• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Escrevendo em Português com Tengwar?

Deriel

Administrador
Depois de alguns meses de discussão dentro do Lambendili [Grupo de Linguística do Conselho Branco] foi terminada ontem a versão 1.00 do MTP - Modo Tengwar Português.

Agora os estudiosos e curiosos que desejavam uma forma pronta, padronizada e fácil de escrever em Português utilizando Tengwar já não precisam esperar mais.

O arquivo está disponível no formato PDF no seguinte link: Modo Tengwar Português v1.00

Coloco-me à disposição para maiores dúvidas no bettega@netpar.com.br

[ http://www.valinor.com.br/imagens/filme/MTPv1.00.pdf ]
 
Ótiama notícia. Eu adoro escrever Português com Tengwar, mais tenho muitas dúvidas. Espero que esse arquivo seja esclarecedor.

Arise...
Awake...
The King in Crimson comes...

[Clube da Insônia]
 
No exemplo do CASO 2 "cair" não está descrito da forma como deveria de acordo com o documento. Talvez na palavra "cair" nao tenha um ditongo, mas dai ja complica demais, nao sei.
Depois nos exemplos detalhados, feijão em tengwar foi escrito "feigão" e "feigões".
Na pagina anterior, naum sei pq "mariana" e "banana" foram escritos com a nasalisação.

_______________
I´m your daddy.
 
"cair" não tem ditongo. Nem todo encontro vocálico é ditongo, oras =]

de fato tem um erro no exemplo "feijão/feijões"

e quanto a banana e mariana, está com nasalização pq são anasaladas. Repare como o segundo a de banana e o segundo de mariana são nasais. Pode conferir, é só falar em voz alta
 
Mas ficou bem legal o documento... só q eu poderia morrer sem saber como ficaria ei ei ei, deriel é nosso rei em tengwar... mas a propósito, como ficaria ado ado ado, nosso rei é um viado?

MVFVD - MOVIMENTO DOS VETERANOS A FAVOR DA VOLTA DO DERIEL



No! I ll never turn to the dark side!
I m a Jedi, like my father before me!
 
É bem difícil esse negócio... Pois as letras do teclado não são as mesmas em Tengwar.
Por exemplo: para escrever a letra "p", você tem que apertar no teclado o "q".
Nossa, eu vou passar anos tentando gravar!

-------------------------------------------------------------------

ICQ: 64695604
 
quote:
É bem difícil esse negócio... Pois as letras do teclado não são as mesmas em Tengwar.
Por exemplo: para escrever a letra "p", você tem que apertar no teclado o "q".
Nossa, eu vou passar anos tentando gravar!


O /p/ é o /2/ no teclado. O /t/ é /1/, o /k/ é /a/ e assim por diante =]

Escreve n mão que é mais fácil
 
eu naum consegui abrir o documento... meu comp ta com virus... tem como eu pegar de outra forma??
 
Infelizmente não, a única forma de distribuição do documento será através de .PDF, por motivos de comodidade e segurança.

Aconselho a todos a utilizarem a versão mais recente do Acrobat Reade (versão 5.0x) e a salvar o .PDF no micro ao inés de abri-lo diretamente da Valinor (clicar com o botão direito e escolher a opção "Salvar como...").
 
Olha, eu fiz uma "tabelinha" pra ver o que cada letra corresponde no teclado. Lembrando que isto não é o significado, mas o que corresponde no teclado!



Tá certo?

-------------------------------------------------------------------

ICQ: 64695604
 
Ih, é mesmo... O Deriel disse que o /p/ é o dois, mas na figura aí em cima (que está certa pelo menos no meu computador), o "p" não é o /2/. Pelo menos no arquivo que mostra os significados tá escrito o "p" de outro jeito.
Well, agora já foi!

-------------------------------------------------------------------

ICQ: 64695604
 
quote:
Olha, eu fiz uma "tabelinha" pra ver o que cada letra corresponde no teclado. Lembrando que isto não é o significado, mas o que corresponde no teclado!



Tá certo?
Isso que vc chama de tabela é o chamado Keymap, e ele já vem disponivel qdo vc pega a fonte.
E essa tabela não é nem metade do que vc pode digitar. Tem os nºs, os símbolos, colchete, parenteses, sem falar nas combinações Alt+nº...

E deriel, não tem esse MTP pá TengScribe? Facilitaria.... :)

Abraços
Drizzet




Edited by - Drizzet on 14 March 2002 21:57:03
 
quote:Isso que vc chama de tabela é o chamado Keymap, e ele já vem disponivel qdo vc pega a fonte.
E essa tabela não é nem metade do que vc pode digitar. Tem os nºs, os símbolos, colchete, parenteses, sem falar nas combinações Alt+nº... É, vi isso...
É melhor escrever na mão mesmo... É muito complexo pra ficar queimando os neoronios no teclado.

-------------------------------------------------------------------

ICQ: 64695604
 
quote:
quote:Isso que vc chama de tabela é o chamado Keymap, e ele já vem disponivel qdo vc pega a fonte.
E essa tabela não é nem metade do que vc pode digitar. Tem os nºs, os símbolos, colchete, parenteses, sem falar nas combinações Alt+nº... É, vi isso...
É melhor escrever na mão mesmo... É muito complexo pra ficar queimando os neoronios no teclado.

-------------------------------------------------------------------


Não precisa de queminar neUrônios não... A maioria dos caracteres especiais não se usam nesse MTP... e barra e a curva do s e etc...
Eu escrevo mais a mão.. e pra escreve no PC, qdo to com pressa, uso o Tengwar Scribe.. Aí..

"O babão é melhor que o possante."

Edited by - Drizzet on 15 March 2002 21:22:23
 
Tengwar Scribe???

Alguem naum teria esse MTP pra postar aki?? seria tao útil... ía facilitar muito mesmo pq eu estou precisando mto escrever no PC...

:) Gålådriël :)
 
Perguntei mais p/ saber se eu uso a tengwa p/ u- (de acordo c/ o MTP) c/ diacrítico p/ i (aquele pinguinho) ou a tengwa p/ -i, com diacrítico p/ u (a curvinha).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo