o problema são os estereótipos. Nem tanto a Bíblia, mas até mais Hollywood com seus blockbusters conseguem isso.
O mesmo é o grande estereótipo dos Vikings e seus elmos com chifres, coisa que nunca existiu.
TÁ ME ZOANDO?!?!?!
Primeiro o papai noel, depois o coelhinho, agora o chifre dos vikings... droga!
O que me restará?? Daqui a pouco vão falar que a realidade é uma farsa e na verdade estamos aprisionados em casulos enquanto as máquinas nos usam como fonte de energia e o que chamamos de "realidade" é na verdade um programa de computador, uma prisão para nossas mentes... DROGA!
![Very Happy :D :D](/forum/styles/default/xenforo/smilies/icon_biggrin.gif)
Brincadeiras à parte, fiquei triste mesmo com essa dos vikings. Sobre os "falsos escravos" das pirâmides eu já tinha lido algo a respeito, mas não acreditei. Até porque, os caras morreram a tanto tempo que qualquer um pode dizer qualquer coisa, ninguém irá desmentir. Então eu nem penso mais se eu acredito ou não. Se for este esquema de corvéia, então, para mim, é o mesmo que escravidão. Posto que, salvo as devidas proporções, os escravos também recebiam comida do governo (eles precisavam comer para não morrer e não tinham dinheiro para comprar comida, logo, o governo bancava essa "despesa"). E se os nobres podiam mandar seus escravos em seus lugares para a corvéia, então, mais claro ainda que esse esquema de corvéia é apenas uma forma diferente de escravidão, mas é a mesma escravidão de sempre, só tem uma pitada de burocracia a mais.
Mas voltando aos vikings... puxa... triste notícia. Eu acho que chifres é uma coisa TÃO viking! Até porque, quem tem chifres? Touros, bois, elefantes e rinocerontes! Feras do mundo antigo! Animais robustos, imponentes, não é qualquer leão que arriscaria por um monstro desse no cardápio, pois ele correria o sério risco de se tornar a presa e deixar de ser o predador. Em outras palavras: coisa de macho! E como os vikings tem todo o jeitão de piratas antigos, saqueadores e estupradores, machos sanguinários! Penso que chifres tem tudo a ver com eles.
É como ter um colar com dentes de leão. Por mais que a idéia de "colar" soe um pouco feminino, se tiver dentes de leão quer dizer que você é um Senhor Guerreiro Caçador!
![yippie! :joy: :joy:](/forum/styles/default/xenforo/smilies/icon_joy.gif)
Afinal, "jóias como esta são difíceis de conseguir". O mesmo vale para os chifres (em uma escala um pouco menor talvez).
Na mitologia tolkeniana, se eu fosse imaginar alguém com um elmo de chifres eu imaginaria um anão. Que, por ventura, é bem parecido com um viking: é nórdico, vem de lugares distantes e gélidos, muito forte, muito bruto, chifres tem tudo ver com eles também.
Outra simbologia dos chifres é a fertilidade. O deus pagão Pan, que era uma especie de deus-bode (daí os chifres) era um cara que se dava muito bem com as ninfas das florestas e teve muitos filhos. Portanto, na antiguidade, os chifres simbolizavam a poderosa fertilidade de Pan. No livro "O Código Da Vinci", se não me engano, o autor explica que por isso o nosso demônio cristão tem chifres, como uma forma de sobrepor a cultura cristã em cima da pagã (que era bem forte na época). Mais um bom motivo para os vikings usarem chifres, eles eram pagãos e como vendiam uma imagem de serem brutos e "viris", os chifres cairiam muito bem.
Enfim, é uma pena os vikings não usarem chifres, esse acessório certamente acrescentaria alguns pontos de brutalidade a eles.