• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Erro no Quiz da Valinor - Esclarecimentos.

Quem teve o prazer de participar ou acompanhar o quiz da Valinor no encontro nacional realizado em Sampa no último fim-de-semana, deve ter dado atenção a seguinte pergunta: "Quem foi o Primeiro Marechal da Terra dos Cavaleiros"? Notamos que a mesma é uma tanto subjetiva, já que não se refere à época. Mas tendo sido levantada esta questão, foi especificada: à época da Guerra do Anel. De qualquer maneira, a resposta dada como certa foi Elfhelm, o que está completamente errado.

Elfhelm se tornou Marechal da Terra dos Cavaleiros quando Éomer assumiu o reinado, na quarta era. E mesmo assim, é importante ressalvar que: quando Elfhelm assumiu este título, devemos tomar tento que ele não vem acompanhado de grau (primeiro, segundo, ou terceiro). Estes vieram à baixo quando Éomer assumiu, deixando equivalentes Erkenbrand e Elfhelm, deixando claro que nenhum tinha precedência sobre o outro. Por tanto, o título que Elfhelm assumiu na quarta era, era Marechal da Terra dos Cavaleiros, ou Marechal da Fronteira Leste, e não Primeiro Marechal da Terra dos Cavaleiros.

Segue abaixo o trecho que esclarece que na época de Théoden (época da Guerra do Anel) não havia Primeiro Marechal da Terra dos Cavaleiros - Contos Inacabados, As Batalhas dos Vaus do Isen, Apêndice (i), pág. 403:

"Nos dias de Théoden ninguém detinha o posto de Primeiro Marechal. Ele assumiu o trono ainda jovem (com 32 anos), vigoroso e com espírito marcial, além de ser grande cavaleiro. Se viesse a guerra ele mesmo comandaria a Tropa de Edoras; mas seu reino esteve em paz por muitos anos, e ele saia com seus cavaleiros e sua Tropa somente de exercícios e exibições, embora a sombra de Mordor novamente desperta crescesse continuamente desde sua infância até sua velhice. Nessa paz, os Cavaleiros e os outros homens armados da guarnição de Edoras eram governados por um oficial da patente de marechal (nos anos de 3012-19 era Elfhelm). Quando Théoden envelheceu, prematuramente ao que parecia, essa situação continuou, e não havia comando centra efetivo: um estado de coisa encorajado por seu conselheiro Grima. O rei, caindo em decrepitude e raramente deixando sua casa, adquiriu o hábito de expedir ordens a Háma, Capitão de sua Casa, a Elfhelm, e até mesmo aos Marechais da Terra dos Cavaleiros através da boca de Grima Língua de Cobra."

Agora o trecho que indica que Elfhelm adquiriu o posto de Marechal da Fronteira Leste, e não Primeiro Marechal da Terra dos Cavaleiros - Contos Inacabados, As Batalhas dos Vaus do Isen, Apêndice (i), pág. 405:

"Está registrado que após o funeral de Théoden, quando Éomer reorganizou seu reino, Erkenbrand foi nomeado Marechal da Fronteira Oeste, e Elfhelm Marechal da Fronteira Leste, e esses títulos foram mantidos, em vez de Primeiro e Segundo Marechal, sendo que nenhum deles tinha precedência sobre o outro."

Bom, esta aí. Para quem ainda não teve a oportunidade, recomendo a leitura do capitulo As Batalhas dos Vaus do Isen, é interessantíssimo.

Pessoal da Equipe responsável pelo quiz, parabéns, estava bem difícil. Por favor, não interprete este esclarecimento com ar de soberbo, tão pouco é minha intenção a antipatia.
 
O Maglor já havia me dito que isso aconteceu. Quando ele me disse que deram a resposta como Elfhelm, eu estranhei de mais.

À época da Guerra do Anel não havia Primeiro Marechal. Théoden não assumiu o posto, e francamente não me recordo de passagem alguma em que Elfhelm é nomeado Primeiro Marechal.

Acho que cometeram um equívoco.


Mas a da Última Aliança vocês erraram mesmo. :wink:
 
Pou, como as notícias correm por aqui!

Essa da data, eu não me conformei de ter errado. Eu desconfiava que tinha que ser uma data anterior à que a gente deu (em parte por sugestão minha), e faria sentido ter simplesmente chutado um número menor e redondo. :disgusti:

Essa do marechal, bom, vocês já devem ter debatido isso por aí, mas acho que o pessoal da Valinor se confundiu porque o Elfhelm tinha o posto de marechal, deve ter sido isso.
 
O Maglor me disse que perguntaram quando foi a formação da Última Aliança, e vcs responderam sete anos antes do fim da Segunda Era. Mas sete anos foi só o cerco a Barad-dûr, a Última Aliança foi uns 11 anos antes. Se minha memória não falha, foi no ano 3430, a formação da Última Aliança.
 
Swanhild disse:
Essa do marechal, bom, vocês já devem ter debatido isso por aí, mas acho que o pessoal da Valinor se confundiu porque o Elfhelm tinha o posto de marechal, deve ter sido isso.

Não, ele não tinha o posto. Ele adquiriu o posto na quarta era, quando Éomer se tornou rei.
 
Sujo, este trecho aqui (da sua citação acima) não indica que Elfhelm tinha o posto de marechal? Veja, ele podia ser UM marechal, não estou dizendo que ele era O Primeiro Marechal da Marca. São coisas diferentes.

"Nessa paz, os Cavaleiros e os outros homens armados da guarnição de Edoras eram governados por um oficial da patente de marechal (nos anos de 3012-19 era Elfhelm)."
 
Swanhild disse:
Sujo, este trecho aqui (da sua citação acima) não indica que Elfhelm tinha o posto de marechal? Veja, ele podia ser UM marechal, não estou dizendo que ele era O Primeiro Marechal da Marca. São coisas diferentes.

"Nessa paz, os Cavaleiros e os outros homens armados da guarnição de Edoras eram governados por um oficial da patente de marechal (nos anos de 3012-19 era Elfhelm)."

É Swanhild, este trecho é um tanto interessante, já que, a descrição da organização militar de Rohan, parece insinuar que não haveria marechais senão os citados e especificados. Talvez o título fosse simbólico, mas nisso, tenho que concordar, eu não possuo esclarecimentos verossímeis, apenas minha infinda ignorância sugere.
 
Do Merrian Webster Dictionary (online):

Marshall (marechal):

1a. a high official in the household of a medieval king, prince, or noble originally having charge of the cavalry but later usually in command of the military forces

Um bom indício (além do trecho que eu citei) de que havia outros marechais na Marca além desses :wink:
 
Talvez eles se refiram a Elfhelm como o Primeiro Marechal pois ele ficou ao encargo de Edoras, enquanto Éomer e Erkenbrand ficaram um no leste e outro no oeste, Elfhelm ficou na capital. :wink:
 
Ah sim, naturalmente. O posto teoricamente seria de Théoden, mas como ele não assumiu, ficou sem ninguém.

Quis dizer que eles devem ter interpretado dessa forma que citei. :wink:
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Ah sim, naturalmente. O posto teoricamente seria de Théoden, mas como ele não assumiu, ficou sem ninguém.

Quis dizer que eles devem ter interpretado dessa forma que citei. :wink:

Não é bem assim. Não é algo que ele não quiz assumir. Desse jeito da a impressão de que ele abindicou algo. Colocar um Primeiro Marechal era um recurso do qual os reis podiam de valer. Acredito que Théoden não foi o único que centralizou as forças da sua casa no seu próprio poder.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo