• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eragon, Eldest e Brisingr... a que ponto Paolini foi influenciado por Tolkien?

Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Eu penso o mesmo!
Logo que começei com a trilogia que tornou-se ciclo...rs
Se nota, ele usa uma linguagem bem simples nos livros. Em comparação com as Crônicas do Mundo Emerso, que investe totalmente em um vocabulário trabalhado. Mas há de se levar em conta a idade e experiência, Paolini começou com o Ciclo, e nas Crônicas do Mundo Emerso a escritora ja teria suas experiências e mais tempo desenvolvendo um estilo próprio.
Eu não sei, mas bem poderia, Paolini daqui alguns anos re-escrever o ciclo, e fazer dele uma linguagem mais trabalhada com um estilo que ele mesmo desenvolva com o tempo.

Já que você citou, vamos lá.
Apesar de melhor escrita e melhor estrutura, Licia Troisi não conseguiu ter uma história e fluxo agradáveis quanto o Ciclo de Paolini (Isso na primeira Trilogia). São GRANDES as repetições de situações, forçação de barra tanto em diálogos quanto em ações, não que isso não se vê no Ciclo, mas em bem menor número.



Agora sério!
Pergeuntei-me a muito tempo, por que todos os autores diversos, de livros do gênero fantasia, ficção e medieval por algum motivo sempre levam os pensamentos ao mesmo lado, mesmo caminho. É quase algo inevitável, mesmo nunca tendo lido obras que contenham tal conteúdo, a quantidade de obras ja existentes é tamanha,as chances de ser totalmente anormal e singnificativamente diferente é quase nula.
A solução é a dos leitores, asíduos fãs, não levarem sempre em consideração a comparação, mas sim o prazer único de cada história e estória diferente.


O que eu acho pior nessas críticas, é que geralmente não enxergam a obra, e ficam procurando detalhezinhos de Raças, Linguas, Culturas, em vez de olharem TODA a obra como um tudo e o que ela tentou passar.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Port Original de Belfalas
Já que você citou, vamos lá.
Apesar de melhor escrita e melhor estrutura, Licia Troisi não conseguiu ter uma história e fluxo agradáveis quanto o Ciclo de Paolini (Isso na primeira Trilogia). São GRANDES as repetições de situações, forçação de barra tanto em diálogos quanto em ações, não que isso não se vê no Ciclo, mas em bem menor número.

Não tenho dúvda quanto a isso, Paolini explorou muito bem as ideis dele, o seguimento dos fatos e etc...só penso que faltou um pouco de maturidade no próprio modo de escrita. Mas a saga dele é tão ampla que se mais tarde investisse nessa mesma história, porém com foco em outros ângulos e ja com certeza terá um estilo próprio de escrita e modo de se expressar nos livros.
Como por exemplo, como se deu o pacto entre os dragões, elfos e humanos.

Ou como foi a traição dos 13 renegados contra a ordem dos cavaleiros de dragão e o roubo do ovo de Galbatorix.
Vários e vários pontos a serem fechados e esclaresidos.


Port Original de Belfalas
O que eu acho pior nessas críticas, é que geralmente não enxergam a obra, e ficam procurando detalhezinhos de Raças, Linguas, Culturas, em vez de olharem TODA a obra como um tudo e o que ela tentou passar.

Concordo com tudo!

Temos de ler a história como um todo, senão, não há como distiguir as características positivas e únicas de cada história.Por comparação,qualquer história perde o brilho.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Como por exemplo, como se deu o pacto entre os dragões, elfos e humanos.

Ou como foi a traição dos 13 renegados contra a ordem dos cavaleiros de dragão e o roubo do ovo de Galbatorix.
Vários e vários pontos a serem fechados e esclaresidos.

Mas isso são coisas do passado do mundo dele que ele simplesmente resolveu não aprofundar mas dar uma visão geral. Afinal de contas não é todo escritor que resolve aprofundar a história de seu mundo como Tolkien fez. Quanto a maturidade eu concordo, mas não podemos esquecer que o Paolini tinha quinze anos quando começou a escrever o primeiro livro.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Mas isso são coisas do passado do mundo dele que ele simplesmente resolveu não aprofundar mas dar uma visão geral. Afinal de contas não é todo escritor que resolve aprofundar a história de seu mundo como Tolkien fez. Quanto a maturidade eu concordo, mas não podemos esquecer que o Paolini tinha quinze anos quando começou a escrever o primeiro livro.


Hum, sim, mas Paolini pode aprofundar, até porque ele poderia ganhar muito mais com isso.E nós fãs também.

rs
Mas quanto a idade, não há como negar, é fácil perceber uma grande evolução nda escrita e o modo como foi estruturado o primeiro do segundo e o segundo do terceiro, ele esta a caminho do seu prórpio modo, ams ainda não fixou nenhum.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Gente... todo mundo sofre influência. Em tudo e o tempo todo.

Qualquer um de nós se for escrever ficção colocará alguma de suas influências. E é até nobre isso. Um nome colocado ao acaso também pode servir de homenagem. Eu pelo menos vejo dessa forma.

A meu ver o fato de um livro ter uma linguagem simples ou despretensiosa não o desmerece. Acho que depende muito da inteligência na condução da história, na formulação dos diálogos e até das estruturas por mais simples que sejam.

Acho que as comparações são inevitáveis, porém acho que temos que ter cuidado. Não dá pra pegar qualquer obra de fantasia e jogar na forma de Tolkien porque simplesmente não vai encaixar.

Gostei bastante dos 3 livros e quero muito ler o quarto.
Uma pena também que o filme tenha "flopado". Quem sabe um dia não ganham uma nova produção? Talvez daqui a alguns anos...
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Concordo com Castiel até certo ponto
Mas, achei muito bom os tres livros

Agora, o urgal no livro são Iguaizinhos os Orcs, no filme que eles "estragaram" a raça
E também, o Filme ficou um lixo
da metade pra frente ele inventam cena
e talz
mow lixo o filme
mais o livro é bom
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Eu não lembro do filme.
Muito tempo que vi. :/
E adaptação é sempre aquela coisa, né...
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Eu não lembro do filme.
Muito tempo que vi. :/
E adaptação é sempre aquela coisa, né...
Sinceramente, a do Eragon é inassitível. :blah: Mesmo pra quem nunca leu o livro é ruim. Eles conseguiram estragar com todo o livro, ficou tudo muito forçado. Por exemplo, uma das minhas partes preferidas no livro é a evolução de Saphira, dia a dia, o crescimento. No livro ela está voando, entra pequena numa nuvem, já sai grande do outro lado e ainda diz pro Eragon: "Eu sou Saphira". E o Galbatorix é a cara do Paulo Coelho.

Foram cortadas tantas coisas que seria impossível uma continuação. Sem contar que essa foi a pior dublagem que eu já vi. A voz de Saphira na versão em português ficou tão feia que doi nos meus ouvidos.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

uiahoaihauiohaoiua

Gente... não lembro dessas coisas.
Até pq vi o filme antes do livro.
Vou rever o filme!

Tô rindo muito com o Paulo Galbatorix Coelho!! auihauiohoaiuhauiohauioa
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Sinceramente, a do Eragon é inassitível. :blah: Mesmo pra quem nunca leu o livro é ruim. Eles conseguiram estragar com todo o livro, ficou tudo muito forçado. Por exemplo, uma das minhas partes preferidas no livro é a evolução de Saphira, dia a dia, o crescimento. No livro ela está voando, entra pequena numa nuvem, já sai grande do outro lado e ainda diz pro Eragon: "Eu sou Saphira". E o Galbatorix é a cara do Paulo Coelho.

Foram cortadas tantas coisas que seria impossível uma continuação. Sem contar que essa foi a pior dublagem que eu já vi. A voz de Saphira na versão em português ficou tão feia que doi nos meus ouvidos.

kkkkk, mais é serio
No Livro Quase 100 pag Pra saphira cresce
no filme?
4 Segundos veio!
:disgusti:
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Quando eu vi o filme, achei que fosse assim mesmo que um dragão crescia. Mas convenhamos, impossivel detalhar o crescimento da Saphira decentemente em um filme só.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

A nem é
Cara,
Eles Pulaaam Muita coisa
É Pior doque Qual que coisa
Por Isso Que não ira sair um filme do Eldest (Tipo um "Eragon "2" ")
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Quando eu vi o filme, achei que fosse assim mesmo que um dragão crescia. Mas convenhamos, impossivel detalhar o crescimento da Saphira decentemente em um filme só.
Não precisa detalhar... Mas podia fazer de um de um jeito menos idiota. Tipo, mostrar umas cenas com a Saphira em vários tamanhos, sem detalhar muito, mas mostrando que foi um processo demorado. Coisa de menos de um minuto.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Quando eu vi o filme, achei que fosse assim mesmo que um dragão crescia. Mas convenhamos, impossivel detalhar o crescimento da Saphira decentemente em um filme só.


Não só nessa parte modificaram, mas quando Brown sai com Eragon da cidade, Brown nem vai até ele, fica quase esperando ja na saída, e ainda pergunta se Eragon quer comapnhia e tals...
aiaiaia
Filmes e suas adaptações.

Assinti o filme antes de ler o livro ou saber de sua existência, e então, jutamente na corrida atrás dos livros que encontrei o forum valinor e tals, mas quando li os livros me decepcionei de tal forma que nunca mais tive a coragem de rever o filme, muitas modificações. Não foram poucas não.
E se for sair o 2, não sei como irão fazer...
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Entao, mesmo mostrando cenas diferentes, com certeza não ia chegar perto de mostrar tão bem quanto o livro. É muita coisa pra pouco tempo, mas que foram extremamente infelizes, isso foram.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Ah realmente... Adaptação fica difícil.
Agora se no filme eles deram a impressão de que o crescimento foi instantâneo, então eles foram bem infelizes.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Ah realmente... Adaptação fica difícil.
Agora se no filme eles deram a impressão de que o crescimento foi instantâneo, então eles foram bem infelizes.

Numa das comunidades que participo, sobre o ciclo da herança, dizem como piada, que no filme a Saphira passou por uma nuvem de fertilizante, pra ter crescido como cresceu.
PS: nem sei o que falariam do Thorn entao.....
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

E se for sair o 2, não sei como irão fazer...

Não tem como fazer uma seqüência com o 1º filme do jeito que ficou. Seria preciso começar tudo de novo. Eles simplesmente ignoram personagens fundamentais, matam alguns que não morrem no primeiro livro e outras heresias semelhantes.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

shauhsuahs' neah
tipo
Aff, nem vo fala nd!
Ficou RUIN e Pronto!
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo