• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Escrevendo um livro

no lugar certo ou não... gostei das perguntas...

o que você precisa ter em mente quando vai escrever é simplesmente sua história...
o mundo e a mente dos personagens...
é preciso entrar na trama e se sentir em meio a ela...

dar "personalidade" aos personagens é o mais difícil, na minha opinião...

quando não estiver criativo...
não escreva!
é simples...
ou sairá algo forçado...

não se apegar em gêneros é melhor que se encaixar em um...

criar uma história original é o mais difícil...
mas todas as linhas trazem a mesma dificuldade...
 
Para escrever uma história o mais importante é abordar temas em que estamos muito à vontade na matéria.
Se não estivermos, temos de fazer pesquisa.
Ou seja, é preciso ser-se coerente, entendido e autêntico no que se escreve.

A inspiração, raramente existe.
Quando surge, deriva de emoções recentes, quer sejam boas ou más.
Nesses momentos, surgem os melhores trechos que podemos escrever.

Mas quem escrever 10 páginas por dia, no fim vai perceber que valeu a pena, pois há sempre um capítulo, um parágrafo ou mesmo uma simples frase nessas 10 páginas que fará com que tenha valido a pena escrever.

Inventar personagens?
Se pensar bem, elas já existem à sua volta.
 
falou e disse!!! a inspiração vem do momento, eu gosto muito de temas contemporanios, pois neles posso basear minhas vida, assim eu vou escrevendo uma espécie de diário mas modificado, inventando personagens e situações que me são apresentadas durante os dias, é bem divertido, mas não passo de duas ou três folhas.
 
Primeira coisa, fique num lugar no qual se sinta bem, assim a inspiração para escrever vem mais fácil. O melhor a se fazer é sempre andar com um caderninho e caneta, as vezes você tem idéias do nada, e que se não forem anotadas acabam sendo esquecidas. Nunca force nada, deixe as coisas fluirem naturalmente.
Quanto aos personagens, observe as pessoas a sua volta, ajuda bastante a criar gente nova.É observando o ambiente que criamos as coisas.
 
Tem que deixar fluir, aproveita toda vez que surge uma idéia.
Não tenta força um tema, eu sempre quis, como quase todos, fazer algo parecido com SDA, mas até agora não me veio nada, meus textos normalmente são de algo que eu entendo um pouco e que estou a par atualmente.
 
Costumo escrever mais do que o devido (leiam "exagero")
Na verdade, sempre achei q começar a historia eh bem mais dificil q desenvolvê-la... eu costumo seguir a sugestao de andar sempre com (o que um dia já foi, pois hj está acabado e rabiscado) um caderninho...

Qndo eu nao tenho inspiraçao, eu começo a prestar atençao nas coisas ao meu redor...sempre vai ter algum detalhe que vai me chamar a atençao e eu começo a imaginar historias a partir disso (sim, sou meio louco, jah devem ter notado)...

Personagens p mim o dificil sao os nomes... caracteristicas fisicas eu pego inspiraçao das pessoas ao meu redor e a personalidade eu gosto de misturar de diversas pessoas q eu conheço q nao tem nada a ver umas coma as outras (isso tb ajuda a entender mais as pessoas) :mrgreen:

Eh um monte de loucura jogada num fórum da internet, mas espero q ajude...
 
Jah li em algum lugar q nossas idéias mais originais são, ou um monte de fragmentos de loucuras q jah pensamos e resolvemos juntar, ou são um simples clarão de luz q cai na nossa cabeça numa questão de segundos...

Não sei se isso fica uma tentativa de suporte vaga ou otimista demais... mas acho que qualquer idéia q vem, se for lapidada e estudada (de preferencia nao no meio da aula de matematica, pq eu tb sei as consequencias disso), gerará bons frutos...
:mrgreen:
 
O que fazer quando não está criativo?

Quando eu não estou com criatividade, ouço música, rabisco numa folha em branco (aí fico de mau humor, apago tudo e encaro a pequena imensidão branca da folha de papel), faço historinhas curtas e engraçadas dos meus personagens, ou escrevo frases que me animam a fazer alguma coisa (como, por exemplo, 'este mundo será minha utopia'), até que a inspiração me chute na cara e começo a escrever algo de que eu goste. Por 'algo de que eu goste', entendam 'capítulo que eu não precise editar drasticamente mais tarde'.


Como inventar pesonagens?

Misturando personalidades. Alguns dos meus personagens foram baseados em alguns traços da minha personalidade (mau humor matinal, por exemplo), outros, na personalidade de amigos meus (gosto por videogames). Não faz mal procurar em mitologias também.


Como saber que gênero você escreve?

É pelo gênero em que você está mais à vontade. Eu, por exemplo, me sinto melhor escrevendo fantasia, mas sempre quis tentar um mistério, graças a um trabalho escolar que tive que fazer uma vez.

Espero ter ajudado ^^
 
Tenha uma personagem com um problema monumental, intratável mesmo. Arranje uma maneira bem original de resolver esse problema, essa situação. O resto será bem fácil.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo