Maglor disse:
São religiões diferentes, o cristianismo e o espiritismo. O cristianismo não acredita em reencarnação, que é uma das características principais do kardecismo.
As duas religiões pregam a mesma coisa em sua essência, logo não são diferentes. A reencarnação fazia parte dos dogmas judeus, sob o nome de ressurreição. Somente os saduceus, que pensavam que tudo acabava com a morte, não acreditavam nela. As idéias dos judeus sobre essa questão, como sobre muitas outras, não estavam claramente definidas, porque só tinham noções vagas e incompletas sobre a alma e sua ligação com o corpo. Eles acreditavam que um homem podia reviver sem terem uma idéia precisa da maneira que isso ocorreria, e chamaram a isso de ressurreição o que o Espiritismo chama de reencarnação. Entretanto a ressurreição pressupõe o retorno à vida do corpo morto, o que qualquer pessoa sabe que é impossível. A reencarnação é por sua vez a volta da alma ou espírito à vida corpórea, mas num outro corpo. Eu poderia citar uma série de trechos da Bíblia que falam da reencarnação dos espíritos, trechos os quais o catolicismo e o protestantismo nunca conseguiram interpretar satisfatoriamente e racionalmente, mas vou colocar somente um aqui:
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E havia um homem dentre os Fariseus, por nome Nicodemos, senador dos Judeus. Este, uma noite, veio buscar a Jesus, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és mestre, vindo da parte de Deus, porque ninguém pode fazer estes milagres, que tu fazes, se Deus não estiver com ele. Jesus respondeu e lhe disse: Na verdade, na verdade te digo que não pode ver o Reino de Deus, senão aquele que renascer de novo. Nicodemos lhe disse: Como pode homem nascer sendo velho? Porventura pode entrar no ventre de sua mãe e nascer outra vez? Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espirito é Espírito. Não te maravilhas de eu te dizer que importa-vos nascer de novo. O Espírito sopra onde quer, e tu ouves a sua voz, mas não sabes de onde ele vem, nem para onde vai. Assim é todo aquele que é nascido do Espírito. Perguntou Nicodemos: Como se pode fazer isso? Respondeu Jesus: Tu és mestre em Israel, e não sabes destas coisas? Em verdade, em verdade te digo, que nós dizemos o que sabemos, e damos o testemunho do que vimos, e vós, com tudo isso, não recebeis o nosso testemunho. Se quando eu vos tenho falado das coisas terrenas, ainda assim não me credes, como creríeis, se eu vos falasse das celestiais?" - João, III: 1-12
Bem, ignorando as partes mais óbvias em que Ele fala com todas as letras que todo homem deve nascer e renascer de novo, eu vou refrizar uma parte mais importante e geralmente deixada de lado por aqueles que repudiam a idéia da reencarnação: "[...]
O Espírito sopra onde quer, e tu ouves a sua voz, mas não sabes de onde ele vem, nem para onde vai.[...]" - palavras de Jesus. Oras, se o espírito sopra onde quer e não se sabe de onde ele vem e nem pra onde ele vai então o espírito não é criado no momento do nascimento (como acreditam os católicos e protestantes), pois assim saberíamos de onde ele vem, e não vai para o inferno ou para o céu no momento de sua morte (como acreditam os católicos) ou desaparece para todo o sempre (como acreditam os protestantes), pois assim saberíamos pra onde ele vai. O espírito sopra onde quer (nasce onde quer), não se sabe de onde ele vem (de que vidas ele vem) e nem para onde ele vai (que outras vidas ele viverá).
Maglor disse:
E em João, capítulo 14, diz: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim".
Ele é a verdade absoluta e é somente essa verdade, pregada por ele, e a crença nessa verdade, que nos levará a Deus. Nenhuma outra o fará. Sem o princípio da alma e da pluralidade das existências, a maior parte das máximas do Evangelho são ininteligíveis, como qualquer pessoa com o mínimo de racional sabe, e por isso têm dado motivo a interpretações tão contraditórias. Esse princípio é a chave que deve restituir-lhes o verdadeiro sentido.