1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Eragon - Christopher Paolini

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Breno C., 11 Set 2008.

  1. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Li Eragon a um tempinho, mas gostei muito do livro e das mensagens que ele passa para o leitor. No inicio fiquei meio com o pé a traz, porque o imaginava como mais um livreto escrito por algum adolecente sem imaginação, que no final acabaria sendo mais um clichê do gênero. Porém depois que li o primeiro capitulo, me senti como se dominado pelo livro e não parei até chegar no final.

    Tirei esse fragmento do wikipedia.


    Alguém mais gostou do livro ou se surpreendeu com ele como eu?
     
  2. Liv

    Liv Visitante

    Ah, só vi o filme! Achei uma gracinha ^^

    Tá na minha lista de compras, certeza! Aliás, quando chega o próximo filme? Será que demora muito?
     
  3. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Cara compra o livro logo, porque o filme mata o livro. É como se o filme fosse um projeto totalmente diferente do livro. Os produtores, diretores, quem quer que seja, fez o favor de acabar com o livro em menos de duas horas.
    E acho que, graças a Deus, não vai ter um segundo filme, porque o primeiro foi um fracasso.
     
  4. Liv

    Liv Visitante

    :susto:

    Sério que é assim tão ruim? Na época, eu lembro que vááários amigos falaram coisas péssimas do filme, mas nem dei muita importância pq achei que era coisa de fã xiita e :blabla:

    Mas a sugestão de leitura tá anotada! :anjo:
     
  5. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Sim, é muito ruim.
    Mas é lê sim, que vale cada minuto que você dedicar para ele.
     
  6. Tilion

    Tilion Administrador

    Não vi o filme e nem pretendo, mas do que li do primeiro livro (não tive ânimo pra terminar) vi que é sofrível. Apanhado de clichês de um Tolkien-wannabe, inclusive com algumas cópias descaradas deste último.
     
  7. Angélica

    Angélica Visitante

    Apenas vi o filme e gostei, quanto ao livro preciso comprar....

    bjs galerinha, da angel
    ;)
     
  8. imported_Selina

    imported_Selina Usuário

    Li o livro e também adorei, fiquei foi tristinha afinal de contas estou à muito tempo esperando continuação... entre tanto já li muitos outros mas eragon foi sem duvida apaixonante...

    o filme foi sem dúvida uma péssima adptação não mostra de todo o esplendor da obra que apesar de não ser a minha preferida é uma das que gosto mais.

    Recomendo a todos, e já agora
    não existe data para o próximo lançamento em Portugal do último livro?
     
  9. imported_Inverno

    imported_Inverno Usuário

    Na verdade é mesmo um livreto clichê né. Mesmo assim o livro é bom e tem elementos que prendem você.
    Li o segundo livro e achei legal também, só que o primeiro é bem melhor. Mesmo copiando o Tolkien o livro tem suas qualidades.
     
  10. Qual foi o adolescente que tenha crescido com Ron T. que não tenha inventado seus próprios élficos? ...

    Esse (pelo menos comercial mente -- não li o livro, não lerei, até que me convençam do contrário :tedio:) deu certo, vendeu muito livro, fez filme ...

    O que me salvou de querer me tornar algo assim foi o latim antigo! :sim: Percebi que o que o "tio" Ron havia brincado de fazer, criando línguas, já havia de longa data, nas culturas ocidentais! Aí, fui parar na universidade, na faculdade das Letras, na habilidade de Latim :uhum:

    [size=x-small]Gosto de brincar de Tolkien, de vez em quando, mas ainda bem que descobri a Europa, e as medieválias ... Não são criação de um homem. O que um homem criou, pertence àquele homem que criou, e o Ronald Tolkien é um dos gênios da literatura, ao meu ver. Apesar do pessimismo que permeia a obra. (Ou do otimismo católico (?)(...).) Quando eu brinco de Tolkien, eu visto a carapuça MESMO. Porém, não sou inglês, e esse rapaz(inho) que escreve(u)/está_escrevendo Eragon & seqüências é ianguis ... Talvez vá ele encontrar algum juízo para fazer o que está fazendo. Não é o que eu gosto de fazer, apesar de quê eu vou até ser dito por alguns plagiador de Tolkien, quando lerem algumas das minhas medievalidades ...[/size]

    O único que escapa, penso (juízo meu), é o Clide Steples, que é contemporâneo (e amigo) do Ron T.. Os outros (Willow (George Lucas), Spiderwicks, Bússolas, Rakkety Tam(s)*, & até D&D) são, senão plágio, quase-plágio.


    D&D é um caso complexo à parte. (A década de '70 ...)


    Contudo, são muito divertidos, & gostosos de se consumir, em geral. Todos eles. Desde que se tenha, ou tempo para dispensar, ou voracidade para ler em uma tacada só. (Alguns leitores são impressionante mente vorazes! ... Isso vai da persona(lidade), penso :think:)


    Tem a Joan Rowling, que é o mais diferente, no gênero de fantasia, que me aparece ... Muito apesar de que eu encalhe na leitura ... [size=x-small]Estou encalhado no início do segundo (& The Secret Chamber), e, pela propaganda que os filmes fazem, até agora só me interessa ler até o terceiro (& The Prisoner of Azkaban), de que, talvez, eu ensaie uma tradução, se for bom mesmo. Se é que eu consiga traduzir o The Hobbit primeiro (...).[/size]

    [align=center]:tchitum:[/align]

    ---

    *[size=x-small]Não se fala muito deste, porque não tem versão pra cinema ... ainda.[/size]

    ---


    ferreiro
    :blabla:
     
  11. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Acho que essa parada de copiar Tolkine é meio relativo. Não sei como argumentar, mas o Paoline criou um personagem bem diferente dos tolkianos e isso influencia muito meu julgamente da obra.

    é ai que está! Ninguém nunca vai deixar de soar como um eco, mesmo que distante do Tolkien. O cara criou uma mitologia e pronto! Não é por isso que tudo que vier depois dele e tenha elfos, vai ser 100% de influencia. Eu mesmo tenho dois textos sobre elfos em que minha inspiração são os elfos shakesperianos.
     
  12. imported_Selina

    imported_Selina Usuário

    já chegou o 3º livro do eragon a portugal! Mas ainda falta o 4º para saber como acaba
     
  13. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Po, são quatro? achei que eram três só. Mas você chegou a ler alguma coisa sobre esse livro?
     
  14. Tá ... Mas HÁ a coisa do conceito ... Os elfos do Will S. eram seres pequenos. (Os do Ron T. também, mas ele escreve "num tempo de antes de eles terem diminuído ...")

    Eu não posso dizer que o Eragon copiou o Ron T.. Posso dizer que o autor deve ter jogado MUITO D&D na juventude! ...

    Ora, D&D usa o conceito tolkieniano de elfo. Paciência. O problema é que depois, todo mundo vai dizer porque é verdade (mesmo que em parte) que foi o Ron quem inventou a idéia. A coisa da originalidade, da criatividade e do pioneirismo. Não quer dizer que o Eragon não seja bom, ou original, ou que não traga nada de novo. A coisa é que, pra quem já jogou D&D (ou assistiu o desenho animado*, que seja!), é só mais um D&D (...).

    Tolkien é "AD&D" (não é advanced, mas português pra "BD&D" = antes de D&D) ... :sacou:


    Minha contribuição de duas moedinhas de cobre, sobre essa questão.


    Quanto ao quarto volume, como a coisa está dando certo, a "trilogia" virou a "saga" ... Já que dá dinheiro, pra que parar tão cedo???


    ferreiro
    :pipoca:


    __________

    *[size=x-small]Vulgo "Caverna do Dragão".[/size]
     
  15. imported_Selina

    imported_Selina Usuário

    sim eu li o 1º e segundo e gostei muito, agora em breve espero seguir para o 3º. Eu gostei bastante. Se quiser saber mais visite a página procure eragon gailivro no google que aparece logo mais coisas sobre o livro, na página oficial
     
  16. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Datelhe sordido Ferreiro é que os criadores do D&D deixaram bem claro que o sistema é altamente baseado na obra do Tolkien. E eu também não conheço nenhuma outra cultura que mostre os elfos como seres de tamanho superior ou igual ao dos humanos.
     
  17. imported_Cleo

    imported_Cleo Usuário

    Assim,
    o rapaz não tem pretensões de revolucionar a literatura de fantasia. Ele mesmo disse que começou a escrever um livro que ele próprio gostaria de ler. Sorte dele que tinha pais que fizeram a coisa deslanchar.

    De qualquer forma, Eragon é bem legal. Porque legal é bom, mas também é comum. Mesmo o enredo do começo sendo meio batido e blá blá blá, a história amarra o leitor mesmo, ou ao menos foi assim comigo.

    Achei Eldest tremendamente melhor. Dá pra ver o salto que o Paolini deu na forma de escrever. A história sai um pouco do previsível, coisinha que pareciam inúteis no primeiro livro se tornam importantíssimas, e ele para de narrar só o que o Eragon está fazendo, construindo vários outros "arcos" na história.
    E por isso mesmo o filme não presta, quem fez o filme de Eragon ou nunca leu Eldest ou não queria produzir a sequência =X


    Recomendo, diverte, não cansa, e dá pra formular várias teorias enquanto o próximo não vem, sem contar que só as capas valem a grana toda dos livros *.*
     
  18. Alisson P.

    Alisson P. Usuário

    Bem, qual clichê bem (re)construído não é perdoado?
    Li esse livro há alguns anos, e confesso que não me arrependi. Apesar de mergulhar em uma ambiente já tão explorado por outros autores, Paolini consegue dar um pouco de originalidade à história... Personagens, cenários e trama são bem construídos, e o leitor realmente 'acredita' no protagonista. A Língua Antiga e a ligação entre Eragon e Saphira são bem interessantes, e a narrativa se desenvolve de forma bem legal.
    Mas, se você procura uma leitura estimulante,, desista. Eragon realmente não faz o estilo daqueles livros que você não consegue largar. Paolini se mostra prolixo em algumas partes, e o leitor demora um pouco pra se adequar ao ritmo da história. Como já disseram, no segundo volume, Eldest, a coisa é bem diferente. Nota-se claramente a evolução do escritor, que consegue criar uma narrativa bem mais interessante.
    Só é uma pena que 'Eragon' tenha sido adaptado para o cinema de forma tão deplorável... Se uma continuação realmente acontecer ( o que eu acho difícil) ela teria que corrigir os inúmeros erros que a primeira película cometeu...
    Enfim, é uma leitura recomendada para os fãs incondicionais de fantasia, dragões, elfos, batalhas e coisas do gênero... Não espere encontrar nada de extraordinário, mas tenha cereza que não faltarão todos os ingredientes que um bom épico precisa ter.
     
  19. UFA!! Isso me dá GRANDE alívio! Me faz ver que eu [size=x-small]NÃO SOU[/size] fã incondicional de elfos & anões, mas grandêmodo condicionado: condicionado ao Ron T..

    Escrevi "fanfics", como as pessoas chamam, que foram, em verdade, partes introdutórias de teatretos* na internet que nunca foram para frente, mas que surtiram momentos interessantes (e muito divertidos) para mim mesmo.

    Escrevo sobre elfos, eu mesmo, nos meus universos oníricos e medievos, mas de todo que não são os elfos do Ron T., mas elfos medievos! ...

    Não devo publicar essas coisas aqui, pois não são importantes. Minhas coisas de vèras importantes são os futurísticos. Esses eu estou publicando aqui. Os outros estão apenas na Biblioteca Nacional, para serem descobertos, daqui 'uns cem anos, quando eu já não for mais nada além de capim. Se o mundo durar tanto assim.

    Gòsto de não ser fã de elfos! Criaturas sórdidas para de quem ser-se fã! khkhkhkhkhkh!

    & 'Inda + :lol:


    ferreiro
    :tchitum:


    __________

    *[size=x-small]Rp's[/size]
     
  20. imported_Selina

    imported_Selina Usuário

    eu concordo plenamente notasse grandes diferenças no segundo livro, a evolução do próprio autor. Apesar disso o 1º não estava mal escrito estava até interessante, o filme estragou tudo :S
     

Compartilhar