1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Esoterismo,misticismo,magia, metafísica...

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Amiguinha Wood, 3 Mar 2003.

  1. Amiguinha Wood

    Amiguinha Wood Usuário

    Esoterismo ,misticismo ,magia ,bruxaria ,metafísica ,parapsicologia ,em geral espiritualismo.......
    São assuntos considerados tabus ,as pessoas tem medo de comentarem ,darem o piniões ,contarem alguma coisa.....eu quebro esse tabu aqui ,esse tópico é para aqueles que acreditam em algo além do físico ,podem falar ,perguntar ,sugestionar ,dar opiniões ,comentarem ,perguntarem ,tudo!Não vamos entrar em assuntos de religião e antes q falem alguma coisa ,isso aqui é coisa do bem!
    A origem do esoterismo ,misticismo e etc...foram porque começaram a acreditar que exisita algo além do físico ,a metafísica por exemplo é considerada um tipo de ciência ,existe até nos Estados Unidos Universidade de Metafísica que forma profissionais para trabalharem na área. Quem lê cartas é considerado bruxa ou bruxo.Conversando com amigos alguns me disseram que acreditam no horóscopo do mês do dia e outros não ,mas boa parte confirma que as características de cada signo batem com eles.Paulo Coelho se diz um mago ,são muitas coisas até no dia-a-dia que tem na tv ,nos livros ,revistas ,só que não vejo ninguém discutindo ,exceto os que acreditam igualmente ou trabalham nessas áreas.
     
  2. Amiguinha Wood

    Amiguinha Wood Usuário

    A grande insatisfação existencial das pessoas nos dias de hoje parece mostrar claramente que temos de reencontrar novamente um significado mais humano para nossas vidas. Reencontrar o encanto que tínhamos ao ver o nascer do sol ou o vôo de um beija-flor, quando então experimentávamos uma compreensão intuitiva que nos preenchia de um certo encanto estético e emotivo muito além do que nos é dado pelo quadro reducionista da ciência atual com o seu processo .Para encontrar a resposta às suas dúvidas, Platão empreendeu aquilo que chamou simbolicamente de "a segunda navegação". A primeira navegação seria o percurso da filosofia naturalista. A segunda navegação seria a orientação metafísica de uma filosofia espiritualista, do inteligível. O sentido do que seja essa segunda navegação fica claro nos exemplos dados pelo próprio Platão.
    Se se deseja explicar por que uma coisa é bela, um materialista diria que os elementos físicos como o volume, a cor e o recorte são bem proporcionais e causam sensções prazerosas e agradáveis aos sentidos. Já Platão diria que tudo isso seria apenas qualidades que evocariam uma lembrança de algo ainda mais belo, vista pela alma no plano espirtiual, mas que não está acessível ao plano físico. O objeto seria apenas uma cópia imperfeita, por ser material, de uma "Idéia" ou forma pura do belo em si.A filosofia prega que o pensamento de Platão era o de crer que viemos de um mundo perfeito e estamos em um mundo
    imperfeito. :lily:
     
  3. Tik

    Tik Usuário

    Olha voh dar minha sincera opnião... essas paradas de destino, bruxaria e etc e talz nisso eu naum acredito mesmo, eh mto fácil vc falar algo tão abrangente q é lógico q vai funcionar... eu conhecia um astrólogo (nem sei se eh assim q se escreve) q era migo do meu pai e escrevia para um jornal (prefiro naum mencionar nomes) daí ele tava cmg no ônibus e naum tinha escrito nd pro jornal, daí foi perguntando pra mim o q q eu keria q áries tivesse (jah q eu soh d áries) falei d ter boa sorte e etc etc... eh soh falar d modo abrangente q naum terá como algm dizer q naum dah certo algumas coisas e etc etc
    Em relação a vida após a morte espíritos e etc etc eu fiko em cima do muro, pq ao mesmo tempo em q pode haver disso pode naum haver e ambos os argumentos são igualmente fortes... mas temos q ter discernimento para saber quando o q nós acreditamos eh o q keremos acreditar, ou o q realmente eh verdade... por exemplo eu gosto d pensar na idéia d haver vida após a morte, acalma o grande temor humano da finitude d sua vida, mas pode simplesmente naum haver nd... por isso fiko em cima do muro, por isso voh tratar d aproveitar bem essa vida pq ngm me garante q terei outra... :D
    E Deus eh no mesmo esquema... há uma necessidade humana de se acreditar q quando tds estiverem longe quando vc estiver sozinho, na pior q tem um ser poderoso q t ama, ao seu lado sempre... como Sartre disse: "No século XXI o ser humano ficou com um buraco em forma de Deus" eu gosto d acreditar, e se me perguntarem eu digo q acredito em Deus, mas sempre um pensamento incômodo me vem na cabeça d q pode ser apenas o q preciso acreditar, o q keru e estaria ignorando os verdaderos fatos... mas no final penso q pq negar uma necessidade minha? por issu digo q acredito e realmente rezo todas as noites... mas sempre uma dúvidazinha fika me enxendo a cabeça... :tsc:
     
  4. Tik

    Tik Usuário

    Eu vejo mta perfeição em tudo... quando acordo d manhã eu abro os olhos e fiko apreciando a luz (algo tão maravilhoso q permite a criação das cores... eh algo q me fascina) depois ouço, cheiro e enfim sinto cd sentido mto bem e fiko fascinado com isso... todas as manhãs eh assim... sabe eu vejo mta perfeição em tudo... a vida com seus problemas e tudo o mais eh tão perfeita... se tudo fosse do jeito q a gente quer naum teria graça... por issu eh maravilhoso termos problemas as coisas saírem erradas... issu mostra toda a perfeição da vida... mas daonde vem toda essa perfeição? eu axu q vem d algum ser superior... mto diferente da imagem q temos desse ser superior pelo simples fato d sermos mortais, finitos (aí mais um exemplo d como a vida eh perfeita), naum acredito no acaso, issu considero impossível, por isso axu q existe um ser superior (mas akele maldito pensamento ainda me atrapalha)... como eu gosto d dizer minha maior paxão correspondida, foi paxão a primera vista pela vida... assim q nasci me apaxonei por ela e desde entaum ela me correponde mto bem!!! :grinlove: por isso digo q o sentido da vida eh a própria vida, se vc achar um valor a ela um sentido com certeza viverá tão intensamente q achará o sentido dela... agora viver a própria vida eh egoísta? depende do q vc considera viver... para mim viver a vida eh estar sempre ajudando, eu simplesmente gosto d fazer isso, jah q eh algo q eu gosto eu faço... se vc acha q sua vida naum deve ser gasta com os otros, se vc naum gosta d ajudar naum ajude... mas digo q sua felicidade será uma felicidade falsa... pois vc nunka terá um recompensa algo do q realmente se orgulhar... mas se vc acha q estah feliz d tal forma continue assim, quando achar melhor mudar, mude...
     
  5. Amiguinha Wood

    Amiguinha Wood Usuário

    Quem escreve horóscopo de jornal não leva a sério porque nem coloca o nome junto com a coluna.Agora por exemplo o astrológo da revista Caras coloca o nome e a foto ,se é verdade não sei ,mas pelo menos leva a sério.
    Já que citou felicidade eu me considero feliz ,mas fico triste qdo alguém está infeliz.Pelo menos não faço tempestade em copo d`água e o que ajuda é que quando acho que estou com algum problema procuro me lembrar de alguém que está com mais problema do que eu ,ou problema mais sério ,isso ajuda. :lily:
     
  6. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    Off Topic:

    ae Amiguinha Wood (amiguinha? :eek: ).....
    Dá um edit lá no primeiro post e dá um espaçamento entre as palavras.....
    Só pra kebrar o título.....pq assim meio q desfigura a janela do Geral.....

    certim?
    :wink:
     
  7. Tik

    Tik Usuário

    Mas naum há base científica nenhuma d q a astrologia funcione, pelo contrário diz contra... por isso naum acredito... mas as pessoas gostam d ter (ou axarem q tem) um controle sobre as coisas... saber adiantado... pq elas são impacientes.. naum tratam cd dia q temos como um dia a mais na vida e sim como um dia a menos, por isso estão sempre correndo e se eskecem d ver realmente as maravlhas da vida...
     
  8. Amiguinha Wood

    Amiguinha Wood Usuário

    FUSA ,eu ñ ligo p/ esse tipo de coisa ñ!

    Tik ,eu ñ faço a menor idéia de como sabem da astrologia ,nunca ninguém me explicou...... :lily:
     
  9. Tik

    Tik Usuário

    Na astrologia pelo q eu entendi eh assim, os kra vem o posicionamento dos planetas, vem as estrelas como estão no céu, daí vem seu signo, pegam a constelação do seu signo e fikam fazendo contas e mais contas para dizer q vc terá sorte no amor e q o dinheiro virá em boa quantia soh preciso saber economizar! :lol:
     
  10. Amiguinha Wood

    Amiguinha Wood Usuário

    Isso eu nunca vou fazer ,odeio contas...... :lol:
     
  11. Tik

    Tik Usuário

    Mas tem gente q acredita nisso... e naum faz as contas, mas vai nesses kras e acredita em horóscopo e etc etc... olha esse tópico eh mto bom, precisamos d gente q defenda o misticismo e etc etc.... pq soh tem a gente metendo a boca :lol:
     
  12. Amiguinha Wood

    Amiguinha Wood Usuário

    Tik ,eu acredito mais nas carcterísticas de cada signo do q as previsões ,pois é......de corajosos só a gente p/ falar ,mas é um incentivo p/ alguém comentar tb! :lily:
     
  13. Tik

    Tik Usuário

    Mas eh lógico q as características sempre vão dar certo, no momento em q vc fala coisa tão abrangente q podem se encaixar em qq um sempre vai dar certo... por exemplo dizer q vc eh determinado, corre atrás do q quer e etc etc me diga quem naum vai axah q realmente corre atrás do q quer e q seja determinado??? mesmo naum sendo, vai acreditar ser vai falah eh eu corro atrás do q keru...kra esse tal d horóscopo realmente funciona!!! :lol:
     
  14. Amiguinha Wood

    Amiguinha Wood Usuário

    Tik ,eu rio d+ de vc!

    Meu professor de biologia qdo fica dando matéria fala;´´vocês tem que ter fé ,vocês tem que acreditar ,imaginar pra entenderem´´ ,é engraçado qdo ele fala ,mas tb é verdadeiro. :lily:
     
  15. Tik

    Tik Usuário

    Q bom q fiz algm feliz hoje :mrgreen: !

    Realmente eh necessária fé para acreditar em algumas coisas... mas quando o q vc tem fé vai contra o pensamento lógico axu q daí jah eh d+... um exemplo d Stephen Hawking:
    Axu q naum preciso dizer mais nd :lol: :mrgreen:
     
  16. Amiguinha Wood

    Amiguinha Wood Usuário

    A tatuagem e o misticismo

    No Egito ,a tatuagem tinha sentido místico.A múmia da sacerdotisa de Hathor ,2000 a.c. ,tinha linhas horizontais paralelas ,à altura do estômago ,podendo ser uma proteção contra a gravidez e as doenças em geral.Interessante o fato de já exisitr misticismo há 2000 anos a.c ,hoje pessoas tatuam no corpo a palavra Deus ,coragem ,uma fada ,um unicórnio(que significa pureza) ,anjo ,uma estrela.Era comum sacerdotes do Egito Antigo terem tatuagens ,eram os ´´esquisitos´´ e ´´mistériosos´´ da época ,também faziam rituais.Os orientais é que inspiraram os ocidentais a fazerem tatuagens ,hoje a tatuagem pode até ser considerada um tipo de vaidade como faziam as mulheres do Egito que pintavam o corpo com tinta como se fosse tatuagem.
     
  17. Tik

    Tik Usuário

    Uma curiosidade sobre a tatuagem, não me lembro em qual região do oriente (ou China, ou Japão... ou nenhum dos dois.. preciso confirmar) alguns guerreiros tatuavam o braço com algumas linhas nos mais variados estilos. Essas tatuagens enganavam o inimigo q quando via o braço se aproximando (normalmente com uma espada) era criada uma ilusão de ótica onde o braço quando levantado na vertical parecia menor e quando na horizontal parecia maior confundindo e fazendo q seus cálculos fossem levemente alterados, mas o suficiente para serem mortos.

    E há mto tempo o miticismo eh cultuado pela raça humana... quase todas os povoados e civilizações tinham seu próprio culto...
    Por exemplo alguns guerreiros (tbm naum lembro quais... preciso me lembrar daonde li issu pra pesquisar....) usavam apenas uniforme vermelho, pois diziam q o vermelho atraía o sangue inimigo :roll:
     
  18. Vela- o Rousoku

    Vela- o Rousoku Sirius Black

    opa ! mais um topico pra mim !

    rapido, precisamos discutir logo, antes que cheguem o Engethor e o Vatho... :lol: brincadeira

    bem, peco uma coisa: NAO misturem as coisas citadas no primeiro post.

    1) Misticismo e Horoscopo, originalmente, nao tem nada a ver. Eh tecnicamente impossivel (e ridiculo) tentar prever os acontecimentos do dia atraves do signo. O que o signo tem a ver com o que vai acontecer ? Nao faz o menor nexo !

    O que eh o signo ? Simples, pessoas que nascem numa mesma epoca do ano costumam ter temperamento muito parecido (observacao experimental feita a alguns milenios atras), e assim atribuiram a essas epocas os signos. Ou seja, pessoas da epoca do ano relacionada ao signo de Aries, por exemplo, costumam ter temperamento em comum. Portanto, essas pessoas de Aries costumam reagir de forma similar ao mesmo evento. SO ISSO !

    Ex. pessoas de gemeos sao mais influenciaveis que outros signos. Se irritam quando sua empolgacao eh repreendida. Isso eh fato experimentalmente observado. Nao da pra prever o futuro sabendo disso.

    2) Paulo Coelho eh um palhaco querendo aparecer. Mago ? Prffffftt, como diria Gollum. Ele aprendeu um pouco de Bruxaria sim, mas, usando para ganhar dinheiro e fama ele provou que nao merece o devido respeito com relacao a isso.

    3) Misticismo eh MUITO mais antigo do que vcs pensam. O farao Akhenaton (acho que se escreve assim), que tinha originalmente o nome Amenonep IV, e fundou o Monoteismo no egito, foi tambem o fundador da maior e mais antiga instituicao mistica sobrevivente nos tempos atuais. Isso foi ha 3500 anos atras. No entanto o misticismo eh mais antigo. As piramides do egito, que tem aprox. 5000 anos, foram construidas com propositos misticos, e utilizando simbolos misticos em sua construcao.

    4)
    nao sei de onde vcs tiraram isso.
     
  19. Tik

    Tik Usuário

    Eu li na Superinteressante meio antiga... se não me engano de 2001... que os hormônios são controlados de acordo com o clima. Certos hormônios são produzidos em excesso quando a temperatura é maior, enquanto outros hormônios são produzidos em maior quantidade quando a temperatura é menor. E o temperamento da pessoa difere da temperatura com a qual ela nasceu e passou seus primeiros meses.
    Alguns hormônios aumentam a agressividade e tornam o ser mais explosivo, outros o deixam mais sonolento (leia-se calmo) e etc etc. taí uma possível explicação para os temperamentos dos nascidos no mesmo período...
     
  20. Ash Nazg

    Ash Nazg Usuário

    acreditar 100% na astrologia ........... nao, eu posso até areditar em algumas coisas q os astros dizem, signos etc, mas nao 100%, até pq ninguem é igual ja dizia humberto dos engenheiros em sua musica ninguem eh igual a ninguem
     

Compartilhar