• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Entenda o que é a Lua Azul, fenômeno raro que acontece hoje à noite

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
12068857.jpeg

Lua Azul não muda a cor do astro​

Quem olhar para o céu hoje à noite vai ver um fenômeno que só acontece, em média, a cada três anos: a Lua Azul. Mas não se engane com o nome. O que vai acontecer não tem nada a ver com a cor do astro.

A Lua Azul, na verdade, é quando acontecem duas luas cheias em um mesmo mês. A primeira foi no dia 2 de agosto. A outra é hoje. Só isso.

O fenômeno acontece porque o ciclo da Lua tem 29, 5 dias, enquanto os meses têm 30 ou 31 dias (menos fevereiro, mas essa já é outra história). Por conta dessa diferença, existe a chance de a Lua completar seu ciclo antes do fim do mês.

Mesmo não mudando de cor, a Lua Azul encanta astrônomos e público em geral. Afinal, não é sempre que temos a oportunidade de ver duas luas cheias antes de acabar o mês, né?

Fonte
 
Lua azul me lembra a música:

Blue moon, you saw me standing alone
Without a dream in my heart
Without a love of my own

Blue moon, you knew just what i was there for
You heard me saying a prayer for
Someone i really could care for

And then there suddenly appeared before me
The only one my arms will ever hold
I heard somebody whisper, "please adore me"
And when i looked, the moon had turned to gold

Blue moon, now i'm no longer alone
Without a dream in my heart
Without a love of my own

Era a música de abertura da novela O Beijo do Vampiro e a professora de inglês levou a letra na aula (ou seja, sei a letra de cor até hoje) e explicou o que era lua azul ^^
 
Quando ouvi falar disso pela primeira vez na época que morei na roça (Presidente Prudente-SP) aos 6 anos cheguei a cair na ilusão de achar que ficaria levemente azul. :lol:

É só um acontecimento meramente estatístico sazonal que não envolve cálculos complexos de órbitas como nos eclipses.
 
O cara que mora comigo veio até o meu quarto perguntar se da minha sacada dava pra ver a lua. Respondi que sim, estranhando aquela repentina curiosidade por parte dele.

Ele todo tranquilo, vai até a sacada, observa a lua e diz: "É, não tá azul. Tava só conferindo."

:rofl:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo