• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eru criou os Ents?

Os pastores das árvores foram criados para cuidar das plantas que, ao contrário dos animais, estavam presas ao solo e não podiam se defender da ação discriminada e abusiva dos filhos de Eru. Mas creio que os ents já estavam na música que os ainur compuseram quando da criação do mundo.
 
Você acha mesmo que as Águias iam aparecer só no final da lista, Olwë? Eu duvido. Olhe que tipo de criaturas eles citam no final, elas são bem mais modestas.

Do restante, só toma cuidado pra que essa tua "tendência natural" no fim não atropele o livre-arbítrio. Mas eu entendi o que você quis dizer, e teu exemplo dos Anões ficou muito bom.

Ah sim. Rachei o bico com o começo do teu post.

(Tem mais coisas que eu poderia dizer a respeito de povo livre, mas estou com muito sono, agora não dá :tsc:)
 
Você acha mesmo que as Águias iam aparecer só no final da lista, Olwë? Eu duvido. Olhe que tipo de criaturas eles citam no final, elas são bem mais modestas.

As plantas eram seres vivos. Se o corpo delas pode ser chamado de hröa ou não, é outra história (eu acho que sim), mas elas certamente são seres vivos.

Alguém duvida de que as plantas eram mais importantes do que os animais para Fangorn?

No entanto, as plantas não aparecem antes dos animais na lista...

Isso quer dizer que elas seriam menos importantes ou mais *modestas*? Não. Só quer dizer que o lugar delas vem depois. (The last, but not de least... 8-) )

Deveria haver um verso para cada espécie vivente de Arda na lição que Fangorn começou a declamar diante de Merry e Pippin. Mas era uma lista muito longa, mesmo para o gosto de Barbárvore:

Hoom, hm; hoom, hm, how did it go? Room tum, room tum, roomty toom tum. It was a long list. But anyway you do not seem to fit in anywhere!

E se era uma lista longa na opinião dele, então era uma lista muuuuuuuuuito longa. O castor, o cervo, o urso, o javali, o cão, a lebre, a águia, o boi, o veado, o gavião, o cisne e a serpente, portanto, não estavam no final da lista, mas beeeeeeem no comecinho.

Era uma lista muito longa e ainda assim incompleta e feita sem muito critério. Isso para mim é evidente, devido ao episódio da inclusão da linha referente aos hobbits a que eu já me referi num outro post.

Outro problema com ela é que barbárvore não a declama inteira. Só isso para mim já bastaria como razão para não nos apegarmos demais a ela.

O fato de as Águias de Manwë e os Istari não aparecerem no começo da lista (que é a única parte que conhecemos) não me parece motivo razoável para acreditar que não haverá lugar para eles num ponto posterior. Não dá pra afirmar com certeza. Nem que sim, nem que não. Firmar pé numa posição é achismo.

E de qualquer forma, Fangorn não era um sábio. Ele era muito velho, mas não sabia de tudo.

Os Istari eram Maiar encarnados em corpos mortais (hröar). Portanto, os Magos que Fangorn de uma hora para outra viu perambulando pela Terra-média eram seres viventes. Ainda assim, não estavam no começo da lista...

E por que razão Fangorn teria deixado de fazer com os Magos o mesmo que fez com os Hobbits ao vê-los pela primeira vez? Por que não os catalogaria? Eles não eram Elfos, nem tampouco Anões ou Humanos, e com absoluta certeza não eram Ents. Mas eram seres viventes!

Onde estão os Magos na lição dos seres viventes decorada por Fangorn? Não entre os povos livres, isto está claro. Não também entre os animais que aparecem na seqüencia. Logo, devem estar num ponto posterior. Ou alguém vai dizer que os Magos são castores? :lol: :lol: :lol:

Falando sério agora:

Eu andei repensando e percebi que não tenho fundamento em nenhum texto para afirmar que as Águias de Manwë usavam hröar. Ao contrário do caso dos Ents (para o qual eu já coleciono alguns bons argumentos), não encontrei ainda nos textos onde apoiar essa tese. :?

Se, por isso, alguém firmar pé de que as Águias de Manwë não entram na lista de Barbárvore por serem seres *não-viventes* eu não vou ter como contra-argumentar.

Mas nessa hipótese eu só vou pedir a gentileza que essa mesma pessoa me explique por que os Orcs e Magos não aparecem também...
 
A respeito das Águias de Manwë, a probabilidade delas serem ainur é bem maior que em relação aos ents, e também mais certa, já que elas surgiram antes que os filhos de Ilúvatar viessem a existir. Sim, as águias de Manwë são espíritos, podem ser Maiar, creio eu. Pelo menos as primeiras a surgir. Para me explicar não vou prolixar inúmeras palavras aqui, mas apenas citar um trecho do Silmarillion, sobre o Início dos Tempos. Talvez aqui se encontre a resposta da ausência das águias na lista de Fangorn.

Manwë Súlimo, o supremo e mais sagrado dos Valar, instalou-se nas fronteiras de Aman, não abandonando em pensamento as Terras de Fora. Pois seu trono situa-se majestosamente sobre o cume da Taniquetil, a mais alta das montanhas do mundo, que se ergue à beira do mar. Espíritos em forma de falcões e águias sempre chegavam em vôo à sua morada e dela partiam; e seus olhos enxergavam as profundezas dos mares e penetravam nas cavernas ocultas nos subterrâneos do mundo. Assim, traziam-lhe notícia de quase tudo o que se passava em Arda.
 
Eu nao acho que elas sejam maiar, pois no Valaquenta, onde fala dos maiar, tolkien deveria ter citado as aguias, oui entao, ter comentado em outro lugar, q elas sao maiar. Eu acredito q elas sao espiritos, inferiores ainda aos maiar, mas se estavam ou nao na musica, nao sei... acredito q nao, pq pra mim so os ainur estavam na musica e ainu sao os valar e maiar.

Por isso, acho, que os espiritos(aguias e Ents) foram criados durante a musica, enquanto cada Valar dirigia seu pensamento para as questoes que mais lhe interessavam, e que, foi Eru quem os criaram, a partir da mensagem que o Vala deixou na musica.
 
Sobre Águias serem Maiar: justamente, Minas Ecthelion, o Tolkien disse isso no final do ensaio sobre os Orcs que está disponível na Valinor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo