• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

escola na tm

Escola como hoje acho que não.Era mais como na idade media,poucos sabiam ler e escrever,coisa que aprendiam com seus pais
 
As crianças aprendiam a arte das armas, a história de seus povos, de suas regiões, e inclusive a ler e a escrever com suas famílias, pais e/ou mães ou com tios, tias ou "guardiões". É o caso de Aragorn, só para citar como exemplo:

"Aragorn perdera seu pai morto por um Orc quando ainda era muito jovem. Dessa forma, sua mãe levou-o para Valfenda, para ficar aos cuidados de Elrond. Essa história lembra muito à de Tolkien, que perdeu seu pai aos três anos de idade e foi levado até seus tios e parentes por sua mãe na Inglaterra."

"Nestes anos, Aragorn ficou conhecendo de tradições e culturas de guerra na companhia dos filhos do elfo. Ao ano de 2951, ficou sabendo de sua verdadeira linhagem, recebendo de Elrond os fragmentos da espada quebrada, usada contra Sauron."

Trechos: Dia do Rei.
 
É, era mais uma cultura passada de boca-a-boca. Eu imagino que uma boa parte dos homens tinham esses ensinamentos, e os elfos praticamente todos (afinal eles tinham um bom tempo para aprender).
 
Nilmë disse:
Sem duvidas que era muito melhor que os dias de hoje .

De certa foram sim e de certa forma não...se por um lado os pais tinha muito mais contato com com filhos do que tem hj e conseguiam passar valores morais e éticos atraves da educação informal que ocorria naquela época; por outro lado, acho que foi só pela educação formal(escolas e uiversidades) que conseguimos ter os avanços tecnológicos q temos hj, apesar do homem parecer estar se tornando mais primitivo a cada dia... :tsc: É, mas num dá pra ter tudo né?
 
Ah não, tem que ver que são épocas diferentes. Penso que um elfo não gostaria de estudar numa universidade. O mundo tecnológico não é para elfos. A educação "flui" melhor ao ar livre. E até porquê o mundo que vivemos hoje seria o futuro de Arda de uma forma diferente de pensamento. :think:
 
Smaug disse:
Ah não, tem que ver que são épocas diferentes. Penso que um elfo não gostaria de estudar numa universidade. O mundo tecnológico não é para elfos. A educação "flui" melhor ao ar livre. E até porquê o mundo que vivemos hoje seria o futuro de Arda de uma forma diferente de pensamento. :think:


Ah..me referi apenas aos homens no comentário que fiz. Também não concebo elfos estudando em universidades, nem vivendo num mundo tecnológico como o nosso, eles pirariam. Se eles tivessem interesses por tecnologia, no sentido que nós aplicamos, antes mesmo do nascimento dos homens, eles já seriam uma potência.
 
Naquele tempo ainda os conhecimentos sobre ciência, biologia, mesmo matemática e outras ciências não eram tão evoluidas sendo que tudo que uma criança humana ou élfica precisava saber ela aprendia com os mais velhos do povo, tradição mesmo.
 
Acredito que seria como os indígenas...huahuahuahua
Aprendendo sozinhos, com os pais, os mais velhos...
 
Shantideva disse:
De certa foram sim e de certa forma não...se por um lado os pais tinha muito mais contato com com filhos do que tem hj e conseguiam passar valores morais e éticos atraves da educação informal que ocorria naquela época; por outro lado, acho que foi só pela educação formal(escolas e uiversidades) que conseguimos ter os avanços tecnológicos q temos hj, apesar do homem parecer estar se tornando mais primitivo a cada dia... :tsc: É, mas num dá pra ter tudo né?


Por isso mesmo que eu disse que seria muito melhor, porque o mundo que nós vivemos agora não me agrada tanto pela tecnologia, claro que a uso mas eu amo a TM e para min viver lá com a educação que eles recebiam seria maravilhoso.
 
Existia uma espécie de escola, onde as crianças aprendiam linguas básicas, um pouco de histótia e, provavelmente, começar um treinamento de guerreiro para os homens.
 
Bem eu acho que como na idade média, ou seja atraves dos pais com cançoes, historias, formas e gestos.

Porem eu só acho, pois nunca vi em lugar nenhum.
 
Acho q naum....As pessoas aprendiam a ler e escrever de forma hereditária, de pais para filhos ou com outra pessoas. Como no caso do Faramir q aprendeu mto com o Gandalf, nos dias em q ele ia a Gondor.
 
Temos que ver que na terra média muitas pessoas sabiam ler e escrever, isso indica que a sociedade da terra média era mais avançada que muitas regiões do Nepal onde muitas pessoas não sabem ler nem escrever...

Com certeza eles deviam aprender em casa e com os mais sábios da região, porém no livro não indica mas talvez existisse também muitos analfabetos das regiões mais pobres e devastadas da terra média.
 
Eu acho que os tipos de estudo diferiam entre as raças:

- Elfos: Eles provavelmente não tinham escolas, eles viviam numa sociedade que não estava sendo apressada, visto que seus membros não eram fadados à morte por velhice. Provavelmente eles aprendiam a ler e a escrever com seus pais, principalmente (na segunda e terceira era) o Sindarin, e o Quenya também devia ser passado de forma hereditária, mas apenas entre as castas nobres.

- Humanos: Não duvido que existisse um tipo de escola, não sei se para crianças, mas o fato de um exército como o de Gondor ser bem organizado mostra que eles deviam ter algum tipo de "escola militar", mas não sei se ler e escrever seria uma matéria. Se não existissem escolas penso que deveria funcionar como na Roma antiga, os escribas, que eram cidadãos mais bem formados, eram pagos para redigir cartas e documentos para os que não tinham acesso ao conhecimento.

- Anões: Eles tinham uma sociedade extremamente unida, assim como uma política extremamente fechada para os outros povos. Eles deviam aprender a ler e a escrever em seu idioma "secreto", mas acho que aprender outras línguas era privilégio das famílias reais.
 
Aldamar disse:
Eu acho que os tipos de estudo diferiam entre as raças:

- Elfos: Eles provavelmente não tinham escolas, eles viviam numa sociedade que não estava sendo apressada, visto que seus membros não eram fadados à morte por velhice. Provavelmente eles aprendiam a ler e a escrever com seus pais, principalmente (na segunda e terceira era) o Sindarin, e o Quenya também devia ser passado de forma hereditária, mas apenas entre as castas nobres.
Acho que todos os Elfos tinha acesso à qualquer uma das línguas, mas aqueles de origem Noldor é que é que tinha mais interesse em aprender o Quenya, já que era a língua de seus antepassados. Duvido que entre os elfos, língua ou educação de um modo geral fosse algo elitizado.


Aldamar disse:
- Anões: Eles tinham uma sociedade extremamente unida, assim como uma política extremamente fechada para os outros povos. Eles deviam aprender a ler e a escrever em seu idioma "secreto", mas acho que aprender outras línguas era privilégio das famílias reais.
Pelo contrário, acho que eles deveriam ser meio que 'obrigados" a aprender outras líguas, principalmente westron, já que eles não gostavam de ensinar sua língua secreta a ninguém
 
Perdão, realmente os anões deveriam aprender bastante línguas principalmente por ser um povo com comércio muito ativo.

Mas sobre o Quenya eu discordo, ele foi esquecido por algum tempo, e sobreviveu à primeira era com muitas dificuldades. Thingol baniu o uso do Quenya por seus servidores, e na Ardalambion é também falado que o Quenya era conhecido basicamente pelos mestres de tradições. Portanto acho que era algo meio elitizado sim.
 
quer dizer que o quenya era direito de poucas pessoas ou que o quenya era mais buscado pelos noldor por ser a lingua de seus antepassados. pode ser as duas coisas tambem o quenya poderia ser elitizado pelos noldor. me confundi mais ainda.

esse forum nao era para tirar duvidas?
a minha curiosidade princioal voces sanaram, mas fizeram outra.
alguem por favor explica isso, afinal o quenya e outras linguas era aberto a todos os elfos ou era elitizado?
 
Nao acredito que o Quenya era uma lígua elitizada. O seu conhecimento não era privilégio de poucos, acho que de um modo geral todos aqueles que tivessem interesse poderiam aprendê-la. O problema é que ela era uma língua mais difícil que o Sindarin, e durante um bom tempo foi posta de lado, e no final da terceir era, apenas os mestres nas traições conheciam-na bem.
Não conheço muito sobre esse assunto, talvez fosse o caso de vc procurar respostas no fórum líguas e escritas.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo