1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ensaio sobre a Lucidez - Saramago

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Liv, 7 Jan 2009.

  1. Liv

    Liv Visitante

    Numa cidade, capital de um país, os eleitores cansados com a política vigente votam em branco no decorrer de uma eleição. Estranhamente, não houve uma mobilização para o facto. A partir daqui desenvolve-se a trama do livro: o governo e as autoridades deixam a cidade entregue a si própria, abandonando-a e isolando-a. Acabarão por entrar em cena os mesmos personagens da obra Ensaio sobre a cegueira, pelo que se aconselha o leitor a fazer uma leitura desta obra antes de proceder à leitura de Ensaio sobre a Lucidez. Neste livro, Saramago desenvolve uma crítica mordaz às instituições do poder político: sob a democracia podem estar vetores de natureza autoritária - lúcido é quem os enxerga. Nas eleições legislativas de 2004 em Portugal, algumas organizações apelaram ao voto em branco, aparentemente na sequência da idéia de Saramago.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    ***

    Buscas na Wikipédia são ótimas... achei esse artigo e fiquei curiosa! Alguém já leu? Gostaram?
     
  2. Eu tbem to curiosa....quem sabe eu consiga ler ainda este ano....
     
  3. Pips

    Pips Old School.

    É um pouco denso e político. É um livro sobre anarquia. Sobre a falta de governo tomada por um povo que não é realmente revolucionário. Muitos consideram a continuação de Ensaio sobre a Cegueira. Mas apenas o cenário é igual, ou seja, qualquer parte do mundo.
     
  4. Liv

    Liv Visitante

    Mas os personagens não são os mesmo dO Ensaio sobre a Cegueira? Pelo menos é isso que diz o artigo da Wiki...
     
  5. Pips

    Pips Old School.

    São. Mas em situação diferente.
    Eu li primeiro e não senti diferença nenhuma quando li Cegueira.
     
  6. Devotchka

    Devotchka Usuário

    Sinceramente, tentei ler por ebook e não gostei muito. Talvez eu dê uma nova chance, daqui a algum tempo.
     
  7. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Eu li ano pasasado. Acho que muita gente coloca esse livro um tanto abaixo do Cegueira por querer uma "continuação" em si da história. Na verdade Saramago usa os persoagens mais pra dar uma rasteira no leitor que fica desesperado procurando continuar aquela história...

    Se Cegueira é sobre o ser humano, Lucidez é sobre o governo. Ambos muito bem escritos e desenvolvidos.

    Recomendo.
     
  8. Pips

    Pips Old School.

    Ramalokion explicou mais ou menos o que eu queria.

    Aliás, por muito tempo preferi este a Cegueira.
     
  9. imported_Barbie

    imported_Barbie Usuário

    O Ensaio sobre a Lucidez é uma breve continuação do Ensaio sobre a Cegueira, Saramago liga um ou mais personagens a outro livro, e com Intermitências da Morte é que descobri que a rapariga dos óculos escuros é a morte personificada, e que o cachorrinho do violoncelista é o mesmo que aparece na Caverna.

    Por isso...viva Saramaaaaaaaaaaaaaaaaaago!!!

    \o/\o/\o/
     
  10. Shaytan

    Shaytan Usuário

    Nunca havia lido Saramago, o meu primeiro foi Ensaio sobre a Cegueira, isso me despertou a vontade de ler todos os seus livros, Agradeço ao meia por isso xD .
     
  11. Meia Palavra

    Meia Palavra Usuário

    As Eleições 2010 estão aí e, quanto mais se aproxima o domingo, mais lembro desta obra, uma das que mais me marcaram, quando se trata de Saramago. A história de “Ensaio sobre a Lucidez” se inicia alguns anos após a “cegueira branca” do livro “Ensaio sobre a cegueira”, no ano das primeiras eleições para prefeito após o incidente. Na cidadezinha, o voto é facultativo, mas o povo aparece em massa e, espontaneamente, 80% das pessoas votam em branco.

    A história escrita por Saramago se passa em Portugal, mas poderia ter sido em qualquer município brasileiro. O autor levanta a questão: e se, conscientemente e espontaneamente, a população invalidasse uma eleição, votando em branco? E se conseguíssemos nos organizar sem precisar de políticos ou partidos? E se nos desprendêssemos da ideia de organização social-política em que vivemos, e a vida continuasse em seus trilhos?

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  12. Clara

    Clara Antifa Usuário Premium

    Muito bacana seu texto Kika.

    E veio bem a calhar, em véspera de dia de eleição, um momento que muitas pessoas insiste em não levar com seriedade, em não pensar "na consequencia de seus atos" como você falou.

    Depois ficam reclamando pelos cantos. ¬¬
     
  13. L. Mob

    L. Mob Usuário

    Nossa, apanho muito do Saramago por causa da (ausência de) pontuação e divisão de parágrafos. Termino a página tendo feito todas as contas do mês sem sequer lembrar o que lia. Esse livro parece muito interessante, aquele tipo de leitura obrigatória, deu tanta vontade de encarar. =T
     
  14. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    Com o estilo dele vc se acostuma... depois que pega o jeito fica mesmo difícil é de largar o livro
     
  15. joao p.

    joao p. Guardião da Luz de Arinium

    Só li o Cegueira e achei genial! Sempre me perguntei se o Lucidez seria algum tipo de continuação...
    Pretendo adquirir um até o final do ano!
     

Compartilhar