1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Entrevista com a banda Battlelore

Tópico em 'Comunicados, Tutoriais e Demais Valinorices' iniciado por Pandatur, 30 Out 2004.

  1. Pandatur

    Pandatur Usuário

    O site "Sounds of Battle" (
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ) realizou uma entrevista com o guitarrista da banda Battlelore, que não apenas tem todas as músicas inspiradas nas obras de Tolkien, como também todos os seus membros se apresentam fantasiados.

    Segue aí a matéria publicada no
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .


    Visto como uma das bandas mais excêntricas do circuito, os finlandeses do BATTLELORE destaca-se pela devoção às obras do escritor J.R.R.Tolkien através de suas letras, figurinos e performances de palco. Musicalmente o Battlelore investe em uma sonoridade próxima ao Gothic Metal tendo o seu último álbum "Sword´s Song" lançado no Brasil via Hellion Records. Agora o grupo concentra-se no lançamento de seu primeiro DVD que promete vir cheio de surpresas não apenas para os fãs da boa música como também a todos os amantes das obras de Tolkien, trabalho cujo o guitarrista Jyri Vahvanen falou um pouco mais em conversa com o Sounds of Battle.


    Sounds of Battle: Assim como o BATTLELORE, outras bandas ao redor do mundo dedicam algumas de suas letras às obras de J.R.R. Tolkien. Mas vocês dedicam todas as suas letras e imagens em homenagem aos personagens dos livros. De onde veio essa idéia?

    Jyri Vahvanen: Anos atrás eu toquei em várias bandas finlandesas de metal e sempre tive em mente que algum dia eu criaria música que contaria estórias sobre a Terra-Média de Tolkien. No começo não era uma imagem tão pura de Tolkien, mas quando eu reuni as pessoas certas para a banda eu tomei a decisão com nosso baixista Miika que esta banda seria dedicada em honra do incrível trabalho de Tolkien. Eu sabia que seria uma banda de metal com temas de fantasia, então por que não Tolkien, o maior artista para mim e para a maioria dos membros de nossa banda. Enquanto o BATTLELORE existir, tocará metal inspirado pela poesia escrita de Tolkien.


    Sounds of Battle: Infelizmente não pude ver ainda o BATTLELORE ao vivo, mas conte-nos: como é um show do BATTLELORE? Através do seu website, eu vi que vocês se apresentam com uma produção impressionante?

    Jyri Vahvanen: BATTLELORE ao vivo é um verdadeiro furacão ! Nós somos um grupo muito agressivo e enérgico quando tocamos ao vivo. Algumas pessoas que não gostam de ouvir nossos álbuns me dizem que somos realmente uma banda boa ao vivo, e eu concordo. Nós usamos fantasias e armas para criar o tipo certo de atmosfera entre a banda e o público. Eu acredito que existem bandas o suficiente com jeans e camisetas do IRON MAIDEN, apenas subindo no palco e tentando evitar todos os enganos ao tocar. Minha opinião pessoal é que deve haver ação no palco, nós gostamos de atuar de forma muito teatral.


    Sounds of Battle: Observando o encarte de "Swords Song" eu notei que vocês tem um cuidado especial com maquiagem e figurino. Quanto tempo levou para preparar o figurino para essas fotos promocionais ?

    Jyri Vahvanen: Realmente queremos ser cuidadosos com nossa imagem e ela significa muito para nós. Levou cerca de três dias. Primeiro tivemos que desenhar nossa aparência com os artistas de maquiagem e quando fizemos / juntamos todas as roupas, armas e material. Também usamos muita manipulação de imagens com computador porque hoje em dia é muito fácil de fazer assim.


    Sounds of Battle: Conte-nos mais sobre o processo de composição e gravação de "Sword's Song".

    Jyri Vahvanen: Temos um grande produtor, Miitri Aaltonen que é uma grande parte de nosso som e estilo. Geralmente nós criamos quase 60% das canções no estúdio, porque é muito mais fácil tentar usar tipos de soluções diferentes e arranjos para cada canção. Foi quase como na gravação de "...Where The Shadows Lie". Usamos o mesmo estúdio e o mesmo produtor. Tentamos algumas coisas especiais com o som da guitarra, mas basicamente foi uma sessão bem normal. Geralmente a idéia básica da canção vem de mim ou de nosso outro guitarrista, Jussi. Criamos um tipo de "esqueleto" da canção e tocamos para os outros. Então eles apenas trazem suas próprias idéias e elementos dentro de cada canção e depois gravamos uma espécie de demo da canção, fazemos todas as correções se alguma coisa está errada ou não funciona bem. Depois está pronta para gravar em estúdio onde acontece a maior parte da produção como eu disse antes.


    Sounds of Battle: O guitarrista e vocalista Tommi Havo estava no line-up até o lançamento do debut "Where shadows lie". Mas ele apenas fez participação como backing-vocal neste album. Como se deu sua saída e sua participação recente?

    Jyri Vahvanen: Tommi quis dedicar seu tempo para sua própria banda de Death Metal KHERT-NETER, assim ele não tinha tempo suficiente para o BATTLELORE. Foi uma saída fácil e sem complicações. Haviam poucas canções em "Sword's song" onde eu quis um tipo diferente de voz gutural, assim pedi a Tommi para fazê-las e é isso. Ele veio ao estúdio, ouviu as canções e gastou uns 45 minutos cantando as partes. Um alcance muito profissional.


    Sounds of Battle: Você já fez algumas participações em eventos relacionados a Tolkien, certo? Como aconteceram estes eventos e como foi a reação do público ?

    Jyri Vahvanen: Na verdade, nós não tocamos em nenhum evento sobre Tolkien ainda, mas tocaremos na RingCon 2004, em Bonn (Alemanha), a qual é a convenção oficial de " O Senhor dos Anéis" na Europa. Estou realmente empolgado com este concerto e acredito que será o maior show que o BATTLELORE já fez. Pessoalmente para mim, é um sonho que se realiza .


    Sounds of Battle: Conte-nos mais sobre o DVD a ser lançado.

    Jyri Vahvanen: Na Europa, o DVD está quase a ser lançado. Existe cerca de 30 minutos de filmagens ao vivo na Finlândia e alguns clipes, making-offs, entrevistas. É um bom pacote do BATTLELORE e um item obrigatório para os verdadeiros fãs.


    Sounds of Battle: Após o DVD, quais são os próximos planos para o BATTLELORE? Você pode nos contar sobre as músicas para um próximo álbum?

    Jyri Vahvanen: No momento estamos ensaiando para nosso terceiro álbum que deverá sair no fim do ano. Vai conter 15 músicas e devido o desejo de nossos fãs, será um pouco mais longo que os outros. Eu entendo isso porque de fato você quer ter um material novo de sua banda favorita tanto quanto possível. Desta vez, serão canções um pouco mais 'folk', mas vamos tentar manter o som bombástico que é característico de nós.


    Sounds of Battle: Você pretende explorar outros temas em futuros trabalhos, ou você pretende manter a banda totalmente orientada em Tolkien?

    Jyri Vahvanen: Enquanto BATTLELORE existir, haverão temas de Tolkien em nossas canções. Em todas elas.


    Sounds of Battle: Agora que a Hellion lançou "Sword's song" no Brasil, existem planos para lançar o DVD aqui também?

    Jyri Vahvanen: Espero que sim. Infelizmente esses são assuntos que não posso resolver. Eu poderia perguntar para nossa gravadora, o que eles tem planejado, mas espero que o DVD também seja lançado no Brasil.


    Sounds of Battle: Você tem recebido respostas dos fãs brasileiros ? E o que você conhece sobre o Brasil?

    Jyri Vahvanen: Eu recebi alguns e-mails de fãs do Brasil, e como sempre é bom ter um feedback de nossos fãs. O que eu conheço do Brasil.... Vocês fazem ótimos cafés, jogam um futebol incrível, sua capital também se chama Brasil (N. do T.: na verdade é Brasília), vocês tem uma famosa cidade chamada Rio de Janeiro e é isso.


    Sounds of Battle: Após o lançamento de "Lord of the Rings", você não acha que os trabalhos de Tolkien estão super expostos e sendo ridicularizados por alguns "críticos" e pessoas que não conseguem entender a essências daqueles livros ? Qual sua opinião sobre os filmes?

    Jyri Vahvanen: Eu não ligo para o que dizem sobre "Lord of the
    Rings" depois daqueles filmes. Eu acho que os filmes foram grandes e todos tem o direito de ter sua própria opinião. É certo que se você não leu o livro, você não pode entender a alma da estória, mas não é uma falha. É apenas uma forma de separar os fãs verdadeiros dos modistas.


    Sounds of Battle: Obrigado pela entrevista, deixe uma mensagem para os leitores do SOUNDS OF BATTLE :

    Jyri Vahvanen: Muito Obrigado! Espero fazer uma turnê em breve por aí. Antes disso, mantenham suas lâminas em forma!



    O "Sounds of Battle" também possui um review do último CD do Battlelore que pode ser conferido clicando
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Clique
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    para conferir o site oficial da banda.
     
  2. Pandatur

    Pandatur Usuário

    E acabei de ver que o vocalista do Battlelore, Patrik Mennander deixou a banda... :?
    A matéria é de ontem, 29/10, também retirada do Sounds of Battle.

    Battlelore perde vocalista

    O vocalista Patrik Mennander está deixando o Battlelore. Segundo o próprio, ele não estava conseguindo conciliar a vida pessoal com a da banda e por isso precisou deixar o posto e não poderá participar das próximas apresentações do grupo ao lado do Leaves' Eyes e do Atrocity e estará sendo substituído temporariamente por Tomi Mykkänen do Evemaster, pois futuramente o grupo irá procurar por um membro fixo.

    Além disso o baixista Miika Kokkola não poderá estar participando dessa turnê e será substituído por Timo Honkanen do Elderthrones. Hoje (29 de Outubro) certamente será uma data muito especial para Patrik, pois além de ser sua última participação no grupo, será a primeira aparição do Battlelore no RingCon Festival, totalmente voltado aos fãs de Tolkien.
     
  3. WaneArwen

    WaneArwen Usuário

    agora é lasca uma coisa....
    o artista até que pode ter planos em vir para outros países, mas sempre fica a mercê da gravadora..... se ela naum quiser, o povo da banda que pode querer, tem que acatar a decisão da "danada"....
     
  4. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Shows de bandas estrangeiras de metal têm sido cada cada vez mais freqüêntes por aqui, Wane, visto que o Brasil tem se mostrado um bom mercado. Eu particularmente creio que não demore muito para o Battlelore baixar por aqui, preincipalmente se as vendas do próximo CD forem bem sucedidas.
    Tenho muita curiosidade em ver a perfomance deles no palco, todos fantasiados de elfos, anões, orcs, etc.
     

Compartilhar