1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Escrevendo em Português com Tengwar?

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por Deriel, 14 Mar 2002.

1. Deriel

Deriel Administrador

Depois de alguns meses de discussão dentro do Lambendili [Grupo de Linguística do Conselho Branco] foi terminada ontem a versão 1.00 do MTP - Modo Tengwar Português.

Agora os estudiosos e curiosos que desejavam uma forma pronta, padronizada e fácil de escrever em Português utilizando Tengwar já não precisam esperar mais.

O arquivo está disponível no formato PDF no seguinte link: Modo Tengwar Português v1.00

Coloco-me à disposição para maiores dúvidas no
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

[
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ]

2. Feanor_The Old

Feanor_The Old Usuário

Ótiama notícia. Eu adoro escrever Português com Tengwar, mais tenho muitas dúvidas. Espero que esse arquivo seja esclarecedor.

Arise...
    Awake...
    The King in Crimson comes...

[Clube da Insônia]

3. Whoosier Daddy

Whoosier Daddy Usuário

No exemplo do CASO 2 "cair" não está descrito da forma como deveria de acordo com o documento. Talvez na palavra "cair" nao tenha um ditongo, mas dai ja complica demais, nao sei.
    Depois nos exemplos detalhados, feijão em tengwar foi escrito "feigão" e "feigões".
    Na pagina anterior, naum sei pq "mariana" e "banana" foram escritos com a nasalisação.

4. Deriel

Deriel Administrador

"cair" não tem ditongo. Nem todo encontro vocálico é ditongo, oras =]

de fato tem um erro no exemplo "feijão/feijões"

e quanto a banana e mariana, está com nasalização pq são anasaladas. Repare como o segundo a de banana e o segundo de mariana são nasais. Pode conferir, é só falar em voz alta

5. Skywalker

Skywalker Great Old One

Mas ficou bem legal o documento... só q eu poderia morrer sem saber como ficaria ei ei ei, deriel é nosso rei em tengwar... mas a propósito, como ficaria ado ado ado, nosso rei é um viado?

MVFVD - MOVIMENTO DOS VETERANOS A FAVOR DA VOLTA DO DERIEL

No! I ll never turn to the dark side!
    I m a Jedi, like my father before me!

6. Deriel

Deriel Administrador

bwahahahahahahaha! Esqueci de tirar essa frase e a da Xuxa! =]

Legal =]

7. É bem difícil esse negócio... Pois as letras do teclado não são as mesmas em Tengwar.
    Por exemplo: para escrever a letra "p", você tem que apertar no teclado o "q".
    Nossa, eu vou passar anos tentando gravar!

-------------------------------------------------------------------

8. Deriel

Deriel Administrador

quote:
    É bem difícil esse negócio... Pois as letras do teclado não são as mesmas em Tengwar.
    Por exemplo: para escrever a letra "p", você tem que apertar no teclado o "q".
    Nossa, eu vou passar anos tentando gravar!

O /p/ é o /2/ no teclado. O /t/ é /1/, o /k/ é /a/ e assim por diante =]

Escreve n mão que é mais fácil

9. Arwen_

Arwen_ Usuário

eu naum consegui abrir o documento... meu comp ta com virus... tem como eu pegar de outra forma??

10. Deriel

Deriel Administrador

Infelizmente não, a única forma de distribuição do documento será através de .PDF, por motivos de comodidade e segurança.

Aconselho a todos a utilizarem a versão mais recente do Acrobat Reade (versão 5.0x) e a salvar o .PDF no micro ao inés de abri-lo diretamente da Valinor (clicar com o botão direito e escolher a opção "Salvar como...").

11. Olha, eu fiz uma "tabelinha" pra ver o que cada letra corresponde no teclado. Lembrando que isto não é o significado, mas o que corresponde no teclado!

Tá certo?

12. Largo Cavafundo

Largo Cavafundo Usuário

Nao necessariamente, Ristow, ja q cada fonte eh diferente!

Kuilëandan Caltincoglosion!

13. Ih, é mesmo... O Deriel disse que o /p/ é o dois, mas na figura aí em cima (que está certa pelo menos no meu computador), o "p" não é o /2/. Pelo menos no arquivo que mostra os significados tá escrito o "p" de outro jeito.
    Well, agora já foi!

14. FA_Drizzet

FA_Drizzet Usuário

quote:
    Olha, eu fiz uma "tabelinha" pra ver o que cada letra corresponde no teclado. Lembrando que isto não é o significado, mas o que corresponde no teclado!

Tá certo?
    Isso que vc chama de tabela é o chamado Keymap, e ele já vem disponivel qdo vc pega a fonte.
    E essa tabela não é nem metade do que vc pode digitar. Tem os nºs, os símbolos, colchete, parenteses, sem falar nas combinações Alt+nº...

E deriel, não tem esse MTP pá TengScribe? Facilitaria.... :)

Abraços
    Drizzet

Edited by - Drizzet on 14 March 2002 21:57:03

15. quote:Isso que vc chama de tabela é o chamado Keymap, e ele já vem disponivel qdo vc pega a fonte.
    E essa tabela não é nem metade do que vc pode digitar. Tem os nºs, os símbolos, colchete, parenteses, sem falar nas combinações Alt+nº... É, vi isso...
    É melhor escrever na mão mesmo... É muito complexo pra ficar queimando os neoronios no teclado.

16. FA_Drizzet

FA_Drizzet Usuário

quote:
    quote:Isso que vc chama de tabela é o chamado Keymap, e ele já vem disponivel qdo vc pega a fonte.
    E essa tabela não é nem metade do que vc pode digitar. Tem os nºs, os símbolos, colchete, parenteses, sem falar nas combinações Alt+nº... É, vi isso...
    É melhor escrever na mão mesmo... É muito complexo pra ficar queimando os neoronios no teclado.

Não precisa de queminar neUrônios não... A maioria dos caracteres especiais não se usam nesse MTP... e barra e a curva do s e etc...
    Eu escrevo mais a mão.. e pra escreve no PC, qdo to com pressa, uso o Tengwar Scribe.. Aí..

"O babão é melhor que o possante."

Edited by - Drizzet on 15 March 2002 21:22:23

17. ¤Gålådriël¤

¤Gålådriël¤ Usuário

Tengwar Scribe???

Alguem naum teria esse MTP pra postar aki?? seria tao útil... ía facilitar muito mesmo pq eu estou precisando mto escrever no PC...

:) Gålådriël :)

18. Alassë

Alassë Pasteleira

Como escrevo uma palavra como 'muito' com tengwar??

19. Mithrellas

Mithrellas Usuário

Hm...acho que muito fica assim:

20. Alassë

Alassë Pasteleira

Perguntei mais p/ saber se eu uso a tengwa p/ u- (de acordo c/ o MTP) c/ diacrítico p/ i (aquele pinguinho) ou a tengwa p/ -i, com diacrítico p/ u (a curvinha).

Compartilhar