1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Enrolado com fadas

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Duan HoW, 2 Abr 2013.

  1. Duan HoW

    Duan HoW Usuário

    Procurei por horas Tópicos que pudessem esclarecer essa dúvida mas não achei nenhum que realmente "desenrolasse" minha cabeça.
    Li muitos posts que sempre falavam a mesma coisa: "-Não existem Fadas na obra de Tolkien-";
    Mas...estava eu um dia sem nada a fazer e me deu a ideia de Reler O Hobbit e então logo me deparo com a seguinte frase:

    "Frequentemente se dizia (em outras famílias) que muito tempo atrás um dos ancestrais Tûk provavelmente se casara com uma fada"

    Na hora fiquei meio sem reação, nunca havia prestado muita atenção a essa frase e sempre escutei que fadas não faziam parte da história de Arda;
    Procurei por horas para tentar entender mas como não consegui, criei esse tópico aqui.

    ----AFINAL, EXISTIRAM FADAS EM ARDA?------
     
    • Ótimo Ótimo x 2
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    ????????

    Não lembro dessa frase... oO

    Sempre achei que o mais próximo de "fadas" seriam elfos.
     
  3. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Bem, tem uma explicação interna à obra e uma externa.

    A interna é que isso era um rumor hobbit, uma lenda, como nós temos np mundo hoje. Não existem fadas, mas ainda existem lendas. Isso é um fruto de desinformação hobbit (talvez uma confusão com os elfos).

    A externa é que quando Tolkien escreveu o Hobbit, ele não fazia parte do legendarium, só foi inserido depois. Então há elementos que não se harmonizam com o resto da obra (como o nome dos trolls).
     
    • Gostei! Gostei! x 5
  4. Tar-Mairon

    Tar-Mairon DARK LORD AND LOVING DAD

    .

    Ou espingardas e jogo de golfe, que obra maravilhosa é "The Hobbit".

    .
     
    • LOL LOL x 2
  5. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    Havia palitos de fósforo também se não me engano!! :lol:
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  6. Ilmarinen

    Ilmarinen Usuário

    A explicação externa não é bem essa não porque já no texto do Book of Lost Tales Elfo era mesmo sinônimo de fairy ( já "fay" se aplicava só a seres do tipo de Melian, de natureza meio obscura na época, já que não havia ainda maiar).

    Foi, todavia, só depois do Hobbit mesmo que ele fez uma sintonia fina na terminologia pra excluir coisas como fairies e goblins como sinônimos de elfos e orcs* porque eles eram nomes de origem francesa e carregados de associações com tamanho diminuto por causa da concepção vitoriana sobre seres desse tipo, hiperinfluenciada por Shakespeare (na famosa alusão da rainha Maeve ( Mab) em Romeu e Julieta e John Dyrden de Nimphidia).

    *inclusive, "goblin" no poema dele, Goblin's feet, era sinônimo de elfo tb enquanto os elfos noldor no Book of Lost Tales eram chamados de "gnomos")

    Esse texto da Dimitra Fimi esclarece pelo menos parte desse assunto explicando a influência do conceito de fadas vitorianas sobre os primórdios da obra de Tolkien.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Eu dei uma resposta detalhada sobre isso no Pergunte ao Mago da Valinor anos atrás que depois fica bom postado aqui ou outro lugar .
     
    Última edição: 3 Abr 2013
    • Ótimo Ótimo x 1
  7. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Fica a dúvida: Na citação destacada no posto inicial, fada é equivalente a elfa? Digo, foi uma substituição proposital?
     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  8. Ilmarinen

    Ilmarinen Usuário


    Sim, é sim Grimnir! Fada é mesmo elfo nessa passagem do texto aí.

    E sua permanência inclusive na edição dos anos sessenta do Hobbit também foi intencional.

    O Tolkien tratou exatamente disso ao explicar a lenda urbana de que haveria sangue "élfico" na família Took na nova redação do Hobbit que ele pensou em fazer nos anos sessenta.

    Apesar de não gostar mais de chamar elfo de fada e orc de goblin, Tolkien, ainda no texto do SdA e no texto revisado do Hobbit (que, quando publicado já não era contemporâneo do uso frequente do termo "fairies" pra elfos no Legendarium), deixou algumas esparsas alusões pra aludir à sinonímia que era destacada no Hobbit ( "sangue de goblin", por exemplo, é usado no SdA pelo menos uma vez), em concordância com as formas mais antigas do Legendarium.

    Como ainda era, basicamente, o mesmo universo mas entrevisto através de uma lente mais "dark" ele quis fazer esse tipo de concessão ao tratamento prévio mas sem deixar que ele voltasse a predominar.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    E, ademais, entidades como a Melian ( e Lúthien for that matter)são em TUDO similares às concepções ligadas ao conceito da "fada" em sentido amplo mesmo, pré-vitoriano ( sem asinhas e visual Sininho), inclusive, a similaridade da descrição dela com a Rainha da Noite da Flauta Mágica de Mozart, que é uma rainha fada, não é acidental.

    Conclusão: existem fadas no Mundo de Tolkien? Resposta "élfica":

    Sim e não.

    Foi exatamente isso que o Michael Martinez disse ano passado ao responder essa mesma pergunta.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Diversas das categorias de maiar, de natureza tão díspar a ponto de incluir desde os Istari, águias e ents até Melian e Sauron, podiam, facilmente, corresponder a todas as variedades de seres "feéricos" existentes no folclore de nossos dias e os PRÓPRIOS ELFOS, além de serem chamados de fadas no começo do Legendarium, tb, eventualmente, podiam vir a ser confundidos com essas "fadas" propriamente ditas ( assim como "Gandalf" era confundido com um elfo), por serem imortais, controlarem magia poderosa e pelo fato dos maiar encarnados, como Melian, darem preferência pra adoção de formas élficas.
     
    Última edição: 3 Abr 2013
    • Gostei! Gostei! x 4
    • Ótimo Ótimo x 1
  9. Duan HoW

    Duan HoW Usuário

    Então, pelo que eu entendi, a "fada" em questão seria uma elfa?
     
  10. Ilmarinen

    Ilmarinen Usuário

    Yeah, a "fada" da frase aí ( em inglês fairy) é mesmo uma elfa.

    Tolkien disse no SdA que o ramo da família Took tinha muita ascendência Fallohide, e é a respeito deles que se diz terem afinidade com os elfos. Claro que o Tolkien disse que essa história de ascendência élfica é pura lenda mas sabe-se lá né?

    Como diz a Noviça Rebelde:"Quando Deus fecha uma porta, ele abre uma janelinha... :P
     
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar