• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Esgrima européia & cutelaria

Opa,
Entrando no fórum agora, pessoal estão falando muito da ARMA eu também concordo que mostram muito material on-line riquíssimos, mas eles estão passando por uma crise pq tem muita gente saindo do grupo, o diretor é bem autoritário. Eu aconselho vcs a entra no swordfórum que é onde a maioria dos outros grupos discutem. O site da aemma também é bem rico, e tenho um site também do grupo que organizo aqui em Londrina:
http://arsgladiatoria.wordpress.com/
tém bastante links de outros grupos europeus e norte americanos, e os primeiros do Brasil!


Eu tenho o livro dele o "medieval swordsmanship" é muito bom para iniciantes, mas hoje muito das interpretações dele estão defasadas, e essa discussão sobre fio x chapa como defesa já gerou muita discussão no swordforum.

pro pessoal que gostaria de aprender mais, eu aconselho o outro livro que comprei:
Fighting with the German Longsword.
http://www.chivalrybookshelf.com/titles/fighting/Fighting.htm

até!
 
Re: Esgrima européia & cutelaria

Parece que você não leu meu post anterior direito.

Primeiro, se "é possível aparar golpe de espada" ? Claro, até com vassoura. :roll: Mas NÃO foi isso que perguntei.

Não perguntei se é ou não possível - perguntei: Isso era "instruído como correto e eficiente na época"? Nem os manuais da Idade Média (cujas espadas eram supostamente melhor nesse ofício) não parecem indicar isso.

Resumindo: você pode me indicar a fonte que suporte a sua afirmação : "As espadas da antiguidade aparavam com maestria", em comparação com as da idade média ? Veja bem, você usá-las para aparar HOJE é uma coisa. Você mostrar registros históricos que COMPROVEM que os soldados da época tinham instruções focadas em aparo, e que realmente o faziam, É OUTRA COISA COMPLETAMENTE DIFERENTE.

Espero ter sido claro agora.

Bom, o aço das espadas, em especial as espadas da família da espada longa, são armas temperas e projetadas para cortar aço, que muitas vezes em combate o inimigo utilizava peitorais de aço, cotas de malha e etc, então sim, lâminas boas aguentam impacto são feitas pra isso...
Quando à defesa de ataque, elas são feitas com o "lado chapado",( corpo ou lateral da lâmina, chame como preferir) da lâmina e não com o fio ou as costas e isso era feito exatamente pra que o defensor não recebesse o impacto do golpe, e sim para que a espada seja repelida (mais especificamente, uma defesa bem sucedida faz com que o ataque corra em direção ponta, deixando o atacante vulnerável para um corte)

Uma lâmina bem temperada corta até mesmo uma lata de lixo, pois aço é dobrado com o intuito de que, em casos extremos, entorte mas não quebre. Uma espada muitas vezes é sinal de mau uso, ou seja, foi na maioria das vezes usada por alguém sem treinamento.

Esgrima não é força, é firmeza, jeito e certeza do que está se fazendo.

Um abraço.

- - - Updated - - -

Em resumo oque muitas vezes funciona na teoria não é igual na pratica....depende da condição, do estado da arma, da qualidade do aço, mas a equação costuma ser assim
(- beleza= + resistência).
Gostei muito da pagina de vocês, das referencias postadas sobre as pesquisas da A.R.M.A e tudo mais. Espero ter ajudado nessa questão
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo