• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube de Leitura Escolha do 2º conto

Qual será o 2º Conto?


  • Total de votantes
    13
  • Votação encerrada .
Status
Fechado para novas mensagens.

Melian

Período composto por insubordinação.
Olá, pessoas! Sentiram minha falta? Nem eu a de vocês. :disgusti:

Como já faz mais de um mês que estamos discutindo O chamado de Cthulhu (H.P. Lovecraft), já é hora de começarmos o processo de escolha do segundo conto que discutiremos no clube. Como funcionará a escolha do conto? As indicações serão feitas no presente tópico e, quando atingirmos o número de cinco indicações, uma enquete será criada e terá a duração de uma semana. O conto que vencer a enquete será discutido no Clube de Leitura - Valinor.

Sobre as indicações:

- Cada pessoa poderá indicar apenas um conto;
- Para facilitar a vida dos demais usuários, tente indicar um conto de um autor (uma autora) cuja obra esteja em domínio público;
- Não coloque links de contos que não estejam em domínio público em nenhum dos tópicos do Clube (na verdade, em nenhum tópico do fórum), porque a Valinor não apoia a pirataria e nós não queremos que os responsáveis pelo fórum tenham de responder juridicamente por causa de nossa imprudência, não é, mesmo?
- Verifique, antes de efetuar a indicação, se o conto que deseja indicar foi publicado no Brasil, e, claro, se tem tradução para a Língua Portuguesa.

Sobre a votação:

- A enquete terá a duração de sete dias (já conversei com a Samara e ela disse que virá buscar quem não votar);
- Todos os usuários do fórum, cadastrados até o dia anterior à criação da enquete e que tenham, pelo menos, dez posts no fórum Valinor, podem votar.
- Em caso de empate, vence o conto que foi indicado primeiro.

Como ainda estamos trabalhando na criação do Clube de Leitura, eventualmente alguma coisa dita pode ser alterada. Entretanto, vocês têm a minha palavra de que nada será alterado sem que vocês sejam comunicados.

Por enquanto, é isso. Agora, GO, PESSOAS, GO, INDIQUEM e façam a Melian (que está morrendo de dor nos braços, por causa do tombo LINDO que levou, hoje cedo, quando voltava do posto de saúde :rofl: ) feliz. :joy:
 
Última edição por um moderador:
Aí o tópico tem 58 visualizações e NENHUMA indicação. Cês tão me DCpcionando. :cry:
 
Hoje li um conto excelente da Katherine Mansfield, fiquei com vontade de conhecer mais. Não sei se já houve tradução desse, chama-se "Feuille d'Album", então indicarei o que parece ser o mais admirado dela, "Felicidade" ("Bliss").

Fogo é esse negócio de ter que estar em domínio público, porque mesmo que o original já esteja, a tradução provavelmente não estará...
 
Aí o tópico tem 58 visualizações e NENHUMA indicação. Cês tão me DCpcionando. :cry:
No mínimo já abri a página umas 10 vezes, ms não posso indicar nenhum, não conheço praticamente nenhum conto!

Hoje li um conto excelente da Katherine Mansfield, fiquei com vontade de conhecer mais. Não sei se já houve tradução desse, chama-se "Feuille d'Album", então indicarei o que parece ser o mais admirado dela, "Felicidade" ("Bliss").

Fogo é esse negócio de ter que estar em domínio público, porque mesmo que o original já esteja, a tradução provavelmente não estará...

Também tem essa parte! Alguns eu conheço por meu pai me indicar a ler, mas sei lá se estão em domínio público!
 
Aqui no site da Editora Objetiva é possível baixar "um trecho do livro" gratuitamente, e neste trecho está inteiro o conto Jerusalem's Lot.
http://www.objetiva.com.br/livro_ficha.php?id=608

Sinopse: Em Chapelwaite, 1850 Charles Boone e seu fiel amigo Calvin McCaan, mudam-se para uma misteriosa mansão. O problema é que a mansão parece viva, soando misteriosos ruídos e apresentando arrepiantes manifestações. Nesta mansão, Charles acaba por encontrar um mapa que o levará a cidadezinha abandonada de Jerusalem's Lot. O conto é contado através de cartas.
É o meu conto preferido do Stephen King, do livro Sombras da Noite.
 
Hoje li um conto excelente da Katherine Mansfield, fiquei com vontade de conhecer mais. Não sei se já houve tradução desse, chama-se "Feuille d'Album", então indicarei o que parece ser o mais admirado dela, "Felicidade" ("Bliss").

Fogo é esse negócio de ter que estar em domínio público, porque mesmo que o original já esteja, a tradução provavelmente não estará...
Não tem problema nenhum. Você tem meu endereço, é só me enviar o treco que fica tudo ENTEI. Viu como sou boa com soluções? XD

Blanda disse:
Também tem essa parte! Alguns eu conheço por meu pai me indicar a ler, mas sei lá se estão em domínio público!
Se você não conseguir descobrir se o trequinho tá em domínio público, pergunte aqui, no tópico, a gente dá um jeito de descobrir.
 
Acho que não ganha como conto mas queria indicar O Alienista. Não sei se é o melhor dos contos de Machado de Assis mas é um com um significado bem pertinente aos dias de hoje como aos de sua época.

O doutor Simão Bacamarte, médico psicólogo, patologista, abre uma clínica para tratamento de alienados mentais na vila de Itaguaí, que causa um alvoroço. As coisas se tornam complicadas porque a metodologia do doutor não dá tréguas ao menor sinal de 'anormalidade psíquica' e, com o apoio do poder público, muitos vão sendo encarcerados na casa de tratamento. O conto narra toda a aventura do médico em suas tentativas de curar os alienados da vila e as desventuras dos pobres diabos que são trancafiadas sem dó no 'hospital'. A aventura maior, porém, a da ciência, a busca do psicólogo tanto pela cura quanto por novas perspectivas sobre a metodologia científica lança luzes sobre os limites do conhecimento humano, sobre a profundidade da psique, e também sobre as consequências nefastas do cientificismo exacerbado, ainda mais quando acompanhado de opressão política. Pincelado de forma cômica o conto é mais sério do que parece, ainda fala às arbitrariedades de nosso tempo.
 
Eu iria indicar agora esse conto Paganus! Dá até vontade de apagar seu post, viu? :rofl:

Acabei de mandar uma mensagem para a Melian para saber se era considerado como conto ou não.

Boa indicação!
 
f*ck

Mas a Melian não liberou?????

:(

É um conto bem extenso mas ele sempre figura como conto nas coletâneas de obras do Machadão.
 
Eu reli esses dias esse conto por indicação, para poder discutir um pouco sobre o livro. Eu levei 3 dias e lendo bem tranquilo, bem pouco por dia.
 
Eu reli esses dias esse conto por indicação, para poder discutir um pouco sobre o livro. Eu levei 3 dias e lendo bem tranquilo, bem pouco por dia.

Eu sei quem indicou Tugz! :mrgreen:
:lol:

A menos que outra pessoa também tenha indicado...E eu fico como? :think:

OBS: Ótima indicação Paganus, "O Alienista" é um dos meus Top 5 Fav. *-*

tecnicamente O Alienista não é conto, mas novela :dente:
Legal é que fiquei toda feliz que tinha lido ao menos UM conto na vida e a Ana Lovejoy me prova o contrário! :lol:
 
Ok, então já temos três indicações: Felicidade, Jerusalem's Lot e O Alienista. Só mais duas, pessoas, só mais duas.

Aqui, uma pergunta SÉRIA: eu posso indicar, gente? Não tô debochando. É sério, eu queria indicar, mas só se vocês não se importarem. Se vocês quiserem indicar, tá ok, MESMO. Mas, digam aí, posso indicar? Até o fim do dia (ou à noite) eu volto para ver a resposta. Hoje é aniversário da progenitora, e eu vou mimá-la o dia inteiro. XD
 
Aqui, uma pergunta SÉRIA: eu posso indicar, gente? Não tô debochando. É sério, eu queria indicar, mas só se vocês não se importarem. Se vocês quiserem indicar, tá ok, MESMO. Mas, digam aí, posso indicar?

images



















Precisamos mesmo responder? Que pergunta de emo tentando se enturmar com a galera descolada...
Indica logo aí, pô!

Porque eu ainda preciso comentar lá no tópico do 1º conto (que eu indiquei) que ainda não fui. E estou procurando onde está aquela lista de 100 contos que alguém postou (Cleo? Tilion?).
 
A lista de 100 contos essenciais da Bravo? Está aqui, Kainof.

Essa mesmo, obrigado!

Eu pensei mesmo em indicar alguma fábula do Esopo, mas achei que o que ele escrevia não eram contos. Mas se está aí na lista (posição 94), deve valer...
Aliás, tem contos aí que eu nem sabia que eram contos: "A Cruzada das Crianças" (Marcel Schwob, 65), "A Gata Borralheira (Grimm, 88) e o Petrônio (86) que também não sabia que escreveu conto. Até porque, na minha cabeça, por algum motivo ignoto e ignorante, vinculava sempre "conto", assim catalogado, apenas com textos a partir do Renascimento... :dente:
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo