• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eragon

Pessoal, acabei de termina o Eldest, segundo livro da trilogia da herança.

O que dizer? Eragon, Paollini e a escrita; todos amadureceram muito. De fato tem muita coisa assim, na cara dura batendo com o Tolkien. Entretanto, quem lê e perde o "preconceito" ve que esse guri tem muito potencial e escreve muito bem. O livro é capcioso (assim que se escreve?) e realmente te faz querer ler. O guri também descreve muito bem as coisas e essa idéia de dragão, puts.. ficou demais o mundo que ele cria (principalmente no Eldest) e esse negócio de sentir energia, magia.. de tudo se ligar, n tem como explicar em uma paragráfo mas leiam que ficou bem acabado, lógico e completo .. é demais..

Tenho sincera esperança de que o filme também amadureça e que sei lá, que o Paollini consiga fazer com que sua vontade incida mais no filme pois o Eragon foi horrível.. uma pena mesmo.

Sem mais, vamos pegar leve no Eragon porque o piá só tinha 15 anos (mal acado de completa o ensino médio) quando terminou o livro. Quem ler o Eldest vai notar a diferença. O terceiro vai detonar!

Valeu pessoas, fui!

Ps.: Só um "pszinho" de leve. Quanto a questão de amadurecimento do autor e por consequencia do seu modo de escrever.. Leiam o Hobbit e o Senhor dos Anéis e vocês vão notar a diferença.. O hobbit soa bem tolinho e amador perto do SDA, parece um outro autor.

Agora sim, SEM MAIS -> FUI!
 
Última edição:
A melhor frase que descreve o filme, até agora, foi escrita por um carinha da Rolling Stone: "Senhor dos Anéis para fãs de Harry Potter". Sem menosprezar, of course. Mas achei muito boa.
 
Po, ainda nem li o Eldest, mas a crítica geral (dos leitores 'comuns') está sendo boa.
O filme, nossa, me decepcionei MUITO. Achei horrível, e o ator muito fraco.
Aff, ele faz a mesma cara na hora que ta capinando, e na hora que um ovo de dragãoa caba de eclodir em baixo de seu nariz.
 
Huahua acho q nao teve uma pessoa sequer que leu o livro e gostou do filme!
No forum de literatura no topico do eragon a critica do filme é generalizada.
Gosto muito do livro mas sobre as influencias pra mim elas se resumem a isso(li essa frase em algum lugar a um tempo mas não lembro onde...):
Star-wars + Senhor dos Anéis = Eragon.
 
num da pra negar q os livros do Paolini sao mtoooo influenciados por Tolkien, mas eu gosto deles, talvez por causa disto msm =P

Ainda nao vi o filme, mas pelo jeito nem vale a pena =X
 
Ainda nao vi o filme, mas pelo jeito nem vale a pena =X

Não veja. E se vir uma cópia, tem a obrigação moral e ética de a destruir, antes que alguém fique seriamente afectado pelo seu visionamento. Há gente que pode ser muito sensível a tamanho atentado ao cinema.
 
Realemente, o flme ficou pessimo... Num eh só cortes, são as alterações que deram aos personagens novas caras, e tudo o mais... Prefiro ver um trailer do Sociedade do Anel do que o filme do eragon
 
Huahua acho q nao teve uma pessoa sequer que leu o livro e gostou do filme!

Nem quem não leu o livro gostou... Um verdadeiro desastre, pra convencer alguém viu o filme de que o livro vale apena é um sacrifício....

Gosto muito do livro mas sobre as influencias pra mim elas se resumem a isso(li essa frase em algum lugar a um tempo mas não lembro onde...):
Star-wars + Senhor dos Anéis = Eragon.

Realmente... Ao menos são uma fonte de alto nível....o rapaz escolheu bem....

Sempre comento que ele conseguiu arrumar os bons e velhos clichês de uma forma bem legal... Eldest chega a ser surpreendente...:cool:
 
Última edição:
Acabou a luz em casa hoje e eu fechei o Eldest. Como a própria declaração do autor no fim do livro, eu digo: Ele cresceu e amadureceu junto com Eragon. O cara tem 23 anos, um gênio precoce. Já li um monte de livros baseados em histórias de magia dragões blablabla, e tiro o chapéu pro Eldest.
 
Vi o mapa do Eragon na Wikipédia e não gostei(ele não sabe nada sobre geografia, dois rios saindo do mesmo lago, rios descendo das montanhas e parando em lagos, sem nenhuma corrente depois deles, me fizeram acreditar que Paolini acha que rios começam nas praias e terminam nas montanhas, o que é, claro, absolutamente errado). Vi os comentários e não gostei. Vi o "overall" da história na wikipédia e não gostei. Pelo visto ele não foi nem um pouco original.

Acho que esse vai ser o primeiro livro que eu vou me recusar a ler em toda a minha vida até agora. Pelo menos ele me deu um outline do que Irune NÃO deve ser, e agradeço a ele por isso. Alguém viu alguma coisa sobre as línguas dele? Eu já vi um pequeno review feito por outra pessoa que também faz línguas, e logo de cara o título era: "Christopher Paolini: fazendo conlangers parecerem idiotas" (conlanger é a denominação que se dá para pessoas que constroem línguas, ou conlangs).Li e parece que as línguas são tão, se não mais, ruins do que os livros.
 
Só lembrem que este tópico é para falar das influências tolkienianas em Eragon, e não para discutir o livro e o filme por si só: para isso há tópicos específicos nos fóruns Literatura e Cinema.
 
Eu não li e nem vi o filme, mas acho que deve ser bom, tanto o livro quanto o filme.

Muitos dizem que não é tão bom, mas eu acho que quando a gente vai ver ou ler algo, com expectativas maiores pode não gostar tanto por achar que era pra ser "parecido" com o que lemos ou vimos anteriormente.

Se foi influênciado por SdA, Tolkien e seja o que for mais, não deve ser tão ruim, afinal o próprio Tolkien se influênciou por coisas que já existiam.
 
Dizer que uma pessoa plagiou Tolkien por ter criado uma história com fantasia axo que é, desculpem a expressão, idiotico, porque isso seria o mesmo que dizer que não se pode fazer um genero de jogo/musica quando outra produtora/banda já o fez.

Eu concordo que ele se baseou em Tolkien para fazer o seu livro... mas quem não o faz? É um livro de fantasia... quem mais poderiamos recorrer senão artista que praticamente criou a fantasia? Mas daí a dizer que é plágio?

Eu axo a história de Eragon é bem diferente da de Tolkien, portanto n pode ser considerado plágio, já que a história de Paolini n tem irmandade e guerras tão emocionantes como as de Tolkien. E para não falar dos dragon riders... que são os heróis de todo o sempre
 
Eu tenho a impressão às vezes que Eragon é uma fantasia "juvenil", direcionada diretamente ou indiretamente a pré-adolescentes, enquanto O senhor dos Anéis por exemplo, atinge um público um pouco mais velho.
Particularmente, eu não me interesso muito por Eragon, ou Eldest, achei um pouco mal feito o filme, e, apesar da história em si ser razoavelmente boa, achei que o Christopher Paolini escreve mal (muitas frases e pouco conteúdo nos parágrafos), tanto que eu logo perdi a paciência para ler e parei na metade do livro.
Não acho errado inspirar-se em Tolkien, mas acho que a "língua dos elfos" de Eragon é muito parecida com as línguas inventadas por Tolkien; achei que ficou "muito na cara" que ele se inspirou.

Bem, mas quem sou eu para falar do jeito de escrever alguém... Não se deve dizer a um escritor o que ele deve escrever ou não, e sim deixar ele mesmo fazer isso :joinha:
 
A melhor frase que descreve o filme, até agora, foi escrita por um carinha da Rolling Stone: "Senhor dos Anéis para fãs de Harry Potter". Sem menosprezar, of course. Mas achei muito boa.

:lol:

Excelente hahaha! Eu vi Eragon, mas não li os livros. Achei o filme válido apenas como um passatempo, nada mais.
 
Vi o filme e até à primeira hora, até acho que esteve mais ou menos bem.
Mas os ultimos 30 minutos de filme... meu deus, é do mais trapalhão que tenho visto.
Nem sei que dizer.
É muito mau gosto.

Quanto à história em si... acho que é banal.
Paolini não escreve mal.
Tem alguma imaginação.
Mas não me transmitiu qualquer mensagem que eu possa ficar a pensar: "Paolini tem razão."
Não, nada disso. É uma simples história de cordel.

Tolkien teve um mérito extraordinário: não fez só uma história; criou uma filosofia.
 
Eragon até que é aceitável, mas Eldest NÃO dá pra ler!!!!!! É muito CHATO!!!!!!!!!!! Eu simplesmente detestei, foi o dinheiro mais mau gasto da minha vida!!!!
É pior que Star Wars!
Aliás, eu esperava mais de Christopher Paolini, ele me pareceu um escritor promissor. Mas decepcionou na continuação da série, what a pity!
I believed in him!!!!!!
 
Christopher Paolini, às vezes, me parece um escritor que não leu muito... Não sei. É uma opinião muito pessoal minha... O texto dele, mesmo em Eragon (Eldest eu não me atrevi a ler), não se desenvolve e fica difícil para ler.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo