• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube de Leitura Escolha do 22º livro (Enquete)

Qual deve ser o próximo livro a ser lido?

  • Vinte mil léguas submarinas (Jules Verne)

    Votos: 0 0,0%
  • O processo (Franz Kafka)

    Votos: 5 45,5%
  • O apanhador no campo de centeio (J. D. Salinger)

    Votos: 2 18,2%
  • Berlin Alexanderplatz (Alfred Döblin)

    Votos: 2 18,2%
  • O iluminado (Stephen King)

    Votos: 2 18,2%

  • Total de votantes
    11
  • Votação encerrada .

Béla van Tesma

Nhom nhom nhom
Colaborador
Aviso:

Aberta a enquete com as cinco primeiras indicações!
Os membros que indicaram podem vender seu peixe aqui, para angariar votos!

@fcm @Giuseppe @Daniel Hume @Spartaco

Escolha bem o livro antes de votar porque o voto não será alterado, nem o resultado prévio será visível, para não influenciar voto. De preferência, depois que o responsável pela sua indicação se manifestar aqui para convencer os leitores de que o seu livro é melhor e merece ser lido antes etc. (esta é a parte mais bacana do processo seletivo, então caprichem aí, rapazes.)

E o mais importante:
A enquete fechará automaticamente dentro de 07 (sete) dias. O vencedor será o livro com mais votos. Em caso de empate, vence o livro que tiver sido indicado antes (a enquete já está na ordem cronológica de indicação).
 
Última edição:
Mas eis uma pergunta: pode votar no próprio livro que cada um indicou? Porque se cada um votar no próprio livro vai acabar com todos os livros com um voto, não?
 
Vou fazer campanha pelo Apanhador no Campo de Centeio. Quando as pessoas falam sobre esse livro, nunca deixam de comentar sobre a sua importância histórica, impacto cultural, etc. Isso sem falar no trunfo de se ter um narrador não confiável (o livro é narrado em primeira pessoa). Mas pra mim o grande atrativo do livro é o seguinte: ele é engraçado pra caramba. Sério. Quando as pessoas falam sobre essa obra, eu sempre me surpreendo por quase ninguém falar sobre o quanto ela é divertida.

Quando eu tinha lido 25% do livro eu já tinha dado mais risada do que com qualquer outro que eu já li na vida, e dependendo do lugar onde estava lendo eu tinha que me segurar pra não rir alto. Trata-se do adolescente Holden Caulfield narrando eventos aleatórios de sua vida após ser expulso do colégio pela milésima vez. Se vocês querem uma leitura leve mas extremamente bem escrita e com uma mensagem atemporal, além de um protagonista que você odeie amar, vote agora n'O Apanhador no Campo de Centeio.
 
Ninguem é obrigado a votar no livro que indicou; você pode ser convencido a votar noutro por qualquer razão. E mesmo que os cinco o fizessem não haverá necessariamente empate porque a brincadeira deveria abranger mais gente participando. Não sei como será na prática agora que o fórum parece meio às moscas, mas o esquema é esse aí mesmo.
 
Votei no livro que indiquei O Iluminado, um romance do genial escritor Stephen King. Lançado em 1977, trata-se do terceiro livro do autor, sendo que sucesso do livro foi tanto que firmou King na carreira de escritor no gênero terror/suspense.

Curiosidade: os cenários e personagens foram influenciados pelas experiências pessoais do próprio Stephen King, incluindo suas visitas ao Hotel Stanley, no Colorado e a sua reabilitação do alcoolismo. O filme baseado no livro, The Shining, dirigido por Stanley Kubrick foi lançado em 1980. Em 1997, o livro foi adaptado para uma minissérie de televisão. O livro ganhou uma sequência em 2013 intitulada Doutor Sono.

Resenha: O Iluminado centra-se na vida de Jack Torrance, um aspirante a escritor e alcoólatra em recuperação que aceita o emprego de zelador na baixa temporada do famoso Hotel Overlook, nas montanhas do Colorado, para onde se muda com sua esposa Wendy e seu filho Danny. Este menino é “iluminado", que no contexto da história significa que ele possui um conjunto de habilidades psíquicas que permitem que ele veja o passado horrível do hotel. Uma tempestade de neve deixa a família presa nos arredores e forças sobrenaturais que habitam o hotel começam a influenciar a sanidade de Jack, colocando em perigo sua esposa e filho.

É um livro fácil de encontrar e não é muito longo.
 
Eu programei para votar em 7 dias.
É que, se você votou, não pode mudar.
Talvez você esteja habituado a alterar seu voto em outras enquetes. :P
(Eu configurei isso depois)
 
  • Haha
Reactions: fcm
Votei em O Processo porque:

1. Já tenho em casa;
2. É considerado um dos romances essenciais para quem é da área de Direito;
3. É um dos raríssimos que eu abandonei no meio e isso sempre me incomodou. Preciso dar outra chance.
 
Última edição:
Quantos escritores na história tiveram seus nomes transformados em adjetivos de amplo uso? Poucos. Nem mesmo Goethe, ou Shakespeare, ou Dostoiévski, em que pese a sua superioridade indiscutível, granjearam esse privilégio. No entanto, aqui todos já ouviram de criaturas dantescas (Dante), ou pessoas sádicas (Sade) e masoquistas (Sacher-Masoch)... Para ficarmos com uns raros exemplos. E igualmente todos já ouviram falar também de alguma situação kafkiana. Este último é mérito do nosso querido e indicado Franz Kafka. E foi precisamente este romance magistral — O Processo —, que ora indicamos, a obra definitiva para fixar esse fenômeno.

Ao ler conosco este livrinho (algo em torno de 330 páginas), você finalmente poderá apreender, em primeira mão e com a profundidade necessária, o conceito do que seja kafkiano e o porquê de o autor ter sido mencionado pelo ministro da Educação. Você não vai mais ficar refém de um dicionário e suas definições capengas.

Trata-se sem dúvida de uma das obras literárias mais importantes do século XX, o que não é dizer pouco; foi dos séculos mais prolíficos em obras importantes. Votando em nosso indicado, você terá a oportunidade de se deliciar com um romance de estilo seco e simples (sem nunca resvalar para a pobreza), angustiante; vai sentir vontade de socar e xingar no seu íntimo as personagens; e vai, ao fim do livro, perceber como a vida pode ser mais kafkiana do que você supunha. Vote conosco e obtenha:

1- Linguagem acessível;
2- Conteúdo contundente;
3- Crítica social foda;
4- Edições variadas no mercado, com preços módicos em sebos e mui encontradiças em bibliotecas;
5- Minha gratidão pelo voto de confiança. :P
 
Votei em O Processo.

1. É, talvez, a leitura mais impactante que já tive
2. Tem o melhor início de um livro da história: "Alguém devia ter caluniado Josef K., pois, sem que tivesse feito mal algum, ele foi detido certa manhã."
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo