• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eowyn e Haleth

Gwaihir ß

Usuário
Esse tópico não quer esclarecer dúvida nehuma, por isso eu coloquei-o no JRRTolkien e Suas Obras.
Só quero saber se a opinião de vocês é igual a minha.
Vocês não acham que Tolkien fez a Eowyn, de algum modo, inspirado na Haleth? Sei lá, mas elas se parecem muito ao meu ver. A Eowyn e a Haleth são bravas, destemidas, não temem a morte, e realizaram grandes feitos.
O que vcs acham?
 
Não acho que necessariamente ele tenha feito Eowyn inspirada em Haleth. É possível traçarmos semelhanças entre as duas, mas acredito que seja mera coencidencia. Achismo puro.
 
Essas são características das "damas guerreiras".

Se for assim é a mesma coisa que dizer Aragorn é igual a Beren, que Turin é igual a Tuor, e por aí vai........
 
Tolkien cita temas recorrentes em sua obra, mas isso nada tem de mau, uma vez que essa obra envolve milhares de anos, e os ímpetos da natureza humana tendem a se repetir (senão não haveria termos como Complexo de Edipo ou Sindrome de Estocolmo)

Beren-Lutien / Telcontar-Arwen
Tingol e Melian / Celeborn e Galadriel (uma mulher MUITO mais forte e sábia) que o marido

etc.
 
Não acho que tenha relação com o Complexo de Edipo ou a Sindrome de Estocolmo; são doenças psicológicas que, não necessariamente, tem a ver com semelhanças entre temas abordados mais de uma vez dentro de uma Obra. Apesar de discordar da comparação, concordo que é possível percebermos semelhanças nas personagens sem, necessariamente, uma ser insipirada na outra.
 
vinialoe6 disse:
Não acho que tenha relação com o Complexo de Edipo ou a Sindrome de Estocolmo; são doenças psicológicas que, não necessariamente, tem a ver com semelhanças entre temas abordados mais de uma vez dentro de uma Obra. Apesar de discordar da comparação, concordo que é possível percebermos semelhanças nas personagens sem, necessariamente, uma ser insipirada na outra.

somente utilizei esses exemplos para ilustrar que o ser humano se repete em seu comportamento, pegue Romeu e Julieta, ou Brutus, o proprio filho apunhalando o pai pelas costas, ou PerixCeci no Guarani, ou ...
 
nao... eu nao acho que uma inspirou a outra.

acho que ambas possuem um denominador comum (mulheres guerreiras) e isso em uma obra de capa e espada com personagens em sua grande maioria masculinos, leva-nos a colocá-las no mesmo patamar e compará-las.

mas ao meu ver, são duas excelentes personagens femininas, fortes e marcantes. Mulheres com características do Realismo literário, contrapondo às demais mulheres com características do romantismo literário.

fui
 
Radaga £ disse:
Tingol e Melian / Celeborn e Galadriel (uma mulher MUITO mais forte e sábia) que o marido

etc.

Olha, ainda não tinha me mancado desse!

Oakshield, não entendi porque vc colocou as "damas guuerreiras" como algo mais pro realismo. Elas tambêm têm alguma coisa de idealizada. Veja, a Éowyn era uma mulher mto bonita ("A mais linda dentre uma casa de rainhas", como diria Aragorn... e olha que ele tava bem servido com a Arwen... rs), teve aquele lance de se vestir de homem que quase sempre aparece nesses mesmos tipos, além da paixãozinha pelo Elessar... me lembra até a Anita Garibaldi, só que dessa vez ela se deu mal, pois o Garibaldi (o Passolargo) voltou pra sua Manoela (Arwen... rs) e deixou a Anita chupando o dedo... Ai caraca que viagem! :mrgreen:
 
Saranel Morevendë disse:
Radaga £ disse:
Oakshield, não entendi porque vc colocou as "damas guuerreiras" como algo mais pro realismo. Elas tambêm têm alguma coisa de idealizada. Veja, a Éowyn era uma mulher mto bonita ("A mais linda dentre uma casa de rainhas", como diria Aragorn... e olha que ele tava bem servido com a Arwen... rs), teve aquele lance de se vestir de homem que quase sempre aparece nesses mesmos tipos, além da paixãozinha pelo Elessar... me lembra até a Anita Garibaldi, só que dessa vez ela se deu mal, pois o Garibaldi (o Passolargo) voltou pra sua Manoela (Arwen... rs) e deixou a Anita chupando o dedo... Ai caraca que viagem! :mrgreen:

As mulheres do realismo tb sao bonitas... mas sao mulheres que nao sao tidas como puras, ingenuas que precisam de um homem que lute por elas... as mulheres do realismo nao, sao mulheres que vao a luta... enganam.. lutam... possuem sentimentos e os revelam...
 
Bem as duas são mulheres guerreiras, mas até mesmo nessa caracteristica de mulher guerreira elas são diferentes... Acho-as tao parecidas quanto Beren é de Aragorn :P
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo