• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

escola na tm

Bom tópico!
Acho que variava pra cada sociedade, mas lembrando no caso do condado especificamente, a criança hobbit necessitava de um tutor. Por exemplo Bilbo que ensinou Sam a ler e escrever.
Já em Gondor por exemplo, consigo imaginar perfeitamente uma escola.
Mas já não imagino tão perfeitamente em Rohan!
 
Vejo Gondor com algum tipo de escola, mas mais voltada para as tradições bélicas. Não sei se por lá tem tradição no ensino das letras, mas creio que devem ser poucos os que possuem este tipo de ensino. Em Rohan, creio que este acesso seja menor ainda, também.

Nos reinos élficos, penso que os os jovens elfos aprendam com seus pais e com os mais sábios e velhos a ler, escrever e talvez algumas artes manuais (forja de armas e outros objetos, por exemplos).

Nas sociedades anãs, creio que o ensino seja mais voltado para a mineração e seu idioma, e também como algo mais familiar (ou seja, se aprende com os pais, não em intituições como escolas).

No caso dos Hobbit, como o Anwel disse, eles precisavam de um tutor, e creio que além das letras, eles era ensinados sobre o cultivo da terra tambem!

É isso.. Achei este tópico muito interessante!!
 
Boa observação JPHanke! Cada povo devia direcionar o ensino às atividades tradicionais realizadas por eles - Gondor bélica, Rohan eqüestre e etc...
 
Vejo Gondor com algum tipo de escola, mas mais voltada para as tradições bélicas. Não sei se por lá tem tradição no ensino das letras, mas creio que devem ser poucos os que possuem este tipo de ensino. Em Rohan, creio que este acesso seja menor ainda, também.

Nos reinos élficos, penso que os os jovens elfos aprendam com seus pais e com os mais sábios e velhos a ler, escrever e talvez algumas artes manuais (forja de armas e outros objetos, por exemplos).

Nas sociedades anãs, creio que o ensino seja mais voltado para a mineração e seu idioma, e também como algo mais familiar (ou seja, se aprende com os pais, não em intituições como escolas).

No caso dos Hobbit, como o Anwel disse, eles precisavam de um tutor, e creio que além das letras, eles era ensinados sobre o cultivo da terra tambem!

É isso.. Achei este tópico muito interessante!!
Faz sentido principalmente sobre os hobbits, tanto que Frodo diz para Faramir que os jardineiros são respeitados no Condado
 
Aqueles que tinham a sorte de ter em sua família alguém sábio e experiente aprendia com ele, que nem Frodo com Bilbo, e Frodo ainda tinha o amigo Gandalf para lhe orientar. Os ensinamentos ao meu ver eram passados de geração para geração em casa mesmo.
 
Assim como a Arabael falou, os ensinamentos na TM provavelmente eram passados pelo "boca a boca", isto nas comunidades menores como o Condado, agora em cidades grandes, acredito que quem tinha mais "poder aquisitivo" teria condições de pagar um "filósofo" ou uma espécie de mestre para ensinar-lhe.
 
Eu acredito que deveriam haver universidades nas maiores cidades como Minas Tirith, como as universidades medievais, sabem. Só que em vez de padres, teríamos os chamados 'mestres das tradições' que não diferiam muito dos nossos filósofos. Mas, claro que o aprendizado élfico deveria ser muito parecido com os diálogos que Sócrates mantinha em Atenas.

No Silmarillion, por exemplo, fala-se muito na sabedoria dos elfos, nos seus sábios. Eu creio que elfos deviam ser contratados, sei lá, para ministras aulas em Númenor até os edain começarem a detestar os eldar. Pode ser que os Fiéis levassem seus filhos para estudar em Eregion, nos Portos ou em Lindon na Segunda Era, já que os elfos mais sábios, os noldor se encontravam ali, embora eu não arrisque negar que os sindar de Rhovanion, Lórien e de outras localidades ensinassem muito aos visitantes e eles deviam ser os professores mais comuns em universidades. Eu consideraria Imladris o pólo do conhecimento, a Atenas de Arda. Mestre Elrond podia ser um Aristóteles.

Em Valinor, teríamos algo quase igual a Valfenda, tipo filosofia de rua, sendo os noldor mestres em artes artesanais, haviam muitos desses 'mestres da tradição' entre eles e deviam ter muitos mais entre os vanyar, e alguns 'contemplativos'.
Agora, na Terceira Era, provavelmente as universidades deviam estar em decadência em Gondor pela escassez de mestres, talvez escalados entre os elfos, visto que estes iam sumindo das Terras Mortais, voltando para Aman. Outro ponto: os dúnedain não tinham sua educação negligenciada pela sua vida difícil, estudavam em Valfenda, há registros de que Aragorn foi instruído por Mestre Elrond, e muito mais sobre sua linhagem e história dos edain e suas guerras.

Só podemos imaginar que tipo maravilhoso de educação havia em Valinor nos Dias Antigos antes do Ocaso e como esta só aumentou com a chegada dos últimos elfos a Aman.
 
Eu acredito que deveriam haver universidades nas maiores cidades como Minas Tirith, como as universidades medievais, sabem. Só que em vez de padres, teríamos os chamados 'mestres das tradições' que não diferiam muito dos nossos filósofos. Mas, claro que o aprendizado élfico deveria ser muito parecido com os diálogos que Sócrates mantinha em Atenas.

No Silmarillion, por exemplo, fala-se muito na sabedoria dos elfos, nos seus sábios. Eu creio que elfos deviam ser contratados, sei lá, para ministras aulas em Númenor até os edain começarem a detestar os eldar. Pode ser que os Fiéis levassem seus filhos para estudar em Eregion, nos Portos ou em Lindon na Segunda Era, já que os elfos mais sábios, os noldor se encontravam ali, embora eu não arrisque negar que os sindar de Rhovanion, Lórien e de outras localidades ensinassem muito aos visitantes e eles deviam ser os professores mais comuns em universidades. Eu consideraria Imladris o pólo do conhecimento, a Atenas de Arda. Mestre Elrond podia ser um Aristóteles.

Arrasou Caio!
Valfenda com certeza era um pólo de conhecimento, e sua comparação Elrond/Aristóteles foi ótima! :clap:
 
Creio que não.A educação devia ser passada pela família ou por meio de amigos da família. Então, acho que deveria ter famílias que concentravam mais conhecimento do que outras.

Conclusão:Acredito que só os mais nobres deveriam ter o conhecimento,o resto devia ser tudo camponês.
 
Creio que não.A educação devia ser passada pela família ou por meio de amigos da família. Então, acho que deveria ter famílias que concentravam mais conhecimento do que outras.

Conclusão:Acredito que só os mais nobres deveriam ter o conhecimento,o resto devia ser tudo camponês.

Você acredita memso que uma civilização milenar como a dos numenoreanos baseava sua educação no boca-a-boca? Meio difícil de acreditar... Se fosse em Rohan, eu até concordaria, mas em Gondor? Sem universidades? Pífio...

Agora eu concordo com relação ao acesso a esses conheciemntos. Devia ser bem elitizado memso, pelo menos até a época de Elessar.
 
Você acredita memso que uma civilização milenar como a dos numenoreanos baseava sua educação no boca-a-boca? Meio difícil de acreditar... Se fosse em Rohan, eu até concordaria, mas em Gondor? Sem universidades? Pífio...
Talvez existisse algum sistema de educação mais complexo em Gondor.Mas,não tão avançado quanto uma universidade.Quem sabe pequenos locais que ensinavam técnicas de batalha,essas coisas...
 
Talvez existisse algum sistema de educação mais complexo em Gondor.Mas,não tão avançado quanto uma universidade.Quem sabe pequenos locais que ensinavam técnicas de batalha,essas coisas...

Universidades como as medievais, não complexas como as nossas. Técnicas de batalha? talvez, mas isso sim eu acho que vinha com a experiência, ao menos fora de Gondor. Mas nenhum centro para estudos de contemplação? Sendo um mundo fictício-medieval, seria de se esperar que a filosofia fosse valorizada...
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo