• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Esmolas... Dar ou não dar?

As pessoas devem dar dinheiro diante a um pedido de esmola?

  • Sim

    Votos: 2 6,3%
  • Não

    Votos: 30 93,8%

  • Total de votantes
    32
Dinheiro vivo eu não dou. Se é uma criança ou idoso que diz estar com fome eu ofereço algum alimento. Essa história de dinheiro pra comprar remédio normalmente é suspeita.
 
Esmola não dou, mas quando a pessoa está tipo vendendo bala no busão, acho válido ajudar.

Concordo plenamente...ele receberá com seu trabalho...vou contar uma história que aconteceu comigo a respeito disso.
Já faz mais de um ano...um garoto bateu em casa e se ofereceu para varrer meu quintal a troco de algum dinheiro...eu achei a atitude dele muito legal se oferecer para fazer algo a troco do dinheiro ao invés de somente pedir...então dei uns trocados à ele, mas não permiti que ele varresse minha garagem...pois não o conhecia seria tolice minha deixá-lo entrar em minha casa (mesmo senho na garagem).
 
Tem uns que chegam no seu carro quando você para no sinal e te entragam uma foto de um bebê que no verso ta escrito que ele tem cancêr e precisa de grana pra bancar as despesas médicas. A pessoa entrega a foto pra um monte de gente no sinal e antes dele abrir passa recolhendo o dinheiro. Muita gente aqui com certeza já passou por isso que eu acabei de falar. O interessante é que a foto do bebê é a mesma desde que eu tinha uns 7 anos e lembro disso ter acontecido pela primeira vez. Esse golpe deve ser muito bom pra usarem até hoje.

E btw, lembro de ter discutido sobre isso por aqui. :think:
 
Tem uns que chegam no seu carro quando você para no sinal e te entragam uma foto de um bebê que no verso ta escrito que ele tem cancêr e precisa de grana pra bancar as despesas médicas. A pessoa entrega a foto pra um monte de gente no sinal e antes dele abrir passa recolhendo o dinheiro. Muita gente aqui com certeza já passou por isso que eu acabei de falar. O interessante é que a foto do bebê é a mesma desde que eu tinha uns 7 anos e lembro disso ter acontecido pela primeira vez. Esse golpe deve ser muito bom pra usarem até hoje.

E btw, lembro de ter discutido sobre isso por aqui. :think:

Eu manjo esses caras, aqui na minha cidade a maioria que faz isso é golpista, eles tiram cópia do MESMO papel e passam entregando, eu sei disso porque estudo perto do point desses caras, ou seja, jogo truco nas redondezas e esses malandros sempre tentam passar esse golpe em mim. De uns tempos pra cá eu nem pego esses papéis, e se insistirem vai pro lixo.

É aquela coisa né, se tem perna pra andar o dia inteiro na rua passando papelzinho tem perna pra trabalhar. Conheço um casal que a mãe é especial e o pai tem problemas de saúde (sistema nervoso). Eles têm menos condições de trabalhar que qualquer vagabundo desses e os dois trabalham, o pai vende biscoito, a mãe cata papelão e a filha deles estuda.
 
Uma vez eu tava no centro de Campinas e um moleque veio me pedir esmola. Até cheguei a desconfiar, mas dei mesmo assim. Continuei andando, fui fazer o que precisava e na volta eu passei por uma praça e ele tava lá dividindo um lanche com um outro rapaz.

Então, quando eu tenho um dinheiro sobrando eu dou sim. Sinto muita pena e não consigo negar.

Agora, o que ele(a) vai fazer com o dinheiro é problema dele(a). Por acaso eu sou adivinho ou algo desse tipo pra saber se a pessoa está precisando do dinheiro ou não? Prefiro ser um pouco inocente nessas horas e acreditar que quem recebeu a esmola vai fazer bom uso dela.
 
Eu também não costumo dar não, depende muito do caso.

Rolou uma história legal comigo uma vez. Eu fui numa drogaria de madrugada, pra comprar não me lembro o quê. Na entrada da drogaria um garotinho de rua com seus 9 anos me abordou e já veio falando 'eu não quero dinheiro não...'. Fiquei curioso e falei com ele. Ele me perguntou se tinha como eu ajudar ele, pq ele tinha um irmãozinho novo e eles estavam precisando muito de fraldas. Perguntou se tinha como eu comprar pra ele. Pedir dinheiro já deve ser uma coisa bizarra. Quando é pra uma necessidade própria (como fome e tal) já é comovente, quando é pra necessidade de outro (como foi no caso) então, é mais ainda. Fiquei compadecido e acabei comprando, mesmo tendo que gastar um pouco mais do que a tradicional esmola.
 
Tem umas placas em alguns lugares estratégicos da minha cidade, que estão escritas: "Não dê dinheiro, ofereça cidadania"

E além disso eu sou totalmente contra dar esmolas, ao invés do caboclo ficar no semáforo pedindo dinheiro, ele poderia ir atrás de concertar a vida dele.
 
Nunca dou dinheiro. Pessoa que pede esmola por real necessidade não precisa do dinheiro em si. Precisa de comida, roupa, etc. Dando dinheiro, você nunca sabe que fim o mesmo pode ter, como já mencionaram.

Várias vezes já bateram aqui pedindo comida, e nunca foi negado. Por várias vezes já doei roupas para entidades e pessoas cuja necessidade eu sabia ser real. Dinheiro, jamais.

Ótima coisa a se fazer, dinheiro não, mas se tiver fome ou necessidade aí sim, mas sem abusar. :roll:
 
Anos atrás o pessoal aqui de casa comprava torrones e deixava no carro, para caso a pessoa viesse pedir dinheiro para comer. E nunca reclamaram quando demos comida no lugar do dinheiro.

De qualquer forma, eu muito raramente dou esmola.
 
Não dou.

Prefiro comprar um alimento ali,na hora e pronto....muita gente usa o dinheiro para alimentar os mais variados vícios,então....não dá.

;)
 
Não dou esmola de maneira alguma, mas se me fala que estão com fome e eu estou com tempo compro alguma comida para ser consumida na hora.

Até acredito que tenha gente passando fome e que realmente não é malandra, mas como acho que a imensa maioria está se aproveitando e eu já pago com o dinheiro do meus impostos por bolsa família, vale gás, TV a cabo popular, etc


É aquela coisa né, se tem perna pra andar o dia inteiro na rua passando papelzinho tem perna pra trabalhar. Conheço um casal que a mãe é especial e o pai tem problemas de saúde (sistema nervoso). Eles têm menos condições de trabalhar que qualquer vagabundo desses e os dois trabalham, o pai vende biscoito, a mãe cata papelão e a filha deles estuda.

Desculpe mas não entendi qual o probema de saúde do pai. Sistema nervoso todos nós temos...
 
Desculpe mas não entendi qual o probema de saúde do pai. Sistema nervoso todos nós temos...

:lol:

Faltou o "no" no antes do sistema nervoso, mas dava pra deduzir né...

Não sei exatamente o problema dele, só sei que lhe falha a coordenação motora e a fala.
 
Aqui tem um problema com relação às pessoas que pedem esmolas. Muitas delas pedem dinheiro para fazer sei-lá-o-quê, e por isso não dou nunca (ofereço algo para o indivíduo comer), mas tem outros que pedem para chegar perto de você e anunciar o assalto. Foi assim que eu briguei com um féla que queria me assaltar, e até coloquei o caso num tópico por aí no fórum. Pois é, tem uma galera que é safada à beça.
 
Eu dou. Em dois casos.
O primeiro é uma entidade beneficiente que quando não consegue dinheiro na rua, eles vão de onibus em onibus com roupas de palhaço. Por isso, sempre dou dinheiro quando encontro eles na rua. Palhaço em onibus é pior que velhas vendendo cartão.
O segundo é gente que toca instrumentos. As vezes. Quando toca bem.
 
O primeiro é uma entidade beneficiente que quando não consegue dinheiro na rua, eles vão de onibus em onibus com roupas de palhaço. Por isso, sempre dou dinheiro quando encontro eles na rua. Palhaço em onibus é pior que velhas vendendo cartão.
Neste caso, eu compro o cartão que a pessoa está vendendo. Se gostar do cartão.

O segundo é gente que toca instrumentos. As vezes. Quando toca bem.
Este caso eu considero uma apresentação artística. Se gostar, pago pelo entretenimento.
 
Aqui (ainda bem) eu não vejo muita gente pedindo esmola na cara dura. Passei por poucas situações assim e nunca dei dinheiro porque também não acho certo.

Aqui existem muitas famílias carentes que ficam recolhendo material reciclável na rua, então eu sempre separo o que dá pra reciclar em casa e no trabalho e entrego a essas pessoas, o mesmo vale pra roupas.
 
Claro que não! Há os bons e maus intencionados. Para os bons, há instituições e as Secretarias Socias dos municípios. Aos maus... ferrem-se.
 
Aqui em floripa uma forte campanha reduziu bastante o número de pedintes. Hoje em dia vê-se gente sentada na frente de bancos pedindo esmola, mas em semáforos é mais fácil achar malabaristas que os pedintes/vendedores clássicos. E eu não dou grana não.

Um pai de um conhecido meu de outra cidade fez algo interessante: como ele tem uma empresa própria (uma distribuidora, creio), ele oferecia 1 dia de trabalho na empresa dele em troca de um pagamento X. E, claro, a maioria saía xingando. :/
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo