• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2014 [Enquete] Em quem você votará para presidente do Brasil?

Qual das opções abaixo você pretende escolher ao votar para presidente?

  • Aécio Neves (PSDB)

    Votos: 14 24,1%
  • Dilma (PT)

    Votos: 10 17,2%
  • Eduardo Jorge (PV)

    Votos: 13 22,4%
  • Eymael (PSDC) ou Pastor Everaldo (PSC)

    Votos: 0 0,0%
  • Levy Fidelix (PRTB)

    Votos: 0 0,0%
  • Luciana Genro (PSOL)

    Votos: 8 13,8%
  • Marina Silva (PSB)

    Votos: 6 10,3%
  • Mauro Iasi (PCB)

    Votos: 0 0,0%
  • Rui Costa Pimenta (PCO) ou Zé Maria (PSTU)

    Votos: 0 0,0%
  • Não vou votar/Votarei em branco

    Votos: 7 12,1%

  • Total de votantes
    58
  • Votação encerrada .
Do que adianta cargo público, se a iniciativa privada não estiver abastecendo o mercado? Parece que vocês não entenderam que o Brasil tá implodindo economicamente. Se não forem tomadas as medidas corretas para deixar novamente o Brasil um país competitivo, a "estabilidade" no setor público vira farelo. Vira uma estabilidade de remuneração baixa (já que o seu dinheiro não vai valer nada internacionalmente). Sem contar que o país provavelmente nem vai ter grana pra pagar as aposentadorias da nossa geração, quando chegar a nossa hora.

O PT coloca a camaradagem com força nos cargos comissionados de todo o governo federal, em uma escala muito maior do que o PSDB faz. E ainda tem o detalhe que vem tudo com esquema pra mamar na teta do estado. É só ver o que a Petrobrás virou. E essa história de "Ah, mas foi sempre assim", é a pior desculpa que você pode inventar nesse momento. Não dá nem pra comparar o governo FHC com os de Lula e Dilma. Fernando Collor foi um santo perto dessa patota que tá no poder agora. Nunca a safadeza foi tão grande quanto é hoje nesse país.

O FHC fez mágica. Pegou um país com uma inflação de mais de mil por cento, e trouxe estabilidade econômica pro Brasil. Se o Lula colheu os frutos nos seus dois mandatos, foi porque a máquina já tava prontinha para funcionar e tiveram a sorte de estarem no poder em um momento próspero da economia mundial. Mas não fizeram nada para o futuro. Não investiram quase nada em infra-estrutura (cadê todas as melhorias que foram prometidas pra Copa, e que já viriam tarde? Tô esperando o Metrô de BH até hoje). Ficaram com uma política maluca de reter dólares, ao invés de investir naquele momento único e aproveitar a chance para crescer, e agora fudeu. Se vocês estão achando que 2013 e 2014 foram anos ruins, esperem para ver o que vai acontecer com este país nos próximos dois anos.

Realmente não consigo entender como alguém que tem um mínimo de noção do que está acontecendo no país vote na reeleição dessa monstrenga.
 
Última edição:
Ê, Luciana alcançou a Marina.

EDIT: só completando, pois talvez não fui claro, acho que hoje as pessoas já enxergam o funcionalismo público como o trabalho privado. No mercado privado você ganha ou deveria ganhar proporcionalmente à riqueza que você gera e no público você está trabalhando para a pátria amada e abdicando de se enriquecer, você está lá para servir ao estado.

Onde isso? Só vejo enriquecer os chefes, os subordinados estão sempre ganhando pouco e sempre tem alguém pra dizer que o salário mínimo está alto, mas curiosamente quem diz isso nunca devolve o excesso ao empregador.
 
Bah, sei lá. Não sei se sou só eu, mas eu vejo a Luciana e só consigo ouvir blábláblá whiskas sachê LGBT minorias os jovens junho de 2013 capital financeiro (este último ela nem falou ontem, menos mal). Me parece que ela só apela à juventude e às minorias e era isso.
 
Aliás, a Luciana Genro prestou um desserviço ao debate político logo na primeira pergunta, associando corrupção aos políticos da direita. Ridícula.
** Posts duplicados combinados **
Concordo com o @Felagund que do G3, o Aécio foi o melhor. Marina e Dilma foram péssimas, sinceramente. Dilma é extremamente atrapalhada e vomita números sem parar. Marina também parece sem vontade de vencer.
** Posts duplicados combinados **
Pelo termômetro do G1 sobre o Twitter: 1º Aécio, 2º Luciana e 3º Levy. Como imagino que as citações ao Levy tenham sido de zoeira, o 3º lugar fica com o Eduardo Jorge.
 
Mas não fizeram nada para o futuro. Não investiram quase nada em infra-estrutura (cadê todas as melhorias que foram prometidas pra Copa, e que já viriam tarde? Tô esperando o Metrô de BH até hoje).

Governo federal/Estadual/Municipal. Falta muita vontade também dos políticos do estado. A Cidade Administrativa saiu num passe de mágica e o transporte coletivo ficou na gaveta.

"O Secretário Geral do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais, Romeu Neto, aponta que o problema da não ampliação do metrô é político. O Estado e os municípios reivindicam para eles a gestão do metrô, mas exigem financiamento federal. Esse, por sua vez, aguarda o projeto estadual para o repasse da verba. “Fica esse jogo de empurra-empurra e quem sofre é a população, que fica sem transporte eficiente”, declara.
Por duas vezes a presidenta Dilma Rousseff anunciou o repasse de verba para as obras, que só aguardam que o governo de Minas apresente o projeto de ampliação, o que ocorreu somente no mês de maio deste ano. O projeto, que continha apenas a construção da linha 3, trecho Savassi-Lagoinha, foi devolvido pelo Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal, responsável pelo repasse financeiro, por não conter documentos básicos, como orçamento e cronograma.

O Sindimetro-MG questiona ainda o teor do projeto. “O governo de Minas elaborou a proposta sem considerar estudos feitos pela CBTU, que está com o metrô há mais de 30 anos. Não há demanda que justifique a construção dessa linha. O correto é dar prioridade à linha que vai para o Barreiro”, denuncia Romeu. No dia 26 de junho foi realizada uma Audiência Pública no bairro Santa Cruz, no Barreiro, para questionar a escolha da linha. A pedido do sindicato, o Ministério Público faz uma investigação e perícia do projeto do governo de Minas. " Fonte. Brasil de Fato.

"PUBLICADO EM 24/05/14 - 03h00

O projeto da linha 3 do metrô da capital (Savassi/Lagoinha), entregue na última semana à Caixa Econômica Federal (CEF), para análise, vai demandar complementação do governo estadual, que prometeu eliminar as pendências em até 20 dias. Após a etapa, a CEF deverá encaminhar a documentação aprovada para o Ministério das Cidades autorizar, junto à Caixa, a licitação das obras. Isso deve durar 45 dias úteis, no mínimo." Fonte: http://www.otempo.com.br/cidades/governo-entrega-pendências-de-projeto-em-20-dias-1.851406
 
Marina e Dilma foram péssimas, sinceramente. Dilma é extremamente atrapalhada e vomita números sem parar. Marina também parece sem vontade de vencer.
É o que eu disse alguns posts atrás, tenho vergonha de ter uma presidente que não consiga desenvolver um raciocínio e falar bem.
O PT tem vários membros que pelo menos disso são capazes, até hoje não sei porque escolheram a Dilminha.
 
É o que eu disse alguns posts atrás, tenho vergonha de ter uma presidente que não consiga desenvolver um raciocínio e falar bem.
O PT tem vários membros que pelo menos disso são capazes, até hoje não sei porque escolheram a Dilminha.

Olha, eu até concordo que é horrível ver a Dilma sofrendo com as palavras. Não que seja o caso dela, mas aí também temos que lembrar que "escrever errado a coisa certa do que escrever certo a coisa errada" (no caso, falar ao invés de escrever).

O meu ponto é só que a capacidade de falar não deve ser um critério decisivo na escolha.
 
O que me quebrou com o David Luiz (I mean, Lulu Genro) foi essa história de utopia concreta! Ela tá se referindo a socialismo utópico ou o que? Ela fica falando de esquerda, esquerda, esquerda mas não tem muitos projetos práticos, as idéias dela podem até ser boas mas seus conceitos de ação são abstratos. Ela ataca a direita como se estivesse instituindo um governo que não a incluísse. Eu vi de perto a movimentação do psol, é um pessoal que critica a direita e depois faz um joguete na faculdade pra conseguir voto, tipo ocupar uma sala, fazer um drama e depois agir como se não fosse nada, claro depois de mobilizar o mundo e fazer um monte de gente se prejudicar.
 
O que me quebrou com o David Luiz (I mean, Lulu Genro) foi essa história de utopia concreta! Ela tá se referindo a socialismo utópico ou o que? Ela fica falando de esquerda, esquerda, esquerda mas não tem muitos projetos práticos, as idéias dela podem até ser boas mas seus conceitos de ação são abstratos. Ela ataca a direita como se estivesse instituindo um governo que não a incluísse. Eu vi de perto a movimentação do psol, é um pessoal que critica a direita e depois faz um joguete na faculdade pra conseguir voto, tipo ocupar uma sala, fazer um drama e depois agir como se não fosse nada, claro depois de mobilizar o mundo e fazer um monte de gente se prejudicar.

 
O debate na Globo foi mó risca faca.
Esperado, né?

Bom, sobre a Luciana...

O PSOL é uma frente muito heterogênea, o que frequentemente provoca rachas no partido. Foi assim em 2010, quando lançaram o Plínio. E em 2014 o racha foi mais profundo.
A ala majoritária do partido, ligada ao deputado Ivan Valente, apoiava o nome do senador Randolfe Rodrigues. Três correntes do partido formaram o Bloco de Esquerda e se uniram em torno do nome da Luciana.
O nome de Randolfe acabou escolhido, mas para acalmar os ânimos lançaram Luciana como vice da chapa.

Durante a Copa do Mundo, o Randolfe publicou uma carta-manifesto em que questionava certas resoluções do PSOL, pedindo autocrítica, e abrindo mão de concorrer ao pleito por considerar que seu nome não unificava o partido, indicando o nome de Marcelo Freixo para sucedê-lo. Dado o clima precedente, acho eu que se a direção do partido tentasse impor outro nome que não o de Luciana o racha se aprofundaria, de modo que ela assumiu como cabeça de chapa. E de fato considero que ela conseguiu mobilizar mais o partido.

Já nessa época, comentei no facebook que não achava uma boa escolha. Acho que ela tem qualidades. Gosto de verdade da Luciana, admiro sua trajetória política, sua atuação parlamentar combativa, sua integridade - que a levou a botar os dedos na ferida e apontar as contradições do Lulismo em seu auge, sendo expulsa do partido junto a outros deputados. Escolheu o caminho mais difícil e, na minha visão, mais honesto. Não tem papas na língua, é do temperamento dela ser brigona, não poupa adversários ou aliados. Gosto dessa qualidade, mas é claro... é uma faca de dois gumes. Por exemplo, ao criticar publicamente o Randolfe da forma como fez na entrevista ao G1, estando em campanha, ela agravou o desgaste no partido e acho que o PSOL está perto de perder um quadro importante no norte do país. Além disso, acho que ela tende a fazer umas leituras um tanto apressadas e eventualmente a falar bobagem.

Bom, acho que ela mandou mal nos primeiros debates e em suas primeiras intervenções públicas. Sendo sucessora do Plínio, que dedicou toda a sua vida pública à questão dos conflitos no campo e da reforma agrária, acho que ela negligenciou este tema em particular. Senti falta de usar os espaços para chamar votos para os candidatos ao Congresso, como o Plínio fazia. Afinal de contas, esta não era uma candidatura para vencer. Mas concordo com o Felagund quando ele diz que ela cresceu ao longo da campanha. Eu também senti isso. Acho que ela foi melhor nos últimos debates, adaptou sua estratégia discursiva, conseguindo estender o diálogo com certos grupos da sociedade civil e conquistando alguma aceitação. Embora eu considere que sua campanha tenha tido muito menos substância que a do Plínio, acho possível que ela alcance melhor resultado nas urnas.
A experiência segue como aprendizado para o Partido. No próximo pleito, gostaria de ver Luciana de volta ao Congresso.

Voto 50. Avante, PSOL! :cerva:

?oh=5b2712e07e5ffadf1567938dd6ffa2c5&oe=54840FEA&__gda__=1422902107_432d533f70f08794d312a443d20a9622

Foto da parede da sede do PSOL em Porto Alegre. Luciana ao lado dos professores do Rio Grande do Sul. :amor:
______________________________________________
@Alsende , quando a Luciana fala em utopia concreta, ela está fazendo alusão a uma conceituação elaborada por um filósofo alemão marxista do século XX, chamado Ernst Bloch. Ela chegou a citá-lo, se não me engano, em entrevista ao G1. Esse artigo esmiúça esse conceito.
 
noticiaram hoje que a filha do socialista Chavéz tem 800 milhões de dólares em contas no exterior.

O socialismo teórico que muitos pregam não funciona na prática e sempre ocorre o enriquecimento de quem está no poder e a privação de quem está fora dele. Assim como não existe capitalismo perfeito, o socialismo que já existiu (Cuba,URSS,China entre outros) foi bem pior. Por isso que o PSOL, PSTU e afins devem ser relegados para 2º ou 3º plano como sempre foram.

E não adianta, podem falar o que for, o ser humano é egoísta por natureza, desde um danone a mais na sua casa até uns milhões a mais na sua conta bancária, sempre queremos levar vantagem.
 
Última edição por um moderador:
@Alsende, é isso, você não errou não. O povo que vai votar na Luciana Genro que me desculpe, mas ela se cria nos debates só na base dos debate da agenda progressista. Ou seja, enquadrando o homofóbico do Levy, o que ela fez muito bem, aliás.

Vamos falar das propostas dela?

1) Imposto sobre as grandes fortunas: É o que ela mais fala. Aí você entra no site da candidata, onde espera encontrar mais detalhes técnicos ou teóricos e não encontra nada. Sò encontra o discurso que o rico deve ser mais taxado que o pobre. Não é muito difícil levantar uma série de questionamentos sobre a validade ou aplicabilidade desse tipo de imposto. (i) O que são grandes fortunas? (ii) Em quais outros países esse imposto existe? (iii) Como o conceito de grande fortuna é calculado nesses países? (iv) A conta leva em consideração a distribuição de renda e a renda per capita de cada país? (v) E custo de vida de cada país? (vi) Como contabilizar ativos financeiros e imobiliários, cujos valores variam no tempo em função da volatilidade de mercado?

Enfim, tem uma série de questionamentos que eu não encontrei (ainda) no site da candidata.

2) Reforma tributária. Concordo, acho muito importante, até pq os pobres pagam uma grande parte dos impostos de forma indireta. Isso significa que apesart de muitos não pagarem imposto de renda, pagam os impostos que incidem nos bens de consumo e o nosso crescimento tem se baseado fortemente em cosnumo. No site ela detalha uma reforma tributária, mas fala pouco sobre a questão da tributação dos bens de consumo, que eu acho que é o mais importante.

3) Juros, inflação e superávit primário. Diz o programa dela que tudo isso é coisa de neoliberal para acabar com os pobres. Bem, eu sou da opinião de que nada ajuda mais os pobres do que controlar a inflação, mas tudo bem. Ela fala que temos que parar de fazer superávit primário, que é basicamente a diferente entre receitas e despesas primárias. É um indicador da capacidade do governo de pagar as suas dívidas. As dívidas caem do céu? Eu acho que não. Aliás, a Luciana gosta muito de falar que o endividamente dos pobres é culpa da direita. Ora, você já viu alguém ser obrigado a se endividar? Eu nunca vi. Planejamento financeiro é uma opção sim. Enfim, voltando ao assunto, Luciana diz que não temos que gerar superávit primário coisa nenhuma e que a taxa básica de juros pode ser reduzida sem problema, pq ela não tem nenhuma relação com a taxa de inflação. Discordo:

Juro+vs+infla%C3%A7%C3%A3o.png

O problema do debate sobre economia é que nenhuma peça é movida isoladamente: Dentro da economia as vaiáveis se comunicam (câmbio, inflação e taxa de juros) e mesmo que o governo queira controlar todas essas variáveis ao mesmo tempo, é preciso pensar o que os investidores de fora do país vão fazer dadas as novas regras do governo. Ela quer controlar a saída de capital do país, ou seja, não quer permitir que investidores tirem rapidamente seu dinheiro daqui. Tá ótimo, é direito dela fazer o que quiser, assim como vai ser direito do investidor simplesmente não investir aqui pq ele não vai poder tirar o dinheiro depois.

Whatever, depois continuo. Tá muito longo isso.
 
me estressa ver as pesquisas a Dilma em 1° ( sei que é falso rs.)
e Em todos os fóruns que frequento ta geral falando que não vai votar nela.
Não gosto muito da politica, voto geralmente em algum politico que escuto falar sem ser em época de eleição, ou que sabe 1+1.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo