• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube de Leitura Escolha do 23º livro (Enquete)

Qual deve ser o próximo livro a ser lido?

  • A Máquina do Tempo (H.G. Wells)

    Votos: 6 50,0%
  • Memórias do Subsolo (Dostoiévski)

    Votos: 3 25,0%
  • O Senhor dos Anéis (Tolkien)

    Votos: 1 8,3%
  • O Conto da Aia (Margaret Atwood)

    Votos: 1 8,3%
  • Dom Casmurro (Machado de Assis)

    Votos: 1 8,3%

  • Total de votantes
    12
  • Votação encerrada .

Erendis

Master Pretender
Aviso:

Aberta a enquete com as cinco primeiras indicações!
Os membros que indicaram podem vender seu peixe aqui, para angariar votos!

@fcm @Giuseppe @Spartaco @Nírasolmo

Escolha bem o livro antes de votar porque o voto não será alterado, nem o resultado prévio será visível, para não influenciar voto. De preferência, depois que o responsável pela sua indicação se manifestar aqui para convencer os leitores de que o seu livro é melhor e merece ser lido antes etc. (esta é a parte mais bacana do processo seletivo, então caprichem aí, rapazes.)

E o mais importante:
A enquete fechará automaticamente dentro de 07 (sete) dias. O vencedor será o livro com mais votos. Em caso de empate, vence o livro que tiver sido indicado antes (a enquete já está na ordem cronológica de indicação).
 
Tá, vamos lá fazer propaganda.

Dentre os livros escolhidos, O Conto da Aia é o mais recente, e evoca uma distopia de um governo autocrático e teocrático, no território que hoje pertence aos EUA, onde grande parte da população feminina não pode engravidar, por conta da poluição e da exposição a fatores radioativos.

As que podem pertencem a uma classe específica – as Aias, que são subjugadas pelo aparato estatal e pela misoginia administrativa de Gilead (a “Republica” onde a estória se passa).

Lê-lo nesses tempos de acirramento de ânimos, ascensão de pensamentos ideológicos que pregam a intolerância (principalmente na Europa e EUA) e onde discussões sobre preconceitos estão cada vez mais em voga, se torna cada vez mais fundamental.

Nesse livro, o impensado futuro se mistura com o sombrio passado – e, aliado com os sentimentos da personagem principal, cria uma distopia política singular e um ensaio único das emoções humanas.
 
Indico para a próxima leitura Memórias do Subsolo (1864). Trata-se de um texto denso e perturbador; esta obra faz de Dostoiévski o principal precursor do existencialismo.

O livro é relativamente curto, pois tem cerca de 150 páginas e é dividido em duas partes. A primeira é intitulada "O Subterrâneo", contendo 11 capítulos; a segunda parte, "A Propósito da Neve Derretida", possui 10 capítulos.

Essa obra apresenta-se como um trecho das memórias de um empregado civil aposentado que vive em São Petersburgo. Este personagem, que não menciona seu nome em nenhum momento, encena na primeira parte do romance um grande monólogo com a intenção de comover de alguma forma o seu leitor; já a segunda apresenta três episódios que relatam de uma forma concreta como o nosso anti-herói é encurralado socialmente pelos discursos e ações de uma sociedade despótica. A narrativa é exposta com uma visão da consciência do protagonista, num dos melhores exemplos do recurso literário conhecido como fluxo de consciência.
 
Apenas copiei do tópico anterior...
Bata um papo com @Béla van Tesma
Mas eu configurei a enquete conforme as regras que estabeleci.
Aqui ainda dá pra ver o resultado parcial dos votos... :dente:
Anyways, eu bolei essa determinação aí não para que fosse "ditatorial" (wtf?), mas para que as pessoas não ficassem de brincadeirinha, votando num e depois retirando o voto no último minuto, etc. causando uma gangorra. Era pra que cada um votasse conforme sua consciência no livro que realmente quisesse ler, e só.

Nunca ouvi falar nesse terceiro, é grande?
É grande e um bocado chatinho. Com o mesmo número de páginas você lê uns cinco clássicos melhores. Just sayin'. :mwaha:
 
Maior que um tijolo, mas passa voando! Amanhã faço propaganda, mas já adianto que O Senhor dos Anéis é a melhor obra de fantasia DA HISTÓRIA DO MUNDO. Não que muitos aqui tenham deixado de ler, imagino. :lol: Hora de reler Tolkien!

Realmente a obra de Tolkien é muito boa; no entanto, trata-se de uma trilogia, o que demanda um bom tempo de leitura.
 
Aguardando a propaganda de A Máquina do Tempo que é o único que não conheço. @fcm
Ora, é um clássico da ficção científica. Inspirou até filme (mas, para o bem da enquete, ignore o filme haha).
Por ser livro de domínio público, tem a óbvia vantagem de estar disponível em muitas edições no mercado de novos e usados, coisa que não se pode dizer de Tolkien e Atwood, por exemplo (embora seja quase certo que aqui todos tenham seu exemplar de Tolkien já...). Esse "detalhe" parece ter sido negligenciado pelos foristas, mas não deve ser menosprezado. H.G. Wells tem uma escrita muito simples e direta, sem floreios, e o barato dos livros costuma ser mesmo a criatividade do enredo (isso não se aplica, no entanto, ao Homem Invisível, que é um droga e também inspirou um filme ruim). Eu particularmente preferiria A Guerra dos Mundos, mas desses aí me parece o mais bacana para uma leitura leve (Dostoievski pode não cair bem depois de um Kafka kk).
 
Não pretendo votar na enquete, pois até hoje só consegui acompanhar 2 leituras do clube, mas A máquina do tempo ou O conto da Aia já vem me perseguindo e eu enrolando.
Exceto se a obra de Dosto ganhar (coração fraco), acompanharei junto esta rodada. =D
 
Como disse acima, apesar da obra de Dostoiévski ser uma historia mais densa, uma das vantagens para a respectiva leitura, além de temas filosóficos e sociais abordados, é de ser um livro relativamente curto, um pouco mais de 150 páginas.
 
@fcm não esquece do cachê do Béla pela propaganda. :lol:
pois é.. aliás sei muito pouco sobre o livro então a propagando do @Béla van Tesma veio a calhar.
Peguei ele pois estava grátis no Amazon Prime mas como bem disse o Béla é domínio público então todos podem conseguir sua cópia!
No mais, let's go H.G. Wells
 
Segue a propaganda para o livro indicado por minha pessoa.

68fe3d3d2b4dfb30613d409dbaffeb2d.png
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo