• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Escrever um livro de ficção ou fantasia épica: Será que é uma boa ideia?

Jango disse:
Não querendo aterrorizar ninguém, mas vocês já pensaram no fato de que ao escrever um livro de fantasia épica pode acontecer de serem comparados com o Tolkien?
O que vocês pensam sobre isso?
:uhum: :uhum: :uhum:

A imprensa constuma falar muita besteira mesmo. Normal. :)
 
Bem, na minha opinião, se estiver mesmo disposto a escrever um livro, vá em frente, porque acho que o mais importante é a força de vontade, e com ela tudo se consegue (ou pelo menos vai-se no caminho certo para isso né?)
 
Bem, na minha opinião, se estiver mesmo disposto a escrever um livro, vá em frente, porque acho que o mais importante é a força de vontade, e com ela tudo se consegue (ou pelo menos vai-se no caminho certo para isso né?)

mas que discursso de miss :lol:

a grande verdade é: você ter o talento, SABER que tem e colocar em prática. senão, aluga um filme.
 
Já. Escrevi "fictions" sobre os quais fiz certa "propaganda de pré-produção" e com os quais me decepcionei profundamente. Eu tinha 16-17 anos, não parava de encontrar falhas e ler textos que eu considerava dar uma lavada no meu. Já abalado com as falhas mostrei o texto a um pequeno grupo de pessoas muito mal escolhidas que não me deram opiniões muito animadores sobre os mesmos e acabei deletando o trabalho de meses como se fosse uma nova pasta.

A verdade? Me arrependo. Ruim ou não foi meu primeiro e único texto realmente longo e com correção ou reutilização ao longo de anos poderia se tornar uma ótima história. Mas eu estava em uma fase ruim da vida e em meio a tantas "Projeções" da dor que eu sentia por meus problemas pessoas e atitudes intantis mal medidas acabei fazendo essa babaquice, entre muitas outras.

Resumindo, penso sim em escrever um livro, talvez não com o nível de fantasia de Tolkien e a criação de um novo mundo do autor, mas ao menos uma história intrigante no "nosso mundo", em uma época qualquer a ser definida, algo muito mais próximo da nossa realidade.

Sem mais, abraços
 
Pessoal abaixo segue o 1º orçamento que fiz em Florianópolis. Os preços ficaram um pouco fora do que gostaria, mas, lembro que esse é o primeiro orçamento.


DESCRIÇÃO E ETAPAS DO PROJETO

Pesquisa de Campo

O texto será fornecido pelo cliente.

Trabalho jornalístico

Diagramação e editoração eletrônica; serviço catalográfico fornecido pelo cliente.

Design gráfico

Trabalho de criação de lay-out e arte final fornecido pelo cliente.


Circulação/Distribuição: Ficará a cargo do cliente.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

OPÇÃO 01
Tipo Livro
Formato Fechado 10,5X18cm
Cor 4 X 0 cor na capa; miolo 1X1 cor
Número de páginas 100 + capa
Papel Supremo 250gr e miolo Off Set 75gr.
Tiragem 300
Acabamento Dobra, intercalado, Lombada quadrada, plastificação 1X0 na capa.
Valor Unitário R$ 5,77
Valor R$ 1.730,00
PARA TIRAGEM DE 500: R$ 2.190,00 – Valor Unitário: R$ 4,39
PARA TIRAGEM DE 800: R$ 2.665,00 – Valor Unitário: R$ 3,34
PARA TIRAGEM DE 1.000: R$ 2.966,00 – Valor Unitário: R$ 2,97

*Incluído serviço de fechamento de arquivo e impressão.

Forma de pagamento: A vista
 
As vezes penso em escrever um livro também, mas nunca consigo dar uma continuidade a ele, mas eu gosto muito de escrever, as vezes escrevo e jogo fora, escrevo e guardo, talvez nunca consiga escrever um livro, mas gosto muito de escrever.
Talvez seja hereditário, minha mãe foi professora e escritora, infelizmente no ano em que ela lançou seu primeiro livro (Nas Asas do Pensamento) , ela morreu. :sad:
 
Eu no meu caso sempre gostei mais de ficção. Gosto de imaginar o tipo sociedade e a tecnologia que ainda estão por vir. Escrevi uma história curta de fic há uns anos atrás e to tentando ressussitar. E aí vem o problema de toda a ficção futurista: a atualização tecnológica. Muitas "invencionices" minha já estão com data vencida... redículas pra ser mais sincero. Já o problema de uma fantasia tolkeniana é que há muito pouca margem ou brechas aceitáveis para criar uma outra ramificação dentro dele. Além de exigir um razoável conhecimento de locais e de história. Mas desistir JAMAIS!
 
Este é um dos meus sonhos, escrever um livro de fantasia. Também gostaria de ter aula em Oxford (onde Tolkien e Lewis aprenderam e lecionaram). Se eu fizer faculdade no Brasil, não farei letras (detesto a literatura brasileira). Se for no exterior, provavelmente será contrário. Mas ainda tenho de decidir se quero me graduar no exterior, porque abandonar o seu país de origem e sua família não é nada fácil.:roll:
 
Este é um dos meus sonhos, escrever um livro de fantasia. Também gostaria de ter aula em Oxford (onde Tolkien e Lewis aprenderam e lecionaram). Se eu fizer faculdade no Brasil, não farei letras (detesto a literatura brasileira). Se for no exterior, provavelmente será contrário. Mas ainda tenho de decidir se quero me graduar no exterior, porque abandonar o seu país de origem e sua família não é nada fácil.:roll:

Olha, dependendo da universidade, tu pode fazer letras e optar por uma habilitação só em inglês, por exemplo. Daí você terá bem menos literatura brasileira e mais de literatura em língua estrangeira, em especial, na língua que tu tenha escolhido. Bem mais fácil que trocar de país!
 
Este é um dos meus sonhos, escrever um livro de fantasia. Também gostaria de ter aula em Oxford (onde Tolkien e Lewis aprenderam e lecionaram). Se eu fizer faculdade no Brasil, não farei letras (detesto a literatura brasileira). Se for no exterior, provavelmente será contrário. Mas ainda tenho de decidir se quero me graduar no exterior, porque abandonar o seu país de origem e sua família não é nada fácil.:roll:


Não acredito que a faculdade vá fazer diferença na hora de você escrever um livro. O máximo que ela vai te dar são algumas ferramentas e técnicas. Mas no fim quem sabe o que usa e como usa é você. E aí não vai fazer diferença se você estudou em Pindamonhangaba ou em Harvard. Pois as escolhas serão suas e só suas.
Boa sorte com os textos. E converse com alguém que faz faculdade de letras no Brasil, não sei se o seu desgosto com a literatura nacional seria um forte impeditivo para a realização da sua graduação em terras tupiniquins.
Boa sorte e até a próxima.
 
Não acredito que a faculdade vá fazer diferença na hora de você escrever um livro. O máximo que ela vai te dar são algumas ferramentas e técnicas. Mas no fim quem sabe o que usa e como usa é você.

Lembrei agora que a Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, aqui no Rio Grande do Sul) tem um curso superior chamado "Formação de escritores e agentes literários", que é voltado justamente para aqueles que desejam ser escritores de ficção. Não sei dizer sobre a qualidade do curso, mas pode ser uma opção. A universidade tem até uma parceria com a Academia Brasileira de Letras.
 
(...) Se eu fizer faculdade no Brasil, não farei letras (detesto a literatura brasileira). (...)
Só lembrando que a literatura brasileira tem muito a nos ensinar, especialmente os ditos clássicos. Por mais clichê que este comentário possa parecer.

Há de se considerar também se é válido odiar algo que não se conhece bem. Se for o caso, é claro.

E de qualquer maneira, cada qual com sua opinião...


Só para lembrar que a faculdade de Letras não ensina ninguém a escrever. :)
 
Não acredito que a faculdade vá fazer diferença na hora de você escrever um livro. O máximo que ela vai te dar são algumas ferramentas e técnicas. Mas no fim quem sabe o que usa e como usa é você. E aí não vai fazer diferença se você estudou em Pindamonhangaba ou em Harvard. Pois as escolhas serão suas e só suas.
Boa sorte com os textos. E converse com alguém que faz faculdade de letras no Brasil, não sei se o seu desgosto com a literatura nacional seria um forte impeditivo para a realização da sua graduação em terras tupiniquins.
Boa sorte e até a próxima.


Mas não seria para aprender a escrever. Seria mais pela experiência de estar no mesmo lugar que Tolkien e Lewis estiveram:cool:
 
Realmente. Muitas pessoas (muitos brasileiros também) acham que uma pesoa (escritor, compositor,etc) é melhor do eles (de certo porque muitos desses ecritors ou compositores são pessoas são "geniais ou intelectuais"). Estão errados porque ninguem nasce gênio nem intelectual. As pessoas começam (aí sim) com um sonho. E mesmo se esse sonho for grande demais, "é melhor morrer com ele do que deixar que ele morra sozinho" (assim disse um dos nossos homens de letras, não me lembro o nome).
 
Só lembrando que a literatura brasileira tem muito a nos ensinar, especialmente os ditos clássicos. Por mais clichê que este comentário possa parecer.

Há de se considerar também se é válido odiar algo que não se conhece bem. Se for o caso, é claro.

E de qualquer maneira, cada qual com sua opinião...


Só para lembrar que a faculdade de Letras não ensina ninguém a escrever. :)

Concordo plenamente! Grande parte dessa ojeriza pela literatura nacional deve-se ao tosco ensino da Língua Portuguesa nas escolas. Na minha opinião a redação deveria ser ensinada desde cedo e junto com o Português. Não adianta um professor pedir ao um aluno um trabalho sobre como determinado autor trabalha com a linguagem irônica de um Machado de Assis, se o coitado mal consegue escrever uma redação de 10 páginas. Eu só fui gostar de português depois de aprender a escrever nas aulas de Redação.
 
Já pensei, tô pensando e quero ver se levo adiante.
Mas não é por fama não; minha vontade é de ler meu próprio livro.
Na verdade se eu escrever até vou usar pseudonimo, por que não quero que os outros digam "foi ela que escreveu" e sim "esse livro e muito bom". Não to dizendo que precisa ser tão bom quanto Tolkien, longe disso, mas que as pessoas elogiem e sem saber que fui que escrevi.
O que eu quero é ter uma boa história épica na estante da minha casa pra quando eu quizer ou quem quizer ler um bom conto fictício.
 
Última edição:
o problema é que criou-se um "elite" na literatura brasileira, a qual só valoriza livros sem pé nem cabeça que contenham alguma forma aparente e aloucada de crítica social. E pra essa elite livros como O senhor dos anéis são livros pra criancinha. Olha, eu estou fazendo faculdade de Letras, e tudo o que eles valorizam é obras que criticam uma realidade blah blah blah..por causa disso a literatura brasileira está andando pra trás. Acho que se você tem vontado você deve fazê-lo e dar o seu melhor, pois é o que eu vou fazer, assim fazemos nossa parte pra mudar a cara da literatura brasileira, que assim como o Brasil está indo para o lixo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo