Oakshield, parabéns pelo tópico! Estava à procura de algo do tipo desde q me inscrevi no Fórum...
Saiba q essa questão vai dar "pano pra manga", pois é uma das principais questões misteriosas do Cristianismo. Todos sabemos q Tolkien era católico fervoroso e muitos defendem a inspiração Bíblica na filosofia de "O Senhor dos Anéis" (quero dizer, de todas as obras de Tolkien...), além, é claro, da inspiração na Mitologia Nórdica.
Enfim, como o primeiro anjo caído da Bíblia, Satanás tmb foi criado por Deus e, assim como Melkor desejou a Chama Imperecível, aquele tmb almejava ter o poder de Deus, ou até, ser mais poderos do q Deus. Logo há a queda do primeiro anjo (q levou outros consigo, corrompidos, como os Maiar de Melkor...) e seu 'desligamento' com Deus (q vou chamar pelo seu próprio nome Yahweh/ pronúncia = "Iavé"). Essa é a questão: desligamento?
Yahweh, como Eru, não é oniciente? Então estava nos planos deles (Deus judáico e Eru) criar o Mal? O livre arbítrio aplica-se sobre os Ainur? Se cada um era a "personificação" de Eru, então este tinha seu lado obscuro...
Eu não tenho muitos dados sobre como foi exatamente a queda de "Lúcifer" ("Anjo da Luz", nome não usado na Bíblia, criado por antigos padres para denominar o Príncipe dos Anjos Rebeldes q, como descrito na Bíblia, caiu como um raio de 'luz' do céu - Lucas 10:18), mas posso perguntar para o meu pai, q está fazendo curso de Teologia, se ele pode dar uma dica e, quem sabe, não nos esclarecer algo em relação a Melkor (q é a questão sendo tratada... eu não me esqueci disso

hihi...)
Apenas queria salientar q essa questão será interessante discutir, pois Tolkien se baseou em algo para surgir com Eru, Ainur etc., seja no Cristianismo, ou em outra religião, ou até mesmo, em alguma Mitologia...
Desculpem-me se extendi o assunto, tendendo a fugir dele, não foi minha intenção. Gostei muito desse tópico!