• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eragon, Eldest e Brisingr... a que ponto Paolini foi influenciado por Tolkien?

Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Eu também pensei nisso, mas não podemos esquecer que:

não podemos esquecer do que Solembum disse a Eragon. Que quando tudo parecesse perdido E O SEU PODER NÃO FOSSE SUFICIENTE ele deveria ir até a pedra de Kuthian e dizer o seu nome verdadeiro para abrir o "Cofre das Almas". Agora que nós sabemos sofre os Eldunari é bem provável que dentro do cofre haja uma reserva de corações. Faria todo sentido com esse nome que o cofre guardasse corações de dragões.



muito bem observado Eomer...

Eu tinha pensado nessa possibilidade tbm, além de outras teorias malucas! hehe
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Eu também pensei nisso, mas não podemos esquecer que:

não podemos esquecer do que Solembum disse a Eragon. Que quando tudo parecesse perdido E O SEU PODER NÃO FOSSE SUFICIENTE ele deveria ir até a pedra de Kuthian e dizer o seu nome verdadeiro para abrir o "Cofre das Almas". Agora que nós sabemos sofre os Eldunari é bem provável que dentro do cofre haja uma reserva de corações. Faria todo sentido com esse nome que o cofre guardasse corações de dragões.


A ideia até que não é ruim, em se tratando do nome, mas acho que Paolini ainda reserva algo mais.
Ele deixa muitas brechas no terceiro, pode criar váriso tipos de solução a cada beco que instalou personagens perdidos.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

A ideia até que não é ruim, em se tratando do nome, mas acho que Paolini ainda reserva algo mais.
Ele deixa muitas brechas no terceiro, pode criar váriso tipos de solução a cada beco que instalou personagens perdidos.

Não só no terceiro maninha...

Durante todos os livros se você reparar existem "pontos cegos" que estão ligados a história mas não tem muita importancia.
Outra de minhas teorias esta na Angela... ela é extremamente forte e sempre esta nos lugares de empasse... acho que ela pode ser uma chave ou solução em determinados momentos.
 
Re: SdA e Eragon

Tenho Todos os Livros aqui em casa e a semelhança entre Urgals e Orcs é Notavel
Mas Ele se baseou em StawWars sim
Em SDA Talvez
Mais é um livro mto bom = ) (Não tão quanto os do Tolkien Mas...)
 
Re: SdA e Eragon

ja ouvi falar da historia de Eragon
na verdade esses dias tava em promoção no submarino os livros dele ^^
mas achei que fosse uma historia mais infantil
__________________

edit: achei, ainda ta em promoção pra quem quiser comprar, aproveite

Coleção Eragon + Eldest + Brisingr

De: R$ 147,50
Por: R$ 29,90

LIVRO_eragon+eldest+brisingr.jpg
 
Última edição:
Re: SdA e Eragon

ja ouvi falar da historia de Eragon
na verdade esses dias tava em promoção no submarino os livros dele ^^
mas achei que fosse uma historia mais infantil
Acho que o que conta para mim - negativamente - no caso de Eragon, não é o fato de ser uma história infantil, mas o fato de não ser, a meu ver, bem escrita.

Mas isso é algo bem pessoal, claro. Não gosto da estética dos textos do Paolini, embora seja inegável que ele tenha sido influenciado por obras louváveis.
 
Re: SdA e Eragon

Eae gente..
Comecei a ler Eragon esses dias e estou percebendo que o Paolini parece que se inspirou muito em Senhor dos Anéis, como a presença dos Urgals (Os Nove), uma torre antiga dos cavaleiros que foi destruida pelos Urgals, que fica numa Montanha (Topo do Vento), etc..

Alguem mais percebeu isso, ou foi só eu mesmo?

E você só percebeu isso? Existem um dragão chamando Valinor, Urgals equivalem aos orcs. Até uma viagem feira no Eldest com um homem, um elfo e um anão. E por ai a fora.
Comprei a Herança (que a principio eram para ser só três livros mesmo), mas o C. Paolini resolveu escrever um outro. FUUU
Estou odiando,e nem terminei de ler Eldest. E só estou lendo pela dó que tenho do meu dinheiro.
 
Re: SdA e Eragon

nossa, ainda bem que não comprei então, tava achando tão barato, 10 reais cada livro (29,90 os 3) que quase comprei
 
Re: SdA e Eragon

Eu comprei, mas só pq tá esse preço e penso que o livro só vale esse tanto mesmo, mais que isso é roubo.
Mas não achei tão ruim o Eragon, gostei da idéia de como funciona a magia, mas o resto é uma baita cópia como disse Industrial...hauehauhehuaeh.
 
Re: SdA e Eragon

Eu não acho que Eragon seja uma "baita cópia" não. Ele é mais diferente de Tolkien do que o próprio Tolkien o é de outras obras (como já foi citado, o único nome de anão no Hobbit não copiado de outras obras é Balin
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Bem, até acho que foi positivo no meu ver.
Até fizeram o primeiro filme, agora nao sei o que correu mal no primeiro filme p´ra nao ter seguimento, foi pena. :/
Tambem ainda nao li o primeiro livro,bah. :)
 
Re: SdA e Eragon

E você só percebeu isso? Existem um dragão chamando Valinor

Olha, não me lembro desse dragão com esse nome não. Dá pra citar a página Indu?

E os Urgals são totalmente diferentes dos orcs:

Orcs são seres maus e corrompidos por natureza, enquanto Urgals são apenas uma espécie extremamente combativa e guerreira, mas não necessariamente má, tanto quer passam a combater ao lado de Eragon do segundo livro em diante
 
Re: SdA e Eragon

Olha, não me lembro desse dragão com esse nome não. Dá pra citar a página Indu?
Logo quando Eragon vai dar o nome para a Saphira:

"[...]que Brom havia dito até achar que parecia ser heróicos, e que agradavem aos ouvidos-O que você achar de Valinor? ou so sucessor Eridor? Os dois foram grandes dragões."
Eragon- pg-56

Coloca um "A" no meio desse Eridor e veremos Eriador. :lol:
Paolini não tem criatividade nenhuma, quando ele não distorce alguma palavra para formar sua "Língua Antiga", ou nomes ou qualquer outra coisa que ele pensa ser original.
Outra coisa que percebi é o nome do primo de Eragon, Roran (Rohan)

E os Urgals são totalmente diferentes dos orcs:

Orcs são seres maus e corrompidos por natureza, enquanto Urgals são apenas uma espécie extremamente combativa e guerreira, mas não necessariamente má, tanto quer passam a combater ao lado de Eragon do segundo livro em diante
Nisso deu para perceber no Eldest, mas não vamos negar a influência. E o Kull parecem que equivalem aos Uruk-hai.


Terminei de ler Eldest hoje e até agora tô procurando o tal Eldest do livro. (acho que não prestei atenção em alguma coisa)
Eragon: personagem principal
Eldest: ?
Brisingr: fogo, e também a nova espada de Eragon.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Fui conferir no livro e na verdade o nome é Vanilor. Engraçado que todos os nomes de lugares que ele "copiou" acabaram virando nomes próprios. Não tinha prestado atenção nisso ainda.
 
Re: SdA e Eragon

Fui conferir no livro e na verdade o nome é Vanilor. Engraçado que todos os nomes de lugares que ele "copiou" acabaram virando nomes próprios. Não tinha prestado atenção nisso ainda.
Terminei de ler Eldest hoje e até agora tô procurando o tal Eldest do livro. (acho que não prestei atenção em alguma coisa)
Eragon: personagem principal
Eldest: ?
Brisingr: fogo, e também a nova espada de Eragon.

Eldest significa o mais velho. Pode ser tanto uma referência a Murtag, a Glaedr ou até mesmo a Oromis
 
Re: SdA e Eragon

Paolini não tem criatividade nenhuma, quando ele não distorce alguma palavra para formar sua "Língua Antiga", ou nomes ou qualquer outra coisa que ele pensa ser original.
Outra coisa que percebi é o nome do primo de Eragon, Roran (Rohan)
Assim como Tolkien pegou nomes de outras obras pra criar os seus nomes e palavras. Dwlin, Fili, Kili, Thorin, Gandalf, Dúrin, Thrór, Thráin, Nori, Ori, Óin, só pra citar alguns, não foram inventados por Tolkien, foram copiados. Tolkien recebeu influência MUITO grande de outras obras também. Ser influenciado não é falta de criatividade.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

claro que não é problema usar influências não. O problema é que o pessoal aqui é xiíta demais e acha que não existe nada de fantasia além de Tolkien.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

claro que não é problema usar influências não. O problema é que o pessoal aqui é xiíta demais e acha que não existe nada de fantasia além de Tolkien.

hauehuaehuhauhhea
concordo, eu gostei dos livros apesar de tudo, mas coitado do Paolini fizeram um filme bastante ruim do seu livro...apesar de ter dito o que eu disse, penso que assim como Tolkien foi influênciado, como já dito, tudo o que veio depois de Tolkien é tão influênciado por ele que talvez metade de toda a literatura de fantasia tem uma influência direta de Tolkien.
Mas acho que é legal e vale 10 reais cada um como nessa promoção, mas não pagaria mais que isso não... hehehehe
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

claro que não é problema usar influências não. O problema é que o pessoal aqui é xiíta demais e acha que não existe nada de fantasia além de Tolkien.

Aham. Acho bizarro essa comparação. Industrial, fica claro bastante influencias não só de Tolkien mas como várias mitologias e outros autores nos livros, mas pqp, tu faz umas comparações que parece que tá querendo achar pelo em ovo.

É tipo aqueles leitores fanboy que qualquer livro de fantasia com alguma semelhança já sai "AFFS, COPIOU TOLKIEN, NADA ORIGINAL ESSE CHAMPS!!!!1111!!!!!". Pelo amor né.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Acho que o que conta para mim - negativamente - no caso de Eragon, não é o fato de ser uma história infantil, mas o fato de não ser, a meu ver, bem escrita.

Mas isso é algo bem pessoal, claro. Não gosto da estética dos textos do Paolini, embora seja inegável que ele tenha sido influenciado por obras louváveis.

Melian-san
Eu penso o mesmo!
Logo que começei com a trilogia que tornou-se ciclo...rs
Se nota, ele usa uma linguagem bem simples nos livros. Em comparação com as Crônicas do Mundo Emerso, que investe totalmente em um vocabulário trabalhado. Mas há de se levar em conta a idade e experiência, Paolini começou com o Ciclo, e nas Crônicas do Mundo Emerso a escritora ja teria suas experiências e mais tempo desenvolvendo um estilo próprio.
Eu não sei, mas bem poderia, Paolini daqui alguns anos re-escrever o ciclo, e fazer dele uma linguagem mais trabalhada com um estilo que ele mesmo desenvolva com o tempo.


Aham. Acho bizarro essa comparação. Industrial, fica claro bastante influencias não só de Tolkien mas como várias mitologias e outros autores nos livros, mas pqp, tu faz umas comparações que parece que tá querendo achar pelo em ovo.

É tipo aqueles leitores fanboy que qualquer livro de fantasia com alguma semelhança já sai "AFFS, COPIOU TOLKIEN, NADA ORIGINAL ESSE CHAMPS!!!!1111!!!!!". Pelo amor né.

Sempre bom ver a discussão tomar novos patamares.

Agora sério!
Pergeuntei-me a muito tempo, por que todos os autores diversos, de livros do gênero fantasia, ficção e medieval por algum motivo sempre levam os pensamentos ao mesmo lado, mesmo caminho. É quase algo inevitável, mesmo nunca tendo lido obras que contenham tal conteúdo, a quantidade de obras ja existentes é tamanha,as chances de ser totalmente anormal e singnificativamente diferente é quase nula.
A solução é a dos leitores, asíduos fãs, não levarem sempre em consideração a comparação, mas sim o prazer único de cada história e estória diferente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo