• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Entenda o que é 'guerra cambial'

Faerie

Usuário
Você também ficou perdido com tudo isso...? Bom eu também..ai dei uma pesquisada...



Como surgiu o termo "guerra cambial"?

O ministro da Fazenda brasileiro, Guido Mantega, foi o primeiro a falar em "guerra cambial". Mantega acusou países asiáticos, além de Estados Unidos e Europa, de subvalorizarem suas moedas para aumentar os ganhos com as exportações. Quando a moeda de um país está subvalorizada, ela torna o produto fabricado internamente mais barato e mais atraente, porque ele pode ser vendido por menos dólares que serão trocados por mais moeda interna.

Quem perde com o dólar fraco?

A perda fica com os exportadores, porque, ao converter os preços dos produtos em moeda local (real) para a moeda adotada no comércio internacional (dólar), precisam aumentá-los. Ou seja, quanto menor for a taxa de câmbio, mais caros ficarão, em dólares, os produtos brasileiros vendidos no mercado internacional. O efeito final, para os produtos brasileiros, é a perda de competitividade e de mercados estrangeiros. As exportações do país perdem espaço para os concorrentes que não estão com suas moedas internas valorizadas. Além disso, a indústria nacional também sofre com a concorrência dos importados, que contam com as vantagens descritas acima e, muitas vezes, têm preço mais convidativos que os produtos nacionais.

Quem ganha com a "guerra cambial"?

Os importadores de produtos estrangeiros, uma parte da indústria que compra maquinário e tecnologia no mercado externo e os turistas brasileiros que viajam ao exterior, porque todos estão usando menos reais na troca por dólares. O Natal será repleto de produtos importados, como nozes, castanhas, avelãs, bacalhau, vinhos e whiskies bem mais acessíveis. Uma viagem a Orlando, por exemplo, está custando o mesmo que uma viagem ao Nordeste.

Como fica o Brasil?

Para a economia brasileira, a guerra no câmbio tem um efeito muito corrosivo. O Brasil recebe uma enxurrada de dólares em virtude de vários fatores. De modo geral, o dólar vem perdendo valor ante diversas moedas estrangeiras, entre elas, o real. No entanto, mesmo sem esses efeitos, internamente, o país se beneficia dos bons fundamentos econômicos que têm atraído capital externo, seja sob forma de investimento produtivo, seja o capital financeiro. São investidores que miram no Brasil interessados nos ganhos com as altas taxas de juros praticadas no país, atualmente em 10,75% ao ano. A capitalização da Petrobras, em setembro passado, também incrementou a entrada de dólares no Brasil.

Quais as perspectivas para o câmbio?

Para o curto prazo, a maior parte dos analistas financeiros aposta que o dólar vai continuar em queda. O governo brasileiro já pôs em prática algumas medidas para tentar conter a queda da moeda americana, como a elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre a renda fixa, de 2% para 6%, e o aumento, de 0,38% para 6%, do imposto sobre a chamada margem de segurança das operações com derivativos. Trata-se de um depósito que funciona como garantia para contratos com dólar futuro. A margem de segurança dos contratos de dólar no mercado futuro oscila entre 10% e 15%. O valor é definido pela área de risco da BM&FBovespa e estabelecido diariamente em uma quantia em reais. Mantega anunciou que o governo brasileiro ainda tem outras armas, algumas de "grosso calibre", para combater a valorização do real.


Estados Unidos x China

Americanos e chineses têm estado no centro do debate cambial. A China há alguns anos tem praticado como política de Estado a manutenção do yuan subvalorizado, o que é mais um fator a estimular a invasão de produtos chineses no mundo. Há três anos, a China iniciou uma flexibilização da moeda, mas que tem sido considerada tímida. Em outubro, sob pressão internacional, o Banco Central da China surpreendeu com a primeira elevação das taxas de juros em anos.

Já os Estados Unidos, para agilizar sua saída da recessão, anunciaram na semana passada o afrouxamento quantitativo, pelo qual o Fed (o BC americano) vai recomprar US$ 600 bilhões em títulos do Tesouro americano. O objetivo é que os bancos usem esses recursos para conceder mais crédito aos consumidores. Com mais dólares no mercado, a moeda americana tende a ficar ainda mais barata, e o real, mais valorizado.

O que o Brasil propõe no G-20?

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, quer que o Fundo Monetário Internacional (FMI) crie um índice para medir os desvios da taxa de câmbio em relação ao que seria o ideal. Essa será a proposta brasileira na reunião do G-20 (grupo que reúne as 20 principais economias do mundo). Trata-se de uma forma de fazer com que todos os países envolvidos na atual guerra cambial sejam passíveis de punição, e não apenas a China, apontada como principal responsável pelos desequilíbrios no comércio exterior hoje. A presidente eleita, Dilma Rousseff, participará do encontro ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir as manipulações do câmbio.

Fonte: Gilberto Braga, do Ibmec, e Fundação Getulio Vargas
 
Postarei aqui a conversa que tive com a Faerie pelo msn, lá resume bem mais.
Não sei se isso pode ser considerado flud, mas mesmo não sendo uma resposta convencional explica muito bem esse assunto...


Resumindo:


Diana diz:
to criando um topico sobra a guerra cambial...
que não tava entendedo bolhusfas ....
Murilo diz:
pera, na area de generalidades né?
a guerra cambial que a china ta causando?
Diana diz:
politica
Murilo diz:
então...
a china nao tem taxa de cambio flutuante
ela nao sobe e desce com o dolar
a moeda chinesa ta sempre parada, por causa do governo que estabelece a taxa de cambio
entendeu?
ela ta sempre o mesmo preço
e muito abaixo do dolar
os produtos chineses sao baratos por isso
Diana diz:
aham...
Murilo diz:
ai, agora a china vai dominar o mundo, hahaha
Diana diz:
e pq os eua estão desvalorizando o dolar?
Murilo diz:
cresceu super rapido
porque depois da crise
eles injetaram uma quantidade absurda de dolar no mercado
pra movimentar o mercado mundial
e quanto mais tem, menos vale
e com esse crescimento da China, os outros paises perdem espaço no mercado, porque os produtos sao bem mais caros doque os deles
mas a China nao quer por cambio flutuante
Diana diz:
então eu não preciso mas criar o topico....
Murilo diz:
disponha, eu sou um bau de inutilidades
Diana diz:
droga...tive um grande trabalho de copiar e colar do o globo e colar no forum...rs
 
Diana diz:
droga...tive um grande trabalho de copiar e colar do o globo e colar no forum...rs

Você não precisa colocar essa parte amor...rs
Mas tudo bem..ficou mais simples de entender pela sua explicação....thanks.. ^^
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo