1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Eregion representada em SdA: ruínas e afresco?

Tópico em 'O Senhor dos Anéis - os Filmes' iniciado por Elendil, 11 Abr 2010.

  1. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    Vocês certamente já viram estas imagens (abaixo) no filme A Sociedade do Anel. Sempre que as vejo, não posso deixar de me lembrar dos Elfos de Eregion, os três anéis élficos, Celebrimbor, Sauron-Annatar e tudo relacionado a isso.

    Seriam referências as antigas moradas dos Elfos de Eregion? Teria o pessoal da Weta pesquisado a ponto de ter feito esse precioso trabalho detalhista, coisa que somente fãs e conhecedores das obras de Tolkien notariam e reconheceriam? Por mais que existam coisas nos filmes que não estão de acordo com os livros, e que nos irritam às vezes, acabo vendo que, em outros aspectos, a fidelidade às obras do Professor está nos detalhes.

    Vocês sabem exatamente a que se referem estas imagens, ou têm outros palpites para o que elas são ou representam?

    Tenho quase certeza que esta primeira, quando a Comitiva parte de Valfenda em direção ao Sul, são as ruínas do que um dia foram construções e torres dos Elfos de Eregion, já que, obrigatoriamente, e levando em conta o caminho que tomaram, teriam que passar próximo a este lugar habitado por Elfos na Segunda Era.


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Já esta segunda imagem aparece em Valfenda, um afresco na parede. Seria a representação do mesmo lugar ou de outro? Noto certa semelhança. E vocês?

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     

    Arquivos Anexados:

    • Gostei! Gostei! x 3
  2. Dúnadan Thorongil

    Dúnadan Thorongil Mensageiro de Gondor

    As ruínas e o afresco são muito parecidos, também acho que seja do mesmo lugar. A cúpula, ou o que foi uma cúpula, nas ruínas é muito parecido com a construção do centro do afresco.
     
  3. HFR

    HFR Clone

    As duas estruturas são bem semelhantes. Se imaginarmos um pouco, talvez haja um pequeno declive do outro lado com as ruínas do portão.
     
  4. Dúnadan Thorongil

    Dúnadan Thorongil Mensageiro de Gondor

    O relevo do lugar é diferente mesmo, eu percebi esse declive também e aquelas faixas brancas, não sei se é algum rio ou neblina. E a montanha (que esqueci o nome) também não está tão nítida na imagem. Mas com o tempo a questão do declive pode ter mudado. Placas tectônias?? :think:
     
  5. TorUgo

    TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

    Provavelmente a imagem do filme representa alguma torre esquecida de Eregion, mas não uma cidade e muito menos a cidade representada no "afresco" (não conhecia o nome! lol). Esta conclusão tira-se principalmente pela escala. Se a imagem fosse pelo lado contrário, as semelhanças seriam mt maiores, com um céu azul (Enedwaith) acima da torre, que também parece bem semelhante e talvez tivesse, como já foi dito, um rio e uma antiga ponte! Mas tendo em conta a escala, parece-me impossível.

    A Irmandade passa pelo local a pequena distância e as ruínas não estão a uma escala de cidade ao contrário do afresco que parece uma imponente cidade dos Noldor, sem dúvida! Acredito portanto que o afresco represente ost-In-Edhil e a arquitectura se assemelhe entre as duas estruturas por serem fruto do mesmo trabalho.
     
  6. angiuli

    angiuli Mentallion

    A primeira é realmente é Eregion (eu nunca havia notado), mas ambas não demonstram o mesmo local.
     
  7. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Excelente post.

    Olha, por diversas vezes no filme vimos estruturas e ruinas e edificações, estatuas e etc.
    A sua pergunta é se seria Eregion.

    Eu acho bem provável. E sim, acho que eles foram magníficos ao colocarem referencias no filme. Basta a gente achar.

    Eu acho que você acertou na mosca.
    A não ser que algum dos nossos excelentes nerds da Valinor tracem a rota e e baseados em várias coisas, digam que não é possível.

    Mas acho que você fez um gol de placa. Pela sua explicação fico com a opção de que pode ser Eregion sim.
     
  8. Eye

    Eye Futuro naugrin

    Essa imagem me fez lembrar Tharbard ou Lond Daer. Mas tá mais para Valfenda ou outra fortaleza de Eregion.
     
  9. HFR

    HFR Clone

    Não precisa ser necessariamente uma cidade. Se levar em conta a força e grandeza dos elfos antes da forja dos anéis, a construção pode não passar de um mero posto avançado ou forte.
     
  10. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    Gostei da sua conclusão, TorUgo. De fato, se levarmos em consideração a escala, e por mais semelhante que as ruínas e pintura sejam ("afresco" não se usa em Portugal?), a escala parece mostrar que não são os mesmos lugares. As ruínas parecem evidenciar que trata-se de um lugar menor do que a cidade/fortaleza da pintura.

    <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p>
    <o:p></o:p>
    Entretanto, se levarmos em consideração também o fato de que uma representação artística não necessariamente tem a obrigação de retratar uma "realidade fotográfica", digamos, e apenas retratar um determinado lugar/fato/personagem, já que o artista, às vezes, retrata algo que ele não viu ou conheceu pessoalmente, mas ouviu e/ou leu sobre, me leva a pensar que há ainda uma possibilidade de serem os mesmos lugares, ainda que distintos em certos aspectos. Além de que os pontos de vista do observador das imagens são diferentes, ou seja, estão em ângulos diferentes.

    <o:p></o:p>
    <o:p>Um exemplo do que estou falando é a pintura que retrata o momento em que Isildur levanta a espada quebrada de Elendil contra Sauron, e que se encontra no mesmo salão que a pintura da suposta cidade élfica. Apesar de muito semelhante com a mesma cena filmada para o prólogo, o artista representou este momento de forma parecida mas não idêntica. Ele não copiou a cena, mas a representou de maneira que ela remetesse o observador para aquele momento crucial da batalha da Última Aliança. Um momento tão icônico para a história da Terra-média quanto o lugar onde os Anéis foram forjados. Neste caso, supostamente, a pintura da cidade/fortaleza élfica em questão.</o:p>
    <o:p></o:p>
    Observação: como não consegui encontrar a imagem completa, coloquei os dois fragmentos dela, só para vocês lembrarem-se de qual imagem estou me referindo.
    <o:p></o:p>
    <o:p>
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    </o:p>

    <o:p>
    </o:p>
    <o:p></o:p>
    <o:p></o:p>
    <o:p></o:p>
    <o:p><o:p></o:p>
    </o:p>
    <o:p></o:p>
    <o:p></o:p>
    Mas concordo muito com você (se forem lugares diferentes) quando diz que a arquitetura é semelhante, pois são fruto do mesmo trabalho, influência artística e etc, já que parece ficar claro que são construções élficas mesmo.<o:p></o:p>
     

    Arquivos Anexados:

    Última edição: 12 Abr 2010
  11. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Eu vejo que a pintura e as ruinas são as mesmas e sim, concordo plenamente que a pintura não deveria ser uma "foto" do local.
     
  12. TorUgo

    TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

    Bem. Foi isso que eu disse! A imagem "real" não é notoriamente uma cidade, mas o afresco representa uma cidade!

    Pois é. Mesmo com pontos de vista diferente, nunca a escala seria igual, a não ser que uma cidade gigantesca se estendesse para a direita da imagem, o que não creio ser o caso.

    Bem. Possibilidade, há. Mas convenhamos, não parece nada! Aliás, por mais que exista liberdade de expressão artística, as paredes de Imladris não serão com certeza, recentes! E muito provavelmente quem as pintou teria conhecimento dos locais pois os construtores do refúgio foram nem mais nem menos do que o que restava dos elfos de Ost-In-Edhil e os elfos que Elrond liderara para Sul. Sendo assim, seria normal uma representação mais fiel.

    A diferença de escalas, para mim, é também esmagadora! Basta observarmos os vultos (pelo menos parecem vultos) que surgem no primeiro plano da pintura, no canto inferior direito! Se tão perto do ponto de vista eles têm esta dimensão, imagine-se o tamanho da gigantesca estrutura ao longe!

    Diminuir também Ost-In-Edhil, a fortaleza de Celebrimbor e dos Elfos de Eregion a uma simples torre como é representada no filme parece-me extremamente humilhante! :P

    Enfim, a diferença entre esta comparação e a anterior são as diferenças! As imagens de Isildur são quase idênticas enquanto que as imagens da cidade são bem diferentes! Acho que não se pode comparar uma coisa com a outra!

    Sim. Se bem que também poderiam ser as ruínas de uma torre de Arnor, mas tendo em conta que por esta altura a Irmandade estaria perto de Khazad-dûm, parece-me pouco provável, restando apenas os Elfos. Mas a construção também se assemelha, por exemplo, ás ruínas de Osgiliath.
     
    Última edição: 13 Abr 2010
  13. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    Necromante.... :mrgreen:


    Dúvida sanada: estive vendo ontem à noite (por falta de coisa melhor na tv) o segundo disco dos extras da versão estendida de A Sociedade do Anel, e um dos programadores e responsável pelas inserções digitais no filme, Matt Aitkins, confirmou que a primeira imagem anexada no primeiro post deste tópico é mesmo uma ruína élfica!
     
  14. Elriowiel Aranel

    Elriowiel Aranel Usuário

    Pra mim é com certeza é o mesmo local retratado no afresco.
    Pois acredito que a imagem pintada apenas foi retratada de outro ângulo. Se usarmos um pouco de imaginação e tentarmos "virar" mentalmente as ruínas ela se encaixa muito bem na pintura.

    Além do que, a geografia na Terra-Média muda bastante de uma Era para outra, não muda?

    Se eu tivesse aprendido alguma coisa nas aulas de 3D [eu faltei muito por causa das pedras nos rins], até arriscaria tentar reproduzir e virar pra depois testar junto com a textura.

    Quem sabe um dia ;)
     
  15. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    Seria interessante ver isso! Se resolver fazer, nos mostre. =]

    Encontrei outra imagem da pintura, que está um pouco melhor que a do primeiro post:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     

    Arquivos Anexados:

  16. marktl82

    marktl82 Usuário

    Vocês estão deixando de levar em consideração um pequeno detalhe. As ruínas não precisam necessariamente ser da cidade toda, mas sim de uma parcela dela. Provavelmente a parte mais alta da cidade. Portanto é cabível sim que ela e o afresco sejam a mesma coisa. A questão da escala fica em cheque quando pensarmos que não estamos com a visão total e nem sabem se aquelas ruínas representam a totalidade do que existia ali anteriormente.
     
    Última edição: 11 Jun 2010
    • Gostei! Gostei! x 2
  17. Aluado

    Aluado Usuário

    Eu acho que são ruínas de uma pequeníssima parte de Eregion. Ao menos Eregion, para mim, era bem maior.
     
  18. HFR

    HFR Clone

    Eh, Eregion não era uma cidade em si, e sim um reino élfico. Acho que você deve estar falando da capital, Ost-In-Edhil, certo?
     
  19. Nat

    Nat Usuário

    Belo tópico.
    Eu consegui ver semelhanças entre os afrescos e fico me perguntando a mesma coisa, se eles fizeram uma pesquisa detalhada mesmo ou se as ruínas se referem a mesma coisa. Sinceramente, nem sei dizer. Nunca vi nenhuma referencia a isso em nenhuma entrevista da criação do cenário.
    Depois que vi a foto e comparei com o afresco de Valfenda, mesmo sendo depois de anos e sabendo que as ruínas de um lugar são "menores" se comparadas ao que existia antes (quando falo isso tomo por base algumas ruínas gregas que já estudei para trabalhos na faculdade), concordo com o Aluado quando ele diz que podem ser ruínas de uma pequena parte de Eregion e que Eregion seria bem maior. Tá certo que as condições naturais podem determinar o surgimento e o desaparecimento de um lugar detonado por guerras ou outros fatores, mas Eregion seria bem maior, mesmo em ruínas. Mas também não consigo imaginar que as ruínas sejam de um outro lugar plausível.
    Quer saber? Gostei tanto do tópico que vou procurar alguma coisa na internet.
     
  20. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Eu preciso confirmar, mas tenho quase certeza de que os "afrescos" presentes em Valfenda são ilustrações de John Howe.

    Estou tentando achar na internet essas imagens, mas não consigo. Mas se for mesmo, bastaria ver se o título da pintura é Eregion ou algo que o valha!

    Edit.: Eu sei lá em que língua
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    está escrito, mas parece que ele elvanta a mesma dúvida do Elendil. Ou a responde, sei lá!
     
    Última edição: 11 Jul 2010

Compartilhar