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Escola...Ela está cumprindo seu papel?????

Acho que,pelo menos as particulares,têm um lado bom equivalente ao lado ruim...O esquema de aulas e o material costuma ser relativamente 'bom',mas geralmente o que estraga são os alunos ,que costumam não colaborar...
Já as publicas...não posso falar muito pois não conheço nenhuma a fundo,mas segundo o que ouço,tanto o ensino é precário como os alunos demonstram nenhum interesse em estudar...
Sim,acho que ambos os tipo de escola ainda têm qu emelhorar bastante...as públicas mais que as particulares,mas as particulares também precisam...Por exemplo,o conteúdo,tentar passar matérias como literatura e história como mínimo possivel de 'ponto de vista pessoal'...
Claro,a perfeição é inatingivel,haverá sempre pequenos problemas em determinadas partes a serem corrigidos...
 
A escola não cumpre seu papel. O aluno não cumpre seu papel.
Os professore são mal remunerados e mal preparados (não todos).
Muitos professores qdo saem da faculdade querem ensinar de verdade, mudar uma comunidade e talz, mas só se decepcionam com os alunos e com a direção da escola.
E principalmente - que na minha opinião é um dos principais problemas) - o descaso dos pais. Eles simplesmente jogam a responsabilidade de ensinar TUDO da vida pras escolas, inclusive respeito, dedicação, responsabilidade e outras qualidades que se aprendem em primeiro momento com os pais, pelo exemplo deles.
Uma criança que somente aprendeu com a TV e a rua nunca que vai ter alguma vontade de ficar trancafiado numa sala com um carrasco tentando empurrar um monte de coisa chata e inútil dentro da cabeça dele. Ou seja, a forma de ensino das escolas também está falida.
Soluções??....
 
Bem vou botar lenha na fogueira.

Muitas escolas particulares, mesmo de renome, não tem cumprido seu papel.

É ilusório pensar que apenas porque paga está tendo um serviço melhor. Em princípio, o surgimento das escolas particulares está atrelado aos alunos que falhavam na rede pública. Paga para passar de ano.

E a atual está apenas interessada na propaganda que vai ter se o aluno passar no vestibular.

A filha de meu professor Dib (http://www.techne-dib.com.br/czdib/) estudou em uma escola que atua pelo método Montessori. Ela nunca fez faculdade e é uma profissional competente no ramo dela.

O papel da escola é dar uma formação profissional para o aluno? Uma base para saber o que quer fazer na vida? O suficiente para fazer um vestibular?

Sem dúvida que muito da educação que temos é necessário pré-requisito para entrar na faculdade. Mas não necessariamente um diploma vai garantir que o aluno aprendeu.

O papel da escola, está diretamente ligado ao que os professores acham que é o necessário para o aluno. Até porque muitos pais se abstém de vir dizer o que acham ser necessário (só aparecem no fim de ano quando o filho bomba). Nesse sentido, a iniciativa do governo Alckmin de abrir a escola nos fins de semana é um passo enorme para a aproximação da comunidade com a escola. Espero que não fique só no oba-oba-vamos-nos-divertir, e que a comunidade permaneça quando começarem a discutir o que é melhor a escola fazer.

Nesse sentido, se há uma escola que abre aos finais de semana na sua comunidade, seria bom aparecer e dar uma olhada de vez em quando. Uma comunidade só faz sentido se nào é apenas o lugar de dormir, mas também um lugar onde as pessoas compartilham seus problemas, e discutem juntos à busca de uma solução.

ps: é um ótimo tema, passolargo.
 
Eu acho que os maiores culpados acabam sendo a direção, por escolherem professores que não estão bem preparados, não tiveram uma boa base ou têm um jeito de ensinar que não está de acordo com o proposto das escolas, isso vale tanto para privadas como públicas. A má remuneração como já disseram contribui para isso pois dexa o professor com um número mt grande de empregos oq lhe faz preocupar-se menos com os alunos das escolas, jah que tem outros 1000 pra dar aula. Principalmente aqueles profs do Ensino Infantil, eles são um terceiro exemplo a ser seguido (depois dos pais)
Pais também têm sua parcela de culpa, por não passarem o objetivo da escola para o filho diretamente e este por sua vez fica achando que eh soh festa :P
 
O que a escola me ensinou? A dormir nas aulas, a chutar e colar, o valor de uma etiqueta na roupa, a apanhar e abater, que espancamento coletivo é a coisa mais humilhante e excitante (dependendo do lado), a beber, fumar, matar aula, abaixar a cabeça, engolir sapo, que pouco importa quanto você tira no boletim isso não tem qualquer importância na sua vida, que repetir de ano é escroto pra cacete, que mudar de colégio mais ainda, que os professores tão pouco se lixando pra você, que você deve fazer de tudo pra tornar a vida do professor uma merda.

Aprendi que as matérias são inúteis e descartáveis, e que você não vai fazer qualquer diferença no mundo.

Divertido, não?
 
Mas eu garanto q sem a escola eu não teria metade dos amigos q tenho hje, tbem demoraria bem mais do q demorei pra pegar alguem e ficaria mofando em casa a semana toda e me suicidaria.
 
Se o papel da escolar for assumir uma posição que reflita a nossa sociedade atual (de pessoas altamente robotizadas, sem criticidade, voltadas um único propósito crescer economicamente, altamente capitalista) sim, em partes ela está realmente cumprindo seu papel, pois ela forma indivíduos aptos a concorrencia, capazes de disputar entre si e não pensar no outro. Mas se acaso o papel da escola é auxiliar no desenvolvimento do ser, contribuir para a melhoria do indivíduo integralmente, promover o desenvolvimento igualitário e multicultural respeitando todos os homens e mulheres no seu papel como parte indispensável da nação e capacitando individuos éticos e holisticos, eu não creio que ela (a escola) execute bem a sua função como mais uma instituição da sociedade virgente.

E o aluno, como levar a culpa se ele é ensinado a reproduzir o que ouve do professor, sem um mínimo de consciencia, ele decora o assunto que não sabe para que lhe servirá, ele ouve os pais (que também são frutos da sociedade) dizerem para estudar e passar no vestibular, ele ñ apreende o que lhe é ensinado mesmo porq muitos professores ñ se dão ao trabalho de cultivar no aluno o gosto pela descoberta, pelo contrário os alunos (como o próprio nome diz = sem luz) perdem a capacidade de questionar que é natural do ser humano pois precisa ficar na sala quieto, imóvel.

Mas isso também não é culpa do professor que, apesar do papel fundamental (eu desconheço profissão mais importante), é extremamente desvalorizado. O professor forma (deforma??) o médico, o advogado, o empresário, o garí, o prestador de serviço, mas infelimente ele transmite a informação que deve ser armazenada pelo aluno (parece até um banco onde um deposita e o outro retém) pois muito acreditam, ainda, que é o professor quem detém o conhecimento e a ele cabe sua propagação de maneira bem disciplinar, e por falar em disciplina onde está o interdisciplinar???? onde está a transversalidade???? e o multiculturalismo???? o nosso Brasil é um país tão rico, tão repleto de diferentes saberes porque a escola não valoriza isso???? o menino e a menina da favela, do suburbio, aprendem os mesmo conteúdos que o menino e a menina da roça ou do sertão, que aprende o mesmo que as crianças da zona sul, da área nobre, e nenhum na realidade aprende o que realmente lhes será útil no seu meio, no seu dia a dia. Voltando ao professor, profissional este que deveria ser melhor remunerado e aproveitado em todo seu potencial e sabedoria, ñ tem o verdadeiro prazer em ensinar, muitos ñ tem nem oportunidades de novas aprendizagens e novas vivencias (muitos estão presos a quatro paredes e ñ sabem como utilizar o seu ambiente escolar, que está muitas vezes realmente restrito a sala de aula)...

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Não quero escrever muito para não ficar chata mas temos, muitas vezes, que mudar nossa visão sobre escola, aluno, professor e promover quisá uma mudança crítica e social da mentalidade humana. Nossos jovens estão alienados pela massa de informações recebidas diariamente e ñ processadas por falta de consciencia política, etica, e moral do nosso povo (sem contar do grande apelo sexual e para a violencia e as drogas que estão diariamente em nossas casas promovido pela mídia)....
:oops:
Creio que me prolonguei de mais... :oops: vou parar por aq...
 
:clap: :clap: :clap:
falaste tudo o que eu queria falar (eu nao consegui me expressar mt bem :roll: ) e mais um monte!
Concordo contigo em gênero, número e grau!

ps: perdoem-me pelo comentário inutil, mas eu nao pude evitar :tsc:
 
Bem, eu na qualidade de recém formado e agora professor digo que a escola em geral no Brasil tem uma qualidade muito precária, mas estamos caminhando...
Os cursinhos, sejam eles particulares, comunitários ou públicos são excelentes, pois estão muito bem num panorama mundial e servem até como modelo. Mas o grande problema são as categorias de base, o aluno devia ter um ensinamento e uma carga horária maior, assim sua grade curricular poderia oferecer por exemplo: Cursos profissionalizantes que já seria uma grande coisa. Acho que isso é uma Utopia, mas não está tão longe de ser real.
 
Se o papel da escolar for assumir uma posição que reflita a nossa sociedade atual (de pessoas altamente robotizadas, sem criticidade, voltadas um único propósito crescer economicamente, altamente capitalista) sim, em partes ela está realmente cumprindo seu papel, pois ela forma indivíduos aptos a concorrencia, capazes de disputar entre si e não pensar no outro.

Discordo, então q acabem as escolas e fiquem todos em casa vendo televisão, aí vc verá o q é uma sociedade robotizada de verdade, na escola eu vi a merda q esse pais se encontrava, o meu professor de geografia me ensinou a ser menos consumista e a perceber como somos manipulados e meu professor de historia me ajudou a desmitificar a historia do Brasil, vcs ja perceberam q os mais alienados são os q menos se interessam pela escola, pq será? :clap:
Quantos a individuos capazes de disputar entre outro, na escola eu aprendi a trabalhar em grupo e a colar (serve né, é pensar no outro de uma forma :roll: )
Ah, eu estudo em escola publica :wink:
 
Hei de repetir: QUAL É O PAPEL DA ESCOLA?

Ninguém definiu isso a meu ver. :?

A minha sugestão é a discussão entre escola e comunidade, apenas para COMEÇAR a redefinir esse papel. (que não pode e nem deve ser apenas e simplesmente "profissionalizante")
 
Só para constar, quando eu me referi sobre Cursos Profissionalizantes eu estava dando somente um exemplo, pois com certeza o envolvimento entre a comunidade Universitária, Escolar e Municipal tem que ser maior.
E isso de certa forma já está acontecendo, pois a partir do ano que vem já entrará em vigor as mudanças dos parametros didáticos-curriculares dos cursos de licenciatura no Brasil, o que já é um grande avanço. E já estão acontecendo calorosas reuniões e discussões sobre isso.
 
:roll:

Vou adivinhar quem está discutindo são apenas os professores, não é? Acho que esta discussão podia se voltar a algo que seria realmente interessante: uma discussão da comunidade com o professorado. Vai por mim, novato, já vi isso antes :wink:

Não adianta só os professores discutirem entre si. Ou a comunidade impor que precisam de cursos profissionalizantes. Seria o repeteco de um ciclo vicioso que já experimentamos no passado.

Como também sou professora (impossibilitada no momento de ensinar por conta de doutorado), eu estou perguntando: qual é o papel da escola? O que a escola e o professor devem ensinar? O que é necessário ensinar? O que é necessário para o individuo ser agente transformador da realidade e não gado de corte?

Se vocês definirem isso, então podemos partir para o segundo passo: a escola cumpre seu papel? Se não, que medidas devem ser tomadas?
 
Bem, não são somente professores são Universitários e como vocês podem ver Alunos de Ensino Fundamental também estão nessa discusão. E como já disse antes isto é bem Utópico, eu entendo que a situação está bastante desesperadora para quem tem ensino fundamental público aqui no Brasil, e não podemos ficar somente discutindo, mas já é um começo.
 
Não, escola não é, atualmente, o que eu chamaria de indispensável. Ensina a se irritar, a se revoltar. Na minha opinião (e eu conheço ou julgo conhecer casos), a escola pode piorar a disciplina do aluno.

O que a escola me ensinou? A dormir nas aulas, a chutar e colar, o valor de uma etiqueta na roupa, a apanhar e abater, que espancamento coletivo é a coisa mais humilhante e excitante (dependendo do lado), a beber, fumar, matar aula, abaixar a cabeça, engolir sapo, que pouco importa quanto você tira no boletim isso não tem qualquer importância na sua vida, que repetir de ano é escroto pra cacete, que mudar de colégio mais ainda, que os professores tão pouco se lixando pra você, que você deve fazer de tudo pra tornar a vida do professor uma merda.

Aprendi que as matérias são inúteis e descartáveis, e que você não vai fazer qualquer diferença no mundo.

Divertido, não?

E a fugir da família depois da prova da UERJ, né Ivan? :roll:


qual é o papel da escola? O que a escola e o professor devem ensinar? O que é necessário ensinar? O que é necessário para o individuo ser agente transformador da realidade e não gado de corte?

Poxa, se você que é professora não sabe, Prímula, ninguém há de saber.Voltemos ao começo do meu post: Não há utilidade na escola após o C.A.

Bem, eu na qualidade de recém formado e agora professor digo que a escola em geral no Brasil tem uma qualidade muito precária, mas estamos caminhando...

Caminhando para onde? Para uma miséria total, com professores sem salário e alunos sem material? Isso pra mim não é caminhar, é cair de um desfiladeiro.



a escola cumpre seu papel? Se não, que medidas devem ser tomadas?
Não, devem ser tomadas providências que todos conhecem. Mas cadê a verba? Cade a vontade dos professores e dos alunos em geral? Cade mais participação do governo na educação?
 
Eu entendi pelo seu post que a discussão está sendo feita na universidade. E a meu ver discutir isso em um lugar distante da comunidade é um erro.

Vi inúmeros casos de professores que se desiludiam em levar os planos deles para melhorar o mundo porque a carga ficava neles. E não é difícil de entender o porque: não adianta ter as discussões em universidade, com alunos de qualquer grau, o importante é que a comunidade em questão se mobilize em torno da escola.

E o único jeito é a discussão não ser na universidade, mas antes, levar para a escola E para a comunidade.

Que a escola tenha um papel central em um bairro, por exemplo (não apenas para jogar bola, ou ser centro de lazer, mas como pólo cultural - de mostrar cultura, produzir cultura). A comunidade está distante da escola: se o seu filho não estuda naquela escola, nem nos damos ao trabalho de entrar e acompanhar os programas educativos.

Discussões em nas universidades (que ironicamente - USP, UNICAMP - estão sendo muradas para se isolar propositalmente da comunidade onde se inserem) são vazias, porque não há a participação da comunidade durante o processo de inserção da escola na comunidade. É como dois médicos discutindo o melhor para um paciente, sem nem ao menos perguntar ao paciente onde está doendo.

Não existe utopia. Existe a idéia, e até onde ela pode se materializar (summerhill anyone?). Enquanto o fardo ficar apenas nas mãos dos professores, vai ser mesmo missão impossível.

Por isso que se estamos perdidos, o melhor é discutir na comunidade, com a comunidade, a inserção da escola na comunidade (sociedade), e durante o processo, discutir com a comunidade o que é o papel da escola (que não é reproduzir o mesmo quadro de sociedade para sempre).

Senão sempre vamos ter pais de aluno querendo que o professor ensine para o filho entrar no vestibular, ou pro filho poder fazer curso técnico e ter emprego.
 
Respondendo à Primula, qual é o papel da escola?

O papel da escola é formar seres humanos preparados para viver uma vida completa, e não apenas profissional. É formar seres humanos que entendam e critiquem o mundo, e não apenas vivam nele. É formar seres humanos com valores de igualdade, liberdade, fraternidade, respeito. É formar pessoas plenas.
 
É o que tá escrito nos livros didáticos :mrgreen:

E exatamente por ser muito "amplo" e sem objetividade, o professor fica com "liberdade" (ou melhor, cai tudo nas costas dele de novo :roll:) de decidir tudo o que deve ser ensinado.

E que fatalmente vem pais e mães furiosos porque não tamos cuidando direito dos geniozinhos lindos deles :roll: (ou que tamos traumatizando ele por ser burro... como traumatizo gente que eu chamei de burra por aqui)

Sem falar que uma parte do que você acabou de dizer é PAPEL DOS PAIS! :wink:

editando porque não vi esta parte do Beregond:

Beregond disse:
Poxa, se você que é professora não sabe, Prímula, ninguém há de saber.Voltemos ao começo do meu post: Não há utilidade na escola após o C.A.

:stop:

Isso tá enchendo o saco. Então vou virar o máximo de autoritarismo aqui, já que a juventude não sabe o que quer, a comunidade não sabe o que quer, a sociedade não sabe o que quer, as pessoas não sabem o que querem.

EU PRIMULA SEI O QUE É MELHOR PARA VOCÊS.

O que vou ensinar é o certo e não me contestem :twisted: Não é divertido? :twisted:

Não é apenas questão de salários (apesar de que ajudaria muito no meu caso) ou de alunos desmotivados por causa de escola falha.

A falha principal é essa mania de jogar a RESPONSABILIDADE DE SUAS VIDAS NAS COSTAS DE OUTRA PESSOA. Então que comecem a pensar um pouco também. :x

Ia ser muito mais cômodo para a Primula decidir e que se dane O QUE VOCÊS E A SOCIEDADE QUEREM da escola.

Ai eu abro um precedente para vocês terem um canal para discutir o PROBLEMA (um problema enorme. Mas sempre voltamos à estaca zero: tudo nas costas do professor) vindo aqui perguntar e discutir com vocês, e vocês me vêm com respostas prontas que leram nos jornais (salário do professor, escola não cumpre seu papel, ela não ensina nada, yaddayaddayadda)?!? Façam-me o favor!

Entre eu e vocês já existe um abismo enorme de pensamento. De idéias. De conceito de revolução. Enquanto os jovens querem revoluções armadas (juntar-se a FARCs, etc..) minha revolução é mudar cabeças de jovens.

Só com esse pequeno detalhe, vocês deviam parar para pensar se realmente a escola não presta para nada, pois é esse diferencial que me torna combatetne e argumentativa, enquanto alguns usuários ficam choramingando incapazes de manter uma discussão.

Então de alguma forma a escola já está prestando para alguma coisa. Só que muitos não conseguem aproveitar ao máximo. Será que o papel mudou? Mas e se presta, para o que? E o que você queria da escola? Quais propostas você tem para melhorar o papel da escola?

"Uma cadeira antes de ser objeto real foi idéia de uma pessoa." Alan Moore.

O mundo ideal, das idéias não está tão distante assim como pensam os utópicos. Só que não é um mundo cor de rosa e bonitinho. É um mundo combativo, e argumentativo, onde os melhores se sobressaem, pois a humanidade tem de evoluir. Ficar sempre igual é chato pra caramba.
 
Senão sempre vamos ter pais de aluno querendo que o professor ensine para o filho entrar no vestibular, ou pro filho poder fazer curso técnico e ter emprego.

E o q. + me pedem na CEFET, onde ensino em Roraima- Caraca, sou professora de Edificacoes ñ faço milagre, se o aluno ñ questiona a si mesmo, tive q. mudar meu programa de aula.......tierei eles das 4 paredes e resolvi ensinar fora dos padroes......ensinar como construir de acordo com a sua comunidade, discutir com ela se ela quer q. os alunos ñ saibam em q. mundo/regiao estao inseridos......Dou valor as ideias aos pensamentos, q. os alunos me critiquem, q. aprendam a ver suas fraquezas no so as minhas
E essa ideia de eu lecionar com jeito critico nem minha foi.....o credito e todo seu Dêza, q. me fez reavalair O q. representa a Escola, os Cursos e minha cond. de moldadora de opinioes, mas tb de ideais.....Pena q. muito recai como disse a usuaria Primula sobre nos, professores......Dêza valeu pela forca e pelo incentivo :wink:

[Sorry-pelos erros de portugues, mas aqui no 'forum eu tento relaxar um pouco]
 

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