• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eragon

Quase esqueci... Eh obvio a cada pagina q Paolini usa SdA como modelo pra sua propria obra. Entretanto, o que deve ser considerado eh que a primeira intencao de Paolini era criar um universo so dele, um universo sobre o qual ele teria total controle, o qual ele poderia manipular a seu gosto. Talvez por que ele queria experimentar o que Tolkien sentiu apos acabar SdA, ou por que ele nao queria ferir a obra de Tolkien ao usar o mesmo universo para suas estorias, ou por que ele queria mostrar a si mesmo do que ele era capaz, ou para tornar sua adolescencia menos estressante e mais aceitavel atraves da ficcao... Ha varias possiveis explicacoes para os motivos de Paolini, e so ele sabe realmente o que ele pretendia...
De qualquer forma, ele ficou rico e famoso com sua obra, que, por mais abonimavel que alguns acreditam que ela seja, ainda eh um reflexo do mundo de Tolkien atraves dos olhos de Paolini e, como tal, merece respeito por ser, mesmo que nao explicitamente, o tributo de um fan fervoroso de Tolkien ao resto da comunidade Tolkieniana...
And that's all I have to say...
 
Se ele tivesse feito como Filipe Faria em seu Cronicas de Allaryia:

"Mãe, pelo incondicional apoio
Pai, pelos genes
Pedro, pela amizade e pelas ideias
Manowar, por me terem ensinado a acreditar em mim
J. R. R. Tolkien, por ter sido quem foi
Gary Gygax, por anos de inspiração e diversão"


Assim talvez vcs o perdoassem pela ousadia?
Eu li e gostei. A mim pareceu uma homenagem.....:obiggraz:
 
Desculpa, mas eu não tenho que gostar de uma obra só porque ela foi "inspirada" por Tolkien (como se isso automaticamente conferisse qualidade a ela, francamente, e esse caso é a prova de que não confere) e muito menos por ser um "tributo à comunidade tolkieniana" (:roll:), pois entre "tributos" e originais, fico com os originais, óbvio.

O fato de ele ter ficado rico e famoso não prova que ele é bom escritor (vide Paulo Coelho), só prova o quanto os "leitores" estão ficando cada vez menos exigentes e aceitam como "obras-primas" qualquer coisa que lhes empurrem goela abaixo através de um marketing pesado.
 
Última edição:
Talvez não seja o fato de os leitores estarem menos exigentes. Bons livros de fantasia não estão sendo lançados com tanta freqüencia, e acredito que não haverá um que eu possa julgar tão bom quanto, ou "quase igual a O Senhor Dos Anéis.
No entanto, leio Eragon porque é do mesmo estilo. Embora seja muito pior, o Paolini soube aproveitar as influênicas de Tolkien razoavelmente bem. Não estou deixando de exigir do livro, pois reconheço os muitos defeitos que ele tem. Porém acho que, ainda sim, ele proporciona uma boa leitura para quem se interessa por fantasia.
 
Desculpa, mas eu não tenho que gostar de uma obra só porque ela foi "inspirada" por Tolkien (como se isso automaticamente conferisse qualidade a ela, francamente, e esse caso é a prova de que não confere) e muito menos por ser um "tributo à comunidade tolkieniana" (:roll:), pois entre "tributos" e originais, fico com os originais, óbvio.

O fato de ele ter ficado rico e famoso não prova que ele é bom escritor (vide Paulo Coelho), só prova o quanto os "leitores" estão ficando cada vez menos exigentes e aceitam como "obras-primas" qualquer coisa que lhes empurrem goela abaixo através de um marketing pesado.
Eu não disse que vc precisa aceitar, Gabriel, que obras com menos qualidade que as de Tolkien como "obras-primas". O que eu disse é que se ele tivesse feito um tributo à Tolkien como o fez Filipe Faria, em sua obra, se vcs o perdoariam, pela clara influencia que Tolkien teve em ambas as obras: Eragon e Allariya. :cerva:
E, não, também não aceito que me empurrem goela abaixo, qualquer coisa....Tanto que não leio Paulo Coelho, Dan Brown e afins. Li um ou outro livro de ambos e não gostei...nada contra quem gosta, que fique bem claro....O que eu também disse é que como uma literatura para passar o tempo, desanuviar a mente, e me levar a um mundo diferente, mas ao mesmo tempo já conhecido, serve. Quase como ler os gibis da Mônica....divertido, mas não profundo. :grinlove:
Talvez não seja o fato de os leitores estarem menos exigentes. Bons livros de fantasia não estão sendo lançados com tanta freqüencia, e acredito que não haverá um que eu possa julgar tão bom quanto, ou "quase igual a O Senhor Dos Anéis.
No entanto, leio Eragon porque é do mesmo estilo. Embora seja muito pior, o Paolini soube aproveitar as influênicas de Tolkien razoavelmente bem. Não estou deixando de exigir do livro, pois reconheço os muitos defeitos que ele tem. Porém acho que, ainda sim, ele proporciona uma boa leitura para quem se interessa por fantasia.
Mais ou menos isso, Chuck. Enquanto as editoras não se habilitam em lançar os HoMe, por exemplo, que eu tenho certeza que muitos adorariam ler, me distraio com algo menos...fascinante do que o mundo criado por Tolkien.:D
 
Não plagiou? se você perceber no mapa vai ver vários nomes Tolkenianos, Beor é um exemplo claro disso.

Pelo menos vai ter utro filme razoável para assistir. Em dezembro vão lançar o filme Eragon.

Na verdade, Beor é um nome q estava na bíblia antes de Tolkien escrever o SdA... será q ele plagiou a bíblia? hehehe
enfim.. é só olhar lá em Genesis, cap. 36, verso 32.
Por curiosidade, Gileade (nome de uma cidade criada por Paolini*) também aparece na bíblia, em Genesis, no cap. 37, verso 25 e em algumas outras passagens.

*ps.: Na obra de Paolini o nome da cidade é Gil' eade... mas só tem o ' de diferença.
 
Eu não disse que vc precisa aceitar, Gabriel, que obras com menos qualidade que as de Tolkien como "obras-primas". O que eu disse é que se ele tivesse feito um tributo à Tolkien como o fez Filipe Faria, em sua obra, se vcs o perdoariam, pela clara influencia que Tolkien teve em ambas as obras: Eragon e Allariya. :cerva:

O meu post foi em resposta ao do Elros the Mighty, não ao teu, Tia. Desculpe se deu a entender o contrário pela falta de citação. =]
 
Bem, não li o livro mas assisti ao filme e achei muito Walt Disney.
Dragões sempre me fascinaram e a Sephira (é assim que escreve?) não chega nem perto de ser o que o Smaug foi! Entrete, mas não convence!
 
Só de pensar que Tolkien levou 14 anos para o SDA e uma vida inteira para arquitetar a sua mitologia, fico quase indignado de ver alguns "fantasistas" fazerem tudo tipo mitologias-fast food, mundos-fast food, etc.

E Paolini, ... é fast food.
 
Última edição:
Filipe Faria é do pior que tenho lido.
Até mitologia criou... ou tentou.
As histórias não fazem sentido, e até se baralha no tempo em que decorrem.
Numas cenas parece que passaram meses, e logo a seguir... só passaram semanas.
Acho que nem se dá muito ao trabalho de fazer revisão dos textos.

Só de pensar que Tlkien levou 14 anos para o SDA e uma vida inteira para arquitetar a sua mitologia, fico quase indignado de ver alguns "fantasistas" fazerem tudo tipo mitologias-fast food, mundos-fast food, etc.

Paolini, ... tambem é fast food.

Eles tentaram, ruims, eles tentaram....
Mas eu citei Filipe Farias, pela "homenagem" ou "agradecimentos" que ele colocou no princípio do livro. Mas do mesmo modo como encaro Paolini, encaro Farias como.....uma fanfic. Uma fanfic que eles tiveram a sorte de publicar.
E, como também gosto de fics.....:obiggraz:
 
ah eu até q gostei da obra...num é tão mau!
eu tento ñ comparar com Tolkien...assim fica com mais graça...;)
 
ah eu até q gostei da obra...num é tão mau!
eu tento ñ comparar com Tolkien...assim fica com mais graça...;)

Eu li e não gostei do Paolini escrevendo (do estilo dele, por assim dizer), mas apreciei sim a compania de alguns personagens...

Mas mesmo q eu tentasse, não consigo não comparar com Tolkien. Primeiro porque o próprio Paoloni diz q foi influenciado por ele, e tembém porque essa "influência" é extremamente visível na obra.
Você vai lendo e numerando as "semelhanças" hehe
 
Eragon é o pior livro que eu já li na minha vida. Digo-lhes, em resumo, por que:

Primeiro, o cilma; Paolini sabe construir um clima tão bem quanto eu sei cozinhar, e sim, isso é ruim.

Segundo, os personagens; Céus. Com a profundidade de uma colher, os personagens vão se tornando tão clichê's e prevísiveis que chegam a ser caricatos.

Terceiro, a obra em si; É uma idéia retardada simplesmente refazer a obra de Tolkien com nomes e personagens diferentes e achar que ninguém vai perceber a pirataria. Se ele, ao menos, escrevesse algo decente eu até nem reclamava, mas essa história dele é tão pueril que chega a ser um desrespeito para mim e para qualquer admirador da obra de Tolkien.

[Sim, Eragon é um filhote bastardo de SdA, e isso é meio que óbvio]

Geez.
 
Eragon é o pior livro que eu já li na minha vida.
... É uma idéia retardada simplesmente refazer a obra de Tolkien com nomes e personagens diferentes e achar que ninguém vai perceber a pirataria. Se ele, ao menos, escrevesse algo decente eu até nem reclamava, mas essa história dele é tão pueril que chega a ser um desrespeito para mim e para qualquer admirador da obra de Tolkien.

Geez.

Concordo inteiramente.
É infantil demais.
Não merece um filme que se apregoa de "filme sério".

Pelo menos, o realizador das Crónicas de Narnia fez um filme juvenil, ao jeito da história. Ficou bem mais agradável assim, sem pretensiosismos.
Isso chama-se corência.
 
Citação:
Post Original de Edward Elric
Eragon é o pior livro que eu já li na minha vida.
... É uma idéia retardada simplesmente refazer a obra de Tolkien com nomes e personagens diferentes e achar que ninguém vai perceber a pirataria. Se ele, ao menos, escrevesse algo decente eu até nem reclamava, mas essa história dele é tão pueril que chega a ser um desrespeito para mim e para qualquer admirador da obra de Tolkien.

Geez.




Concordo inteiramente.
É infantil demais.
Não merece um filme que se apregoa de "filme sério".

Pelo menos, o realizador das Crónicas de Narnia fez um filme juvenil, ao jeito da história. Ficou bem mais agradável assim, sem pretensiosismos.
Isso chama-se corência.

eu não li eragon nem assisti ainda o filme mas as cronicas de narnia eu achei muito mais infantil que juvenil pelo menos o filme se não foi muito fiel ao livro que eu não sei achei infantil, não gosto dessa historia de bicho falando naum, alem do mais é muito paradão o filme so tem guerra no final e é coisa de 15 minutos não gostei muito...:tsc:
 
Pois, eu tambem não disse que tinha ou não gostado das Crónicas de Narnia (filme).
Apenas disse que foi feito com coerência: a história é para um público muito jovem, e o filme seguiu essa intenção. Ninguem quis fazer do filme um épico ou um filme muito sério. Se a história é de miúdos, pois fez-se um filme para miúdos. A isso chamo COERÊNCIA.

Já em Eragon, até pelos trailers que antecederam o filme, empolgou-se demasiado tudo aquilo, que até parecia que vinha para aí um filme do outro mundo, uma obra prima, sei lá mais o quê.
Mas isso nunca poderia acontecer, pois Eragon é apenas uma história de cordel, quase de aventuras, e muito, mas mesmo muito muito muito muito longe de ser um clássico. A isso chamo PRETENSIOSISMO.

É essa a diferença.
 
Pois, eu tambem não disse que tinha ou não gostado das Crónicas de Narnia (filme).
Apenas disse que foi feito com coerência: a história é para um público muito jovem, e o filme seguiu essa intenção. Ninguem quis fazer do filme um épico ou um filme muito sério. Se a história é de miúdos, pois fez-se um filme para miúdos. A isso chamo COERÊNCIA.

Já em Eragon, até pelos trailers que antecederam o filme, empolgou-se demasiado tudo aquilo, que até parecia que vinha para aí um filme do outro mundo, uma obra prima, sei lá mais o quê.
Mas isso nunca poderia acontecer, pois Eragon é apenas uma história de cordel, quase de aventuras, e muito, mas mesmo muito muito muito muito longe de ser um clássico. A isso chamo PRETENSIOSISMO.

É essa a diferença.

Se foi realmente coerente com o livro então o livro de cronicas de narnia é infatil mesmo...não gostei sendo coerente ou não:tsc:
 
Se foi realmente coerente com o livro então o livro de cronicas de narnia é infatil mesmo...não gostei sendo coerente ou não:tsc:

Claro, você já não é criança, como podia gostar?
Eu disse que era para um público infantil, lembra-se?

Os meus filhos adoraram!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo