• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ensaio sobre a Lucidez - Saramago

• Criador do tópico Criador do tópico Liv
  • Data de Criação Data de Criação
L

Liv

Visitante
Numa cidade, capital de um país, os eleitores cansados com a política vigente votam em branco no decorrer de uma eleição. Estranhamente, não houve uma mobilização para o facto. A partir daqui desenvolve-se a trama do livro: o governo e as autoridades deixam a cidade entregue a si própria, abandonando-a e isolando-a. Acabarão por entrar em cena os mesmos personagens da obra Ensaio sobre a cegueira, pelo que se aconselha o leitor a fazer uma leitura desta obra antes de proceder à leitura de Ensaio sobre a Lucidez. Neste livro, Saramago desenvolve uma crítica mordaz às instituições do poder político: sob a democracia podem estar vetores de natureza autoritária - lúcido é quem os enxerga. Nas eleições legislativas de 2004 em Portugal, algumas organizações apelaram ao voto em branco, aparentemente na sequência da idéia de Saramago.

Daqui, ó

Buscas na Wikipédia são ótimas... achei esse artigo e fiquei curiosa! Alguém já leu? Gostaram?

É um pouco denso e político. É um livro sobre anarquia. Sobre a falta de governo tomada por um povo que não é realmente revolucionário. Muitos consideram a continuação de Ensaio sobre a Cegueira. Mas apenas o cenário é igual, ou seja, qualquer parte do mundo.

Mas os personagens não são os mesmo dO Ensaio sobre a Cegueira? Pelo menos é isso que diz o artigo da Wiki...

Liv disse:
Mas os personagens não são os mesmo dO Ensaio sobre a Cegueira? Pelo menos é isso que diz o artigo da Wiki...

São. Mas em situação diferente.
Eu li primeiro e não senti diferença nenhuma quando li Cegueira.

Sinceramente, tentei ler por ebook e não gostei muito. Talvez eu dê uma nova chance, daqui a algum tempo.

Eu li ano pasasado. Acho que muita gente coloca esse livro um tanto abaixo do Cegueira por querer uma "continuação" em si da história. Na verdade Saramago usa os persoagens mais pra dar uma rasteira no leitor que fica desesperado procurando continuar aquela história...

Se Cegueira é sobre o ser humano, Lucidez é sobre o governo. Ambos muito bem escritos e desenvolvidos.

Recomendo.

Ramalokion explicou mais ou menos o que eu queria.

Aliás, por muito tempo preferi este a Cegueira.

O Ensaio sobre a Lucidez é uma breve continuação do Ensaio sobre a Cegueira, Saramago liga um ou mais personagens a outro livro, e com Intermitências da Morte é que descobri que a rapariga dos óculos escuros é a morte personificada, e que o cachorrinho do violoncelista é o mesmo que aparece na Caverna.

Por isso...viva Saramaaaaaaaaaaaaaaaaaago!!!

\o/\o/\o/

Nunca havia lido Saramago, o meu primeiro foi Ensaio sobre a Cegueira, isso me despertou a vontade de ler todos os seus livros, Agradeço ao meia por isso xD .

As Eleições 2010 estão aí e, quanto mais se aproxima o domingo, mais lembro desta obra, uma das que mais me marcaram, quando se trata de Saramago. A história de “Ensaio sobre a Lucidez” se inicia alguns anos após a “cegueira branca” do livro “Ensaio sobre a cegueira”, no ano das primeiras eleições para prefeito após o incidente. Na cidadezinha, o voto é facultativo, mas o povo aparece em massa e, espontaneamente, 80% das pessoas votam em branco.

A história escrita por Saramago se passa em Portugal, mas poderia ter sido em qualquer município brasileiro. O autor levanta a questão: e se, conscientemente e espontaneamente, a população invalidasse uma eleição, votando em branco? E se conseguíssemos nos organizar sem precisar de políticos ou partidos? E se nos desprendêssemos da ideia de organização social-política em que vivemos, e a vida continuasse em seus trilhos?

Continue lendo...

Muito bacana seu texto Kika.

E veio bem a calhar, em véspera de dia de eleição, um momento que muitas pessoas insiste em não levar com seriedade, em não pensar "na consequencia de seus atos" como você falou.

Depois ficam reclamando pelos cantos. ¬¬

Nossa, apanho muito do Saramago por causa da (ausência de) pontuação e divisão de parágrafos. Termino a página tendo feito todas as contas do mês sem sequer lembrar o que lia. Esse livro parece muito interessante, aquele tipo de leitura obrigatória, deu tanta vontade de encarar. =T

Só li o Cegueira e achei genial! Sempre me perguntei se o Lucidez seria algum tipo de continuação...
Pretendo adquirir um até o final do ano!

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back