• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eowyn, dedicação sutil a Joana d'Arc?

Biorn

Fiz uns rock's com Iluvatar
Realmente temos poucas semelhanças, mas essas semelhanças pra mim são o bastante pra demonstrar uma sutil dedicação a heroina francesa.

Joana d'Arc tinha se vestido de homem para entrar na guerra e lutou bravamente, sendo uma figura importante de conquistas francesa da epoca.

O que voces acham? Apesar de pouco, será que Tolkien não pensou nela na criação de Eowyn?
 
Bem, eu não vejo tantas semelhanças para dizer que foi uma dedicação à Joana d'Arc. Além das duas terem se vestido de homem para ir à guerra (o que convenhamos, não é algo tão incomum em histórias), não vejo muitas semelhanças.

Éowyn foi à guerra mais por realização pessoal e auto-afirmação, foi uma iniciativa dela. Já Joana d'Arc foi à guerra por inspiração divina, a iniciativa veio "de fora". Joana d'Arc acabou a história servindo de bode expiatório, e Éowyn terminou a guerra laureada e feliz.

Eu vejo mais diferenças que semelhanças.
 
Creio que ela seja uma imagem de mulher corajosa e forte, tanto como Joana, Elizabeth e tantas outras conhecidas ou não.
 
Talvez elas se pareçam mais por fazerem parte do esteriotipo de mulher guerreira do que por inspiraçao real.
 
Eu sempre pensei se a parte "divina" da Joana D'arc não fora imbuída na lenda após a morte da mesma, de forma a sacralizar a guerreira e consequentemente a própria história da França. Isso aconteceu em diversos mitos/lendas, como a própria lenda do Robin Hood, que ganhara Mary e Frei Tuck.

Talvez Tolkien quis homenagear as mulheres, sem uma aura divina para diminuir seus feitos. O Professor como amplo conhecedor da cultura nórdica pode ter se baseado também em mitos como de Freydís Eirikdóttir (filha do Erik, o vermelho, como o próprio nome o diz).
 
Na verdade, mulheres como Eowyn são uma imagem muito própria da cultura inglesa. A donzela guerreira é algo que está no imaginário britânico há muito tempo.
Seria mais provável Eowyn ser um memorial da rainha Boudica do que de Joana d’Arc, já que a virgem d’Orleans era descendente de camponeses, pobre, analfabeta e francesa, ao passo que a rainha Boudica pertencia a linhagem real como Eowyn, era celta, ou seja, ancestral do povo Inglês, e liderou os icenos contra o domínio romano nas Ilhas Britânicas.
E, ainda assim, não estou dizendo que ela, mesmo com toda essa representatividade nacional seja homenageada na figura da Senhora de Rohan. A imagem da donzela guerreira é um arquétipo, ela se repete ao longo da história em diversos mitos, por isso, acho pouco provável que sua teoria esteja certa e mesmo que estivesse não temos documento escrito pelo professor que prove isso, não é?
Então, seria apenas especulação.:tsc:
 
Elas se pareçem por serem mulheres guerreiras, fortes, mulheres muito corajosas por terem se vestido de homem para conseguir lutar na guerra.
 
Na verdade, mulheres como Eowyn são uma imagem muito própria da cultura inglesa. A donzela guerreira é algo que está no imaginário britânico há muito tempo.
Seria mais provável Eowyn ser um memorial da rainha Boudica do que de Joana d’Arc, já que a virgem d’Orleans era descendente de camponeses, pobre, analfabeta e francesa, ao passo que a rainha Boudica pertencia a linhagem real como Eowyn, era celta, ou seja, ancestral do povo Inglês, e liderou os icenos contra o domínio romano nas Ilhas Britânicas.
E, ainda assim, não estou dizendo que ela, mesmo com toda essa representatividade nacional seja homenageada na figura da Senhora de Rohan. A imagem da donzela guerreira é um arquétipo, ela se repete ao longo da história em diversos mitos, por isso, acho pouco provável que sua teoria esteja certa e mesmo que estivesse não temos documento escrito pelo professor que prove isso, não é?
Então, seria apenas especulação.:tsc:

Acho bem lúcida sua colocação. Só faço um adendo: apesar dos celtas serem anteriores aos anglo-saxões, para Tolkien a ancestralidade do povo inglês era muito mais anglo-saxônica do que celta. Vide os próprios Eorlingas, por exemplo, que são em essência, praticamente, anglo-saxões.

Sobre a relação Joana d'Arc/Éowyn, acredito mesmo numa coincidência. E são poucas.
 
Também acho, poucas semelhanças. Talvez o que Tolkien quisesse retratar era a mesma imagem que ele constrói para os hobbits. Até mesmo as pessoas mais frágeis e impensáveis podem mudar o curso de uma história. Não que ela fosse frágil e etc, mas na sociedade em que ela foi colocada, ninguém esperava que ela tivesse o destino que teve. Ela deveria ser somente uma boa sobrinha e mais tarde esposa, nada mais que isso, e acabou se tornando guerreira.
 
não sei se o Mestre pensou mesmo em usar algo da Joana D'arc em Éowin... mas, agora que o Biorn tocou no assunto, sabe que, na minha opinião, isso tem tudo a ver.... tipo, elas se parecem sim... não em sentidos 'carnais', nem sentimentais (talvez), mas em essência, coragem, etc...
 
não sei se o Mestre pensou mesmo em usar algo da Joana D'arc em Éowin... mas, agora que o Biorn tocou no assunto, sabe que, na minha opinião, isso tem tudo a ver.... tipo, elas se parecem sim... não em sentidos 'carnais', nem sentimentais (talvez), mas em essência, coragem, etc...

Em essência sim, porque é o estereótipo de mulher guerreira, muito usado na literatura. Mas não creio que seja "tudo" a ver. Pois como a Cilmawiel disse:

Seria mais provável Eowyn ser um memorial da rainha Boudica do que de Joana d’Arc, já que a virgem d’Orleans era descendente de camponeses, pobre, analfabeta e francesa, ao passo que a rainha Boudica pertencia a linhagem real como Eowyn.
 
Quando li a parte em que Éowyn se vestiu de guerreiro para ir a guerra, lembrei de Joana D'arc. ^^
Citação:
Post Original de Cilmawiel Ver Post
Na verdade, mulheres como Eowyn são uma imagem muito própria da cultura inglesa. A donzela guerreira é algo que está no imaginário britânico há muito tempo.
Seria mais provável Eowyn ser um memorial da rainha Boudica do que de Joana d’Arc, já que a virgem d’Orleans era descendente de camponeses, pobre, analfabeta e francesa, ao passo que a rainha Boudica pertencia a linhagem real como Eowyn, era celta, ou seja, ancestral do povo Inglês, e liderou os icenos contra o domínio romano nas Ilhas Britânicas.
E, ainda assim, não estou dizendo que ela, mesmo com toda essa representatividade nacional seja homenageada na figura da Senhora de Rohan. A imagem da donzela guerreira é um arquétipo, ela se repete ao longo da história em diversos mitos, por isso, acho pouco provável que sua teoria esteja certa e mesmo que estivesse não temos documento escrito pelo professor que prove isso, não é?
Então, seria apenas especulação.
Acho bem lúcida sua colocação. Só faço um adendo: apesar dos celtas serem anteriores aos anglo-saxões, para Tolkien a ancestralidade do povo inglês era muito mais anglo-saxônica do que celta. Vide os próprios Eorlingas, por exemplo, que são em essência, praticamente, anglo-saxões.

Sobre a relação Joana d'Arc/Éowyn, acredito mesmo numa coincidência. E são poucas.

Apesar de ser pouca a semelhança, ele pode ter se inspirado nas mulheres guerreiras que existiram no passado...
 
Joana D'arc e Eowyn? Não vejo muitas semelhanças além de terem utilizado vestes masculinas em campo de batalha, o que não era muito comum na Idade Média e era um recurso empregado em casos extremos como fuga ou em tomada de castelos quando todas as defesas são derrubadas; numa situação dessas, mulheres, crianças e idosos são o último recurso.

Sobre a Joana D'arc, historicamente falando, ainda não estudei nada e a maioria dos relatos são muito romanceados e folclóricos. Já dentro da obra de Tolkien, não há relatos de que tenha existido outra mulher que tenha participado das grandes batalhas, nem mesmo em Beleriand, já que Lúthien empreendeu uma jornada solitária para salvar Beren. De Galadriel também não há passagens que falem sobre a Senhora dos Galadhrim relatando que a mesma tenha pegado em uma espada.

Neste quesito, Eowyn foi a única.
 
Em essência sim, porque é o estereótipo de mulher guerreira, muito usado na literatura. Mas não creio que seja "tudo" a ver. Pois como a Cilmawiel disse:


usei apenas um modo de dizer, equivocadamente, confesso... tbm não acho que tenha TUDO a ver, mas sim que lembram algumas semelhanças.... malz...:roll:
 
Também acho, poucas semelhanças. Talvez o que Tolkien quisesse retratar era a mesma imagem que ele constrói para os hobbits. Até mesmo as pessoas mais frágeis e impensáveis podem mudar o curso de uma história. Não que ela fosse frágil e etc, mas na sociedade em que ela foi colocada, ninguém esperava que ela tivesse o destino que teve. Ela deveria ser somente uma boa sobrinha e mais tarde esposa, nada mais que isso, e acabou se tornando guerreira.

Você está correta. Olha só o que Tolkien diz sobre Eowyn na Carta 244, p.307:

"Apesar de não ser uma 'ama-seca' em temperamento, ela também não era realmente um soldado ou 'amazona', mas como muitas mulheres corajosas era capaz de grande bravura militar numa crise".
 
Última edição:
Acho bem lúcida sua colocação. Só faço um adendo: apesar dos celtas serem anteriores aos anglo-saxões, para Tolkien a ancestralidade do povo inglês era muito mais anglo-saxônica do que celta. Vide os próprios Eorlingas, por exemplo, que são em essência, praticamente, anglo-saxões.

Sobre a relação Joana d'Arc/Éowyn, acredito mesmo numa coincidência. E são poucas.


Ótimo adendo:yep:
Nem pretendia dizer o contrario, só tentei achar uma imagem de donzela guerreira mais perto do que Eowyn é.
 
Ox gente, eu nao to dizendo que ela é uma foto de Joana d'Arc xD leiam ai em cima direito. O que to falando é que ele talvez teve uma pequena inspiração nela, algo PEQUENO. Como a propria ideia de mulher guerreira se vestindo de homem pra proteger seu país. Essa essencia dela que eu to falando.

Ele pode ter lido sobre Joana d'Arc e visto a historia dela, ai pensado "gostei, acho que vou fazer uma mulher guerreira assim tambem" sem fazer um estudo imenso sobre a personagem e tentar criar um monte de sinais e botar um monte de semelhanças sobre ela.
 
Não vejo motivos para não ter sido uma inspiração.

Acredito ser impossível fazer personagens inteiramente inéditos, ou seja, que não se assemelhem a ninguém ou não se baseiem em nenhuma história já existente.

Sendo ela uma representação da "donzela guerreira", ela pode sim ter umas pitadas de Joana D'arc, assim como de tantas outras guerreiras lendárias e históricas que seguem a mesma linha.
 
Última edição:
Não nego que Joana D`Arc possa ter sido uma inspiração para a Donzela do Braço do Escudo.
Mas tendo em vista o caráter de Tolkien,acho que ela está mais próxima da rainha Boddicea.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo