1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ents...para o que?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Mith, 6 Fev 2004.

  1. Mith

    Mith This server is too busy!

    Bom, eu estive pensando, mas sobre os Ents, para que eles "serviam"? Apenas para proteger a floresta e falar lento? Bom, acho que não. 8-)
     
  2. Mr. Mxyzptlk

    Mr. Mxyzptlk Usuário

    Eles não eram pastores de árvores? Então! Acho que eles "serviam" pra isso, para cultivar as florestas.
     
  3. Mith

    Mith This server is too busy!

    Ahn, eu tmb pensei nisso! Mas eu não acredito que eles faziam apenas isso!! He he he he...
     
  4. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Os ents existiam para impedir que os povos da Terra-Média fazesse mal aos seres que não andam, aos vegetais. Isso fica claro no capítulo "Aulë e Yavanna", do Silmarillion.
     
  5. Mentha Brandybuck

    Mentha Brandybuck Evolution

    O que havia acontecido é que Aulë criou os anões, com o intuito de serem trabalhadores. Yavanna, com medo de que eles fossem cortar as árvores, criou os ents para protegê-las.

    Eles servem para cultivar as florestas, sim, mas também são móveis para poder acabar com algo que venha a ameacá-las, como orcs. A Última Investida dos Ents foi contra Saruman por ter destruído a floresta (o que fazia essa guerra os afetar também).
     
  6. Nandorë

    Nandorë Usuário

    Do capítulo De Aulë e Yavanna:

    Diz Yavanna a Manwë: "- Tudo tem seu valor, e cada um contribui para o valor dos outros. Mas os kelvar podem fugir ou se defender, ao passo que os olvar que crescem, não. E entre estes, prezo mais as árvores. Embora de crescimento demorado, veloz é a sua derrubada; e, a menos que paguem o imposto dos frutos nos galhos, pouca tristeza despertam quando morrem. É assim que vejo no meu pensamento. Quisera que as árvores falassem em defesa de todos os seres que têm raízes, e castigassem aqueles que lhes fizessem mal!"
    [...]
    "E Manwë falou: - Ó, Kementári, Eru pronunciou-se e disse '[...] Vejam! Quando os Filhos despertarem, o pensamento de Yavanna também despertará, e ele convocará espíritos de muito longe, que irão se misturar aos kelvar e aos olvar, e alguns residirão e serão revenciados, e sua justa ira será temida."
    [...]
    "Mas nas florestas caminharão os Pastores das Árvores."
     
  7. Masei®

    Masei® Usuário

    Num foram os elfos que ensinaram as árvores a falar?
     
  8. Finrod-Felagund

    Finrod-Felagund Usuário

    Conta-se q como os anoes, os ents nao poderiam despertar antes dos elfos.
    Entao foram colocados em "sono" como os 7 anoes e dps q os elfos despertaram, começaram a falar com as arvores q ouvindo as vozes deles tb despertaram(os pastores das arvores)
     
  9. Bem, acho que os ents, como "pastores das árvores" tomavam conta da floresta... mas acho que naum estavam lá somente para isso, acredito que tolkiem os tenha criado para algum outro fim, talvez até mesmo tenha pensado nessa "investida contra Isengard" previamente...tolkien era um grande amante da natureza, e ele criou os ents, meio que para mostrar que naum devemos cortar as árvores, que 'árvores tem sentimentos' e que cortá-las seria desencadear, aos poucos, o enfurecimento da natureza contra a nossa própria raça... :obiggraz:
     
  10. Eles protegiam as florestas, cultivavam árvores... Eles eram bastante importantes pelo q eu me lembro... tenho q dar uma olhadinha no Silmarillion... :obiggraz: E uma perguntinha:: Ents ensinavam árvores a falar????? :osigh:
     
  11. Tauraherion

    Tauraherion The eyes of truth

    Eu acredito nisso também Aredhel. tolkien era muito minucioso e criou os ents com um propósito.

    entretanto, muito embora o propósito deles na história do SDa seja destruir isengard, dentro do contexto da terra-média eles são uma raça como outra qualquer que, por vontade de Yavanna, nasceram e tomam conta das árvores , protegendo dos animais que andam.
     
  12. Finglas

    Finglas Usuário

    "Ents ensinavam árvores a falar?????" Alustriel EveningFall
    As árvores falavam, por acaso?
    Nunca vi nenhuma, só os huorns, que murmuram.
     
  13. Masei®

    Masei® Usuário

    Como assim? As árvores não falam?

    Barbárvore não é nada para você? E Tronquesperto?
     
  14. Ahh, se me permite... Barbárvore naum eh 1 árvore, é um ent.
    tolkien criou diferentes "árvores"....os ENTS que são os pastores das árvores e falam, os HUORNS que murmuram e as ÁRVORES, que naum falam.
    acho que é isso...
     
  15. Tauraherion disse tudo, eles são como qualquer outra raça da terra-média.
     
  16. Finglas

    Finglas Usuário

    Eles não são árvores. São ents.

    E ponto.
     
  17. Finrond

    Finrond Usuário

    os ents n sao simples arvores sao pastore das arvores e n servem apenas para isso servem para presevar a natureza, cultivar as florestas alem de ajudar os povos livres na sua sobrevivencia, tipo as entesposas ensinaram os homens a cultivar a terra, alem de ter uma ira q n deve ser despertada(pois se eles ficassem com raiva de sauron e tivessem ido para pelenor as forças de sauron teriam sido dizimadas pelos ents). :x
     
  18. concordo!! eu acho q os ents simbolizam a proteçao da natureza e do mundo no geral ...... pra mim tolkien traçou esse paralelo c o mundo real .... a destruiçao de Isengard nos mostra a vitoria da natureza sobre a maquina , é meio q um aviso do q pode vir a acontece caso a natureza ñ seje respeitada .... :D
     
  19. Lothiriel

    Lothiriel Usuário

    Eu também vejo desse jeito. Acho que está muito claro quando se le o SdA e tb o Silma qndo se fala da criacao dos Ents.
     
  20. Fëanarsil

    Fëanarsil O Espírito de Fogo Brilhante

    Yavanna p/ Aulë - "Eru é generoso - Disse ela - Mas teus filhos que se cuidem! Pois caminhará pelas florestas uma força, cuja ira eles despertarão por seu próprio risco."

    Ou seja, os ents, que cuidarão das arvores e alem disso, eles nao sao só pastores de arvores, afinal qm destruiu Isengard, acho que não foi só merry e pippin.
    E lembrem-se a obra de Tolkien não é honrada a toa, tudo dele tem alguma lição p/ nós. Não substimem nenhuma criatura que seja, pois ela pode ser mto importante, porém por algum pré conceito seu, vc não a percebe, não vê suas qualidades.

    Namarië

    Fëanarsil
     

Compartilhar