• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Esfera que caiu do céu no Maranhão deve ser resto de foguete francês

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Apesar de ser raro, como ainda tem vários satélites que estão sendo sucaetados aos poucos, torço pra que aqui não vire destino comum de sucata espacial.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esfera que caiu do céu no Maranhão deve ser resto de foguete francês : moradores estão assustados

Os cientistas brasileiros pretendem investigar um objeto metálico de aproximadamente 30 quilos e 1 metro de diâmetro que moradores relataram ter caído do céu na zona rural do município de Anapurus (MA), a 275 km de São Luis. A esfera metálica veio ao chão por volta das 6h da quarta-feira (22) e assustou os moradores do povoado Riacho dos Poços, a 15 km do centro da cidade.

Objeto cai do céu no Maranhão


120224maranhao_f_001.jpg



Foto 1 de 8 - Uma esfera metálica caiu na manhã da última quarta-feira (22) na zona rural do município de Anapurus (MA). Moradores disseram que ouviram quatro "estrondos" e depois identificaram que se tratava de um objeto espacial Mais Blog Interligado

A queda de objetos, provavelmente do foguete francês Ariane 4, já era prevista pela entidade americana Center For Orbital and Reentry Debris Studies. Segundo o site do órgão, a previsão era de que um objeto do foguete reentrasse na Terra às 7h22 do dia 22, com a diferença de três horas a mais ou a menos – ou seja, pouco mais de uma hora do relato dos moradores.

Segundo testemunhas, com a queda, o objeto atingiu um buritizeiro e um cajueiro, que tiveram galhos arrancados. Os moradores do povoado afirmaram que foram quatro “estrondos” causados com a queda da bola espacial, que abriu um buraco de cerca de um metro no chão próximo a casa de José Valdir Mendes, 46, proprietário do sítio que a esfera caiu.

De acordo com o professor da Universidade Federal de São Carlos, astrofísico Gustavo Rojas, apenas uma análise vai determinar exatamente o que é a peça que caiu no Maranhão. Porém, como um objeto similar do foguete Ariane 4 já caiu em Uganda, em 2002, é uma forte hipótese levada em conta pelo cientista.

“Uma identificação definitiva só pode ser feita após a análise do objeto. Contudo, é muito provável que seja o reservatório de Hélio do terceiro estágio de um foguete Ariane 4, lançado em 1997. Sua reentrada na atmosfera estava prevista para a manhã do dia 22, de acordo com o Center for Orbital and Reentry Debris Studies”, explicou.

Apesar de se tratar de lixo espacial, Rojas afirmou que pelas imagens que viu do objeto ele não contém material radioativo. “Porém, é importante salientar que é sempre prudente evitar tocar nesses objetos até que as autoridades locais sejam alertadas e a natureza do objeto identificada.”

Grande parte da população está assustada com a queda e teme que ocorra outra queda e aconteça um acidente com vítimas, mas Rojas orienta que a possibilidade de uma pessoa ser atingida por um lixo espacial “é muito menor que a de sofrer qualquer outro tipo de acidente cotidiano.”

“O medo é infundado. Estima-se que a chance de isso acontecer seja de 1 em 1 trilhão, enquanto por exemplo a de ser atingido por um raio é de 1 em 1 milhão. Em 50 anos de exploração espacial mais de 5 mil toneladas de lixo espacial voltaram ao solo, sem nenhum relato de vítimas.”

Maranhenses dão palpite sobre bola que caiu do céu; assista
Relatos

Por conta do alvoroço causado pelo objeto, a Polícia Militar esteve no local, na tarde desta quinta-feira, em busca do objeto. Segundo os moradores, muitas pessoas ficaram com medo de ocorrer outra queda de lixo espacial.

“O barulho foi tão grande que os moradores do povoado acharam que era um avião que tinha caído”, afirmou Zacarias Santos, que reside em Chapadinha e foi ver de perto a bola metálica.

De acordo com relatos de moradores do povoado, a esfera caiu em cima de um cajueiro, atravessou o riacho dos Poços e ainda atingiu o tronco de um buritizeiro.

Apesar de a queda da esfera ter ocorrido na zona rural, onde existem poucas casas, os moradores das cidades próximas a Anapurus, como Chapadinha (a 29 km) e Mata Roma (a 7 km) estão assustados. O objeto atraiu centenas de pessoas que foram até o povoado Riacho dos Poços ver de perto o objeto que caiu do céu.

“Estamos todos assustados porque imagina se isso cai em cima de uma casa. A força da gravidade com o peso pode causar um acidente fatal”, disse Santos.

Segundo moradores que mexeram na esfera, o objeto é oco e possui fragmentos soltos dentro do globo. O objeto tem cerca de 1 metro de diâmetro, pesa cerca de 30kg e tem em uma das partes uma espécie de válvula.

A delegacia de Anapurus informou à reportagem do UOL que não houve nenhuma abertura de BO (Boletim de Ocorrência) sobre o caso. Segundo o escrivão Raimundo Gonçalves, não vai investigar o caso. “Iríamos entrar no caso para investigar a origem da esfera se houvesse alguma pessoa atingida pela bola.”

O UOL entrou em contato com a assessoria de comunicação do CLA (Centro de Lançamento de Alcântara) e foi informada de que não havia registro de nenhum evento similar ao ocorrido em Anapurus, apesar de moradores afirmarem terem contatado a base de Alcântara sobre da queda de um objeto espacial. A reportagem enviou e-mail para o diretor do CLA, Ricardo Rodrigues Rangel, para saber se o objeto será levado para o centro e se algum especialista vai analisá-lo, mas até a publicação deste texto não obtivemos resposta.
 
Isso da foto era um cocô gigante congelado na atmosfera (nem sei como minha memória guardou isso, mas enfim).

Queria ver se isso caísse na casa do tiozinho...
 
Isso me lembra as discussões que eu tinha com um major que conheci. Eu tinha um telescópio e ele vivia me perguntando porque eu não calibrava o viewfinder dele e eu sempre respondia que era porque o modelo dele era mal projetado para calibrar. Um dia ele tentou calibrar e também não conseguiu ficando finalmente convencido de que eu estava certo.

Eu acrescentei "A marca dele é boa mas o modelo é ruim."

Uns tempos depois eu fui pescar de madrugada e avistei um objeto em trajetória praticamente retilínea penetrando a atmosfera, queimando aos poucos por fora, em chamas de várias cores a medida que entrava na atmosfera e cruzando todo o diâmetro da abóboda celeste, perdendo altitude gradualmente. Eu falei para ele, aquilo é um objeto artificial, provavelmente um satélite (uns dias depois mostrei a foto na internet com o percurso no mapa e a notícia do local da queda que ficava há uns dois estados de distância de onde eu pescava. Um cilindro enorme tinha caído numa fazenda).

Como eu acredito em ufologia e ele duvidava de mim ocorriam sempre combates homéricos, mas no fundo penso que ele olhava muito pouco o céu ou como se comportam as coisas que voam, e de como elas se aproximam e se afastam, noções de distância, etc... Se ele tivesse levado um pouco mais a sério o assunto ele teria aproveitado melhor a experiência.
 
Última edição:
Como temos um razoável numero de satélites que já viraram ou estão proximos de virar sucata fiquem todos atentos daqui pra frente, em especial quem mora mais próximo da linha do Equador.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo