• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Entao e os Goblins?

Fior

Capitão de Gondor
Eh pa, entao e os goblins? Os goblins de Tolkien tem uma historia especial?Eu ao ler o topico dos orcs me veio essa duvida...:think:

:Date a proxima...:D
 
Goblins se não me engano são uma "etnia" dos Orcs (ou uma nomeclatura deles, não lembro bem).

Ambos (Orcs e Goblins) tem a mesma origem.
 
Todo goblin é um orc, mas nem todo orc é um goblin.
Goblin é como uma subdivisão da raça orc.
 
Pandatur disse:
O texto "Eu acredito em Duendes!" pode ser uma boa pra ti, Fior. Dê uma lida. =]

Obrigado, Panda! De facto isso me ajudou imenso...Porque os duendes (goblins) de Tolkien sao bem diferentes dos duendes que eu idealizava...e eu ate os imaginava de forma diferente (goblin e duende).
Imaginava duendes como pequenos anoes com poderes magicos (a idealizaçao europeia da palavra), e goblin, talvez devido ao filme e `a nova facçao jogavel na demo do bfme2 como uma especie de orc, porem que andaria meio curvado e seria mais fraco e sujo...

:D Cumprimentos:D
 
Finarfin disse:
Todo goblin é um orc, mas nem todo orc é um goblin.
Goblin é como uma subdivisão da raça orc.
Morria e não sabia. Pra mim sempre foram a mesma coisa, mas em línguas de culturas diferentes. :lol:

Pandatur disse:
Não. Isso é bem distinto dentro da obra. Mas aboliram essa parte na tradução. Não sei o porquê.
Panda, como assim? Na versão original essa distinção está explícita? Foi mais uma falha da tradução?
 
Duende não possui um sentido unico. Muitos consideram elfos e duendes e gnomos como sinonimos. Elfos são criaturas de luz na mitologia nordica e demonios na cultura medieval cristianizada. Goblin pode ser traduzido como duende, mas não vemos Orcs em "xuxa e os duendes 2". é o escritor que escolhe um sentido e o usa em sua obra.
 
Capitão Nemo disse:
Duende não possui um sentido unico. Muitos consideram elfos e duendes e gnomos como sinonimos. Elfos são criaturas de luz na mitologia nordica e demonios na cultura medieval cristianizada. Goblin pode ser traduzido como duende, mas não vemos Orcs em "xuxa e os duendes 2". é o escritor que escolhe um sentido e o usa em sua obra.


mas "xuxa e os orcs" ia ficar mais atrativo!:lol:

um goblin seria um duende para algumas culturas, se nao em engano, assim como os trolls.

ja os gnomos seriam uma "contr-parte" boazinha
 
Valeu pelo texto, Panda!!! Sabia que Tolkien havia desistido do termo "goblin", mas não tinha idéia dos motivos e dos erros de tradução em relação a eles.

E afinal de contas, quem é George MacDonald??? :ahn?:
Imagino que tenha sido algum escritor que descreveu seus duendes de maneira nojenta, assim como os orcs. Procurei no Google, mas não achei nada interessante, só um texto que não tinha nada a ver com orcs, mas que tinha a seguinte introdução:

"George MacDonald (1824-1905), por sua originalidade, exerceu influência sobre outros clássicos, como C. S. Lewis, John Ruskin e Lewis Carroll. Entre seus amigos contam-se ainda Emerson, Whittier, Oliver Wendell Holmes e Mark Twain. Pretendemos seguir os passos destes autores clássicos da Literatura Infantil, que se destaca, ao mesmo tempo, pelo seu conteúdo místico cristão, que diz respeito também ao adulto."
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo