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Ensino canadense

Regente

Serenity Painted Death
Lol, achei o texto aqui, é um blog de humor, mas às vezes o Kid escreve coisas sérias.


Fui dar aulas de matemática pra patroa outro dia e fiz uma descoberta mais chocante que encontrar o pai beijando o carteiro:

OS CANADENSES NÃO CONHECEM REGRA DE TRÊS.

Sim, é a dura realidade. Não sei como um país pode se tornar desenvolvido sem o domínio dessa importante (e BÁSICA, porra!) relação aritmética. Pior que isso, o nível da matemática que eles ensinam pro (equivalente ao) terceiro ano aqui é baixíssimo. Minha namorada trouxe pra casa uma tarefa que consistia em achar porcentagens. Nenhuma complicaçãozinha, nenhuma pergunta capciosa, nenhuma daquelas questões que você JURA que está certa até o professor esfregar o erro nas suas fuças.

Uma das questões da menina era "Quantos porcentos de 300 fazem 50?" Simples assim.

Sai resolvendo a questão aplicando a versátil regrinha de três. Demorei uns trinta segundos para achar a resposta. Pelo método dela, seria muito mais demorado.

Ela me olhava, pasma. "O que diabo você fez?"

Expliquei que, usando três números, poderíamos achar o quarto, que no caso é a porcentagem procurada. Ela reclamou, dizendo que só há dois números: o 300 e o 50. Falei que o cerne no problema está em equivaler 300 a 100%, e assim achar quantos porcento são 50. Regrinha de três simples. Ela, com um olhar confuso, me perguntou de onde saíram os tais 100%.

E aí perguntei se ela conhecia aquele modelo matemático. Ela disse que nunca viu na vida, e que não entendeu nada do que eu fiz. Falou que o método "certo" de resolver aquilo envolve uma fórmula que ela não lembra.

Claro que eu tive que humilhar. Falei pra ela que no País da Putaria, moleques de quarta série resolvem isso nas suas tarefas escolares. E a quarta série aqui é equivalente ao nosso jardim da infância. Nossos pivetes resolvem brincando equações que ela, uma quase-formanda do segundo grau, tem dificuldade em solucionar. Então ela se sentiu REALMENTE rebaixada. Haha, nós chutamos bagaças.

Ela me contou que os professores aqui ensinam diversas fórmulas diferentes para vários problemas que a nossa regrinha de três dá conta facilmente. O método de ensino daqui, ao contrário do que é ensinado no nosso amado país, não treina os estudantes para usar o pensamento lógico. Ao encontrar um problema um pouco diferente do convencional (como foi o caso da questão do 300 e 50), eles não sabem o que fazer.

As provas dela consistem em probleminhas de achar frações, números decimais e porcentagens. Cada um com sua equaçãozinha e analogias, como FOIL: First Out, Inside Last. Eles decoram isso para saber em que ordem começam a resolver as equações.

As provas deles, que para nós seriam a coisa mais fácil do mundo, tomam mais de uma hora desses autômatos treinados para seguir normas. Ao ensinar a patroa, percebi que eles não são acostumados a achar saídas lógicas para os problemas: eles só sabem aplicar fórmulas.

Porra, na moral, por que o Brasil é tão fodido? Revoltei-me agora. Pelo contato que tive com estadunidenses e canadenses, já saquei há muito tempo que eles não têm qualquer jogo de cintura, não têm aquela esperteza malandra que nos é tão familiar. O tal "jeitinho brasileiro" que está no nosso sangue é algo que foge à compreensão deles.

Enfim, mal posso esperar pra começar a estudar aqui. E vejam só, levarei nossa fama para a escola. Serei o "brasileiro que sabia calcular". A regra de três dominará. Vou cobrar esses vadios para ter aulas particulares comigo.

E se meus instintos não me enganam, meu contato com o sistema educacional canadense ainda renderão muitos posts.
 
Lá a burrice é democratizada. Aqui, quem pode estudar em bons colégios, ou no mínimo, em colégios ruins mas em lugares razoáveis, sabe regra de 3. Quem nasceu no lugar errado,não sabe.
 
Eu sabia que o ensino era ruim nos EUA, mas no Canadá também?!
Alunos de notas altas brasileiros devem ser verdadeiros gênios superdotados por lá...
 
Essa pergunta ai não precisa fazer regra de três. É só saber contar pow. Enfim, eu já tinha uma noção dessa diferença, só não sabia que era tão absurda assim.
 
Eu estava achando o blog um achado, mas o cara falhou legal em ser engraçado com o post de 2001 - Uma Odisséia no Espaço.
 
Um amigo meu que trabalhou uns tempos por lá já havia comentado algo semelhante comigo, e eu duvidei.

Agora passo a considerar isso.
E no entanto, em uma terra de "burros", vive-se como rei.



Eu estava achando o blog um achado, mas o cara falhou legal em ser engraçado com o post de 2001 - Uma Odisséia no Espaço.

Pois é:

Carinha do blog que se acha engraçadão disse:
Mas isso se deve a um outro defeito grave que tenho: se vou assistir um filme, fico muito satisfeito quando ele faz algum sentido. Caso contrário, eu tenho vontade de jogar ácido nos olhos.

Devia ter jogado ácido nos olhos então.
Mas isso não tem relação direta com o tópico, então fica nisso mesmo.
 
E a queixa dele nem é o problema. Negócio é que ele usa o pior tipo de humor possível. "Ou então o Kubrick deu o roscóvis para os críticos do NY Times. O número de críticas que o filme recebeu deve ser diretamente proporcional ao diâmetro do ânus do diretor - que por sua vez é inversamente proporcional à qualidade dos filmes." Não sei quanto ao do Kubrick, mas o meu particularmente se contraiu com essa piada fenomenal. O cara é fã de regra de três mesmo.

Eu gostei um monte do post do ensino canadense no entanto. De fato explica a fuga dos cérebros.
 
que vocês querem dizer migração :uhum: Mas por favor especifiquem de onde para onde.

Devo alerta-los de uma coisa não necessariamente é necessário que todo o mundo saiba resolver Schrödinger.
 
Faz sentido hora! Num país que nunca soube o que é hiper-inflação, não conhece juro bancário de 120%, de aumento da cesta básica, ICMS, PIS Cofins e o escambau... pra quê eles vão estudar regra de três?!! Quem, vivendo no Canadá, vai se preocupar em calcular o quanto sobra do salário assim que recebe?
 
Ora, isso é necessário pra manter o povo calado. Veja o que aconteceu na Idade Média: quando veio o Renascimento e todo o conhecimento perdido veio à tona, surgiram aquelas revoltas todas....
E outra: se as pessoas num país como os EUA fossem inteligentes, teriam acabado com a guerra no Iraque há muito tempo, e tinham deposto o Bush.
Se bem que nós do Brasil não podemos falar nada, o Lula foi reeleito... (sem ofensas a quem votou nele)

[/modo filosófico OFF]
 
O Canadá é que está certo. Não utilizamos para nossa vida nem 1/3 do que aprendemos na escola. E chamamos de "burro" o garoto que tira notas baixas, quando na maioria das vezes o nosso antiquado sistema de ensino não se adapta à realidade do aluno. Aqueles provenientes de áreas carentes, quando possuem uma escola perto de casa, têm de se virar para absorver um plano de estudo que não os contempla.
 
Pois é, a condição social do aluno não é desculpa (que absurdo!!!) pra um ensino de qualidade e volumoso. Você pode não usar exatamente a forma como ensinada na escola mesmo pq são a base. Você não consegue entender o que está lendo sem conhecer português.

Cidadania só com educação. Devemos aumentar a educação e não diminui-la. Mesmo pq viram adultos que não sabem nem cuidar do seu cheque, não sabem o que são juros e muito menos absorver o conteúdo de um jornal. Beleza.
 
...E chamamos de "burro" o garoto que tira notas baixas, quando na maioria das vezes o nosso antiquado sistema de ensino não se adapta à realidade do aluno. Aqueles provenientes de áreas carentes, quando possuem uma escola perto de casa, têm de se virar para absorver um plano de estudo que não os contempla.

Que realidade? Que o aluno é burro mesmo?

É o aluno que tem que se adaptar à escola, não o contrário.

Além do mais, escola pública nem é tão ruim quanto ensino no Canadá, e a maioria das pessoas que saem de lá não ganham nada porque o ensino é ruim.

E regrinha de três é útil sim, isso é fato.
 
Que realidade? Que o aluno é burro mesmo?

É o aluno que tem que se adaptar à escola, não o contrário.
O moleque que vende balas na rua me parece ter, pelo menos, noções de matemática. Ele é burro por que tira nota baixa de matemática na escola? Ele é burro por que nosso programa o mundo daquele garoto? Ensinar com números parece ser o correto, mas que tal mudar a palavra fria "número" por "bala", "bola" ou qualquer outra coisa que o garoto se identifique mais?

Aliás, como é que o professor vai pensar em icentivar o aluno se o próprio professor ganha muito mal e trabalha em péssimas condições? E ainda ter de lidar com moleques já mal educados e atrevidos, já endurecidos por sua realidade adversa? Uma bola de neve, em que todos possuem responsabilidade.

E pra quê estudar, se há pessoas sem diploma, como alguns daqueles nos altos escalões do Governo e traficantes, ganhando dinheiro à beça?


Não é estranho que aqueles que possuem até o 2º grau tenham levado até 12 anos aprendendo língua portuguesa na escola, e mesmo assim declarem abertamente que não sabem português? Será que este país é burro?! Ou será que o programa de ensino de língua portuguesa neste país não é ineficaz...?
 
Cidadania só com educação. Devemos aumentar a educação e não diminui-la. Mesmo pq viram adultos que não sabem nem cuidar do seu cheque, não sabem o que são juros e muito menos absorver o conteúdo de um jornal. Beleza.


Mas infelizmente a maioria das pessoas não pensa assim. O volume de conhecimento da humanidade aumenta a cada segundo e as pessoas só estão interessadas em aprender menos.

Eu vejo as coisas que meus pais aprenderam na escola e fico besta como o ensino piorou de qualidade. Claro que informação solta é inútil e existe em quantidade exagerada para qualquer pessoa aprender. Mas o mínimo de cultura é necessário. Sem contar que as escolas deviam ensinar os alunos a raciocinar e filtrar informação por si próprios.

E regra de três é útil pra qualquer pessoa. Muita gente não gosta de matemática e condena o ensino como ele é no segundo grau. Eu acho que muita coisa é dada meio fora de contexto, da maneira errada. Mas não interessa que profissão a pessoa pretende seguir, além de conhecimentos básicos, que incluem muito mais que saber somar e subtrair, o aprendizado de matemática, se feito da maneira correta, é excelente para ensinar raciocínio lógico.
 

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