente disse:
Então, bons pensamentos fazem bem não só a nossa felicidade, mas a nossa moral, ao nosso corpo e a tudo aquilo a nossa volta. A nossa mente tem poder de controlar tudo isso, e muito mais do que se imagina.

Poderes psíquicos? Prove.

Porque diabos nosso primo chimpanzé nunca fez nada disso? Porque razão uma massa cefálica maior induziria em poderes mentais?

Baleias tem cérebros bem mais pesados do que os nossos. O que vão especular agora, cantos das baleias influenciando peixes telepaticamente?

Vela disse:
Muitas vezes chamamos "intuição", outras dizemos que é "coincidência", mas em grande parte, nossa mente foi influenciada (informada) pelos pensamentos da mente de outra pessoa. Um bom exemplo é quando duas pessoas dizem a mesma coisa ao mesmo tempo, sendo que é algo não tão óbvio.

Eu chamaria de coincidência. Mas a linha de raciocínio de cada pessoa para se chegar à informação paralelamente pode ser semelhante. Ou outro pode inconscientemente à partir dos movimentos faciais se "apegar" ao que estava tentando se lembrar.

Existem muitas explicações mais simples. Corte tudo com a Navalha de Occam.

Amiguinha Wood disse:
Acho que é a ´´glândula pineal´´ que tá relacionada com a espiritualidade ,ela comanda todas as outras glândulas do corpo.

A glândula-mestra é a hipófise. Novamente, provas?

Nota:

Se algo que escrevi aqui contradiz ou ofende alguém pessoalmente por causa da crença, me desculpe, só quis acrescentar uma opinião muito diferente na discussão que tive bastante prazer em ler
 
Espero não ser julgado por erros gramaticais, estou escrevendo com pressa devido à aula que terei em pouco tempo.

Stein disse:
Avenger disse:
Pq Astrologia?? Eu entendo que a matéria é regida pela matéria, pois os átomos que formam nosso corpo, depois da dissolução pela morte física, formarão outra coisas, e a matéria sofre muitas influências do magnetismo dos planetas e etc....etc... sem esticar, somente se alguém se interessar pelo assunto!

Isso não é Astrologia, é Astrofísica.

Astrologia = Logos = estudo, assim Astrologia: estudo dos astros.
Astrofísica = Física dos astros.

Por definição, se a astrofísica for um estudo, ela está na astrologia. Chamar "superstição" de astrologia ou o vice-versa é um vício da nossa sociedade - que não está correto, diga-se de passagem.

Stein disse:
Vela disse:
A energia supracitada é chamada Ki ("energia vital"), que circula pelos seus chakras. Quando você medita, principalmente controlando os movimentos da respiração, vc interfere na forma com que ela circula em você. Ela é de natureza parecida com a eletricidade estática, e energia magnética, e portanto se dissipa das mesmas maneiras. Nada de anéis ou coisas metálicas para meditar.

Como você pode identificar como a mesma se comporta se não há nenhum experimento capaz de averiguar sua existência?

Sim, há experimentos, baseados no sentido do tato - sentido esse que - se bem me lembro - é comprovadamente real segundo a ciência.

Stein disse:
Vela disse:
De manhã a energia é mais pura ? Sim, e mais abundante. Pq ? Pq de manhã você está descansada. Toda a energia do seu corpo é produzida dos mesmos jeitos, nos mesmos períodos e condições. AQssim, de manhã, você recuperou suas energias, e está com elas "a ponto de bala" pra trabalhar numa meditação.

Quando você está dormindo, o seu metabolismo está funcionando entre 10 a 15% abaixo do normal, mesmo assim todas as funções básicas do corpo continuam se mantendo ( e demais, como a produção de alguns hormônios se acentuam durante o sono ).

Em suma, você perde calorias ( Kcal ), porém em uma razão menor do que quando ativo. Assim, você abre espaço para que suas reservas de energia imediata sejam reabastecidas.

O que você chama de "Ki" e "energia vital" nesse caso eu chamo de glicogênio.

"O ônus da prova é seu."

Se você chama isso de glicogênio, então não entendeu o princípio da coisa.

Glicogênio não é uma energia. É uma substância, cuja queima gera energia. Ki é uma energia. Logo, Ki não é glicogênio. Mesmo porque uma molécula formada por aproximadamente 40000 moléculas de glicose desidratadas jamais fluirá por músculos e sairá pelas suas mãos invisivelmente, muito menos sendo controlada pela respiração.

Logo, é óbvio que glicogênio não tem absolutamente nada a ver com Ki. E, sinceramente, não tenho a menor idéia de que relação você viu entre eles.

Stein disse:
Vela disse:
É normal um formigamento nas palmas das mãos e nas plantas dos pés quando trabalhamos nossa energia vital, pois são as partes do corpo que melhor captam e emanam energia. Principalmente por serem extremidades, e desprovidas de pêlos.

Com frio intenso, a necrose tende a atacar as extremidades pois o sangue se dirige para as áreas vitais, há a vasoconstrição. Como explicar isso, já que a "energia vital" é mais presente nos dedos?

a) Você foi pouco claro.

b) Durante a meditação para exercício dessa energia, a irrigação sanguínea intensifica-se nas palmas das mãos. E eu não sei onde a idéia de "frio" que V.S. citou entra no raciocínio empregado.

Stein disse:
Vela disse:
E sobre a carne e a bebida, é o seguinte: Toda energia do seu corpo é produzida no mesmo lugar. Assim, se vc gasta energia com alguma coisa, qualquer tipo de energia que seja, vai reduzir a sua energia como um todo, incluindo a vital. Comendo carne vermelha, gasta-se muito com digestão, e portanto perde-se energia. O melhor momento para meditar é quando se está de estômago vazio.

Mesmo lugar, células?

Que diferença faz ? Sim, provavelmente a sua resposta deve estar certa, mas a especificação do lugar não altera em nada a idéia de que gastando a energia, ela faltará para outros fins.

Stein disse:
A Fé pode curar enfermidades em inúmeros casos. Isso se chama efeito placebo.

Chame como quiser. Ele existe e é comprovado. Concordamos em algo, pelo menos.

Amiguinha Wood disse:
Sobre o que o Rousoku falou ,acho que essa energia´´Ki´´ é a Qui ou Chi .Sobre a carne a energia é negativa porque é um animal morto ,então essa energia não é positiva ,e já em um livro ,que você morre um pouco ,não o corpo ,mas a energia que densifica.

Aproveito o quote para dizer: Amiguinha, não entendi nada. Mas sobre "energia negativa" ter a ver com animal morto, pelos meus estudos, não confere. Nunca li nada assim. Posso saber sua fonte ?

Stein disse:
Vela disse:
É que existem pessoas que acham que Deus é coisa pra alienar um povo, e plano espiritual é coisa de boiola. Quando não exercitamos uma área de nossa mente, ela atrofia. Pode perfeitamente ser que vc conheça algum médico que já não consegue fatorar uma raiz quadrada complicada. Ele não nasceu com capacidades inferiores, mas como ele não a exercita, por ter interesses somente em outra area, essa capacidade atrofia. Outros médicos gostam de matemática e a exercitam, mesmo não sendo a área específica dele, e portanto, além de conseguirem fatorar raízes quadradas, sabem limite, derivada, e são bons em cálculo diferencial integral. Assim também são as habilidades mais "incomuns", citadas neste tópico: é habilidoso quem se interessa e se exercita.

Você está partindo do princípio de que todos os seres humanos nascem iguais e de acordo com o tipos de atividades que estes forem praticando, eles se excederão nas áreas tal e acolá.

O que, considerando-se que a generalização permite excessões, está muito bem provado por qualquer ciência com algum apoio na medicina.

Stein disse:
Exatamente o quê você estariam "aprimorando" acreditando em coisas fantásticos? ( É tudo Fé )

Capacidade de compreensão.

Stein disse:
Avenger disse:
Qto ao lance de expirimentos ocorre algo curioso. Se uma experiencia mistica/paranormal é feita em algum lugar ou por pessoas q acreditam q ela possa ter sucesso, os resultados ficam bem além da coincidencia, pode-se até provar q funciona de forma previsivel. Porem basta q haja alguem q não acredite (um cetico por exemplo) para a coisa toda voltar a ser mera coincidencia. Creio q para esses tipos de experiemento vale o mesmo pressuposto da fisica quantica: o observador afeta o resultado da experiencia.

Com Fé ao invés de senso crítico, resultados podem ser distorcidos. O que diferencia um charlatão de um verdadeiro cientista.

É uma pena então que não exista ninguém com senso crítico e todos sejam charlatães cujos experimentos tornam-se distorcidos. Pois a maioria dos cientistas a quem vc se refere têm fé (quase cega, diga-se de passagem) no fato de só existir aquilo que ele pode provar. Voc6e pode provar que eu tenho uma espada oriental aqui do meu lado ? Sua incapacidade em tal tarefa não faz com que ela deixe de existir (sim, ela está aqui). Impede APENAS que você a estude plenamente - sendo sua capacidade de estudo restrita pelo fato de estar estudando algo que pode não existir. Mas é exatamente o que muitos cientistas fazem, já que não se pode provar, por exemplo, que realmente exista um buraco negro - entre outras áreas da ciência.

Stein disse:
Avenger disse:
Ou seja, o Chi existe e dá pra fazer várias coisas com ele, transforma em calor, projetar para fora do corpo, usar essa energia pra 'endurecer' o corpo....

Glicogênio não faz isso. Ônus da prova é seu.

Talvez porque...

o glicogênio não tenha nada a ver com isso ? :roll:

Se você quiser afirmar que essa energia é glicogênio, então o Ônus da prova será seu.

Stein disse:
Tik disse:
Mas será mesmo que existem energia positiva e negativa?

Eu não sei que diabos de energia é essa que vocês tanto falam que se comporta como a força eletromagnética...

Vou tentar ajudar: pense numa energia que, assim como a elétrica, estática, magnética, entre outras, é invisível. E pense que o corpo humano - além de conduzí-la - a produz. E pense que todos os seres humanos a têm, e têm capacidade de manipulá-la.

Chame como quiser. Isso não é glicogênio.

Stein disse:
Vela disse:
Vou chamar, por conveniência, de energia mental. Então, energia positiva é o nome da energia mental quando usada normalmente, e energia negativa é o nome que damos à energia mental usada negativamente.

Ah, então pelo que compreendo, "positivo" e "negativo" se refere à ética como esta é manipulada...

Sim. Assim como "bem" e "mal" se refere à ética. Não passam de rótulos por definição. Aqui - sim - você entendeu o espírito da coisa.

Stein disse:
Vela disse:
Já reparou que todas as pessoas que são pessimistas com relação a doenças, e sempre acham que vão ficar doentes, estão SEMPRE doentes ?

(...) Várias doenças são psicossomáticas. Você pode influenciar na ação desta psicologicamente.

Novamente, parece que você entendeu bem.

Stein disse:
Vela disse:
Não só desenvolvimento físico, evitando a gripe, como o desenvolvimento psíquico/espiritual, tornando a pessoa mais forte às energias, quaisquer que sejam.

O Influenza representa uma "energia má"? E lombrigas?

Defina Influenza. Pelo menos a princípio, ninguém aqui estava falando disso. Ou talvez eu tenha pulado algum post sem querer...

Stein disse:
Vela disse:
E matéria é também uma forma de energia.

Exatamente o contrário.

Não foi o que aprendi em Física.

Stein disse:
Vela disse:
Segundo uma linha de pensamento (que recebeu amplas influências de físicos e sábios como Faraday), tudo é constituído de energia. O seu monitor, os elétrons que ele projeta internamente, a luz que ele emite, o teclado, o seu dedo, e o seu pensamento também.

Matéria, não energia. ( E massa e energia são manifestações diferentes da mesma coisa; matéria ).

Vou mudar um pouco sua frase: "E massa e matéria são manifestações diferentes da mesma coisa: energia". Agora se parece mais com as palavras de Faraday. Entre acreditar nele e em você... veja, não quero ofender, mas ele tem boa reputação no meio científico - além de não ter sido o único a afirmar isso (Einstein como exemplo).

Stein disse:
Vela disse:
Da mesma forma que o magma pode ser transformado em pedra naturalmente, mas não conhecemos processos naturais para o inverso - possivelmente a energia pode dar origem à matéria, mas processos naturais para o inverso não são conhecidos.

Solidificação?

Deixe-me ter certeza de que você sabe o que significa quando as pessoas fazem uma "analogia", e daí continuo meu raciocínio.

Stein disse:
Valente disse:
Todos somos sensíveis à essa energia, uns mais, outros menos. Então estamos sempre sendo influenciados e influenciando outras pessoas através dos nossos pensamentos. Você já se sentiu mal quando uma pessoa se aproximou de você? Ou quando você chega a um lugar e não se sente bem? Ou o contrário, como se sentir bem com alguma pessoa ou em algum lugar? Isso tudo é a troca de energia que está acontecendo.

Seu post começou outstanding até que parei aqui. Sentimentos são efeito de reações químicas; hormônios e feromônios.

E obviamente reações químicas podem ser influenciadas por estímulos externos, de forma que o raciocínio do post não peca em nada.

Stein disse:
Valente disse:
Além de atuar sobre o nosso corpo, a energia do nosso pensamento pode muito bem ser canalizada para atuar em qualquer coisa, como por exemplo mover objetos, entrar em contato mental com outras pessoas(telepatia) (claro, à custa de muito treinamento e instrução).

Êpa, de que maneira você vai queimar ATP e fazer um objeto se mover?

Ônus da prova é seu.

Posso tentar um chute ? Eletromagnetismo, já que nosso cérebro é elétrico.

SE for possível (não o afirmo), não deve ser nada fácil...

Stein disse:
Valente disse:
Então, bons pensamentos fazem bem não só a nossa felicidade, mas a nossa moral, ao nosso corpo e a tudo aquilo a nossa volta. A nossa mente tem poder de controlar tudo isso, e muito mais do que se imagina.

Poderes psíquicos? Prove.

Porque diabos nosso primo chimpanzé nunca fez nada disso? Porque razão uma massa cefálica maior induziria em poderes mentais?

Baleias tem cérebros bem mais pesados do que os nossos. O que vão especular agora, cantos das baleias influenciando peixes telepaticamente?

A massa encefálica nem sempre é a única razão da superioridade de habilidade alguma. Está mais que provado que pessoas com massa encefálica muito maior que um chimpanzé podem se comportar de forma muito similar - infelizmente.

Stein disse:
Vela disse:
Muitas vezes chamamos "intuição", outras dizemos que é "coincidência", mas em grande parte, nossa mente foi influenciada (informada) pelos pensamentos da mente de outra pessoa. Um bom exemplo é quando duas pessoas dizem a mesma coisa ao mesmo tempo, sendo que é algo não tão óbvio.

Eu chamaria de coincidência. Mas a linha de raciocínio de cada pessoa para se chegar à informação paralelamente pode ser semelhante. Ou outro pode inconscientemente à partir dos movimentos faciais se "apegar" ao que estava tentando se lembrar.

De fato, cada caso é um caso. Mas há casos em que as coisas não eram tão óbvias, e não havia forma de - usando raciocínio lógico - chegar no mesmo pensamento que outrém. Supor total coincidência é muito pouco convincente (mas não impossível, friso).

Repito a Nota:

Se algo que escrevi aqui contradiz ou ofende alguém pessoalmente por causa da crença, me desculpe, só quis acrescentar uma opinião muito diferente na discussão que tive bastante prazer em ler
[/quote]
 
Vela disse:
Astrologia = Logos = estudo, assim Astrologia: estudo dos astros.
Astrofísica = Física dos astros.

Por definição, se a astrofísica for um estudo, ela está na astrologia. Chamar "superstição" de astrologia ou o vice-versa é um vício da nossa sociedade - que não está correto, diga-se de passagem.

A ponta que compreendi pelo post do Avenger era de caráter místico; associei Astrologia ao conceito de superstição, o que é praticamente um sinônimo atualmente.

Mesmo assim, a Astrologia está para a Astronomia assim como a Alquimia está para a Química. Ignorando o misticismo em ambos estudos iniciais, ali se encontra a base para o que se tornou as citadas ciências.

Vela disse:
Sim, há experimentos, baseados no sentido do tato - sentido esse que - se bem me lembro - é comprovadamente real segundo a ciência.

Poderia expor aqui esses supostos experimentos?

Na década passada, uma menina de uma elementary school americana virou fenômeno nacional devido ao seu genial projeto de ciências; averiguar a eficácia de uma das medicinas alternativas.

Não sei exatalmente qual, mas consiste em "manipular as energias vitais" ao redor do enfermo para que "a energia negativa" contida neste seja expelida.

Bem, o experimento que ela utilizou é manter a "autoridade da questão" atrás de uma tábua de papelão com dois orifícios para as mãos. Aleatoriamente, ela decidia se colocaria sua mão acima daquela da autoridade questionada e perguntava se sua mão se encontrava próxima ou não.

O resultado das respostas corretas de todos os "médicos" analisados se aproximava à 50%; estatística igual à de chutes de leigos. Onde está a "energia vital" tão pregada?

Se a história acima tem relação ou não com sua "Ki" ou "Chi", serve meramente para ilustrar. O tato das "autoridades" foi incapaz de identificar precisamente se a menina estava com sua mão estendida ou não.

Vela disse:
Se você chama isso de glicogênio, então não entendeu o princípio da coisa.

Glicogênio não é uma energia. É uma substância, cuja queima gera energia. Ki é uma energia. Logo, Ki não é glicogênio. Mesmo porque uma molécula formada por aproximadamente 40000 moléculas de glicose desidratadas jamais fluirá por músculos e sairá pelas suas mãos invisivelmente, muito menos sendo controlada pela respiração.

Logo, é óbvio que glicogênio não tem absolutamente nada a ver com Ki. E, sinceramente, não tenho a menor idéia de que relação você viu entre eles.

A energia utilizada amplamente nas reações químicas do nosso corpo está contida nas ligações das moléculas de ATP ( Adenozinatrifosfato ); energia esta, que pelo círculo de Krebs, vêm a ser armazenada no glicogênio.

O que você atribui à energia vital eu estou atribuindo à reações químicas primárias do metabolismo. Gerar calor na palma das mãos? Provocar intensa contração muscular nas extremidades para fazer o que o Bruce Lee fez? Tudo isso, com possível exceção das coisas viajantes de telecinese e outros poderes psíquicos, cujas existências eu contesto, pode ser explicado de uma maneira mais simples.

Eu proponho: Qual o seu conceito de energia?

Eu creio que o conceito de energia atribuído à Ki não está relacionado com o sentido Físico de energia.

Vela disse:
a) Você foi pouco claro.

b) Durante a meditação para exercício dessa energia, a irrigação sanguínea intensifica-se nas palmas das mãos. E eu não sei onde a idéia de "frio" que V.S. citou entra no raciocínio empregado.

Alguns esquiadores e outros atletas de clima frio convivem com a terrível realidade de perder pontas de extremidades ( nariz, pontas dos dedos, cartilagem da orelha ). Com frio intenso, nós que somos homeotérmicos de sangue quente sobrevivemos em tais condições porque ocorre a vasoconstrição nas extremidades fazendo com que o sangue, que regula a temperatura, possa se dedicar ao resto do corpo realmente essencial.

Vela disse:
Que diferença faz ? Sim, provavelmente a sua resposta deve estar certa, mas a especificação do lugar não altera em nada a idéia de que gastando a energia, ela faltará para outros fins.

Então você sugere que a mesma "Ki" seja incorporada ao organismo à partir das células? Porque um século de pesquisas jamais comprovaram isso?

E quanto ao resto da sua sentença, excetuando a parte de "energia vital", eu concordo perfeitamente. Dormir com estômago pesado pode ser significado de apelar para ficar com insônia porque a digestão vai estar exigir muito, atrapalhando o seu sono. Portanto, não contestei essa parte.

Vela disse:
Chame como quiser. Ele existe e é comprovado. Concordamos em algo, pelo menos.

Sim, não há nada à acrescentar.

Vela disse:
O que, considerando-se que a generalização permite excessões, está muito bem provado por qualquer ciência com algum apoio na medicina.

Discordo. Veja os canhotos, que mesmo constituindo uma minoria, sua participação é relevante demais para tomá-los como exceções. Geralmente, desenvolvem grande aptidão para as artes e música. É o lado genético da coisa; para ilustrar, Mozart era um gênio que compôs sua primeira sinfonia aos cinco anos. Beethoven teve que ralar e apanhar do pai durante toda a infância para poder fazer o mesmo feito quando adulto.

O que irá ser dito? Que a música não era a verdadeira área de atuação de Beethoven, ele teria se excedido mais ainda em outra profissão? Não interessa se você põe seu filho para tocar piano e estudar teoria musical desde o jardim-de-infância; isso não fará dele necessariamente um novo Beethoven.

Vela disse:
Capacidade de compreensão.

E isso implicaria em alteração anatômica no cérebro?

Vela disse:
É uma pena então que não exista ninguém com senso crítico e todos sejam charlatães cujos experimentos tornam-se distorcidos. Pois a maioria dos cientistas a quem vc se refere têm fé (quase cega, diga-se de passagem) no fato de só existir aquilo que ele pode provar. Voc6e pode provar que eu tenho uma espada oriental aqui do meu lado ? Sua incapacidade em tal tarefa não faz com que ela deixe de existir (sim, ela está aqui). Impede APENAS que você a estude plenamente - sendo sua capacidade de estudo restrita pelo fato de estar estudando algo que pode não existir. Mas é exatamente o que muitos cientistas fazem, já que não se pode provar, por exemplo, que realmente exista um buraco negro - entre outras áreas da ciência.

A Ciência não mantém dogmas. Um bom cientista tem noção de que os fundamentos da pesquisa na qual ele está trabalhando podem muito bem ser reavaliados, reestruturados ou até mesmo totalmente destruídos à medida que estudos mais profundos são estabelecidos.

Exemplos? A Teoria de Oparin para espanto meu atualmente só tem função didática, já que vários outros elementos adversos desta já foram contestados com estudos recentes. E quanto á velocidade da luz variável de João Magueijo? E durante os séculos que se falava em "éter"?

Você consegue provar que não existem coelhos de neve gigantes mutantes assassinos vendendo guaraná no subsolo neptuniano? Eu também não.

O que estamos discutindo aqui? A existência da tal "Ki" ou "Chi".

Usei a Navalha de Occam; vários dos fenômenos atribuídos à ela ( Ki ) podem ser explicados por ações metabólicas usuais do nosso organismo. O que sobra é misticismo, atribuído à sabedoria milenar de civilizações orientais, que incrivelmente apesar de não terem constado do aparato tecnológico atual, foram capazes de deduzir intuitivamente e espiritualmente "verdades" que nós ignorantes somos completamente incapazes comprovar.

Isso, para mim, não gera credibilidade nenhuma

Energia, no sentido físico, pode ser detectada

Temos duas saídas:

1. Atribuir fenômenos antes atribuídos à essa "energia" para conceitos já existentes
2. Destruir completamente tudo que se sabe de Física

Vela disse:
Se você quiser afirmar que essa energia é glicogênio, então o Ônus da prova será seu.

Não afirmo, sua observação na citação de cima foi condizente. Espero que eu tenha me clarificado.

Vela disse:
Vou tentar ajudar: pense numa energia que, assim como a elétrica, estática, magnética, entre outras, é invisível. E pense que o corpo humano - além de conduzí-la - a produz. E pense que todos os seres humanos a têm, e têm capacidade de manipulá-la.

Energia gera movimento. Logo, pode ser detectada. Porque esta é uma exceção e não pode?

Vela disse:
Defina Influenza. Pelo menos a princípio, ninguém aqui estava falando disso. Ou talvez eu tenha pulado algum post sem querer...

Influenza é o vírus da gripe. Gostaria de saber, pelo raciocínio de vocês, se esses seres moleculares representam uma "energia negativa" ( no sentido já explicado da palavra ).

Vela disse:
Não foi o que aprendi em Física.

Matéria é tudo o que constitui o Universo. Isso inclui Massa, Energia, o Vácuo ( que ao contrário do que se pensa, tem estrutura física ).

Vela disse:
Vou mudar um pouco sua frase: "E massa e matéria são manifestações diferentes da mesma coisa: energia". Agora se parece mais com as palavras de Faraday. Entre acreditar nele e em você... veja, não quero ofender, mas ele tem boa reputação no meio científico - além de não ter sido o único a afirmar isso (Einstein como exemplo).

Einstein disse:

Energia é igual a Massa vezes a velocidade da luz ao quadrado.

Massa e energia são intercambiáveis.

"Energia" é um conceito elaborado matematicamente na qual você pode deduzir o movimento de um corpo.

Matéria é tudo o que constitui o Universo; um grande conjunto na qual a Energia e Massa estão contidos.

Vela disse:
Deixe-me ter certeza de que você sabe o que significa quando as pessoas fazem uma "analogia", e daí continuo meu raciocínio.

Me desculpe, eu sou um tapado para a poesia pela razão de que levo tudo ao contexto literal. Da próxima vez seja mais claro para que eu possa identificar quando você se utilizou de um artifício assim para o seu raciocínio.

Vela disse:
E obviamente reações químicas podem ser influenciadas por estímulos externos, de forma que o raciocínio do post não peca em nada.

Feromônios e hormônios são compostos orgânicos, não energia. Foi dito então que há uma energia não-detectável por trás disso; dessa maneira, meus argumentos se mantém.

Vela disse:
Posso tentar um chute ? Eletromagnetismo, já que nosso cérebro é elétrico.

Vamos dizer que o objeto pesa 10 N ( 1 kg ) e está a 5 metros de distância. Aplicando T=Fd, vemos que são necessários 50 J para erguer aquilo do chão e levar para você.

Um cérebro produz 25 Watts de acordo com uma fonte da Internet; seria necessário que seu cérebro parasse de funcionar durante dois segundos para que tal feito fosse realizado. Eu acho surpreendente.

Vela disse:
A massa encefálica nem sempre é a única razão da superioridade de habilidade alguma.

Citei a questão do tamanho da massa cefálica porque ainda existe muita gente que se apóia na idéia de que nosso cérebro utiliza somente 10% de sua capacidade ( informação totalmente equivocada ).

PS: Independente da minha posição em relação à sua opinião, agradeço por ter respondido

E novamente, se em algum momento eu me excedi, me desculpe
 
Ki(Jap.)/Chi(Chin) é substantivo masculino!

Olá, Stein. Eu ainda não sou um grande conhecedor do assunto, e prometo me informar mais para trazer logo mais detalhes sobre ele. No entanto, eu posso, com toda a certeza, dizer que Ki NÃO é glicogêncio. Eu não estou defendendo maior parte das baboseiras que o cara falou.
Outra coisa. Este tópico está no setor do INEXPLICÁVEL. Não tente ser presunçoso ao ponto de ousar querer definir todos os termos que o cara citou. Ki não é glicogênio, novamente. Ousar tentar explicar estas coisas da forma que você fez é ser ortodoxo. São pessoas como você, que usa cientificismo como verdade e muleta, que, em posições diferentes da sua, colocam-se contra gênios revolucionários em termos de conhecimentos. Ser dogmático demais e pouco aberto a coisas novas ainda vai prejudicar você. Deixe de ser um pouco cético e aceite mais coisas sem explicação. na verdade, você deveria pesquisá-las e provar, concretamente, o porquê de estarem erradas. Não me venha com o papo da prova onerada, pois, sem querer me chamar de pensador (longe disso, pois sou um reles mortal), já dizia o sábio: "O que os pensadores pensam, os provadores provam."
Não quero dizer que você estava errado no que disse, pois muito do que você falou está certo, só para deixar claro.
A propósito, já usou as informações que eu te passei? Parece uma abertura política...
Hasta la Vista!
 
Re: Ki(Jap.)/Chi(Chin) é substantivo masculino!

Dante disse:
No entanto, eu posso, com toda a certeza, dizer que Ki NÃO é glicogêncio.

Já me clarifiquei quanto à isso

Dante disse:
Outra coisa. Este tópico está no setor do INEXPLICÁVEL.

E daí? Eu tenho todo o direito de ser cético e fazer observações aos comentários relacionados à conceitos místicos. Não infringe as regras do fórum.

Dante disse:
Não tente ser presunçoso ao ponto de ousar querer definir todos os termos que o cara citou. Ki não é glicogênio, novamente. Ousar tentar explicar estas coisas da forma que você fez é ser ortodoxo.

Leia meu post. Eu não afirmo nada; o que ele atribui à uma "energia" não-detectável eu explico como sendo natural do nosso metabolismo.

E depois, você está distorcendo com essa observação o sentido dos meus argumentos. No instante em que provas conclusivas forem apresentadas, eu mudo a minha opinião.

Dante disse:
São pessoas como você, que usa cientificismo como verdade e muleta, que, em posições diferentes da sua, colocam-se contra gênios revolucionários em termos de conhecimentos. Ser dogmático demais e pouco aberto a coisas novas ainda vai prejudicar você. Deixe de ser um pouco cético e aceite mais coisas sem explicação.

Novamente, leia meu post.

Entre usar fatos comprovados para sustentar meus argumentos e a Fé, que já defini acima, eu fico com o primeiro.

Pouco aberto para coisas novas? Você tem uma visão mal-compreendida da Ciência; ela está sempre se renovando e ampliando à area de domínio do conhecimento humano. Uma ameba, de superfície irregular, contraindo e expandindo pseudópodos.

Ao contrário das pseudociências, que têm verdades absolutas incontestáveis; essas sim se aproximam de religiões.

Portanto, ao contrário do que você propôs, eu não irei me jogar na ignorância e no mundo das certezas absolutas.

Não existem dogmas na Ciência

Exemplo? Mesmo as leis físicas não são aplicáveis indefinidamente; comparando o trabalho de Newton com as equações de Einstein em casos específicos ( perto da velocidade da luz, por exemplo ) chega-se a resultados diferentes.

Dante disse:
na verdade, você deveria pesquisá-las e provar, concretamente, o porquê de estarem erradas. Não me venha com o papo da prova onerada, pois, sem querer me chamar de pensador (longe disso, pois sou um reles mortal), já dizia o sábio: "O que os pensadores pensam, os provadores provam."

Falácia.

Trocando o Ônus da Prova

O fardo da prova está sempre na pessoa afirmando algo. Trocando o fardo da prova, um caso especial de Argumentum Ad Ignorantiam, é a falácia de pôr o fardo da prova na pessoa que nega ou questiona a afirmação. A fonte da falácia é a suposição que algo é verdade até que se prove o contrário.

"OK, então se você não pensa que alienígenas cinzas ganharam o controle do governo dos EUA, você pode provar isso?"


http://www.str.com.br/Scientia/falacias.htm#42

O ônus da prova está para quem afirma o caso fantástico, que igualmente precisa de uma prova espetacular.

Dante disse:
A propósito, já usou as informações que eu te passei? Parece uma abertura política...

Que informações?
 
Stein disse:
Poderia expor aqui esses supostos experimentos?

Basicamente, consiste em sentir, através das terminações nervosas da pele, a temperatura se elevar. Nunca testei com aparelhos, mas minha sensação térmica me parece, ao menos, bem real.

Eu proponho: Qual o seu conceito de energia?

Eu creio que o conceito de energia atribuído à Ki não está relacionado com o sentido Físico de energia.

Talvez. "Energia" talvez fosse apenas um apelido, já que sua natureza e seu comportamento são muito parecidos com uma forma de energia que conhecemos: a eletricidade estática.

Alguns esquiadores e outros atletas (...)

Repito a pergunta: qual a conexão entre isso e o que estamos falando ?

E isso implicaria em alteração anatômica no cérebro?

Não. Apenas ajuda a aumentar o índice que indica quanto dele você usa.

1. Atribuir fenômenos antes atribuídos à essa "energia" para conceitos já existentes
2. Destruir completamente tudo que se sabe de Física

Eu, sinceramente, não vejo porque admitir que há uma forma a mais de energia circulando em nosso organismo, cuja influência é extremamente sutil e apenas influencia, não sendo a causa de nada, pode destruir o que se sabe de física. Não há nada na teoria que vá contra algo comprovado. O que não significa que possa, por si só, ser comprovada com os mesmos equipamentos.

Energia gera movimento. Logo, pode ser detectada. Porque esta é uma exceção e não pode?

Não é excessão. Mas veja, por exemplo, a energia térmica: não gera movimento, a menos que seja convertida a outra forma de energia: a energia mecânica. Não obstante, ela pode ser detectada, já que o calor que irradia é facilmente percebido. Como disse antes, a "energia vital" (eu, sinceramente, não gosto desse nome, mas o uso para que outras pessoas saibam que falamos da mesma coisa) pode ser detectada, e a forma mais fácil é convertê-la em energia térmica.

Influenza é o vírus da gripe. Gostaria de saber, pelo raciocínio de vocês, se esses seres moleculares representam uma "energia negativa" ( no sentido já explicado da palavra ).

Obviamente, não. A questão é que esses microorganismos podem conseguir causar uma gripe ou não, e isso depende de como está a resistência do organismo. A suposição era de que as "energias negativas" influenciariam a resistência do organismo, abrindo caminho para que os microorganismos instalem a doença.

Um cérebro produz 25 Watts de acordo com uma fonte da Internet; seria necessário que seu cérebro parasse de funcionar durante dois segundos para que tal feito fosse realizado. Eu acho surpreendente.

Acho que é por isso que não vejo ninguém levantando 1Kg com a mente pelos restaurantes por aí...

Citei a questão do tamanho da massa cefálica porque ainda existe muita gente que se apóia na idéia de que nosso cérebro utiliza somente 10% de sua capacidade ( informação totalmente equivocada ).

Posso não saber precisar tal informação, mas me parece óbvio que não o utilizamos inteiramente. Do contrário, qualquer tipo de evolução mental seria impedido pelo fato de não se ter mais "espaço".

Eu não afirmo nada; o que ele atribui à uma "energia" não-detectável eu explico como sendo natural do nosso metabolismo.

Eu estou tentando dizer, desde o começo, que essa "energia" é também natural do nosso metabolismo.

Não existem dogmas na Ciência

"O Ônus da prova é de quem afirma" me parece um dogma.

Talvez porque isso não é exatamente ciência. Creio que seja uma muleta daqueles que estão tão equivocados quanto os que com eles discutem.
 
Vela disse:
Basicamente, consiste em sentir, através das terminações nervosas da pele, a temperatura se elevar. Nunca testei com aparelhos, mas minha sensação térmica me parece, ao menos, bem real.

Bem, eu ainda associo isso à funções metabólicas normais do organismo. Eu poderia ter sido mais direto, o que eu quero são estudos e pesquisas de instituições respeitáveis na comunidade científica em relação à "energia vital". Até onde eu sei, não existem tais estudos.

Vela disse:
Talvez. "Energia" talvez fosse apenas um apelido, já que sua natureza e seu comportamento são muito parecidos com uma forma de energia que conhecemos: a eletricidade estática.

O conceito de "Energia" proposto por New Agers não tem relação com o conceito físico de "Energia" como posicionei. Você já havia feito essa relação com a "eletricidade estática"; se o seu testemunho somente se baseia na sua percepção com seu corpo, como você pode determinar que ela se manifesta dessa maneira, sem o auxílio de um aparelho?

Vela disse:
Repito a pergunta: qual a conexão entre isso e o que estamos falando ?

Reli a questão original proposta. Realmente não tem muita relação com o que foi escrito. Portanto, não insistirei mais nisso.

Vela disse:
Não. Apenas ajuda a aumentar o índice que indica quanto dele você usa.

Mas e quanto às misteriosas tomografias utilizadas como exemplo aqui ( ainda não vi a cor delas ) em relação à função oculta da glândula pineal?

( claro, caso você não acredite nisso você não precisa responder à minha colocação )

Vela disse:
O que não significa que possa, por si só, ser comprovada com os mesmos equipamentos.

Se é "Energia" do conceito físico, poderia ser comprovada com a mesma parafernália. Mas aparentemente não é esse o conceito.

Vela disse:
Não é excessão. Mas veja, por exemplo, a energia térmica: não gera movimento, a menos que seja convertida a outra forma de energia: a energia mecânica. Não obstante, ela pode ser detectada, já que o calor que irradia é facilmente percebido. Como disse antes, a "energia vital" (eu, sinceramente, não gosto desse nome, mas o uso para que outras pessoas saibam que falamos da mesma coisa) pode ser detectada, e a forma mais fácil é convertê-la em energia térmica.

Calor também pode fazer movimento.

Se ela pode ser detectada, porque simplesmente não colocam uma dúzia de praticantes de artes marciais experientes em um laboratório, sob a tutela de especialistas para avaliar essa "energia vital"? Garanto que eles não esconderiam os resultados! Imagine as propriedades terapêuticas de algo assim.

Vela disse:
Posso não saber precisar tal informação, mas me parece óbvio que não o utilizamos inteiramente. Do contrário, qualquer tipo de evolução mental seria impedido pelo fato de não se ter mais "espaço".

Evolução mental acredito que você esteja se referindo ao processo de aumento da massa cefálica; pois bem, entre os hominídeos, a caixa craniana aumentava junto com o cérebro.

Quanto á questão dos 10%, ela é dismistificada nesse tópico do "Ciências!!!"

http://forum.valinor.com.br/viewtopic.php?t=22260

Vela disse:
"O Ônus da prova é de quem afirma" me parece um dogma.

Talvez porque isso não é exatamente ciência. Creio que seja uma muleta daqueles que estão tão equivocados quanto os que com eles discutem.

Falácias corrompem o que viria a ser um debate construtivo. Lógica e raciocínio matemático tornam os argumentos mais limpos. É uma grande ferramenta. Hmm, de certo ponto de vista, as ciências exatas tem nuances dogmáticas a la 2+2=4. E sim, é uma ciência, excluindo o seu último comentário.
 
Ciência é estudo. Exigir uma prova e ignorar linhas de pensamento desprovidas de provas não me parece um estudo.

Hmm, de certo ponto de vista, as ciências exatas tem nuances dogmáticas a la 2+2=4.

Discordo. Lógica é diferente de dogma. Aqui tenho 2: ||. Aqui tenho mais dois: ||. Conte ambos e terá 4. Não precisei definir uma lei arbitrária para isso.

Stein disse:
A ciência não tem dogmas.
Stein disse:
as ciências exatas tem nuances dogmáticas

Está se contradizendo. Seria isso também uma falácia ?

---
E minha última frase foi minha forma sutil de dizer que todos estamos equivocados, talvez em extremos opostos.
 
Vela disse:
Ciência é estudo. Exigir uma prova e ignorar linhas de pensamento desprovidas de provas não me parece um estudo.

O problema é quando essas "linhas de pensamento desprovidas de provas" afirmam algo.

Vela disse:
Discordo. Lógica é diferente de dogma. Aqui tenho 2: ||. Aqui tenho mais dois: ||. Conte ambos e terá 4. Não precisei definir uma lei arbitrária para isso.

do Lat. dogma < Gr. dógma, decisão, decreto
s. m.,
ponto fundamental e indiscutível de uma crença religiosa;
fig.,
proposição apresentada e aceite como incontestável e indiscutível.


Você manteve o tom da ciência equivocada. Dei um exemplo. Bate com o conceito.

Depois, se você disse que Lógica é diferente de Dogma ( naturalmente ), porque manteve isso:

Vela disse:
"O Ônus da prova é de quem afirma" me parece um dogma.


Vela disse:
Stein disse:
as ciências exatas tem nuances dogmáticas

Minha observação completa: Hmm, de certo ponto de vista, as ciências exatas tem nuances dogmáticas a la 2+2=4.

Está se contradizendo. Seria isso também uma falácia ?

Para demonstrar o que eu quiz dizer, aqui vai um trecho de "O Mundo Assombrado por Demônios"

Every time a scientific paper presents a bit of data, it's accompa-
nied by an error bar —a quiet but insistent reminder that no knowledge is complete or perfect. It's a calibration of how much we trust
what we think we know. If the error bars are small, the accuracy of our
empirical knowledge is high; if the error bars are large,then so is the
uncertainty in our knowledge. Except in pure mathematics,nothing is
known for certain (although much is certainly false)
.

2+2 é uma verdade indescutível, pode ser definido pelos axiomas da aritmética. A diferença é que axiomas são mais razoáveis do que dogmas da ICAR. Portanto, se houve confusão quanto à eu comparar com dogma, espero que agora esteja resolvido.
 
Oi eu sou novo aqui. Alguém podeajudar-me? Eu entrei neste site tarot de amor online, mas não sei se é totalmente confiável ou não. Estou um pouco desesperada, minha namorada me deixou e eu preciso responder algumas perguntas.
 
Acho que vou fazer alguma coisa legal, então, mas não pra agora. Apresentar um histórico dos baralhos e do jogo, e trazer as interpretações hermetistas, cabalísticas e do Crowley.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo