• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Escola do MST tem excelente nota no ENEM em Santa Catarina

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
Na Escola Semente da Conquista, localizada no assentamento 25 de Maio, em Santa Catarina, estudam 112 filhos de assentados, de 14 a 21 anos. A escola é dirigida por militantes do MST e professores indicados pelos próprios assentados do município de Abelardo Luz, cidade com o maior número de famílias assentadas no estado. São 1418 famílias, morando em 23 assentamentos.


A escola foi destaque no Exame Nacional do Ensino médio (Enem) de 2009, divulgado na pagina oficial do Enem. Ocupou a primeira posição no município, com uma nota de 505,69. Para muitos, esses dados não são mais do que um conjunto de números que indicam certo resultado, mas para nós, que vivemos neste espaço social, é uma grande conquista.


No entanto, essa conquista, histórica para uma instituição de ensino do campo, ficou fora da atenção da mídia, como também pouco reconhecida pelas autoridades políticas de nosso estado. A engrenagem ideológica sustentada pela mídia e pelas elites rejeita todas as formas de protagonismo popular, especialmente quando esses sujeitos demonstram, na prática, que é possível outro modelo de educação.


A Escola Semente da Conquista é sinal de luta contra o sistema que nada faz contra os índices de analfabetismo e do êxodo rural. Vale destacar que vivemos numa sociedade em que as melhores bibliotecas, cinemas, teatros são direcionados para uma pequena elite. Mais de 100 filhos de assentados estudam na Escola. Espaços culturais são direitos universais, mas que são realidade para poucos.


E mesmo com todas as dificuldades a Escola Semente da Conquista foi destaque entre as escolas do Município. Este fato não é apenas mérito dos educandos, mas sim de uma proposta pedagógica do MST, que tem na sua essência a formação de novos homens e mulheres, sujeitos do seu processo histórico em construção e em constante aprendizado.



fonte : Diario da Classe Intersindical


--
Visite o saite do CEDEFES:

http://www.cedefes.org.br
 
Não me surpreende muito, mais por questões metodológicas. Essas escolas independentes, como as de índios, do MST tem mais liberdade, creio eu, de apostar e, formas inovadoras de ensino, que acaba rendendo mais. Não sei se é o caso, mas... existem muitos exemplos com os indígenas. Convenhamos: o ensino público está falido (apesar de muito boas exceções), e as escolas privadas (com exceção das confessionais, que tem uma postura muito mais ética) em geral só se preocupam em vender diplomas.
 
Mas isso é média né?

Portanto, não é lá essas coisas porque se você for comparar uma escola dessa de 100 pessoas com uma de, que seja, 500, com certeza a de 500 terá mais pontos fora da curva em ambos os lados.

Além disso, 505,69 de média, pra mim, não é motivo de orgulho nenhum: está quase que exatamente no meio,
 
Todos notaram que os números indicados são do ENEM de 2009, ok? Não sei quando eles saíram, mas parece que o assunto só acordou agora.

Bom, o texto faz um bocado de proselitismo para o MST (o que quase me fez parar de ler, não vou com a cara desse movimento). Mas a curiosidade falou mais alto.

É um tanto difícil arrancar dados do site de divulgação de resultados do ENEM e ainda não encontrei uma forma de pegar as médias por estado e município. Mas vamos lá: das três escolas de Abelardo Luz (é uma cidade muito pequena), apenas duas tiveram inscritos suficientes para a amostragem ser válida; Destas, a escola citada supera a outra por 7 pontos (imagino que a escala vai até 1000):
attachment.php

Como eu tenho uma queda por números, tabelas e estatísticas, puxei os dados aqui de Jaraguá...
attachment.php
... apenas uma das escolas com alunos suficientes para gerar a estatística tem pontuação abaixo da escola do MST, então esse resultado não deve ser algo tão expressivo assim. E em Joinville, com 43 escolas avaliadas (melhor=684,15, pior=496,92), três tem nota inferior a escola citada.

Acho que as comparações ficam mais divertidas se tivéssemos as médias prontas... vou brincar mais um pouco com aquele site.
 

Anexos

  • enem_abelardo_luz_2009.png
    enem_abelardo_luz_2009.png
    43,8 KB · Visualizações: 203
  • enem_jgs_2009.png
    enem_jgs_2009.png
    120,6 KB · Visualizações: 202
Ou seja, na verdade é uma "notícia" (reparem nas aspas). É uma propaganda político-ideológica disfarçada.

A escola não foi bem, ela foi mal se comparada com escolas de outros municípios próximos e ficou estatisticamente igual á outra única escola com dados em Abelardo Luz (cidade com 16.374 habitantes, quase 3.000 a menos do que em 1991). Fui conferir no site do IBGE e de fato só há três escolas de nível médio por lá, num total de 648 estudantes (últimos dados disponíveis)

Se tem algo que me incomoda mais do que essas propagandas disfarçadas e distorção nos números (e olha que nem falei do MST :g:)
 
Só a iniciativa do MST já é plausível. Vocês falam tanto que o que falta no país é educação e :blabla: e, quando aparece uma notícia que demonstra essa preocupação de um movimento social, a primeira coisa que fazem é procurar dados para desmerecer a conquista. Que fique a reflexão.
 
Só a iniciativa do MST já é plausível. Vocês falam tanto que o que falta no país é educação e :blabla: e, quando aparece uma notícia que demonstra essa preocupação de um movimento social, a primeira coisa que fazem é procurar dados para desmerecer a conquista. Que fique a reflexão.

Eu jamais elogiaria de graça sem conferir a coisa de perto.

E como foi debatido aqui a nota que essa escola ganhou não é lá "aqueeeeela" nota.
 
Essas escolas estão fracas, mesmo. Pesquisei aqui em Pedro Leopoldo e, pelo que vi, nenhuma escola ficou com uma nota pior que as dessa cidade.
 
Só a iniciativa do MST já é plausível. Vocês falam tanto que o que falta no país é educação e :blabla: e, quando aparece uma notícia que demonstra essa preocupação de um movimento social, a primeira coisa que fazem é procurar dados para desmerecer a conquista. Que fique a reflexão.


Isso é verdade!

A nota não é lá graaaaaandeee coisa, mas como eu já trabalhei em assentamentos os alunos aprendem muito mais do que os filhos de papai que moram em apartamentos e tem nojo de por o pé na terra :lol:

Quando dei aulas de geografia para um assentamento perto de Betim, os alunos aprenderam na prática, com vivências e identidade com o espaço natural e o espaço vivido.

Dou aulas em uma escola particular e por incrível que pareça, os filhos de papai possuem muitas dificuldades em compreender uma geografia e história que só conseguem ver dentro de uma sala de 4 paredes.

E para alguns movimentos sociais, mesmo que simples seja essa nota para os olhos de quem não convive diretamente, sabemos que é um grande avanço essa melhora.


É boa? Claro que não, mas mostra melhoras e aponta erros e possibilidades de melhorias
 
O ensino das escolas do MST é bom, bom mesmo. Não fica nada a dever à escolas particulares não. Meu irmão estudou em uma escola aqui do meu município. O problema dessas escolas é a lavagem cerebral ideológica que eles fazem nas crianças.

Concordo!

Muitas pessoas são formadas para serem extremistas, ou seja, é zero ou cem em tudo que vão agir, atuar, e etc...
 
O ENEM é nossa atual referência de comparação para qualidade de ensino e, de acordo com os dados que temos, podemos afirmar que o ensino na escola do MST em Abelardo Luz é ruim.

Nas outras escolas? Precisamos saber quais são pra gente dar uma olhada nas notas delas

No mais eu sou absolutamente contra que escola públicas, usando dinheiro público tenham qualquer viés ideológico-religioso.
 
Última edição:
O ensino das escolas do MST é bom, bom mesmo. Não fica nada a dever à escolas particulares não. Meu irmão estudou em uma escola aqui do meu município. O problema dessas escolas é a lavagem cerebral ideológica que eles fazem nas crianças.
O que não é de surpreender...
No mais eu sou absolutamente contra que escola públicas, usando dinheiro público tenham qualquer viés ideológico-religioso.

Ideológico sempre há, independente de quem está no poder, mas religioso...bom, nossa república sempre foi meio anti-cristã. Não? Os positivistas, os marxistas, enfim, temos uma pequena política conservadora-cristã aqui e ali, a não ser que você esteja falando do Império e do padroado, pois se a Igreja e o Estado eram unidos ainda era clara a influência católica no ensino. Desde os tempos da colônia eram as ordens religiosas, principalmente agostinianos e jesuítas, que comandavam o ensino por aqui. A secularização é recente...
 
Não há conquista nenhuma, só isso que eu falei. O que os números dizem é que há uma escola e ela é do mesmo nível (ruim, diga-se) da outra única escola da cidade. Tanto fazia se fosse do MST, da Opus Dei, dos Ninja ou do Obama.
Eu jamais elogiaria de graça sem conferir a coisa de perto.

E como foi debatido aqui a nota que essa escola ganhou não é lá "aqueeeeela" nota.
É exatamente disso que estou falando. A primeira coisa que vocês fazem é ir atrás dos dados para provar que não, não é uma conquista. Descobrem que as notas não foram tão boas e "Ah, que alívio, achei que eles tivessem feito algo que prestasse". Ignoram a iniciativa de educação do movimento, como fariam o possível para negar qualquer traço de positivo que se divulgasse naquilo que ideologicamente já têm como negativo.
 
Não tem alívio nenhum, é só um fato. Aliás, eu sou um cara de exatas e, se uma escola do MST mostrasse um ENEM surpreendente (acima dos demais da cidade) eu provavelmente tenderia a achar que o sistema de ensino do MST é melhor do que o atual (ou que a prova do ENEM é direcionada pro MST, o que eu acho improvável). Se mais de uma escola do MST tivesse desempenho superior à média no ENEM, então, seria um resultado bem enfático.

Quanto ao resto da sua mensagem ideológica, sério... não é porque um movimento qualquer tem escola (de novo, poderia ser o MST, a Opus Dei, os Ninja ou o Obama) que merece ser elogiado e apoiado. Tem que mostrar que tem condições de dar um ensino de qualidade, se não é melhor deixar pra escolas do estado mesmo.

Malditos militantes.
 
Exato, o fato deles (MST ou qualquer outra entidade que fosse) ter escola própria isso é uma comodidade deles, já que eles geralmente vivem sempre na zona rural, então supõe-se que ao menos os alunos não tem que andar kilômetros pra chegar a uma escola que é a situação normal de quem vive nessa região e depende apenas do ensino público.

Mas o fato que interessa é que se tivessem uma nota elevada acima da média nacional aí sim seria algo digno de elogios.
 
Última edição:
Não tem alívio nenhum, é só um fato. Aliás, eu sou um cara de exatas e, se uma escola do MST mostrasse um ENEM surpreendente (acima dos demais da cidade) eu provavelmente tenderia a achar que o sistema de ensino do MST é melhor do que o atual (ou que a prova do ENEM é direcionada pro MST, o que eu acho improvável). Se mais de uma escola do MST tivesse desempenho superior à média no ENEM, então, seria um resultado bem enfático.

Quanto ao resto da sua mensagem ideológica, sério... não é porque um movimento qualquer tem escola (de novo, poderia ser o MST, a Opus Dei, os Ninja ou o Obama) que merece ser elogiado e apoiado. Tem que mostrar que tem condições de dar um ensino de qualidade, se não é melhor deixar pra escolas do estado mesmo.

Malditos militantes.
Você é um cara de exatas, e isso explica o raciocínio objetivo. :yep: Mas eu nem de longe sou militante, Deriel, apenas tive um contato, acredito, um pouco mais próximo com o MST do que você, por estudar em Humanas e ter participado de pesquisa de campo. Era muito crítico, e, assim como muitas vezes quebrei a cara aqui no fórum defendendo ideias extremistas de esquerda, fiquei mudo diante de um líder do movimento. E esses tapas na cara são o que mais continuam contribuindo para amadurecer várias opiniões minhas.

Não quero dizer que conheço mais o MST do que qualquer um, mas que, em virtude desse contato mais direto, vejo o movimento com mais sensibilidade do que via antigamente, e aplaudo as suas pequenas iniciativas e (mesmo que pré-) conquistas. Pouca gente sabe o efeito transformador de pequenas coisas como tais.

No mais, entendi que vocês não veem o referido sequer como "iniciativa" e tudo mais, então não adianta ficarmos batendo nisso aí.
 
Última edição:
É exatamente disso que estou falando. A primeira coisa que vocês fazem é ir atrás dos dados para provar que não, não é uma conquista. Descobrem que as notas não foram tão boas e "Ah, que alívio, achei que eles tivessem feito algo que prestasse". Ignoram a iniciativa de educação do movimento, como fariam o possível para negar qualquer traço de positivo que se divulgasse naquilo que ideologicamente já têm como negativo.

Talvez porque de 100 coisas que eles fazem, 80 são invadir fazendas [o que quase sempre dá merda com o dono do lugar], 10 coisas são invadir centros de pesquisas e ferrar com trabalhos que levaram anos pra serem feitos e outras 10 são coisas como a iniciativa das escolas? [ok, eu dei uma exagerada, mas pra mim a maioria não passa de um bando de baderneiros]

Mas enfim, a iniciativa da escola no assentamento é boa e por isso esses assentados merecem os parabéns [apesar da média ter sido ruim, mas é assim na maioria das escolas, então não se pode reclamar].
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo