• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Entendendo o RPG

Anwel

Nazgûl Cavaleiro
Vou nesse tópico escrever a explicação que eu daria para qualquer pessoa que não conhecesse o jogo de interpretação que chamamos de RPG.

"Porque, se já há um outro tópico sobre isso?"

Se você quer saber minha justificativa, leia o conteúdo marcado como Spoiler;

Simples, porque não concordo com tudo que é dito naquele outro tópico, e ainda acho que tem muita informação inútil lá.

E não, não sou egomaníaco o suficiente pra julgar que eu sei mais do que outra pessoa. Na verdade, se não fosse pelo Avastgard, eu nem saberia da existência do outro tópico. Ele comentou comigo que havia um tópico explicando o que é RPG, mas disse que não gostava do mesmo.

Lí o tópico e tive a mesma opinião que ele.
Então o Avastgard deu-me a idéia de escrever algo, que talvez ficasse melhor.

Eu escrevi, me animei com a idéia e até criei um blog com alguns amigos.
O Avastgard leu e disse que gostou bastante.

Vejam se vocês concordam com ele.

Se não:

O que é RPG?


Se você já se deparou com um bando de nerds sentado em volta de uma mesa dando altas gargalhadas e pulando que nem doidos quando o cara que tá sentado no meio fala ou rola uns dados estranhos, ou ainda reparou em um povo esquisito de preto que fica andando com uns livros grandes e com capa bonita, e nunca entendeu o que que é isso tudo, você veio ao lugar certo.

Muito provavelmente você até perguntou para alguém o que significa isso tudo que eu mencionei, e a pessoa respondeu que eram jogadores de RPG.
Então, obviamente você perguntou:


Mas afinal, o que é RPG?


A pessoa tentou até te explicar, mas ela não entendia do assunto, e se embananou toda.
Ou pior: disse que era um jogo só pra nerds que gostavam de Caverna do Dragão e conversavam de Star Wars.

vampire31.jpg

Bom, viemos aqui explicar, da melhor maneira possível, o que é esse jogo pra você!
Assim, você vai finalmente entender o que motiva essas pessoas a praticar esse hobby e vai ver que a pessoa que te respondeu que o RPG é um jogo pra nerds e amantes de Star Wars não falou a verdade.


Não totalmente pelo menos.


Bom, pra começar, é interessante explicar o que significa RPG.
Não, não é Reeducação Postural Global!!!


É Role Playing Game, ou seja: Jogo de Interpretação.


Legal, você continua não entendendo nada, mas calma, chegaremos lá!


O jogo se baseia em uma narrativa, usada por um “mestre” ou “narrador” para um grupo de “jogadores”.
Esse mestre vai criar uma história (ou utilizar uma já criada) na qual os personagens dos jogadores atuarão.


Atuarão?
Sim, o teatro até é uma boa forma de comparar o jogo.

Há o diretor, que auxilia os atores e organiza o cenário (o mestre no caso) e há os atores que vivem a peça (os jogadores).
boba-feet11.jpg
Mas o mais interessante de tudo, e isso é o ponto chave do jogo, é que não há scripts.
São as próprias ações dos jogadores que alterarão a história.

Outra forma de imaginar o RPG é como um jogo de video-game em que o mundo criado pelo computador é apresentado ao jogador pelo narrador através da descrição. Os jogadores são, como o nome já diz, os jogadores que controlam os personagens principais da história. Já jogou GTA? Imagine um jogo como este, mas sem limites.

O limite é apenas a sua imaginação!

Os papéis:


O mestre ou narrador é a pessoa que tem a maior responsabilidade no jogo. Ele que vai descrever o cenário no qual os jogadores se encontram, vai interpretar cada personagem que não seja jogador, e, em última análise, vai dizer o que os jogadores podem ou não podem fazer.
Usualmente o mestre é uma pessoa que gosta de criar histórias. Um diretor de filme ou um escritor seriam um bom exemplo de arquétipos de mestres. Ele funciona como diretor, narrador, árbitro e, acima de tudo, é o cara que procura fazer a galera se divertir.

O jogador é a peça chave do jogo. Assim como não há sentido em um professor sem alunos, não há sentido de um mestre sem jogadores. São estes que vão se aventurar pelo mundo, descobrir seus segredos e interagir entre si!

Mas há alguma diferença entre os nerds que usam dados diferentes e as pessoas de preto com livros bonitos?

Sim, há!
E isso é interessante pra você entender a diferença entre os diversos jogadores assim como o potencial do RPG.

O RPG é um tipo de jogo, como um jogo de tabuleiro por exemplo.
Há diversos jogos de tabuleiro: xadrez, damas, detetive, jogo da vida…
E, apesar das diferenças, todos continuam tendo algo em comum: continuam sendo jogos de tabuleiro.

É o mesmo que ocorre com o RPG!
Há RPGs ambientados em um mundo medieval fantástico (como a Terra Média do Senhor dos Anéis por exemplo), há RPGs que usam um cenário mais “dark” – com vampiros e lobisomens, mundos futuristas com robôs e andróides, ou mesmo RPGs ambientados no nosso mundo real.

Ou seja: é possível agradar todos os gostos com o RPG, desde que as pessoas tenham imaginação e vontade de viver uma experiência diferente.

super-munchkin31.jpg

Por isso que há os nerds que realmente adoram Caverna do Dragão e criam heróis parecidos com os personagens do desenho, assim como os jogadores que se vestem de preto, lêem Anne Rice e jogam com vampiros!

Pronto, esperamos que nesse ponto você já tenha entendido o que é esse jogo, ou pelo menos como ele funciona basicamente.
Ainda não explicamos o porque dos dados ou dos livros bonitos, mas isso é assunto pra outro post.

Então, se você se interessou pelo assunto, seja pra aprender mais como curiosidade, ou mesmo para começar a jogar, vá nos outros posts e aumente sua sabedoria jovem padawan! (Sim, fazemos parte do grupo que acha Star Wars legal).


E agora você já pode entender as diferenças entre os perfis de jogadores de RPG.










Pronto, esta é minha explicação sobre o que é RPG!


Se você gostou ou não, mas quer dar sua opinião sobre isso, poste aqui no tópico ou vá no próprio blog e escreva lá:


Aventurando-se
 
Última edição:
Muito bem, Anwel, explicou de maneira simples, concisa mas abrangente o que é o RPG, sem vinculá-lo a um ou outro sistema ou cenário (coisa que muita gente teima em fazer). Parabéns pelo tópico!
 
Boa explicação. Muito boa mesmo.
Espero que continue, afinal, os "dados estranhos e livros bonitos" ainda podem confundir as pessoas.
XD
 
:clap:
muito bom Anwel... parabéns... eu sempre disse pras pessoas que me perguntam sobre o que é o RPG, que a melhor forma de ela entender, é ver uma partida e ir perguntando "ao vivo" sobre suas dúvidas... mas sua explicação foi excelente... parabéns... :clap:
 
Excelente explicação, muito boa mesmo! Adoro jogos de RPG como o Final Fantasy (por exemplo) e acho super difícil explicar para pessoas que não o conhecem.
 
Muito bem, Anwel, explicou de maneira simples, concisa mas abrangente o que é o RPG, sem vinculá-lo a um ou outro sistema ou cenário (coisa que muita gente teima em fazer). Parabéns pelo tópico!

Obrigado Avast!
Ainda to esperando seu artigo sobre Sistemas pro blog.

Boa explicação. Muito boa mesmo.
Espero que continue, afinal, os "dados estranhos e livros bonitos" ainda podem confundir as pessoas.
XD

Obrigado Náring!
Bom, no quesito explicar o RPG, não vou postar mais coisa, mas há vários posts sobre outros assuntos no blog, inclusive resenhas sobre os sistemas diferentes, que usam dados estranhos e livros bonitos :)

:clap:
muito bom Anwel... parabéns... eu sempre disse pras pessoas que me perguntam sobre o que é o RPG, que a melhor forma de ela entender, é ver uma partida e ir perguntando "ao vivo" sobre suas dúvidas... mas sua explicação foi excelente... parabéns... :clap:

Obrigado zorba!
Agora é só você linkar o blog e a pessoa entende :P

Excelente explicação, muito boa mesmo! Adoro jogos de RPG como o Final Fantasy (por exemplo) e acho super difícil explicar para pessoas que não o conhecem.

Já tive essa dificuldade também.
Aliás, foi reunindo as partes que as pessoas entendiam que eu escrevi isso! hahahaha

Logo farei um post sobre MMORPG e jogos de rpg também no blog.
 
Última edição:
Pra mim, a melhor definição do que é RPG é: Eu sou o Conan, tu é o Gandalf. Nós dois nos juntamos para matar o Drácula.
 
A explicação do Anwel foi muito boa para generalizar o sistema para alguém completamente leigo e que muitas vezes não tem conhecimento dos livros, das mitologias e histórias que existem. Parabéns Anwel :)
 
Pra mim, a melhor definição do que é RPG é: Eu sou o Conan, tu é o Gandalf. Nós dois nos juntamos para matar o Drácula.

Não deixa de ser uma explicação, mas só quem joga vai entender a piada :D

Acho que se o RPG fosse mais difundido e mais compreendido, ele teria uma aceitação muito maior. É uma coisa tão simples e tão divertida!

Toda vez que eu explico pra alguém como se joga RPG a pessoa me responde: "Nossa, mas é só isso?". Sem exceções.
 
Ficou mesmo muito bom, Anwel! Parabéns!!!

Mas o que mais me impressionou foi saber que o Avastgard ainda posta por aqui! O.O
 
Curti Anwel.
Qualquer pessoa entenderia sua explicação.

Simples e fácil.
Parabéns!
 
Última edição:
Excelente explicação, muito boa mesmo! Adoro jogos de RPG como o Final Fantasy (por exemplo) e acho super difícil explicar para pessoas que não o conhecem.

Hã? Como assim?

Eu gosto de Final Fantasy (especialmente o 4, o 7 e o 10), mas RPG eletrônico é beeem diferente de RPG de mesa. Aliás, nem sei pq são chamados direito de RPG.

____


Enfim, apesar do Off-topic, é sempre bom divulgar explicações sobre RPG. Ajuda a desmistificar bastante coisa.

Parabéns ao criador.

=3
 
Hã? Como assim?

Eu gosto de Final Fantasy (especialmente o 4, o 7 e o 10), mas RPG eletrônico é beeem diferente de RPG de mesa. Aliás, nem sei pq são chamados direito de RPG.

____


Enfim, apesar do Off-topic, é sempre bom divulgar explicações sobre RPG. Ajuda a desmistificar bastante coisa.

Parabéns ao criador.

=3

Já me perguntei também porque o RPG online usa a sigla RPG. Não faz nenhum sentido. Acho que é por falta de nome melhor mesmo.
 
Sou completamente leigo em RPG, joguei umas 3 vezes e 2 delas era o Muckin (reconheci o ultimo desenho do post do Anwel :dente:). E consegui entender bem a temática do jogo de um modo geral. Eu já conhecia muito do RPG em tese, mas na prática joguei muito pouco. Me falta muita oportunidade e a galera aqui joga somente aos domingos (de manhã pra mim não dá).
 
Sou completamente leigo em RPG, joguei umas 3 vezes e 2 delas era o Muckin (reconheci o ultimo desenho do post do Anwel :dente:). E consegui entender bem a temática do jogo de um modo geral. Eu já conhecia muito do RPG em tese, mas na prática joguei muito pouco. Me falta muita oportunidade e a galera aqui joga somente aos domingos (de manhã pra mim não dá).


Até onde eu saiba o Munchkin não é RPG. Ao menos originalmente ele era tipo um card game ou jogo de tabuleiro fazendo sátira de RPGs como D&D.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo