• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Erro de Tolkien ou brilhante idéia de Sauron?

Ah, então a maioria não acreditou na teoria sobre Tom Bombadil que eu trouxe... :)
Essa mensagem eu traduzi de um amigo americano, então talvez os trechos do livro traduzidos não sejam exatamente iguais.

A Construção de Barad-dur

Veja só:

No Conto dos Anos da Segunda Era (no fim do RDR), diz o seguinte:
"c. 1000 Sauron ... escolhe a Mordor para construir sua fortaleza. Ele começa a construir Barad-dur.
. . .
"c. 1600 Sauron forja o Um Anel em Orodruin. Ele completa Barad-dur. Celebrimbor percebe os objetivos de Sauron..."

O que torna isto curioso é a frase dita por Elrond sobre Barad-dur depois da Batalha da Última Aliança (no Conselho):
"A Torre Escura caiu, mas suas fundações não foram removidas, pois haviam sido feitas com o poder do Anel..."
Agora, como o Anel não foi forjado até a Segunda Era 1600, significa que Sauron ficou 600 anos construindo Barad-Dur... antes de construir as fundações da mesma! É impossível construir uma torre sem suas fundações antes. Como explicar isto? Como explicar que Sauron - Um Maia de Aule - pudesse passar 600 anos construindo a torre, sem as fundações?

Creio que há explicação; o que vcs acham? Da minha parte, creio que Sauron, o mestre da crueldade, inventou...

a torre em módulos pré-fabricada! :lol:

Brincadeira. :wink: O que vcs acham?
 
Amigo...acredito que quando Elrond falou isso, ele quis dizer de forma "abstrata", ou seja, que as "fundações", ou seja, que Barad Dur não havia sido destruida completamente pq Sauron não havia sido destruido totalmente...neste sentido mais ou menos...eu acho!

ate mais...
 
Ser construída com o poder do Anel não queria ser construída com a ajuda do Anel, eu acho. Como muitas vezes já foi dito, Sauron depositou grande parte de seu poder no Anel, mas já o tinha antes.
 
Assim como Valfenda e Lothlorien eram "influenciadas" (não encontrei uma palavra melhor :? ) pelo Vilya e pelo Nenya, as fundações de Barad-dûr eram fortalecidas pelo poder do Um. Acho que foi isso que Elrond quis dizer... :|
 
Perdão por não colocar aqui o trecho do livro. Se não me engano é no Contos Inacabados que Tolkien deixa mais claro esse assunto que Elrond levantou no Conselho: Sauron teria colocado nas fundações da torre parte do seu poder, de forma que elas não ruiriam enquanto ele próprio não fosse derrotado (ou seja, enquanto o Um não fosse desfeito).

Eu fico com a "brilhante idéia de Sauron", com certeza.
 
Eu acho que é exatamente como a Moonwitch disse. Assim como enquanto Valfenda e Lothlórien não poderiam ser destruídas enquanto Vilya e Nenya não fossem destruídos ou dominados, o mesmo acontecia com Barad-dur.
 
Muito do poder do Sauron residia no anel, mas quando ele começou a construção esse poder estava nele, portanto quando ele caiu uma parte do seu poder estava salva no Anel, portanto Barad-Dur não podia ser destruida pois parte do poder q a construiu estava a salvo
 
No Contos Inacabados eu encontrei isso:

"The tales, such as The Faithful Stone, that speak of their transferring part of their 'powers' to their artefacts, remind one in miniature of Sauron's transference of power to the foundations of the Barad-dûr and to the Ruling Ring."

"(...)miniatura da transferência de poder de Sauron para as fundações de Barad-dûr(...)"
 
Moon Witch disse:
Assim como Valfenda e Lothlorien eram "influenciadas" (não encontrei uma palavra melhor :?) pelo Vilya e pelo Nenya, as fundações de Barad-dûr eram fortalecidas pelo poder do Um. Acho que foi isso que Elrond quis dizer... :|
Uh! Tirou as palavras da minha boca :mrgreen:
Mas é isso mesmo. Um dos poderes dos Três era de curar as feridas da TM, e enquanto um dos Três protegesse certo lugar, o tempo não agiria ali, parecendo que o lugar escapou das mãos do poder de degradação do tempo. É isso?

Sobre Sauron, acho que ele fez a mesma coisa. Mas se ele era uma Maia, 600 anos para ele não era nada! 8-). E eu acho, que com certeza a estrutura de Barad-dûr estava diretamente ligada ao poder do Um, pois quando o Um foi destruído, todas as terras e construções ligadas a Sauron caíram literalmente, até os Nazgûl caíram do céu em bolas de fogo (essa parte em RdR é fodaaa :mrgreen:)

Maglor, seu CI é em Inglês?
 
no anel estava cheio do proprio poder de sauron portanto o poder de suron era o poder do anel então barad dur pode ter sido construido com o poder do anel.
 
Hum... :think:

Pode ser que Sauron "reforçou" a torre com mais concreto com o poder do anel...

Mas penso que isso não foi erro de Tolkien, acredito que tem de haver uma explicação. Tolkien era detalhista, por isso ele não deve ter errado, mas pode ser uma metáfora, como alguns dizem: não podemos acreditar profundamente no pé da letra as palavras de Tolkien, ele sempre deixava um mistério em meio as frases a ser resolvida por nós durante a leitura para depois a gente perceber o que aconteceu.

Nos dois sumiços do Gandalf, uma em Isengard, na torre de Saruman e uma em Moria até o aparecimento dele em Fangorn, ambas são explicadas por Tolkien através do personagem Gandalf após um certo tempo que realmente aconteceu... Por isso essa Teoria para a construção da torre sem sua base inicial tem de ter uma explicação, se não tiver explicação então foi um milagre... he he :roll:

Mas cabe a nós chegar a uma reposta, pelo menos convincente, eu já dei minha idéia, espero que ajude...

:wink:
 
Claro que erra, errou em um monte de coisas, ele era um homem com boas ideias mas ainda um homem, errou no glorfindel, errou nas idades, errou em um monte de coisas mas seu sucesso e tão maior que seus erros que ninguem nem nota!
 
por mais perfeccionista q Tolkien tenha sido, alguma coisa tinha q escapar neh
quem ñ lembra do relogio mecanico em cima da lareira de Bilbo em plena "Idade Medieval"???
 
MaxDirty disse:
por mais perfeccionista q Tolkien tenha sido, alguma coisa tinha q escapar neh
quem ñ lembra do relogio mecanico em cima da lareira de Bilbo em plena "Idade Medieval"???

??? Que relógio mecânico e que era medieval ???
 
Só uma coisa aqui. O texto traduzido no primeiro post desse tópico foi traduzido da Tolkien Sarcasm Page, seção Tolkien Crackpot Theories, e é uma brincadeira. Aliás a página tem algumas das melhores tiradas sobre Tolkien que eu já li, inclusive o Diário de Saruman, que é absolutamete hilário (e não, não faz parte daquela coleção de Diários que saiu na Lothlórien).

O texto original pode ser encontrado aqui:

http://flyingmoose.org/tolksarc/theories/baraddur.htm

Mesmo assim, é um tópico interessante para uma discussão. :mrgreen:
 
Thais Tûk disse:
MaxDirty disse:
por mais perfeccionista q Tolkien tenha sido, alguma coisa tinha q escapar neh
quem ñ lembra do relogio mecanico em cima da lareira de Bilbo em plena "Idade Medieval"???

??? Que relógio mecânico e que era medieval ???

Realmente, em cima da lareira de Bilbo se não me engano, há um relógio. Mas a história na Terra-média é atemporal... ou pelo menos não está colocada dentro da Idade Média.
 
mas porque não poderia existir um relógio em cima da lereira de Bilbo ? Isso não é erro, daria muito na cara, Tolkien não colocarai um relógio sem querer..
 
O Salão de Bolsão

tem um relógio, que não é em cima da lareira, mas na parede da toca do Bilbo, é mecânico sim, e foi o próprio Tolkien quem desenhou, sendo assim não pode ser um erro, pois ele não desenhou sem querer. A figura em petro e branco pode ser encontrada no livro O Hobbit, quem tem pode conferir. (fugindo um pouco do assunto, mas ta envolvido nos "erros" de Tolkien...)

O Salão de Bolsão - Na Toca de Bilbo Bolseiro.
http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Artistas/Tolkien/Full_Image/Tolkien 01 - Fim do Saco.jpg


:wink:
 
Sr. Cachopardo disse:
tem um relógio, que não é em cima da lareira, mas na parede da toca do Bilbo, é mecânico sim, e foi o próprio Tolkien quem desenhou, sendo assim não pode ser um erro, pois ele não desenhou sem querer. A figura em petro e branco pode ser encontrada no livro O Hobbit, quem tem pode conferir. (fugindo um pouco do assunto, mas ta envolvido nos "erros" de Tolkien...)

O Salão de Bolsão - Na Toca de Bilbo Bolseiro.
http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Artistas/Tolkien/Full_Image/Tolkien 01 - Fim do Saco.jpg


:wink:
realmente, alem desse q esta na parede atras de Bilbo tinha um em cima da lareira
esse negocio do relogio jah foi discutido em outro topico...
http://forum.valinor.com.br/viewtopic.php?t=30119
mas ñ custa nada lembrar
por mais q seja um mundo-fantasia
eu acho um dos erros de Tolkien esse relogico em cima da lareira
ñ existia tecnologia semelhante à isso antes do seculo 16 ou 17 se não me engano :think:

Thais Tûk disse:
??? Que relógio mecânico e que era medieval ???
debaixo desse relogio os anões deixaram o bilhete para Bilbo se encontrar com eles no "O Hobbit"
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo