• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Escrever um livro de ficção ou fantasia épica: Será que é uma boa ideia?

Concordo plenamente! Grande parte dessa ojeriza pela literatura nacional deve-se ao tosco ensino da Língua Portuguesa nas escolas. Na minha opinião a redação deveria ser ensinada desde cedo e junto com o Português. Não adianta um professor pedir ao um aluno um trabalho sobre como determinado autor trabalha com a linguagem irônica de um Machado de Assis, se o coitado mal consegue escrever uma redação de 10 páginas. Eu só fui gostar de português depois de aprender a escrever nas aulas de Redação.

é tudo que eu penso...vou até fazer uma iniciação científica sobre isso.
 
Re: Escrever um livro de ficção ou fantsia épica: Será que é uma boa ideia?

Vocês estão partindo do principio que para editar um livro é preciso uma grande editora. Isto não é necessariamente indispensável. Você pode fazer um lançamento independente. Você mesmo edita o livro, faz uma tiragem pequena, 200 a 500 exemplares. Nessa modalidade o que você vender é todo seu. Normalmente só com a noite de lançamento já consegue recuperar o dinheiro investido. Tu não vais ficar rico, mas será um escritor com um livro lançado e com o reconhecimento de ter feito muito mais do que a maioria da pessoas.
Quanto ao plágio. O melhor a fazer é registrar o seu livro. Pesquise na rede e veja que não é um bicho de sete cabeças.
Organizar idéias é complicado. eu mesmo estou escrevendo uns três livros ao mesmo tempo. De vez em quando eu pego um e dou uma atenção maior a um deles. Pra não ficar frustrado com a demora eu preencho o tempo escrevendo contos.
Boa sorte pra vocês.


Contos? Mmm.. legal. Eu tenho escrevo muitos contos ao mesmo tempo, mas nunca os termino.. acho que pelo tamanho deles eu não os posso considerar "contos", e sim "histórias-gigantes". Seria legal também editar um livro reunindo seus contos, e não com apenas uma história só (apesar de que esta alternativa, em minha opinião, não deva ser descartada por um escritor). Talvez, escrevendo e editando contos seja uma forma do autor começar sua carreira na mídia.
 
Eu já pensei em escrever um livro, escrevi e publiquei. E posso dizer pela experiência que vale a pena sim. Apesar de o Brasil ser um dos piores lugares para a Fantasia. Considerada uma literatura menor e só para crianças.
Mas quando alguém lê seu livro e diz que gostou, ou melhor, pede pelo próximo, vale a pena todo o trabalho.

A propósito, alguém aqui desenha para HQ?

E todos estão convidados para ler. Chama-se O Segredo da Guerra e o preço tá baratinho R$25,00.
 
Última edição:
Decidi recomeçar hoje, estimulado pelos colegas da Valinor, a saga das Bio-Holdings! Uma saga de fic sobre a guerra tecnológica entre as megas corporações no ramo da genética e na conquista do espaço. Espero deixá-la o mais atualizada possível. :mrgreen:
 
Última edição:
Contos? Mmm.. legal. Eu tenho escrevo muitos contos ao mesmo tempo, mas nunca os termino.. acho que pelo tamanho deles eu não os posso considerar "contos", e sim "histórias-gigantes". Seria legal também editar um livro reunindo seus contos, e não com apenas uma história só (apesar de que esta alternativa, em minha opinião, não deva ser descartada por um escritor). Talvez, escrevendo e editando contos seja uma forma do autor começar sua carreira na mídia.

Eu também tento escrever contos, porque posso usá-los como base do meu livro, mas eu escrevo as coisas lá pelo meio e nunca consigo terminar. Às vezes acho que não vou conseguir.

Eu já pensei em escrever um livro, escrevi e publiquei. E posso dizer pela experiência que vale a pena sim. Mas quando alguém lê seu livro e diz que gostou, ou melhor, pede pelo próximo, vale a pena todo o trabalho.

Deve ser uma sensação muito boa. Eu escrevi o começo de uma história e mostrei pra uma amiga e ela gostou, mas eu não gostei e joguei no lixo. Devia ter guardado.

Decidi recomeçar hoje, estimulado pelos colegas da Valinor, a saga das Bio-Holdings! Uma saga de fic sobre a guerra tecnológica entre as megas corporações no ramo da genética e na conquista do espaço. Espero deixá-la o mais atualizada possível. :mrgreen:

Eles também me estimularam. Acho que agora vou tentar começar e espero que dê certo. Sorte pra mim.:mrgreen:
 
http://www.lulu.com/

Esse sitio alguém conhece?
Você faz o upload do seu livro. Configura ele como você quer. Você mesmo põe o preço.
A venda funciona por pedido particular. Alguém pede o seu livro. Eles produzem e mandam pro cliente. O Lulu fica com 20 ou 30 porcento do lucro (preço de venda - custo). O resto é seu.
Acho que vale a pena dar uma conferida.
 
Última edição:
Gosto demais de escrever, e tenho um grande desejo de escrever um livro ambientado em um lugar criado por mim... Mas não é algo facíl de se fazer e por enquanto esse desejo é um horizonte muito longínquo...
 
eu faço isso ,estou escrevendo ou seja criando um mundo imaginario como tolkien e lewis ( meus escritores favoritos) .dar certo acho que sim ,pois pra escrever um livro devemos ter muito tempo , criatividade,e imaginaçao ,e msm que vc escreva um livro perfeito (no sentido do enredo ,da ortografia ,ou seja do contexto ) e muito dificil ,ser grandemente reconheçido pela sociedade ,pois vemos hoje em dia quantos escritores batalham para serem conhecidos ,para adquirirem um espaço ,mas nao devemos nunca desistir ,e sempre correr atras ,a melhor coisa que vc tem a fazer e escrever o seu livro assim apos ter escrito procurar uma editora mostrar o seu trabalho ,assim sera levado para a revisao e apos vc recebera uma lista de sugestaos apos ter feito toda a correçao ,vc investira no seu trabalho assim seu livro sendo producido a editora ira distribuir as livrarias ,mas para ser reconhecido depende de vc ,vc tera que batalhar bastante ,mas vale a pena tentar !!
 
Como já dizia o poeta
"Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena"

Escrever qualquer livro não é tarefa fácil e nem pouco trabalhosa, pelo contrário.
Mas quem escreve, deixa ali, em tinta e verbo um pedacinho da sua alma, da sua existência passageira.
Escrever um livro, é acima de tudo imortalizar seus ideais, ainda que indiretamente.

Por isso, reconhecimento é secundário. Faça um livro com amor, e os frutos doces virão.

Primeiro prime pela qualidade, o reconhecimento provém dela.
 
Claro que eu ja pensei em escrever um livro igualmente fantastico, ou seja, no mesmo tema, natureza e etc. Tanto é que o estou escrevendo. Embora eu sempre tenha gostado de escrever, foi Tolkien que despertou isto em mim, e hoje é ate dificil para mim escrever sobre coisas "reais" e conteporaneas. Mas é muito dificil lançar um livro no Brasil, uma que se você mesmo for editar vai gastar muito dinheiro e destribuiçao e ilusraçao da capa e essas coisas todas.

:roll:
 
Como já dizia o poeta
"Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena"

Escrever qualquer livro não é tarefa fácil e nem pouco trabalhosa, pelo contrário.
Mas quem escreve, deixa ali, em tinta e verbo um pedacinho da sua alma, da sua existência passageira.
Escrever um livro, é acima de tudo imortalizar seus ideais, ainda que indiretamente.

Por isso, reconhecimento é secundário. Faça um livro com amor, e os frutos doces virão.

Primeiro prime pela qualidade, o reconhecimento provém dela.

:yep::D:yep:
 
E é super bacana depois quando você vê alguém rindo de uma situação que você criou e
mesmo o escritor quando lê rirá e se emocionará. Eu mesma já chorei ao ler um trecho que eu havia acabado de escrever; e é bom admirar a bravura e a coragem de seu personagem :D
e dói ver a crueldade nos olhos de um outro, mas todos eles são um pedacinho de você.
Escrevendo eu me divirto bastante e os diálogos dos meus textos me distraem enquanto o tempo passa.
 
Última edição:
Nossa, escrever um livro é tão complicado!
Aconselho sempre a começarem a escrever pequenos contos, para só entao entrar na batalha por um livro na íntegra...
Quanto a publicar, creio que este é o lado mais simples...as editoras estão mais abertas, mais acessiveis...
 
Nossa, escrever um livro é tão complicado!
Aconselho sempre a começarem a escrever pequenos contos, para só entao entrar na batalha por um livro na íntegra...
Quanto a publicar, creio que este é o lado mais simples...as editoras estão mais abertas, mais acessiveis...

como assim as editoras estao mais abertas e mais acessiveis? todo mundo que eu conheço e que já pulblicou um livro me diz que foi uma luta. Eu estou agora tentando encontrar contatos, mas COMO? COMO? COMO?
rsrs:think:
 
como assim as editoras estao mais abertas e mais acessiveis? todo mundo que eu conheço e que já pulblicou um livro me diz que foi uma luta. Eu estou agora tentando encontrar contatos, mas COMO? COMO? COMO?
rsrs:think:

Estão sim...mas claro que nas editoras pequenas, que ainda não são muito reconhecidas....mas publicar um livro é publicar um livro! o realizar de um sonho...Já editoras famosas a história é outra...mas quem sabe um dia o talendo e a persistência vence qualquer nome e status!
 
O meio mais fácil de publicar algo hj em dia é para quem já está na universidade...somos praticamente obrigados a publicar nossas idéias para conseguir pontos para o currículo...Mas para quem está de fora, vale a boa e velha pesquisa em busca de editoras pequenas, de preferencia novas...é fácil contactá-las hj em dia...
 
Realmente....acho tão interessante como são as coisas fora do país...o kra vai lá e vende sua idéia para a editora, para só entaum de contrato em mãos e cumprindo prazo, escrever o livro de fato....
Mas termine sua histórie e a envie para outros lugares,com certeza terás resposta positiva...A propósito sobre o que está escrevendo?
 
Bom, vou indo agora....mas realmente sua história é interessante...batalhe por ela...quem sabe um dia..lista dos mais vendidos?! rsrs...tudo é possível...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo