• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Escritores doutrinários

Diego-

Usuário
Roubei a idéia de algo que vi lá no orkut. Há uma comunidade de nome "Doutrina dos livros certos" cuja descrição é: Para aqueles que acham que viver consiste basicamente em ter lido os livros certos.
Pois bem, pensei em cada um aqui citar o nome de DOIS autores e também o motivo pelo qual você considera suas obras indispensáveis. Assim, podemos ter uma idéia geral do que a galera mais gosta e também o que estamos deixando passar por aí. Aquele que quiser começar logo abaixo, sinta-se a vontade. (:
 
Dante Alighieri, pois sem seus textos, é complicado compreender o medievo, a religião, a igreja, as concepções humanísticas e renascentistas, a pujança do amor... Dante é uma enciclopédia que todos deveriam ter e ler.

Goethe, pois sem seus textos, é complicado compreender a modernidade (...) [insira tudo que eu disse sob Dante com uma concepção voltada para o homem moderno: Goethe constitui enciclopédia tão forte e tão palpitante quanto a dantesca, além de ter sido um construtor de seres humanos literários vívidos, como comprovado em Os Anos de aprendizado de Wilhelm Meister....]
 
Mavericco disse:
Goethe, pois sem seus textos, é complicado compreender a modernidade (...) [insira tudo que eu disse sob Dante com uma concepção voltada para o homem moderno: Goethe constitui enciclopédia tão forte e tão palpitante quanto a dantesca, além de ter sido um construtor de seres humanos literários vívidos, como comprovado em Os Anos de aprendizado de Wilhelm Meister....]

[align=justify]Mavericco, tu já deu uma olhada na análise que o Marshall Berman faz de Fausto no livro Tudo que é Sólido se Desmancha no Ar? É bem interessante, ainda mais tendo você citado a modernidade. Acho que vale a pena você dar uma olhada.[/align]
 
Se a pessoa gostar tanto de literatura de fantasia, mistério e horror como eu gosto, recomendaria dois autores:

J.R.R. Tolkien - que lesse pelo menos a trilogia "O Senhor dos Anéis" já que ali tem tudo o que tem que ter em uma história de fantasia;

Edgar Alan Poe - cujo estilo influenciou e continua influenciando inúmeros autores e cineastas e sem o qual não existiria (ou pelo menos seriam bem diferentes) dois outros autores que recomendaria:

H P Lovecraft e Arthur Conan Doyle.

:sim:
 
Lucas_Deschain disse:
Mavericco disse:
Goethe, pois sem seus textos, é complicado compreender a modernidade (...) [insira tudo que eu disse sob Dante com uma concepção voltada para o homem moderno: Goethe constitui enciclopédia tão forte e tão palpitante quanto a dantesca, além de ter sido um construtor de seres humanos literários vívidos, como comprovado em Os Anos de aprendizado de Wilhelm Meister....]

[align=justify]Mavericco, tu já deu uma olhada na análise que o Marshall Berman faz de Fausto no livro Tudo que é Sólido se Desmancha no Ar? É bem interessante, ainda mais tendo você citado a modernidade. Acho que vale a pena você dar uma olhada.[/align]

Dei uma pesquisada e o livro parece ser excelente :sim:
Vou dar uma conferida nele quando tiver tempo... Além do Fausto, ele dá umas guaribadas em outros textos de forma bem interessante... Hum...
 
Clara disse:
Se a pessoa gostar tanto de literatura de fantasia, mistério e horror como eu gosto, recomendaria dois autores:

J.R.R. Tolkien - que lesse pelo menos a trilogia "O Senhor dos Anéis" já que ali tem tudo o que tem que ter em uma história de fantasia;

Edgar Alan Poe - cujo estilo influenciou e continua influenciando inúmeros autores e cineastas e sem o qual não existiria (ou pelo menos seriam bem diferentes) dois outros autores que recomendaria:

H P Lovecraft e Arthur Conan Doyle.

:sim:

Eu não sou gosto muito do Poe e do Lovecraft, que eu achei muito, mas muito parecidos mesmos. Mas tenho que concordar, sem Poe -> sem Assassinatos na Rua Morgue -> sem Conan Doyle -> sem Sherlock Holmes, o detetive mais fodástico da literatura XD
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo