• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Escuridão e Luz em Valinor

Quando Arda tornou-se arredondada, Aman continuou no mesmo lugar que antes, mas no "Mundo Invisível", aquele mesmo que Frodo ia quando usava o Anel.

Daonde vc tirou essa conclusão ??
Eu achei ela meio precipitada. Em nenhum lugar é dito que Aman havia ficado invisivel.

Se fosse assim, por mais que ela ficasse invisivel ela estaria ali, e poderia ser tocada.
Quando Tolkien disse que ela saiu dos circulos do mundo, não acho que ele queria dizer isso!!
 
Gostei da sua teoria, Fëaruin... faz mesmo sentido...

Mas tenho umas perguntas:
A Rota Plana seria então como um "caminho" para o Mundo Invisível? Uma pessoa que entrasse na Rota Plana passaria diretamente e imediatamente para esse Mundo? Mas, que eu me lembre, o Tolkien diz no Silmarillion que no caminho p/ Aman (isso é, na Rota Plana) dava pra ver Arda se curvando e se afastando para baixo... Seria possível ver Arda como no Mundo Visível estando-se no Mundo Invisível?
 
Mas lembre-se da estória de Eriol, que conseguiu tomar a Rota Plana

Pessoal,

Não sei se sou a pessoa mais indicada para comentar isso (não li os HoME... :cry: ) mas, por tudo o que sei, a estória de Eriol pertence a uma fase em que a concepção que Tolkien tinha de todo o seu "universo subcriado" (poderíamos dizer Ëa?) era completamente diferente da revelada n'O Hobbitt / SdA / Silmarillion publicado... e qualquer utilização de trechos/elementos de uma das concepções para ilustrar / justificar posições a respeito da outra é extremamente perigosa. No mínimo, é necessário verificar se, no ponto em questão, o próprio Tolkien não mudou de idéia...

Estou entendendo que a discussão é a respeito de Aman após o final da Segunda Era, na concepção do SdA, certo?

Então, creio que a comparação com a viagem de Eriol, nesse caso, não seja válida para justificar a questão de Arda plana / Arda curva... pois, na concepção do SdA, a viagem de Eriol não poderia ter acontecido depois da curvatura dos caminhos!

(Quanto às minhas idéias a respeito da curvatura de Arda, bem... vai ter que ficar para depois. Mas prometo postar assim que possível!)
 
Prentice, a história de Eriol só faz sentido com o curvamento do mundo, o curvamento sempre existiu no Legendário. E AElfwine durou bastante tempo no Legendário, mesmo após o SdA.
 
E AElfwine durou bastante tempo no Legendário, mesmo após o SdA.

Eu tinha a impressão de que, na concepção do Legendário da época do SdA, como os livros publicados (o próprio SdA e O Hobbit) teriam sido originados a partir dos escritos de Bilbo, Frodo e Sam, a idéia de AElfwine já teria sido descartada... e não lembro de qualquer menção a ele nos livros disponíveis em português.
 
Não há menção nos livros traduzidos, mas há textos sobre ele nos HoME X e XI, portanto, posteriores ao SdA. Mesmo Bilbo tendo grande importância para que as histórias élficas chegassem à nós, AElfwine também foi um cronista importante.
 
Obrigado pela aula!

Assim, recolho-me à minha ignorância...(droga de HoMEs que ainda não estão disponíveis em português :x )

(E continuo devendo minhas idéias quanto à curvatura de Arda e ao Caminho Reto)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo