1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Esculpir o tempo

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Pips, 24 Out 2008.

  1. Pips

    Pips Old School.

    Andrei Tarkovski é sem dúvida um dos maiores cineastas que existiram nesse mundo. Uma visão e um tato para criar atmosferas, contar histórias e deixar uma marca registrada. Eis que logo após ter assistido A Infância de Ivan (Ivanovo detstvo, 1962), há pouco mais de dois anos, indicam um livro, Esculpir o Tempo, do próprio cineasta contando sua maneira de fazer filmes e quais as mensagens que ele tenta transmitir em cada um.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
  2. Anica

    Anica Usuário

    Eu tenho esse livro aqui em casa, já li vários pedacinhos dele mas nunca o todo, no final das contas. Mas ele é genial. Na verdade, por causa desse livro cheguei até a ter uma idéia de pesquisa que desenvolveria no mestrado hehe

    Ótimo artigo, Pips =D
     
  3. Pips

    Pips Old School.

    E você não vai compartilhar essa idéia com seu camarada (lembrei agora que você ficou de me mandar o projeto de mestrado ano passado e necas)?
     
  4. Anica

    Anica Usuário

    O projeto que mandei para a banca foi outra coisa, mas o que eu tinha em mente antes era sobre a adaptação de um livro para um filme. Ele chega a fazer vários comentários sobre as diferenças sobre cinema e literatura que dão um banho em muito crítico literário por aí :think:
     
  5. Pips

    Pips Old School.

    Se você tivesse me contado na época eu teria enchido o saco para você seguir com essa idéia. Aliás, agora você já leu Onde os fracos não têm vez, existe adaptação fiel ou não? :calado:
     
  6. Anica

    Anica Usuário

    Fidelidade no sentido de passar exatamente o que está no livro, é bem difícil. Mas No Country, por exemplo, apesar de fazer algumas mudanças do livro para o filme, é bastante fiel. Aquela coisa: na troca de mídias sempre tem algo que fica de fora ou algum elemento novo que é incorporado pelo diretor (que passa para a tela a experiência dele como leitor, que pode ser ideal ou não).
     

Compartilhar