• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eru poderia destruir o Anel?

E realmente, existem atos no Plano de Eru que somente ele compreende...
E isso está no próprio Silmarillion.
"Mas algumas coisas há que eles (os Ainur) não conseguem ver, nem sozinhos nem reunidos em conselho; pois a ninguém a não ser a si mesmo Ilúvatar revelou tudo o que tem guardado"
Ainulindalë - Silmarilion​
 
Acho que a pergunta correta (se é que se pode afirmar isso) seria "Eru desejou destruir o Anel?".
O poder de eru é inimaginável. Ele é o criador de todas as coisas e não há nada nem ninguem que se aproxime do seu poder. A sua vontade pode ser saciada quando e como ele desejar.
Destruir o anel, para ele, não seria nenhum esforço. Bastaria imaginar sua destruição para virar realidade.
Mas a destruição rápida e espontanea do anel obviamente não foi seu desejo. Seus planos eram/são incompreensíveis para qualquer um. A presença do mal no mundo é algo necessário para seus planos. Se realmente desejasse acabar com o mal, ou mesmo que tal jamais tivesse existido, bastava pensar em realizar esse desejo.
 
Última edição:
Acho que a pergunta correta (se é que se pode afirmar isso) seria "Eru desejou destruir o Anel?".
O poder de eru é inimaginável. Ele é o criador de todas as coisas e não há nada nem ninguem que se aproxime do seu poder. A sua vontade pode ser saciada quando e como ele desejar.
Destruir o anel, para ele, não seria nehum esforço. Bastaria imaginar sua destruição para virar realidade.
Mas a destruição rápida e espontanea do anel obviamente não foi seu desejo. Seus planos eram/são incompreensíveis para qualquer um. A presença do mal no mundo é algo necessário para seus planos. Se realmente desejasse acabar com o mal, ou mesmo que tal jamais tivesse existido, bastava pensar em realizar esse desejo.


Ótimo post, disse tudo...Como os habitantes da Terra-Média dariam valor para um mundo sem a malícia do Anel se eles mesmo não a sentissem na pele? Seria fácil demais se Eru resolvesse tudo...
 
Eru não só podia destruir o Um, como creio que o faria, se o Um fosse de responsabilidade d'Ele. Mas Ele era um Criador que dotou suas criaturas de conhecimento, liberdade, capacidades, livre arbítrio, enfim, todas as dádivas que lhes seriam úteis.

Inclusive Sauron, que era uma criatura, e sua capacidade de criar (o Um, no caso), foi-lhe dada por Eru, tinha tais "qualidades".

Já que, no fim, nada fugiria dos planos e do propósito de Eru, ele deixou que seus filhos, e todas as criaturas, lutassem suas próprias batalhas, frutos das ações deles próprios.

Não teria sentido algum Eru destruir o Um. Porque se, cada vez que Sauron (e antes dele, Melkor) criasse algo poderoso e danoso, Ele destruísse, seria demasiado fácil os mesmos Sauron e Melkor, ou quem quer que fosse, fazer algo outra vez. Isso serve pras criações "do bem" também, como no caso das Silmarils e dos outros Três Anéis dos Elfos (apesar de não serem 100% "do bem").

Agora, se o criador sofresse as conseqüências geradas por sua criação (nessa caso, o criador não é Eru), e, no caso do Um, fosse necessário destruí-lo para que o Mal não imperasse sobre a terra, e se tudo estivesse de acordo com o que Eru, desde o início, planejara, então seria feito o que deveria ser feito, de uma forma ou de outra, independente da paz ou da guerra. Pois as coisas acontecem, como já disse em outros posts meus. E acontecem como devem acontecer, sempre! E a vontade de Eru sempre é feita, independente de qualquer coisa.

E Ele destruiria o Anel, sim, como disse no início, se fosse necessário. Mas, se Ele fizesse isso, seria em caso extremo, imagino, porque senão seria tudo muito fácil, e não haveria história. Aliás, se Ele tivesse feito isso desde o início como, por exemplo, no caso das Silmarils, tudo já teria acabado há muito tempo. E se Ele tivesse interferido diretamente, por exemplo, na Guerra da Ira (porque, apear de tudo o que foi feito pelos Valar, de Melkor ter sido aprisionado e tal, se Eru tivesse agido, Melkor e Sauron poderiam ter sido, ambos, completamente destruídos), tudo estaria acabado. E quem gosta de ler história em que todo mundo "viveu feliz para sempre" desde o início? Então... tudo aconteceu como deveria.

Só mais uma coisinha, pra encerrar meu raciocínio (que, a essa altura do campeonato, deve estar um tanto confuso e difícil de entender). Partindo-se do pressuposto de que Eru é o representação de Deus no universo Tolkieniano, podemos nos perguntar: Deus entrega tudo de bandeja? Ele simplesmente destrói tudo para facilitar para o homem, se o homem é cabeça-dura, super pretensioso e arrogante, adora "viver por conta" e "vive fazendo besteira"?? NÃO, Deus deixa o homem andar com as próprias pernas e colher o que plantou, enfrentar as conseqüêcias de seus atos, vencer por si as lutas "do dia-a-dia". Então, por que com Eru seria diferente?

Ufa, falei demais!!! Desculpe se fugi um pouco do assunto, mas uma coisa puxou outra. Minha mente é um turbilhão, rs.
 
Última edição:
Como disse muito bem Lord Treville a pergunta não é se ele poderia, mas sim se ele queria.

É muito fácil você simplesmente sentar e ficar esperando ajuda divina ao invés de lutar e com certeza foi por isso que Eru nunca interveio diretamente na história da TM (a exceção da destruição de Númenor).

Eru sabia que seus filhos tinham capacidade de vencer a Guerra do Anel.

Imagine só. Beren tem que pegar a Silmaril de Melkor. Ele não consegue daí aparece um dedo gigante, tira a Silmaril, sá na mão de Beren e o leva até Menegroth. Os anões querem recuperar Erebor e, ao chegarem lá, veem o dragão já morto com um bilhetinho escrito: "De nada, Ass.: Eru". Ia ser muito fácil, além de chato e sem graça se os filhos de Eru não passassem de criancinhas mimadas (além do que não ia haver história alguma né, dã!).

Mas, enfim, Eru só iria intervir diretamente em caso de incapacidade de seus filhos (e olha lá, quem garante que a TM dominada por Sauron não estivesse nos seus planos...). E é assim também que funciona com o Deus católico, do qual Tolkien era seguidor fervoroso (pelo menos é nisso que eu acredito).
 
Acho eu que há uma certa comparação da mitologia de toolkien com a cristã (e como ele era cristão fervoroso...), e concordo com o que muitos disseram sobre ele poder mas não querer acabar com as coisas e deixar que acontecessem, isso faz com que aqueles que participam da história da humanidade evoluam ao lutarem pelo que acreditam. Pode ser esse o sentido da vida deles. Mas os verdadeiros planos de Eru, assim como os de Deus (segundo a filosofia cristã), são um verdadeiro mistério, e creio que essa seja a intenção.
 
Contando o fato que foi ele que crio o Melkor... Ele poderia destruir o anel.
Fora que ele permetiu que tudo acontecesse em Arda.
Todo o que aconteceu foi a permição dele. A qualquer momento ele poderia intervir, mas não quis. Portanto ele tem poder para destruir o anel.
 
Eru já sabia que Sauron cria ria o Um, pois ele é Oniciente e sabe de todoas as coisas antes mesmo delas acontecerem.
E .
Se ele interfirisse em cada situação rium não adiantaria nada ele ter criado seus primogenitos.

Agora se você quer saber que Eru teria capacidade de destruir o Um.
Sim logico, foi ele quem criou tudo, se não o resto veio por meio de suas criações.
O que seria Um anel para ele.


Desculpe mas eu encontrei um pouco de contradição nas suas palavras,
"ele é Oniciente e sabe de todoas as coisas antes mesmo delas acontecerem"
e logo depois "ele criou seres e não fantoches, que tem vontade propria e que tem liberdade para fazerem o que querem"
Como ele pode saber oq vai acontecer se os seres tem vontade propria...
se tu ler no sillmarilion o trecho da canção dos ainur, vera que os seres "pensam ter vontade propria, pensam ter criado uma nova coisa, mas tudo aquilo já era planejado por ele"
por isso penso que não existe esse negocio de vontade propria, era tudo predeterminado por ERU.
 
Desculpe mas eu encontrei um pouco de contradição nas suas palavras,
"ele é Oniciente e sabe de todoas as coisas antes mesmo delas acontecerem"
e logo depois "ele criou seres e não fantoches, que tem vontade propria e que tem liberdade para fazerem o que querem"
Como ele pode saber oq vai acontecer se os seres tem vontade propria...
se tu ler no sillmarilion o trecho da canção dos ainur, vera que os seres "pensam ter vontade propria, pensam ter criado uma nova coisa, mas tudo aquilo já era planejado por ele"
por isso penso que não existe esse negocio de vontade propria, era tudo predeterminado por ERU.

Este com certeza seria um assunto para um outro tópico!! (se não me engano já tem um tópico que fala sobre "Destino":think::think:). Eru tinha dado um tema aos Ainur prédefinido, mas não significava que ele saberia de tudo nitidamente, talvez ele pudesse ver o futuro como uma sombra, um pensamento ainda não concretizado...no momento em que alguém tomava uma decisão por livre arbitrio, talvez Eru já soubesse que ele poderia tomar essa decisão mas ela só se tornaria concreta quando ela fosse realmente tomada!!!!

Mas concerteza Eru poderia destruir o Um e não creio que ele desejaria fazer isto, pois queria ver que decisões (das quais ele sabia de todas) suas criações poderiam tomar, tornando assim mais concreto o que ele poderia supor!!!
 
Desculpe mas eu encontrei um pouco de contradição nas suas palavras,
"ele é Oniciente e sabe de todoas as coisas antes mesmo delas acontecerem"
e logo depois "ele criou seres e não fantoches, que tem vontade propria e que tem liberdade para fazerem o que querem"
Como ele pode saber oq vai acontecer se os seres tem vontade propria...
se tu ler no sillmarilion o trecho da canção dos ainur, vera que os seres "pensam ter vontade propria, pensam ter criado uma nova coisa, mas tudo aquilo já era planejado por ele"
por isso penso que não existe esse negocio de vontade propria, era tudo predeterminado por ERU.

Acho que o Cafe complementou certinho o que eu queria dizer. :grinlove:

Essa assunto sobre a oniciencia de Eru já está em outro tópico por isso não vou colocar mais nada aqui.

Mas tem uma parte do Silma que fala assim

"Talvez o destino dos homens após a morte não esteja nas mãos dos Valar, nem esteja tudo previsto na Música dos AINUR".

Isso coloca certinho o que eu disse e o que o Cafe complementou
 
Este com certeza seria um assunto para um outro tópico!! (se não me engano já tem um tópico que fala sobre "Destino":think::think:). Eru tinha dado um tema aos Ainur prédefinido, mas não significava que ele saberia de tudo nitidamente, talvez ele pudesse ver o futuro como uma sombra, um pensamento ainda não concretizado...no momento em que alguém tomava uma decisão por livre arbitrio, talvez Eru já soubesse que ele poderia tomar essa decisão mas ela só se tornaria concreta quando ela fosse realmente tomada!!!!

Mas concerteza Eru poderia destruir o Um e não creio que ele desejaria fazer isto, pois queria ver que decisões (das quais ele sabia de todas) suas criações poderiam tomar, tornando assim mais concreto o que ele poderia supor!!!

Justo, mas se ele ja sabe "todas" ele tambem sabe ainclinação de cada um, pois todos são de sua criação, por isso é "sempre feita a sua vontade"
um velho mandamento cristão, escrito nas entrelinhas por um cristão (Tolkien).
 
Pois todas as escolhas de suas criações sejam de certa forma a sua vontade queiram ou não, por isso ele não interfere e apenas assite.
 
Com certeza ele poderia destruir o Um mas, duvido que ele fizesse isso...ele não interfiriria tão diretamente assim, só se não tivesse mais jeito de destruir o Um, seria a última opção.
 
eu acredito que sim, visto que ele foi o criador de tudo e todos...
mas existem coisas que não são á nós plausíveis de entendimento, como esta questão, por exemplo...
o ponto é: qual o princípio e o fundamento entre o bem e o mal? sem o mal existiria o bem? sem o bem existiria o mal? um equilibra o outro, fazendo com que a vida e as coisas perdure?
 
Partindo do fato de que o Um Anél FOI REALMENTE destruído já temos uma resposta. Como nada em Arda acontece sem que seja da vontade e do conheciemnto de Eru, supõe-se que a destruição do Um Anél também foi de sua vontade, caso contrário sequer Bilbo teria encontrado (e roubado posteriormente) ele e o Um teria voltado apra as mãos de Gollum de quem seria tirado a força por Sauron assim que fosse descoberto.

Muitas "coincidências" e "acasos" levaram a destruição do Um Anél, sem dúvida Eru atuou nesses "entremeios" do livre-arbítrio.
 
Claro que sim. Alguém já parou pra pensar que a existência dos Hobbits seja a resposta de Eru a questão do Anel? Sua alma pura e intocada (como eu comentei no tópico da criação dos hobitts) seria a força das raças maiores e mais fortes. Claro que no expurgo do condado vemos como eles podem deixar de serem pacíficos, mas isso foi por causa de uma influência externa.
 
Certamente que sim. Mas, se tudo na Terra-média segue ao "Plano" de Eru, não imagino ele interferindo e ele próprio destruindo o Anel de Sauron.(Sem trocadilhos, hein!?:dente:)
A Oniciência de Eru permite a ele saber de tudo, antes de tudo, e até mesmo acredito eu que um Vala poderia destruir o Um.
Mas não estão obedecendo o plano, eles criaram Ëa e não podem interfirir ao bel prazer deles, uma vez que os próprios Valar já enviaram os Istari a fim de ajudar contra Sauron. :think:
 
é óbvio que ele tinha poder para destruir o anel mas não tinha por que faze-lo
quando ele criou os ainur e os outros seres ele queria que eles vivessem as suas vidas e sofressem as consequencias das suas escolhas.
como foi Eru que criou Melkor é bem capaz que ele não soubesse distinguir o mal da maneira que nos vemos e por causa disso permitiu que o anel fosse feito já que ele tudo ve ele viu o que seria o anel,ele viu que o anel estava prejudicando Arda mas não fez nada porque deu livre-arbítrio a todos e também porque deixou o destino de Arda nas mãos dos Valar nomeando estes para ser seu gardião
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo