• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Erdemo

FÁBIO forma aportuguesada do latim FABIUS, que era o sobrenome de uma família romana e teve origem em FABA favas. Significa mais espeficamente plantador de favas 
</P>


QUENYA
ERDË = semente (o mais próximo que achei de FAVA)
-MO = sufixo agental masculino
</P>
<P align=center>
<FONT color=red>FÁBIO = ERDEMO
</P></FONT>




Comentário de um membro do Lambendili (Fabio Orffeus): penso que quando Vc. relacionou o nome "Fábio" como um "semeador" (o que semeia, dissemina, põe na terra para germinar) acertou em cheio. “Semeador" inclusive num acepção sacerdotal, religiosa e filosófica.

Lembro de ter lido num livro de história de Roma, acho que o autor pode ser Berthold Niebuhr ou Guglielmo Ferrero, que os "Fábios" estavam estreitamente ligados / associados à introdução e a celebração dos mistérios órficos de Orfeu) em Roma.

O Orfismo mantinha concepções bem estranhas em seus rituais / festas como, por exemplo, ligar, religar as almas dos mortos à semeadura e colheita das favas, aos favos de mel, etc....daí uma possível interpretação do sentido de "plantador de favas" para o nome da família patrícia dos Fábios, uma das mais antigas de Roma, cujos membros tradicionalmente integravam (por eleição popular) os colégios sacerdotais como pontífices (condutores espirituais, construtores de pontes entre o mundo material dos vivos e o espiritual dalém-morte...), áugures, arúspices, etc. Fazendo profecias, lendo e adivinhando os presságios, ou seja as manifestações da presença divina no mundo natural...
</P>
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo