1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Entenda o que é a Lua Azul, fenômeno raro que acontece hoje à noite

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 31 Ago 2012.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Lua Azul não muda a cor do astro​

    Quem olhar para o céu hoje à noite vai ver um fenômeno que só acontece, em média, a cada três anos: a Lua Azul. Mas não se engane com o nome. O que vai acontecer não tem nada a ver com a cor do astro.

    A Lua Azul, na verdade, é quando acontecem duas luas cheias em um mesmo mês. A primeira foi no dia 2 de agosto. A outra é hoje. Só isso.

    O fenômeno acontece porque o ciclo da Lua tem 29, 5 dias, enquanto os meses têm 30 ou 31 dias (menos fevereiro, mas essa já é outra história). Por conta dessa diferença, existe a chance de a Lua completar seu ciclo antes do fim do mês.

    Mesmo não mudando de cor, a Lua Azul encanta astrônomos e público em geral. Afinal, não é sempre que temos a oportunidade de ver duas luas cheias antes de acabar o mês, né?

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    Lua azul me lembra a música:

    Blue moon, you saw me standing alone
    Without a dream in my heart
    Without a love of my own

    Blue moon, you knew just what i was there for
    You heard me saying a prayer for
    Someone i really could care for

    And then there suddenly appeared before me
    The only one my arms will ever hold
    I heard somebody whisper, "please adore me"
    And when i looked, the moon had turned to gold

    Blue moon, now i'm no longer alone
    Without a dream in my heart
    Without a love of my own

    Era a música de abertura da novela O Beijo do Vampiro e a professora de inglês levou a letra na aula (ou seja, sei a letra de cor até hoje) e explicou o que era lua azul ^^
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  3. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Quando ouvi falar disso pela primeira vez na época que morei na roça (Presidente Prudente-SP) aos 6 anos cheguei a cair na ilusão de achar que ficaria levemente azul. :lol:

    É só um acontecimento meramente estatístico sazonal que não envolve cálculos complexos de órbitas como nos eclipses.
     
  4. Lew Morias

    Lew Morias Luck is highly overrated

    O cara que mora comigo veio até o meu quarto perguntar se da minha sacada dava pra ver a lua. Respondi que sim, estranhando aquela repentina curiosidade por parte dele.

    Ele todo tranquilo, vai até a sacada, observa a lua e diz: "É, não tá azul. Tava só conferindo."

    :rofl:
     
    • LOL LOL x 2

Compartilhar