• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eragon

A melhor frase que descreve o filme, até agora, foi escrita por um carinha da Rolling Stone: "Senhor dos Anéis para fãs de Harry Potter". Sem menosprezar, of course. Mas achei muito boa.
bem, realmente é essa a frase q fecha com Eragon, vou ver se leio Eldest até o final do ano pra ver se ele realmente amadureceu...
outra coisa, nao menosprezem a capacidade de alguem de quinze anos como escritor... :lol:
 
Eu li os dois volumes e dizer quem disser que ele foi só influneciado, tá mentindo. Rei Angrenost??? O cara deu uma de Ra'zac e chupou até o tutano dos ossos de Tolkien. Não precisava apelar tanto né?
 
Uns gostam, outros não gostam...
Na minha opinião o livro não é de todo ruim, na verdade eu achei bem bom, até ver o filme 8-O
Se tem algum filme que muda a história de um livro tanto como esse, esse filme é Eragon. Caras, quando comecei a olhar o filme, já vi que boa coisa não estava por vir... De começo eles mudaram toda a história, sério mesmo, TODA! Um exemplo é a elfa guardiã do ovo (me esqueci o nome) que permanecia 'dopada' quase todo livro aparece acordada e bem viva no filme todo, muito estranho isso, pra não falar em outras coisas. :think:
Vou ver se consigo ler o Eldest e ver se realmente o autor 'cresceu' um pouco.
E sim, eu achei que Eragon teve uma GRANDE influência das obras de Tolkien.

Ermehon,
O verdadeiro Cavaleiro do Dragão, xispa daqui Eragon!
 
Primeiramente a minha opinião sobre o livro:
É, ele é bom, mas... parece uma cópia modificada de SdA.

Vamos as estranhas coincidências:

Como já citaram acima, os lugares:

- Melian;
- Montanhas Beor;
Entre outros que com um organização diferente acabam tornando-se familiares...

Vilões:

O dito rei Galbatorix:
- O cidadão mora numa torre;
- Controla seres parecidos com orcs;
- A cidade ao que me parece com uma minas Tirith, modificada...Mais precisamente com uma Minas Ithil...
- Ele voa num dragão...( aparente alusão aos názgul...)

Os Ra'zac:
- Criaturas encapuzadas, vestindo-se com vestes negras...
- Tem medo d'água...Luz...( názgul)
- Lutam habilmente com espadas, montam cavalos negros...
- Tem um hálito que mete medo nas pessoas... ( meu Deus názgul até de mais)
- Falam sibilando... ( ex: Vocêsss esscolheram o lado errado...= Ssshire, Bagginsss)

Os Urgals:

- Controlados pelo vilão...
- Orcs puros apesar dos chifres...
- São burros...
- Fedem...
- Falam de modo pouco claro...

Os mocinhos:

Brom:

- Parecido com o Gandalf...
- Aconselha o mocinho ( Eragon)
- Treina ele...
- Tem um passado obscuro...
- Ele é o foda...

Arya:

- Parece o Super-Legolas na versão feminina...
- O resto é presumível... ( dica: Arya = Master Foda Warrior)

Anão Orik:

- Gimli puro...
- Faz tudo igual ao Gimli...
- Cópia...Cópia...Cópia!!!

Entre outros, leiam e vejam...
 
Gostei deste livro,mas achei melhor o Eldest.
Foi muito influenciado por Tolkien,tinha horas em que ria -pra não chorar -das coincidências entre as obras.Estava angustiada pra assistir ao filme ,e fiquei extremamente decepcionada com a produção,não tenho idéia de como farão a continuação pois alguns personagens foram totalmente detonados,fora os que nem apareceram.
 
Ps.: Só um "pszinho" de leve. Quanto a questão de amadurecimento do autor e por consequencia do seu modo de escrever.. Leiam o Hobbit e o Senhor dos Anéis e vocês vão notar a diferença.. O hobbit soa bem tolinho e amador perto do SDA, parece um outro autor.

Estava relendo o tópico e só agora vi esse trecho acima e não posso deixar passar dessa vez.

Não há como comparar o estilo da narrativa de O Hobbit com o de O Senhor dos Anéis em termos de amadurecimento do estilo do próprio Tolkien, pois com o Hobbit ele não estava "experimentando", ele escreveu conscientemente daquele modo para dar aquele determinado tom à narrativa. O desenvolvimento que ocorreu do Hobbit para o SdA foi o da história, que no primeiro livro era para ser um tanto despretensiosa (ainda que contivesse toques do legendário já criado pelo Professor) e que ficou muito maior, complexa e sombria no segundo.

A prova de que o estilo de Tolkien já era maduro na época em que O Hobbit foi publicado (1937) é o fato de que o Professor já trabalhava no que viria a ser O Silmarillion há mais de 20 anos. O conto "A Queda de Gondolin" é de 1917, só para citar um exemplo de complexidade narrativa.

Por volta de 1937, já existia todo o corpo de textos (presentes nos volumes de I a V da HoME) que é basicamente O Silmarillion que temos hoje. =]
 
Última edição:
Gee, Eldest é pior ainda! O cara parece que só sabe usar oração coordenada....até meu irmão de 10 anos manja mais de escrita que o Paolini....
 
Eu acho que Eragon é um pedaço 'não tão bem' escrito de O Senhor dos Anéis, com todo o respeito =] (e na minha opinião)

Ermehon,
Revoltado com esses cavaleiros de dragões... Onde já se viu?! Voarem tão baixo assim...
 
Gostei de Eragon e fiquei meio decepcionado com Eldest pois grande parte do livro é só sobre o treinamento do Eragon e Saphira, achei meio fraco a descrição da cidade dos Elfos (comparando com a descrição de Eragon da cidade dos anões), enfim mas nada que tire minha curiosidade sobre o 3º livro, estou meio louco para ver o fim dessa trilogia...

Não me tornei fã de Paolini, mas ficarei de olho nas suas próximas obras pois ele tem futuro, e mostrou isso pois Eragon/Eldest que figuram na lista Best Sellers do "The new work times" a mais de 16 meses (na sua categoria é claro).

Gosto de Histórias que envolvam dragões, estou lendo no momento DragonLance e vou procurar outro que tenha o mesmo estilo...
 
Primeiramente a minha opinião sobre o livro:
É, ele é bom, mas... parece uma cópia modificada de SdA.

Vamos as estranhas coincidências:

Como já citaram acima, os lugares:

- Melian;
- Montanhas Beor;
Entre outros que com um organização diferente acabam tornando-se familiares...

Vilões:

O dito rei Galbatorix:
- O cidadão mora numa torre;
- Controla seres parecidos com orcs;
- A cidade ao que me parece com uma minas Tirith, modificada...Mais precisamente com uma Minas Ithil...
- Ele voa num dragão...( aparente alusão aos názgul...)

Os Ra'zac:
- Criaturas encapuzadas, vestindo-se com vestes negras...
- Tem medo d'água...Luz...( názgul)
- Lutam habilmente com espadas, montam cavalos negros...
- Tem um hálito que mete medo nas pessoas... ( meu Deus názgul até de mais)
- Falam sibilando... ( ex: Vocêsss esscolheram o lado errado...= Ssshire, Bagginsss)

Os Urgals:

- Controlados pelo vilão...
- Orcs puros apesar dos chifres...
- São burros...
- Fedem...
- Falam de modo pouco claro...

Os mocinhos:

Brom:

- Parecido com o Gandalf...
- Aconselha o mocinho ( Eragon)
- Treina ele...
- Tem um passado obscuro...
- Ele é o foda...

Arya:

- Parece o Super-Legolas na versão feminina...
- O resto é presumível... ( dica: Arya = Master Foda Warrior)

Anão Orik:

- Gimli puro...
- Faz tudo igual ao Gimli...
- Cópia...Cópia...Cópia!!!

Entre outros, leiam e vejam...

Discordo em parte:
Rei Galbatorix:

Não tem nenhum anel (hehehe)
Controla um Espectro Morzan(um fantasma + ou -)
Este controla urgals com magia.

Os Ra'zac:
-Criaturas Cinzentas, magras, curvadas
-encapuzadas com hálito que faz humanos desmaiarem
-possuem um bico e comem carne humana.
-Alias, voam não em cavalos negros mas sim nos pais deles


Os Urgals:
-Criaturas com até 2,5m de altura corpulentos
-inteligentes e que lutam com os humanos e elfos pela sobrevivência da raça.
Quem ler Eldest até o fim vai ver...
Não li Sda ainda mas nos filmes os orcs nasciam do barro, e eram deformados e burros e diferentes uns dos outros.
-Os Urgals de Paoline nascem como qualquer animal, sem magia.

Os mocinhos:

Brom:
-Velho de uns 100 anos que treina o mocinho na arte da magia, uso da espada entre outras coisas.
-No entanto é um humano e fraco como mágico e também na arte da espada.

Arya:
-Não quero tirar as espectativas de quem ler, ela é f*** mesmo.

Anão Orik:
-Gimli puro mesmo, até no machado
No caso ele é filho de criação do rei dos anões (se não me engano)

Mutagh
Não sei se é mocinho ou bandido
Parece com o Sam do Sda sempre como um escudeiro de Eragon

Embora Paolini tenha em grande parte se baseado em Tolkien, não dá para dizer que copiou, tudo que ele se baseou foi modificado e colocado a sua maneira ou não?
 
Por Tolkien ser um dos mais antigos escritor dentro desse tipo de história, a tudo q se escreve hj relacionam a algo criado por ele. mas algumas caracteristicas são essenciais em qualquer história desse genero e inevitavelmente acabam parecendo cópias
 
Por Tolkien ser um dos mais antigos escritor dentro desse tipo de história, a tudo q se escreve hj relacionam a algo criado por ele. mas algumas caracteristicas são essenciais em qualquer história desse genero e inevitavelmente acabam parecendo cópias

Melhor resposta na minha opinião...

O estilo faz com que a história se pareça igual, o que não se pode discutir é que é um livro infantil como o próprio personagem, que é uma criança(e o autor tbm).

Quanto as caracteristicas originais, que só Paolini escreveu, o que podemos dizer? enfim o que ele "inventou" de novo?

Acho que nada hehehe :osigh:

No entanto o arranjo de tudo ficou muito bom apesar de não ter originalidade...

O filme acho que já disse, é uma mentira, um roteiro fraco, um caminho óbvio e previsivel, estou desapontado...

Eragon/ eldest ainda está entre os mais vendidos... (só para constar:yep:)
 
Infelizmente só vi o filme (fraco ao extremo), mas dadas as comparações confesso que perdi a vontade de adquirir os livros... apesar de concordar que sempre vão existir semelhanças com Tolkien dentro desse gênero de história, me parece que TANTOS elementos em comum não são apenas coincidências...
 
bem, eu gostei... nao da pra negar que é influenciado, mas quem nao o é?
temos de contar que ele tem apenas 18 anos e a escrita tambem deve evoluir. penso que ele deveria ter demorado mais tempo e trabalhado o conteudo, em vez de publicar logo.. mas deu-se bem, vendeu livros por ser bom, ou pela simples curiosidade dos amantes de Tolkien para de facto saberem se é plagio ou influencia:p. Por nossa causa, ele vende com fartura. lol.
Penso que este ultimo trabalho vai ser melhor(tenho esperança). bem, quanto ao filme, nao vi, mas disseram que tá muito fraco, muito por culpa do baixissimo orçamento. mas isso nao desculpa o facto de mudarem a historia se Arya passou o filme ''acordada''... esperemos que melhore:p
 
falando sério o Eragon eh um bom livro, se nota q eh muito influenciado por Tolkien... mas o autor tinha de ter uma inspiraçao... né? :D Ainda nao li Eldest, talvez comece daqui a duas semanas...
o autor eh muito novo, talvez quando ganhar experiencia seus livros sejam melhores!

Já vi o filme, nao gostei!:disgusti:
Muito diferente do livro... nao tá grande coisa.... talvez o pouco orçamento nao tenha dado pra fazer melhor... esperamos pra ver em Eldest, se fizer....:think:




*Noyle de Tek*
 
Infelizmente só vi o filme (fraco ao extremo), mas dadas as comparações confesso que perdi a vontade de adquirir os livros... apesar de concordar que sempre vão existir semelhanças com Tolkien dentro desse gênero de história, me parece que TANTOS elementos em comum não são apenas coincidências...

Realmente não são coincidencias mas, não deixe de ler o livro porque é muito legal mesmo, na hora você nem fica assim, -''putz, é o sda mudado..'' , não, o livro é muito legal e realmente te prende apezar de como o Laider disse, o Eldest é mau desenvolvido e conta muito do treinamento de Eragon e Shapira mas mesmo assim é um bom livro...:yep:
Recomendo a todos ! É só esperar o terceiro...espero pelo menos que nos suspreenda e que de um bom fim a história dele que pode ficar muito mal falada se tiver um fim ruim ou não tiver um...Só não vai valer ele matar todo mundo ! 8-O

*Aliás, o murtagh é do mal !:hanhan:

bem, eu gostei... nao da pra negar que é influenciado, mas quem nao o é?
temos de contar que ele tem apenas 18 anos e a escrita tambem deve evoluir. penso que ele deveria ter demorado mais tempo e trabalhado o conteudo, em vez de publicar logo.. mas deu-se bem, vendeu livros por ser bom, ou pela simples curiosidade dos amantes de Tolkien para de facto saberem se é plagio ou influencia:p. Por nossa causa, ele vende com fartura. lol.
Penso que este ultimo trabalho vai ser melhor(tenho esperança). bem, quanto ao filme, nao vi, mas disseram que tá muito fraco, muito por culpa do baixissimo orçamento. mas isso nao desculpa o facto de mudarem a historia se Arya passou o filme ''acordada''... esperemos que melhore:p

Se não me engano ele começou a escrever mesmo por volta dos quinze...fez um bom trabalho para sua idade ! Ainda mais sendo uma trilogia.

falando sério o Eragon eh um bom livro, se nota q eh muito influenciado por Tolkien... mas o autor tinha de ter uma inspiraçao... né? :D Ainda nao li Eldest, talvez comece daqui a duas semanas...
o autor eh muito novo, talvez quando ganhar experiencia seus livros sejam melhores!

Já vi o filme, nao gostei!:disgusti:
Muito diferente do livro... nao tá grande coisa.... talvez o pouco orçamento nao tenha dado pra fazer melhor... esperamos pra ver em Eldest, se fizer....:think:

O filme é bom para que nós possamos ligar a imagem dos personagens ao livro o que acontece com SDA também, você pode ler o nome e lembrar de algo que viu no filme, apesar disto não ter acontecido comigo pois quando li lembrava vagamente apenas do Eragon...mas, enfim, o filme foi relativamente bom e serviu para algo.:D

Abraços
 
Eu gostei da história Eragon e com certeza ela foi mto influenciada por Tolkien.Mas talvez isso só signifique q o Paulini é fã de Tolkien ñ Plagista
 
:lol:

Excelente hahaha! Eu vi Eragon, mas não li os livros. Achei o filme válido apenas como um passatempo, nada mais.

Quando saí do cinema tinha certeza que precisava ler o livro, porque o que estava vendo lá não podia ser a história certa de Eragon. Foi muito mal adaptado.

Voltando ao assunto do tópico eu percebi em Eragon muito mais influência Tolkieniana do que em Eldest. Pra mim o segundo livro tem elementos mais próprios do que poderíamos chamar de imaginação de Paolini. Lógicamente ele se inspirou no que gostava, ou seja em Tolkien.
 
nao podemos crucificar ninguém por ser influenciado. Se foi influenciado por alguma obra, é porque gostou dela! Isso é louvável! Plágio é outra coisa, grave por sinal. Mas acho que não é o caso!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo