• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Escuridão e Luz em Valinor

Como sabemos, ainda quando valinor fazia parte do mesmo mar que banha a terra média, antes de Eä tomar a forma arredondada, Valinor recebia luz de Anar, o Sol, e também era banhada por Isil, a Lua.
A rota do Sol e da Lua era de passarem pela terra média depois caírem na terra de valinor, onde os servos de Ulmo os puxariam e os arrastariam por baixo de Eä e assim eles voltavam a surgir no leste.(Para uma explicação mais detalhada sobre o assunto vide O Silmarillion; Cap. XI - Do Sol, da Lua e da Ocultação de Valinor; pág. 115)
O que aconteceu com esse sistema depois que Valinor deixou de coexistir com a terra média? Como era iluminada a terra de valinor quando ela desapareceu da face da terra?
 
Simples... aman não sumiu do mapa.
Se nem mesmo os Valar podiam sair de arda, imagine aman. Eu acho que o mesmo sol que iluminava a terra media iluminava Valinor.

Tanto é que Frodo no final do RDR ao chegar nas praias de valinor ve o sol nascer.
 
Ele vê, é?
Mas que eu saiba Aman saiu sim de Arda, não sei como... Se não saiu, onde ela está agora no mapa?
 
Não podemos pensar nisso com um enfoque tridimensional. Aman pode ter simplesmente saído do plano dimensional da Terra-Média mas ao mesmo tempo permanecido exatamente no mesmo lugar. Somente quem tivesse autorização poderia chegar lá, e dentre esses estão incluídos o Sol e a Lua.
 
Deve ter havido algo do tipo, de fato, Elrond. Mas um dado concreto ainda temos que pode servir de indicação. A estrada que conduz a Aman é uma estrada reta, não curvada como a superfície de Arda. Eu penso nisso em termos abstratos como o Elrond sugere, mas levando em conta esse dado sobre a estrada, seria como se Aman tivesse ficado pairando em torno de Arda como um tipo de satélite exatamente no lugar em que ela ficava antes. O chasmo aberto na Queda de Númenor teria virado o espaço entre Arda e Aman.

E para quem começar a pensar se Aman, como um satélite de Arda, não teria que ter por exemplo translação em torno de Arda como a Lua, é bom lembrar que no Tolkien Arda é considerada estática e é o Sol que gira em torno dela, não o contrário. Num cenário desses, nada demais se Aman ficar parada.
 
Esse assunto é muito bizarro. Embora eu goste de pensar que Aman continua onde estava, só que inacessível, os barcos voavam até lá. 8O :?

Mas pensar em Aman como um satélite também é problemático, afinal nada diz que Aman também se tornou esférica, não é? E mesmo no espaço nós não a vemos.
 
Eu acho que é como a Avalon dos livros de marion Zimmer Bradley. Se alguém que não soubesse o caminho correto chegasse onde deveria haver Avalon, só encontrava o lago sem a ilha no meio. Já alguém que sabia o caminho correto, e tinha autorização acima de tudo, pra chegar lá, conseguia achar a ilha. Eu penso que com Aman deveria ser a mesma coisa.

Se um mortal velejasse oeste encontraria apenas mar, pois não conhecia o caminho secreto e não era permitido mortias entrarem em Aman (com excessão dos portadores do Anel e do Gimli). Já se um elfo velejasse oeste, chegaria em Aman, pois sabia como chegar e era, acima de tudo, autorizado a chegar!

E uma pergunta: quando Aman foi "removida do mapa", criou-se outras terras no lugar dela?
 
Não se for de acordo com a idéia que eu coloquei.

E tem uma diferença entre Avalon e Aman: o caminho para a primeira não era reto partindo de Arda através de uma tangente à superfície desta. O Tolkien chegou a desenhar isso aí. Então Avalon podia estar em qualquer lugar da Terra mesmo. Eu acho que Aman não pode.
 
Ah é, eu vi um desenho que tinha uma idéia desse tipo Swan. Mas acho que o que eu vi não foi desenhado pelo Tolkien porque tava muito bem pintado e o Professor era um péssimo artista plástico. :lol: O desenho mostrava uma linha de barcos élficos indo em direção ao Oeste e à medida que o oceano curvava, devido à curvatura da Terra, os barcos ao invés de curvarem continuavam em linha reta, meio que voando em direção ao céu.

Agora pensando bem existe outra terra da fantasia que somente pode ser atingida desse modo, a Terra do Nunca. Segunda estrela à direita da lua, em linha reta até o amanhecer. :lol:
 
Eu não lembro desse desenho. O que eu lembro tá no HoME 4, e é um diagrama que acho que nunca foi invalidado por nada que o Tolkien disse mais tarde sobre o curso da Estrada.
 
O assunto é muito claro... como se diz nos livros, Valinor fica "fora dos círculos do mundo"...
 
Pra mim é algo que compreende outra dimensão no espaço tempo. Valinor não está fisicamente fora dos círculos do mundo, mas simplesmente é inatingível materialmente para os mortais. É uma passagem secreta para um mundo mais antigo e imortal. Pra mim tem tudo a ver com as antigas lendas de High Brasil. :D
 
Imagina que vc ta num navio, derrepente a embarcação entra numa nevoa e quando acabar a nevoa vc ve ao fundo o qe vc chamaria de Aman.
Ja com os mortais aconteceria que eles nunca iam ver essa nevoa.

Eu acho impossivel Aman ter saido de Arda Fisicamente, acho que o que o prof. quis dizer ao falar "Saiu dos circulos do mundo" foi que o continente ficou completamente inacessivel por outros que não fossem os elfos.
 
GEnte, primeiro, Eä e Arda não são a mesma coisa; Arda tornou-se redonda, Arda é a Terra, Eä, o universo, ou seja, toda a existência.

Quando Arda tornou-se arredondada, Aman continuou no mesmo lugar que antes, mas no "Mundo Invisível", aquele mesmo que Frodo ia quando usava o Anel. Os elfos de Aman coexistem nos dois mundos, Visível e Invisível (vide Glorfindel); por isso que o caminho para lá é a Rota Plana, porque antes o mundo era plano; o caminho para Aman continuou o mesmo, mas era muito mais "secreto".
 
Fea, o "invisível" não deveria ser exclusivamente espiritual? Não acho que Aman tenha perdido a substância. Só estaria inacessível.
 
Não, não só espiritual. Os Nazgûl usavam esse artificio para amedontrar servos. Eles podiam levar esse servos para o "Mundo das Sombras" (Wraith-world). Se eu não me engano, é Gorbag que afirma isso.

Esse mundo invísivel seria um outro aspecto da realidade, coexistindo com o nosso mundo.

Apesar de Tolkien não ter afirmado nada nessa direção, concordo com o Fëa ao dizer que Aman foi para esse "Mundo Invisivel", ficando praticamente no mesmo local, mas inacessível a humanos.
 
Aman está escondida, mas permanece no mesmo lugar, Em nenhum lugar fala que a iluminação de Arda mudou de alguma maneira. Aman está oculta mas continau a exercer o que exercia antes... Ela continua lá...
 
Ringil Æ disse:
Fea, o "invisível" não deveria ser exclusivamente espiritual? Não acho que Aman tenha perdido a substância. Só estaria inacessível.

Eu não acho, Ringil. Os Nazgûl, por exemplo, só têm "forma" no Mundo Invisível, mas nem por isso são espirituais, ou espíritos. O Invisível é mais ou menos isso mesmo: o Invisível. Meio difícil de explicar; sim, Aman está inacessível por estar no mundo Invisível, não porque ela tenha se tornado "espiritual". Ela é física e muito real, mas inacessível porque não podemos vê-la, de certo modo, nem podemos tomar a Rota Plana; porque não sabemos onde ela fica. Mas lembre-se da estória de Eriol, que conseguiu tomar a Rota Plana; mesmo que tenha sido meio que na cagada. :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo