• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Era Legolas moreno?

Imadofus

Banana Hammock!
Outro dia eu estava lendo o Silmarillion e me surgiu essa dúvida... Acompanhe meu raciocínio:
Legolas era um elfo da floresta das trevas. em o hobbit, está dito que os elfos de lá eram diferentes dos altos-elfos. ou seja, ele tinha ascendência Avari, ou Úmanyar, ou seja, Moriquendi. No Silmarillion diz que apenas os Vanyar eram loiros (esse é o significado de "Vanyar"), fora os descendentes de Finarfin. Quer dizer, Fingolfin tinha uma mãe Vanyar, assim com Finarfin, mas ele não tinha cabelos loiros. Mas, se a hereditariedade élfica funciona como a humana, podiam ser apenas genes recessivos que podem passar para seus descendentes. então, a não ser que ele tenha sangue Vanyar (Galadriel teria pulado a cerca? :lol: ), Legolas não poderia ser loiro! será que o PJ se enganou na escolha da peruca? será que a maioria dos desenhistas de Tolkien se enganaram?
O que vocês acham???
 
Putz..... Legolas moreno???
Se realmente for assim, ou PJ se enganou ou a Galadriel realmente pulou a cerca!
 
Moreno de cabelo, sim... É o mais provável que Legolas fosse. Mas, seu pai, Rei Thranduil, tinha cabelos loiros, ou "dourados", como é dito no Hobbit. Só não sei te dizer em que capítulo e em que página... Tirando isso, eu acho que seria MUITO mais provável que ele tivesse cabelo escuro.... Moreno de pele, acho que não...
 
sim, foi o que eu quis dizer.
moreno de ter cabelo escuro.

Idril Nénmacil, peguei o teu avatar e consertei no paint.
Mas agora que o Cúthalion, Arco Forte falou, não é estranho o rei Thranduil ter cabelos dourados? ou será que Tolkien errou? Alguém aí leu a errata Tolkien completa?
 
Imadofus disse:
Idril Nénmacil, peguei o teu avatar e consertei no paint.
Mas agora que o Cúthalion, Arco Forte falou, não é estranho o rei Thranduil ter cabelos dourados? ou será que Tolkien errou? Alguém aí leu a errata Tolkien completa?

Me manda a imagem corrigida...que só ver como ficou! :)


Só agora que eu parei pra pensar no Legolas moreno.... e tinha tido ,certa vez,um pensamento do mesmo tipo, mas bem vago,não tinha parado pra pensar em genética, em que os Vanyar eram loiros, etc....
Se Thranduil tem cabelos dourados e Galadriel também, logo o Legolas seria loiro também (ambos recessivos) ..... :o?:

Bom, ou Tolkien cometeu um errinho, ou PJ errou , ou Galadriel pulou a cerca, ou tem algum parente Vanyar perdido entre a descendêicia do Legolas, ou..... :o?: :osigh: :disgusti: 8O
 
Cúthalion disse:
Moreno de cabelo, sim... É o mais provável que Legolas fosse. Mas, seu pai, Rei Thranduil, tinha cabelos loiros, ou "dourados", como é dito no Hobbit. Só não sei te dizer em que capítulo e em que página... Tirando isso, eu acho que seria MUITO mais provável que ele tivesse cabelo escuro.... Moreno de pele, acho que não...

Realmente Rei Thranduil era loiro, como dito em O Hobbit. Então provavelmente Legolas era loiro, pois a cor do cabelo de sua mãe é desconhecido. Os sindar tinham cabelos escuros, mas a Casa De Thranduil poderia ser uma exeção, talvez alguma relação com os noldor de Finarfin... Para mim PJ acertou(pelo menos em alguma coisa sem muita importancia :twisted: )
 
Bom, mas essas, se eu não me engano, pertencem a outros sites e estão linkados aqui (aaafff que termo que eu usei!!!). :wink:
 
Naum é tão rigoroso esse negocio de só os Vanyar e os Noldor da casa de Finarfin terem cabelos dourados....
Idril, a filha de Turgon era loira... mas isso se explica porque sua bisavó Indis, também era, ela era dos vanyar, e se casou com Finwë, dos noldor... e naum me lembro se foi Turgon ou Fingon que se casou com uma vanyar, mas o caso é que casamentos entre vanyar e noldor naum era algo tão raro assim.. naum era comum, mas também naum era raro...
Tem outra coisa... albinismo... Celegorn, o Louro, era filho de Fëanor e Nerdanel, nenhuma ascendencia de vanyar.. só pode ser defeito genetico, ou seja, existiam elfos albinos... ou então.. Nerdanel tenha um vanyar na familia e naum é dito... mas acho que era defeito mesmo... o Fëanor tinha sangue ruim, vai ver que deu um pau na genetica de alguns filhos, alem do espirito também... tinha um filho dele que era ruivo também... o problema devia ser o Fëanor mesmo...
Legolas é considerado loiro (embora em nenhum lugar é dito a cor de seus cabelos) porque seu pai, Thranduil era loiro e sua mãe naum é citada em nenhum lugar....
E também naum é nada estranho Thranduil ser loiro... muitos noldor foram para a Terra-média, e deveriam ter alguns que naum eram da casa real que tinham sangue vanyar também....
Sem contar, que se formos voltar no tempo... lá no lago Cuiviénen, muitos elfos se perderam, e outros naum fizeram parte da marcha... dentre estes, poder estar alguns vanyar.. e deles alguns avari loiros.. estes avari foram para beleriand, assim como os elfos verdes, e se misturaram com os elfos de lá.... daí nasce alguns sindar de cabelo dourado.... a maioria dos sindar eram de cabelo prateado, mas com o tempo e com a mistura de raças, acabaram tendo alguns que eram loiros....
os vanyar e a casa de Finarfin são citados como os de cabelo dourado porque nesses casos, todos os elfos são loiros, talvez com exeções dos descendentes de Finarfin que nasceram lá na Terra-média.. mas de uma forma geral, são loiros sim...
 
A verdade é que, seguindo pela lógica, sim, Legolas teria cabelos escuros. O Silmarillion cita perfeitamente que, de todos os elfos, apenas os vanyar tinham cabelos dourados, e deles, TODOS partiram para Valinor. É também bem explícito que, dos Noldor, apenas Finarfin e sua casa tinha cabelos louros. Fingolfin mesmo, era moreno, isso é dito no HoME XII.

O Hobbit menciona algo no sentido de todos os elfos serem louros. Era um livro infantil e detalhismo excessivo não cabe muito bem nesse tipo de literatura; Tolkien, de fato, não se preocupou com isso.

Maedhros era ruivo, mas não é característico de nenhuma raça élfica os cabelos vermelhos, então, não vejo problema aí. Aliás, um elfo ruivo realmente é um elfo de estilo :mrgreen: .

Quanto a Celegorm, ele não era louro, a confusão dá-se para variar, à um equívoco na tradução; no original, o aposto de Celegorm é "The Fair"; a tradução mais correta seria, no caso "O Belo" e não "O Louro".
 
esse assunto é meio controverso, mas pelo que eu sei a solução aceita como mais provável é que ele é moreno. aqui vai um texto: http://www.valinor.com.br/kb.php?mode=article&k=732&o=1
Finarfin disse:
Idril, a filha de Turgon era loira... mas isso se explica porque sua bisavó Indis, tabém era, ela era dos vanyar, e se casou com Fingolfin,
só um detalhe: Indis se casou com Finwë, era mãe de Fingolfin
Feäruin disse:
Maedhros era ruivo
poxa legal :) , já tava começando a imaginar se existiam elfos ruivos
ahhh e uma coisa sobre a possibilidade de algum vanyar terem ficado na TM: no HoME 11 diz que nenhum dos vanyar se tornou avar
 
Mas, há o caso de Glorfindel. :o?: Sempre considerei os Noldor como de cabelos escuros, exceto a Casa de Finarfin, mas, onde Glorfindel se encaixa?
 
Esse que é o problema; tem "problemas" como esse do Glorfindel. Talvez ele tivesse alguma ascendência vanya, mas é complicado saber. Já que nem mesmo sabemos dos pais de Glorfindel; o melhor é crer numa possível união entre um noldo e um vanya em Valinor; mas só em Valinor esse tipo de coisa pode acontecer, já que, pelos contos, todos os elfos louros foram para Valinor.
 
°Arien° disse:
Finarfin disse:
Idril, a filha de Turgon era loira... mas isso se explica porque sua bisavó Indis, tabém era, ela era dos vanyar, e se casou com Fingolfin,
só um detalhe: Indis se casou com Finwë, era mãe de Fingolfin
Ah... foi mal.. fiz confusão... mesmo porque, a bisavó tinha que ser a mãe dele mesmo.... já arrumei lá... valew pelo toque...


Existem controversias nesse negocio de que só os Vanyar eram loiros e que além deles só os da casa de Finarfin... existem outros elfos que naum se encaixavam aí e eram loiros...
Todos os vanyar que estavam em Cuiviénen partiram para o Oeste, mas tinham aqueles que haviam se perdido. e nem todos que se perderam cairam nas mãos de Morgoth....
 
mas no HoME 11 está dito que ninguém de ascendência Vanyarin se tornou Avari, tá no post da Arien...
Qual é a acsendência de Glorfindel? Aliás, qual dos Glorfindel vocês estão falando, o de Gondolin, ou o que resgatou Frodo?
 
sobre a questao do legolas, se foi erro ou nao eu nao sei, mas no livro ele é moreno (cabelo). Tem uma parte assim:

Frodo levantou os olhos para o elfo que se erguia imponente acima dele, procurando um alvo em quem pudesse mirar. A cabeca escura estava coroada pelas estrelas brancas que reluziam contra os lagos escuros do ceu.
 
Lothíriel. disse:
sobre a questao do legolas, se foi erro ou nao eu nao sei, mas no livro ele é moreno (cabelo). Tem uma parte assim:

Frodo levantou os olhos para o elfo que se erguia imponente acima dele, procurando um alvo em quem pudesse mirar. A cabeca escura estava coroada pelas estrelas brancas que reluziam contra os lagos escuros do ceu.
pois é, mas a controvérsia continua, porque existem indícios de elfos louros fora da família de Finarfin e dos vanyar, e também porque ñ é sempre que essas passagens podem ser levadas ao pé da letra.. afinal, numa noite sem lua, Legolas poderia ser louro e sua cabeça parecer escura aos olhos de Frodo :wink:
mas eu também prefiro achar que ele era moreno :)
 
Os dois são o mesmo elfo. Tem um texto aqui mesmo na Valinor que explica isso


Ahn??? Não, peraí... Que eu saiba, esse que resgatou frodo é Glorfindel II, e o I é o de Gondolin, que defendeu Tuor e Idril que estavam escapando... É o que dá pra lembrar...Ele lutou com um Balrog e caiu montanha abaixo, se não me engano, levando o Balrog junto, e morreu. Então como é que eles dois são o mesmo?? Me manda o texto explicando então... :think: :o?:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo