1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Era Legolas moreno?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Imadofus, 24 Jan 2004.

1. Imadofus

Imadofus Banana Hammock!

Outro dia eu estava lendo o Silmarillion e me surgiu essa dúvida... Acompanhe meu raciocínio:
    Legolas era um elfo da floresta das trevas. em o hobbit, está dito que os elfos de lá eram diferentes dos altos-elfos. ou seja, ele tinha ascendência Avari, ou Úmanyar, ou seja, Moriquendi. No Silmarillion diz que apenas os Vanyar eram loiros (esse é o significado de "Vanyar"), fora os descendentes de Finarfin. Quer dizer, Fingolfin tinha uma mãe Vanyar, assim com Finarfin, mas ele não tinha cabelos loiros. Mas, se a hereditariedade élfica funciona como a humana, podiam ser apenas genes recessivos que podem passar para seus descendentes. então, a não ser que ele tenha sangue Vanyar (Galadriel teria pulado a cerca? :lol: ), Legolas não poderia ser loiro! será que o PJ se enganou na escolha da peruca? será que a maioria dos desenhistas de Tolkien se enganaram?
    O que vocês acham???

2. Idril

Idril Usuário

Putz..... Legolas moreno???
    Se realmente for assim, ou PJ se enganou ou a Galadriel realmente pulou a cerca!

3. Moreno de cabelo, sim... É o mais provável que Legolas fosse. Mas, seu pai, Rei Thranduil, tinha cabelos loiros, ou "dourados", como é dito no Hobbit. Só não sei te dizer em que capítulo e em que página... Tirando isso, eu acho que seria MUITO mais provável que ele tivesse cabelo escuro.... Moreno de pele, acho que não...

4. Imadofus

Imadofus Banana Hammock!

sim, foi o que eu quis dizer.
    moreno de ter cabelo escuro.

Idril Nénmacil, peguei o teu avatar e consertei no paint.
    Mas agora que o Cúthalion, Arco Forte falou, não é estranho o rei Thranduil ter cabelos dourados? ou será que Tolkien errou? Alguém aí leu a errata Tolkien completa?

5. Idril

Idril Usuário

Me manda a imagem corrigida...que só ver como ficou! :)

Só agora que eu parei pra pensar no Legolas moreno.... e tinha tido ,certa vez,um pensamento do mesmo tipo, mas bem vago,não tinha parado pra pensar em genética, em que os Vanyar eram loiros, etc....
    Se Thranduil tem cabelos dourados e Galadriel também, logo o Legolas seria loiro também (ambos recessivos) ..... :o?:

Bom, ou Tolkien cometeu um errinho, ou PJ errou , ou Galadriel pulou a cerca, ou tem algum parente Vanyar perdido entre a descendêicia do Legolas, ou..... :o?: :osigh: :disgusti: 8O

6. Fafa

Fafa Visitante

Realmente Rei Thranduil era loiro, como dito em O Hobbit. Então provavelmente Legolas era loiro, pois a cor do cabelo de sua mãe é desconhecido. Os sindar tinham cabelos escuros, mas a Casa De Thranduil poderia ser uma exeção, talvez alguma relação com os noldor de Finarfin... Para mim PJ acertou(pelo menos em alguma coisa sem muita importancia :twisted: )

7. Idril

Idril Usuário

Bom, mas essas, se eu não me engano, pertencem a outros sites e estão linkados aqui (aaafff que termo que eu usei!!!). :wink:

8. Finarfin

Finarfin Usuário

Naum é tão rigoroso esse negocio de só os Vanyar e os Noldor da casa de Finarfin terem cabelos dourados....
    Idril, a filha de Turgon era loira... mas isso se explica porque sua bisavó Indis, também era, ela era dos vanyar, e se casou com Finwë, dos noldor... e naum me lembro se foi Turgon ou Fingon que se casou com uma vanyar, mas o caso é que casamentos entre vanyar e noldor naum era algo tão raro assim.. naum era comum, mas também naum era raro...
    Tem outra coisa... albinismo... Celegorn, o Louro, era filho de Fëanor e Nerdanel, nenhuma ascendencia de vanyar.. só pode ser defeito genetico, ou seja, existiam elfos albinos... ou então.. Nerdanel tenha um vanyar na familia e naum é dito... mas acho que era defeito mesmo... o Fëanor tinha sangue ruim, vai ver que deu um pau na genetica de alguns filhos, alem do espirito também... tinha um filho dele que era ruivo também... o problema devia ser o Fëanor mesmo...
    Legolas é considerado loiro (embora em nenhum lugar é dito a cor de seus cabelos) porque seu pai, Thranduil era loiro e sua mãe naum é citada em nenhum lugar....
    E também naum é nada estranho Thranduil ser loiro... muitos noldor foram para a Terra-média, e deveriam ter alguns que naum eram da casa real que tinham sangue vanyar também....
    Sem contar, que se formos voltar no tempo... lá no lago Cuiviénen, muitos elfos se perderam, e outros naum fizeram parte da marcha... dentre estes, poder estar alguns vanyar.. e deles alguns avari loiros.. estes avari foram para beleriand, assim como os elfos verdes, e se misturaram com os elfos de lá.... daí nasce alguns sindar de cabelo dourado.... a maioria dos sindar eram de cabelo prateado, mas com o tempo e com a mistura de raças, acabaram tendo alguns que eram loiros....
    os vanyar e a casa de Finarfin são citados como os de cabelo dourado porque nesses casos, todos os elfos são loiros, talvez com exeções dos descendentes de Finarfin que nasceram lá na Terra-média.. mas de uma forma geral, são loiros sim...

9. Fëaruin Alcarintur ¥

Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

A verdade é que, seguindo pela lógica, sim, Legolas teria cabelos escuros. O Silmarillion cita perfeitamente que, de todos os elfos, apenas os vanyar tinham cabelos dourados, e deles, TODOS partiram para Valinor. É também bem explícito que, dos Noldor, apenas Finarfin e sua casa tinha cabelos louros. Fingolfin mesmo, era moreno, isso é dito no HoME XII.

O Hobbit menciona algo no sentido de todos os elfos serem louros. Era um livro infantil e detalhismo excessivo não cabe muito bem nesse tipo de literatura; Tolkien, de fato, não se preocupou com isso.

Maedhros era ruivo, mas não é característico de nenhuma raça élfica os cabelos vermelhos, então, não vejo problema aí. Aliás, um elfo ruivo realmente é um elfo de estilo :mrgreen: .

Quanto a Celegorm, ele não era louro, a confusão dá-se para variar, à um equívoco na tradução; no original, o aposto de Celegorm é "The Fair"; a tradução mais correta seria, no caso "O Belo" e não "O Louro".

10. °Arien°

°Arien° Usuário

esse assunto é meio controverso, mas pelo que eu sei a solução aceita como mais provável é que ele é moreno. aqui vai um texto:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

só um detalhe: Indis se casou com Finwë, era mãe de Fingolfin
    poxa legal :) , já tava começando a imaginar se existiam elfos ruivos
    ahhh e uma coisa sobre a possibilidade de algum vanyar terem ficado na TM: no HoME 11 diz que nenhum dos vanyar se tornou avar

11. Tar-Telperiën

Tar-Telperiën I hate Mondays!!!!

Mas, há o caso de Glorfindel. :o?: Sempre considerei os Noldor como de cabelos escuros, exceto a Casa de Finarfin, mas, onde Glorfindel se encaixa?

12. Fëaruin Alcarintur ¥

Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

Esse que é o problema; tem "problemas" como esse do Glorfindel. Talvez ele tivesse alguma ascendência vanya, mas é complicado saber. Já que nem mesmo sabemos dos pais de Glorfindel; o melhor é crer numa possível união entre um noldo e um vanya em Valinor; mas só em Valinor esse tipo de coisa pode acontecer, já que, pelos contos, todos os elfos louros foram para Valinor.

13. Finarfin

Finarfin Usuário

Ah... foi mal.. fiz confusão... mesmo porque, a bisavó tinha que ser a mãe dele mesmo.... já arrumei lá... valew pelo toque...

Existem controversias nesse negocio de que só os Vanyar eram loiros e que além deles só os da casa de Finarfin... existem outros elfos que naum se encaixavam aí e eram loiros...
    Todos os vanyar que estavam em Cuiviénen partiram para o Oeste, mas tinham aqueles que haviam se perdido. e nem todos que se perderam cairam nas mãos de Morgoth....

14. Imadofus

Imadofus Banana Hammock!

mas no HoME 11 está dito que ninguém de ascendência Vanyarin se tornou Avari, tá no post da Arien...
    Qual é a acsendência de Glorfindel? Aliás, qual dos Glorfindel vocês estão falando, o de Gondolin, ou o que resgatou Frodo?

15. Tar-Telperiën

Tar-Telperiën I hate Mondays!!!!

Os dois são o mesmo elfo. Tem um texto aqui mesmo na Valinor que explica isso :wink:

16. Lothiriel

Lothiriel Usuário

sobre a questao do legolas, se foi erro ou nao eu nao sei, mas no livro ele é moreno (cabelo). Tem uma parte assim:

Frodo levantou os olhos para o elfo que se erguia imponente acima dele, procurando um alvo em quem pudesse mirar. A cabeca escura estava coroada pelas estrelas brancas que reluziam contra os lagos escuros do ceu.

17. °Arien°

°Arien° Usuário

pois é, mas a controvérsia continua, porque existem indícios de elfos louros fora da família de Finarfin e dos vanyar, e também porque ñ é sempre que essas passagens podem ser levadas ao pé da letra.. afinal, numa noite sem lua, Legolas poderia ser louro e sua cabeça parecer escura aos olhos de Frodo :wink:
    mas eu também prefiro achar que ele era moreno :)

18. Ahn??? Não, peraí... Que eu saiba, esse que resgatou frodo é Glorfindel II, e o I é o de Gondolin, que defendeu Tuor e Idril que estavam escapando... É o que dá pra lembrar...Ele lutou com um Balrog e caiu montanha abaixo, se não me engano, levando o Balrog junto, e morreu. Então como é que eles dois são o mesmo?? Me manda o texto explicando então... :think: :o?:

19. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

Ele renasceu em Valinor. Durante a Terceira Era retournou à Terra-Média juntamente com os Istari.

20. Ahn??? Pera... Nas mansões de Mandos que ele renasceu? Ou renasceu porque teve outra chance de viver?

Compartilhar