• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Esgrima européia & cutelaria

São um tema interessante, desde as largas e curvas cimitarras mouras, até as esguias saif árabes e sarracenas, ou o yatagã turco de dupla curvatura, uma arma recurva e letal ao extremo nas batalhas, seja a pé ou a cavalo... O yatagã é uma obra-prima, na minha opinião...

Não conheço essa espada... =)

E inclusive um dos maiores segredos de tempera nas espadas vem da cultura arabe que durante a dominação de toledo, na espanha fizeram cimitarras usando uma liga tipica da cidade cuja lamina era capaz de dobrar de uma ponta a outra

até hj essa tecnica é tão complicada q não foi reproduzida com sucesso
 
Não conheço essa espada... =)

E inclusive um dos maiores segredos de tempera nas espadas vem da cultura arabe que durante a dominação de toledo, na espanha fizeram cimitarras usando uma liga tipica da cidade cuja lamina era capaz de dobrar de uma ponta a outra

até hj essa tecnica é tão complicada q não foi reproduzida com sucesso

Sem dúvida as toledanas éram incríveis. Quanto ao "yatagan", o tradicional sabre turco, é um feito de engenharia, tenho q admitir:

M5_arms.jpg


Observe q sutilmente ele tem duas curvas em sua lâmina, uma invertida em relação a outra, a mais próxima ao punho é maior, e a mais próxima a ponta é menor... :think: Existem vários modelos de yatagan... Mas todos eles tem esta "regra"...
 
Linda essa Yagatan, Lobo.

mas aparar golpes as espadas da antiguidade faziam com maestria ^^

Será? Você tem alguma fonte que comprove essa afirmação?

Digo, pesquisas indicam que nem as próprias espadas da idade média, que eram feitas com a idéia de duelo em mente (por isso o surgimento do hilt cruciforme), eram usadas para bloquear outra lâmina, por lutadores treinados (não existe tal coisa nos manuais de combate da época). E essas espadas medievais eram muito superiores as da antiguidade em matéria de manobrabilidade (muito melhor balanceadas - com centro de gravidade mais próximo do punho, e peso bem distribuído).

Creio que um combate de espadas da antiguidade era, em geral, como uma "briga de facas". Aliás, as espadas eram armas secundárias, o armamento principal eram lanças e escudos. Só com os romanos houve a popularização da espada como arma principal, na forma do Gladius, que também não era usado pra aparar nem bloquear nada - apenas estocar, estocar, estocar (a tarefa de aparar ficava para o escudo).

Não que não pudessem haver aparos e bloqueios com os fios das espadas, com certeza havia (até em briga de facas pode haver), mas o que quero dizer é: provavelmente não se instruía isso como uma forma "correta" de defesa. E esses combates de hollywood, onde os oponentes ficam 30 minutos cruzando lâminas (plim plim! plim plim! ) dificilmente seria visto num combate real.

Alguém aqui já experimentou pegar uma espada de madeira (ou um cabo de vassoura cortada por ex.) e dar uma porradaça com toda força, na parede? É impraticável. Toda a força que você aplicou volta para sua mão! Dói pra burro. Por isso os pesquisadores sugerem (principalmente os da ARMA) que um lutador de espadas treinado (da idade média) não "bloqueava" golpes (muito menos com o fio da lâmina), ao invés disso eles treinavam "defletir" o golpe, ou seja, refletir a força do golpe lateralmente, ou então evitá-lo completamente. Se pensarmos na antiguidade, onde as espadas eram pior balanceadas (em geral eram "choping" weapons, com o centro de gravidade mais pro lado da lâmina), putz, aí mesmo que a coisa fica impraticável.

:think:
 
Verdade, Armitage. Defletir seria aparar o golpe, um bloqueio com desvio simultãneo. Bloqueio nos termos da esgrima se refere a aparar... Vc falou exatamente certo. Para aparar, usa-se o giro de pulso...
 
Começando Armitage

1) Se bloqueia golpes de espada usando desvio do pulso em golpes horizontais, virando a lamina da espada em golpes baixos, e amparando em golpes verticais altos, e eu prefiro estar com uma spatha do q com uma claymore para fazer isso ... arriscado? sim a lamina pode até se partir, mas é melhor q ser cortado ao meio

2) Esgrima europeia, Ecrime romanji etc... são baseadas em oito cortes e dezesseis defesas mais complicadas q as lutas do oriente

3) O gladius não é uma "faca" e ele é excelente para o desmenbramento e perfuração da armadura, se vc ler umas das cronicas de Titus Flavius nas guerras macedonicas vc ve isso

4) Uma falange de guerra é facilmente quebrada, bons generais as mantinham por mais tempo, mas elas quebravam e ocorria o clash, ou luta sangrenta ou o seu "plim, plim, plim"

5) Seu stock pode ser facilmente defendido com um giro do pulso externo e depois vc esta vulneravel a um golpe vertical ou um golpe franco (e vc morre), mesmo usando um cutelo ou espada curta, não é o mesmo q lutar com facas, eu tenho uma balisong, não tem nem comparação

6) Não se bate "Com toda a sua força" em luta nenhuma séria, exceto DBZ, vc usa tecnica e uma boa espada não requer força, cabo de vassoura não é uma boa analogia e sentir dor ao usar uma espada é algo bem "toreador" existem manuais de esgrima, assim como o estudo das gravuras da epoca e diversas tecnicas fora do mainstream como as lutas Romanji, Eskrima, Silat e a escola italiana de luta.

"Vcs já lutaram com um pedaço de madeira?"

Sim. meu grupo de reconstituição historica e ecrime romanji tem atualmente 37 espadas e uma eu projetei e construi
Mais o fato q eu já treinei corte com uma espada real

se eu conseguir eu coloco as fotos aqui, mas eu não me acertei com os anexos heheh
---
Alias, eu sou o unico no fórum q já pratica esse esporte? ^^
 
Começando Armitage

1) Se bloqueia golpes de espada usando desvio do pulso em golpes horizontais, virando a lamina da espada em golpes baixos, e amparando em golpes verticais altos, e eu prefiro estar com uma spatha do q com uma claymore para fazer isso ... arriscado? sim a lamina pode até se partir, mas é melhor q ser cortado ao meio

2) Esgrima europeia, Ecrime romanji etc... são baseadas em oito cortes e dezesseis defesas mais complicadas q as lutas do oriente

3) O gladius não é uma "faca" e ele é excelente para o desmenbramento e perfuração da armadura, se vc ler umas das cronicas de Titus Flavius nas guerras macedonicas vc ve isso

4) Uma falange de guerra é facilmente quebrada, bons generais as mantinham por mais tempo, mas elas quebravam e ocorria o clash, ou luta sangrenta ou o seu "plim, plim, plim"

5) Seu stock pode ser facilmente defendido com um giro do pulso externo e depois vc esta vulneravel a um golpe vertical ou um golpe franco (e vc morre), mesmo usando um cutelo ou espada curta, não é o mesmo q lutar com facas, eu tenho uma balisong, não tem nem comparação

6) Não se bate "Com toda a sua força" em luta nenhuma séria, exceto DBZ, vc usa tecnica e uma boa espada não requer força, cabo de vassoura não é uma boa analogia e sentir dor ao usar uma espada é algo bem "toreador" existem manuais de esgrima, assim como o estudo das gravuras da epoca e diversas tecnicas fora do mainstream como as lutas Romanji, Eskrima, Silat e a escola italiana de luta.

"Vcs já lutaram com um pedaço de madeira?"

Sim. meu grupo de reconstituição historica e ecrime romanji tem atualmente 37 espadas e uma eu projetei e construi
Mais o fato q eu já treinei corte com uma espada real

se eu conseguir eu coloco as fotos aqui, mas eu não me acertei com os anexos heheh
---
Alias, eu sou o unico no fórum q já pratica esse esporte? ^^

Muito bem dito! Eu pratico um pouco de esgrima medieval e olímpica, mas estou me especializando na medieval. Conheço um Mestre D'Armas q me ensina. Pelas suas afirmações, nota-se q vc conhece excelentemente as técnicas variadas. Qual sua modalidade predileta? ^^ Fale mais de seu grupo...
 
Margrave você fugiu do assiunto?

Falou, falou , falou, e não postou nada que defenda sua afirmação anterior "Que as espadas da antiguidade aparam com maestria". Poste aí alguma fonte que cite técnicas e instruções de "aparo" da antiguidade, ou algum comparativo entre a capacidade destas e as da idade média, ou qualquer coisa nesse sentido.

De outra forma, sua declaração a cerca da capacidade de "maestria" no aparo, por parte das espadas da antiguidade, continua sendo especulativa e no máximo tendenciosa, com ou sem "grupo de estudo".

:roll:
 
Última edição:
Eu acho muito interessante dois modelos de espadas renascentistas também, q éram muito usadas pelos landsknechts de Maximiliano I e Carlos V: a zweihander e a katzbalger...

lkarmor1.jpg

(Lasquenete germânico da época renascentista. Perceba-se as duas espadas tradicionais...)

Modelo simples de katzbalger (traduzindo, "estripa-gatos"):

401914.jpg


Ilustração de uma zweihander (traduzindo, "duas-mãos"):

landsknecht_sword.gif


Lasquenetes com suas armas:

07_02_LandsKn16JH1Dri.jpg
 
Última edição:
Lindas essas figuras Lobo, e bem ilustrativas! Os landsknechts germânicos formavam, junto dos mercenários suíços, as principais forças mercenárias da época, não é?

Margrave: creio que a discussão acerca da "maestria pra aparar" não vai chegar em lugar nenhum. Legal saber que você faz parte de um grupo de reconstituição histórica. Porqu não fala mais a respeito?
 
Parabens pelo tópico Lobo Nobre, estou imprecionado com o conhecimento em esgrima e espadas que vc tem, nào conhecia nada de esgrima, mas lendo este topico eu apreendi muito. sou fascinado pelas batalhas de espada mostradas em filmes medievais, por isso treino muito este tipo de luta (mesmo nào conhecendo muito a respeito, e treinando com uma espada esculpida em madeira)
 
Margrave você fugiu do assiunto?

Falou, falou , falou, e não postou nada que defenda sua afirmação anterior "Que as espadas da antiguidade aparam com maestria". Poste aí alguma fonte que cite técnicas e instruções de "aparo" da antiguidade, ou algum comparativo entre a capacidade destas e as da idade média, ou qualquer coisa nesse sentido.

De outra forma, sua declaração a cerca da capacidade de "maestria" no aparo, por parte das espadas da antiguidade, continua sendo especulativa e no máximo tendenciosa, com ou sem "grupo de estudo".

:roll:


Armitage, vc me escreveu um post cheio de imprecisões, então vc não quer le-las ok, interpretando para vc :
é possivel aparar golpes de espada?
Sim, se chama defesa interna frontal, e defesa externa frontal, se eu estiver usando uma lamina de aço contra uma pessoa que quer me matar, a lamina pode partir e eu morrer? Sim, a outra possibilidade é eu não aparar e morrer
Pq isso é melhor com uma spatha do q com uma claymore? Pq a spatha é menor e mais leve

COMO vc quer q eu prove isso?

Bem, meu "grupo de estudos" (não cito nomes na internet)

é um projeto de um sifu de kung-fu do estilo wing-tsun, q usa armas brancas, ele tem conhecimentos da ecrime romanji, assim como conhece um mestre armeiro rom, treinamos a luta assim como pretendemos gerar algo proveitoso, temos 57 peças feitas e 37 delas são espadas, não temos fins lucrativos, NÃO somos RPG (nada contra porém) , é um grupo de reconstituição historica e um esporte, pretendemos filiar nosso grupo a western martial arts, até o final do ano e breve teremos um website

Abaixo estão: a espada q eu contrui e as nove primeiras q fizemos
 

Anexos

  • 11178.jpg
    11178.jpg
    111,4 KB · Visualizações: 111
  • 11181.jpg
    11181.jpg
    12,9 KB · Visualizações: 82
Última edição:
interpretando para vc :
é possivel aparar golpes de espada?
Sim, se chama defesa interna frontal, e defesa externa frontal, se eu estiver usando uma lamina de aço contra uma pessoa que quer me matar, a lamina pode partir e eu morrer? Sim, a outra possibilidade é eu não aparar e morrer
Pq isso é melhor com uma spatha do q com uma claymore? Pq a spatha é menor e mais leve

COMO vc quer q eu prove isso?

Parece que você não leu meu post anterior direito.

Primeiro, se "é possível aparar golpe de espada" ? Claro, até com vassoura. :roll: Mas NÃO foi isso que perguntei.

Não perguntei se é ou não possível - perguntei: Isso era "instruído como correto e eficiente na época"? Nem os manuais da Idade Média (cujas espadas eram supostamente melhor nesse ofício) não parecem indicar isso.

Resumindo: você pode me indicar a fonte que suporte a sua afirmação : "As espadas da antiguidade aparavam com maestria", em comparação com as da idade média ? Veja bem, você usá-las para aparar HOJE é uma coisa. Você mostrar registros históricos que COMPROVEM que os soldados da época tinham instruções focadas em aparo, e que realmente o faziam, É OUTRA COISA COMPLETAMENTE DIFERENTE.

Espero ter sido claro agora.
 
Parece que você não leu meu post anterior direito.

Primeiro, se "é possível aparar golpe de espada" ? Claro, até com vassoura. :roll: Mas NÃO foi isso que perguntei.

Não perguntei se é ou não possível - perguntei: Isso era "instruído como correto e eficiente na época"? Nem os manuais da Idade Média (cujas espadas eram supostamente melhor nesse ofício) não parecem indicar isso.

Resumindo: você pode me indicar a fonte que suporte a sua afirmação : "As espadas da antiguidade aparavam com maestria", em comparação com as da idade média ? Veja bem, você usá-las para aparar HOJE é uma coisa. Você mostrar registros históricos que COMPROVEM que os soldados da época tinham instruções focadas em aparo, e que realmente o faziam, É OUTRA COISA COMPLETAMENTE DIFERENTE.

Espero ter sido claro agora.


Sim, eu posso, se vc vai aceitar é outra historia, estressado ... ^^

Entre as dezesseis defesas (isso é o basico do basico em qq luta usando armas brancas, exceto facas, adagas etc...) q eram usadas na esgrima italiana, retratada em desenhos das escolas espartanas e atenienses, q até hj são praticas na ecrime romanji, nos niveis mais altos do kung- fu e em outras lutas como a silat com espadas, a eskrima e outras...

Estão incluidas defesas focadas em defender um golpe q vem de cima, ou seja se o cara levantar a espada e for bater em sua cabeça, vc coloca a espada em cima da sua cabeça e o impede de te acertar e ampara o golpe....

Pq não se usa MUITO, pq se vc levantar a espada, seu abdomen fica desprotegido, mas as 16 defesas estão ae para cobrir todos os ataques possiveis a vossa pessoa....

A diferença com a espada da idade média esta na anatomia da espada, compara aquelas do desenho do Lobo, comparou? Veja as que reproduzimos... menores não? Sem duvida mais leves, mais faceis de usar o giro do pulso, mas faceis de levantar, sacou?

A idade média não produziu escolas muito influentes ou excelentes de esgrima, havia muita barbarie, muito campones q era convocado para guerra ou ia sozinho, muitos povos semi-barbaros dominando a europa, pensa só: qual filosofia era mais desenvolvida? a grega ou a franca medieval? Qual civilização produziu obras mais impressionantes? Os germanos medievais ou os romanos da republica? As tecnicas marciais ensinadas se perderam e eram praticadas mais pelos nobres ricos, mas eles aprenderam a temperar o aço...

Ah... e apesar do material ser melhor na idade media, um cara não muito corpulento como eu se dá melhor com uma espada mais leve... mais o cara com a espada maior não necessariamente é melhor ^^

Ah sim... "mas isso só mostra q é possivel Margrave, sua anta! CAPS LOCK MODE ON!!!"

Nops, se existe uma tecnica ancestral que se encontra em diversas lutas desde o começo da luta marcial usando espadas q engloba essa tecnica de amparar golpes que miram em sua cabeça é pq o soldado treinaria as dezesseis defesas e as usaria se necessario

Agora uma espada de ferro quebra? SIM, naquela epoca se morria muita gente sabia? Era inclusive o objetivo da brincadeira: matar o outro xD

Pronto, fui compreendido agora?
 
Lobo, me corrija se eu estiver errado, mas, se tratando de cutelaria medieval, um dos grandes centros produtores de espadas era Toledo, na Espanha, não?:think:
 
Lobo, me corrija se eu estiver errado, mas, se tratando de cutelaria medieval, um dos grandes centros produtores de espadas era Toledo, na Espanha, não?:think:

Sim, Toledo, algumas cidades alemãs (Nüremberg), e francesas, éram os melhores locais manufatureiros de lãminas de respeito em toda a Europa feudal... Toledo continuou produzindo espadas magníficas mesmo depois de conquistada pelos castelhanos, os armeiros e ferreiros moçárabes continuaram mantendo seus cargos, só mudaram os lords...
 
Parabens pelo tópico Lobo Nobre, estou imprecionado com o conhecimento em esgrima e espadas que vc tem, nào conhecia nada de esgrima, mas lendo este topico eu apreendi muito. sou fascinado pelas batalhas de espada mostradas em filmes medievais, por isso treino muito este tipo de luta (mesmo nào conhecendo muito a respeito, e treinando com uma espada esculpida em madeira)

Obrigado. Se quiser informações sobre golpes específicos, é só pedir, q lhe passo o q souber a respeito.


Reamente Lobo vc entende muito bem disso... um tópico maravilhoso!
Vc poderia colocar um pouco sobre as espadas que eram usadas na India, tipo na Pérsia, as cimitarras sabe, espadas com a ponta curvada, gostaria de aprender um pouco mais sobre elas....

Obrigado. Sei pouco sobre lâminas da India e Pérsia, apenas os modelos q já foram falados aqui, e mais um, a "Jambiah", uma adaga difundida desde a India, até a Pérsia, e Arábia Saudita, e Yêmen...

28t.jpg
 
Magrave, veja bem, eu compreendo a manobrabilidade de uma Spatha. Ok. Compreendo que a antiguidade deveria ter sistemas de combate muito mais desenvolvidos e organizados que a idade média. Ok. Mas...

AONDE estão registrados essas 16 técnicas ? Digo isso porque o manual de combate mais antigo de toda europa de que se tem notícia, é do ano 1290 d.c. ( idade média ). Fora isso só podem haver especulações, baseadas em figuras, poemas e sagas, etc. Então qual documento que mostra essas 16 técnicas?

A idade média não produziu escolas muito influentes ou excelentes de esgrima

8-O Como disse acima, a idade média produziu os mais antigos registros sistemas de combate. Exemplo: http://www.thearma.org/manuals.htm

A diferença com a espada da idade média esta na anatomia da espada, compara aquelas do desenho do Lobo, comparou? Veja as que reproduzimos... menores não? Sem duvida mais leves, mais faceis de usar o giro do pulso, mas faceis de levantar, sacou?

Margrave, quanto você acha que pesava uma espada da idade média?

Medieval swords in general were well-made, light, agile fighting weapons equally capable of delivering dismembering cuts or cleaving deep cavities into the body. They were far from the clumsy, heavy things they're often portrayed as in popular media and far, far more than a mere "club with edges." As another source on arms affirmed: "the sword was, in fact, surprisingly light·.the average weight of swords from the 10th to the 15th centuries was 1.3 kg, while in the 16th century it was 0.9 kg. Even the heavier bastard swords which were used only by second-grade fighting men did not exceed 1.6 kg, while the horse swords known as 'hand-and-a-half' swords weighed 1.8 kg on average. When due allowances are made, these surprisingly low figures also hold good for the enormous two-hand sword, which was traditionally only wielded by 'true Hercules.' Yet it seldom weighed more than 3 kg." (Funcken, Arms, Part 3, p. 26).

Ou seja, em média, 1.3 Kg as arming swords, 1.8 kg as mão-e-meia, e 3.5 Kg os espadaços de 2 mãos (zweihander, espadone, claymore, etc.). Se compararmos uma Spatha (que devia pesar em média 0.9 a 1.0 kg, você poderia esclarecer? ) com uma espada de mão-e-meia, vemos que a diferença de peso é insignificante, só que a diferença de alcance, material, balanço e forma (o hilt cruciforme europeu) ficam muito a favor da idade média. Uma espada medieval era muito ágil e manobrável, bem diferente do que hollywood parece mostrar.

Resumindo, se é pra especular, então TUDO fica a favor da espada medieval - resistência, alcance, balanço, etc. e o diferencial de peso é insignificante.


EDIT:
Ah sim... "mas isso só mostra q é possivel Margrave, sua anta! CAPS LOCK MODE ON!!!"
Nops, se existe uma tecnica ancestral que se encontra em diversas lutas desde o começo da luta marcial usando espadas q engloba essa tecnica de amparar golpes que miram em sua cabeça é pq o soldado treinaria as dezesseis defesas e as usaria se necessario

Não entendí isso. Você quer dizer que esse sistema de combate foi passado por tradição oral, ao invés de escrita? É isso? :think:
 
Olá armitage, o quote do forum não gosta de mim então por partes

Sobre a reconstituição
Olha só cara como se sabe como foram as batalhas da antiguidade como as de Alexandre, o Grande? Dario primeiro? Até as manobras romanas de falange? Não havia o manual "Falanges e Peltastes" ou o "Complete guide handbook to Strategos"
Porém esses generais escreviam em seus relatos como as batalhas eram vencidas certo?
Então era escrito detalhes sobre o treinamento dos mais jovens, ou como o sujeito tal revolucionou o metodo tal, e desses resquicios se tem uma reconstituição de tudo

Sobre a idade media:
O que eu disse não foi isso, mas vamos comparar: quem tinha mais conhecimentos de logistica, posicionamento de tropa, impacto de armas, corpos de combate, flanquamento etc..
O strategos ateniente ou o cavaleiro templario? (q as vezes conseguia atacar a cidade arabe aliada pq se perdeu no deserto)
Quem treinava os jovens em artes marciais ( relativas a guerra)
Esparta (ignore o filme, mas conheça a historia da cidade) ou o condado da Joana D'arc que começou sua campanha usando touros e foices de madeira?

Mas estão lá os MESMOS padrões da antiguidade, porém não eram mais ensinados ao corpo militar e sim para quem "valia" alguma coisa, o exercito medieval era bem menos eficiente e treinado q o da antiguidade, sério

Muitos dos manuais do seu site são de esgrima renascentista e outros eddas, poemas, contos e historias (Não manuais, alias leia lá em cima sobre a recriação), a esgrima renascentista porém é totalmente diferente e eu conheço muito pouco sobre ela

Espadas da idade media
Eu inclusive tenho uma Claymore de aço carbono industrial e é relativamente leve, alias fica o site do cara q me vendeu a quem interessar, as espadas são de qualidade
http://www.craigs-medievalsword.com/portugues.htm
A questão não é só o peso, é a anatomia da espada e o tamanho da espada
Vc pode não ver diferença entre 3,5 quilos e 1 quilo, mas existe

Vc diz q ela é superior, sim, pode muito bem ser, mas essa é uma disputa um pouco "Shao-lin é um estilo superior á Wing Tsun?" ou "D&D é superior a Gurps?"

mas analise, se vc tem uma espada com uma lamina de 120 cm vc pode muito bem descer a lamina numa espada de 70 cm e decepar a mão do inimigo, (50 cm aniquila guarda na boa) se for pensar assim aquele troço japones de 200 cm vence todos

Agilidade vem de QUEM manipula a espada, e sim haviam excelente guerreiros na idade media

resistencia : aço > ferro

Hilt= Guarda: a guarda de uma rapiere então é perfeita pq ela não é cruciforme, ela cobre toda a mão do esgrimista, e o kopi também, alias com grande alcance é relativo a eficiencia de uma guarda

Conhecimento e como foi passado
Acredito que o arma tenha o mesmo processo da western martial arts e dos historiadores em geral, lendo os relatos historicos, analise e reconstituição (o pessoal não redesenha armaduras para cosplay alias :P)

Eu fico realmente perdido nesse ponto pq é a mesma coisa q eu te dizer q as bases da capoeira (por exemplo) são essas e vc me dizer: então prove!
Não sei se existe um site ensinando essas bases da capoeira, assim como tenho quase certeza q não existe um site ensinando sobre as bases de luta de espadas... (exceto coisas erradas)
O conhecimento não é oral realmente, mas não é deixado assim tão livre e solto (e nem deveria ser), existe um movimento muito mais forte na europa seguindo sobre reconstituição...

agora a tradição romanji é totalmente oral...

PS: Eu li há algum tempo os livros, mas Bernard Cronwell menciona varias vezes essas bases que eu te falei (sem ensinar) de uma olhada se possivel, são excelentes obras
 
Oi pessoal, Armitage, Margrave, Lobo e todos os outros.
Entrando no meio da conversa, tive a impressão que o que Armitage tentava expor era que defesas baseadas em interceptação perpendicular do trajeto da lâmina eram muito menos enfatizadas (inclusive, se não me engano, havia um artigo da A.R.M.A. justamente sobre esse "mito"), muito bem escrito, por sinal.
Margrave, muito interessante sua iniciativa e seu grupo de estudos. Infelizmente, mesmo entre praticantes de alto nivel, existe muito, mas muito conhecimento que se perde. Oito ou dezesseis, claramente são linhas de estudo, muito frutiferas por sinal (tanto que são usadas em diversos sistemas de lugares distantes - conhecimento convergente), assim como as linhas horizontais de deslocamento. Referencias variadas também ajudam a aumentar horizontes, inclusive reconhecendo particularidades de cada tipo de arma (ocidentais, filipinas, japonesas, chinesas).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo